• Salvador - Primeira Capital do Brasil completa 463 anos.

    29/03/2012 - 00:00


    Estado

    Salvador comemora 463 anos hoje, primeira capital do país, uma das cidades consideradas mais belas do mundo com seus cartões- postais, como a Basílica do Bonfim, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e as praias, que encantam não só os nativos como os turistas que vêm à cidade, em busca de diversão, alegria, apreciar a natureza e a culinária da terra. 


    A Fundação Gregório de Mattos iniciou uma vasta  programação desde o começo do mês, mas que se estende até amanhã,  como a  exposição “Um olhar sobre Salvador”, reúne trabalhos de artistas plásticos do Centro Histórico, no Museu da Cidade, das 9 às 17 horas; “Um olhar sobre a Liberdade”, fotografias tiradas pelas crianças moradoras da região da Liberdade, na Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, também das  9 às 17h.
     
    Muito concorrida foi a Exposição Fotográfica: “Salvador Ontem e Hoje”, imagens da Cidade de Salvador nos anos 40 e em 2005, acervo iconográfico do Arquivo Histórico Municipal de Salvador , na Casa do Benin, que terminou no dia 25.
     
    Além de exposições, o público conta com espetáculos, shows,  palestras, bate-papo, aula inaugural, oficina, leitura orientada sobre a história da cidade. Tudo isto ministrado em vários órgãos da cidade como escolas, bibliotecas, museus e espaços culturais.  
     
    No Salão do Museu da Cidade, a arte-educadora Petinha Barreto contará histórias sobre as lendas de Yemanjá e Oxossi, para alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino, amanhã (30), às 10 horas.
     
    No dia do aniversário da cidade, hoje, o Espaço Cultural da Barroquinha apresenta show de Reggae, com a participação de vários artistas, às 19h. Encerrando a programação do Espaço, amanhã (30), também às 19h, o público apreciará a black music de Dão e a Caravana Black.  
     
    A Casa do Benin apresentou a exposição fotográfica “Salvador Ontem e Hoje” e inaugurou o Centro de Referência em Dança Negra, com workshop e exibição de vídeos sobre a Dança Negra. Dançarinos de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Bahia e Estados Unidos participam do evento, sob a coordenação de Elísio Pita.  Ainda na Casa do Benin, hoje a partir das 16h tem desfile de penteados afro, com a cabeleireira Negra Jhô, e apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul,.
     
    Para encerrar, amanhã, entre 15 e 17h, o Benin receberá a aula espetáculo de Samba de Roda – com apresentação de grupos de Salvador e de cidades do interior – coordenada pelo presidente da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Edvaldo Bolagi.
    Fonte: Tribuna da Bahia
    JJS

MAIS NOTÍCIAS