• Acidente envolvendo moto e caminhonete deixa motociclista ferido em Guanambi

    Foto: Divulgação | SMTran Guanambi Foto: Divulgação | SMTran Guanambi
    Por Redação Sudoeste Bahia

    19/03/2024 - 08:30


    Colisão foi registrada no bairro São Francisco

    GUANAMBI

    - Um homem ficou ferido em um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (19), no bairro São Francisco, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia. O motociclista, cujo identificação não foi divulgada, seguia pela Rua Dr. Deocleciano Andrade em uma moto Honda Fan quando houve a batida com uma Toyota Hilux SW4. Após a colisão, o condutor da moto sofreu ferimentos e foi socorrido pela equipe de resgate, sendo encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) da região. A Superintendência Municipal de Trânsito foi acionada e realizou o registro do acidente. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da vítima.

  • Suspeito de tráfico morre em confronto com a polícia em Caculé

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    18/03/2024 - 22:00


    Homem é encontrado com armas e drogas após troca de tiros com policiais

    CACULÉ

    Um homem, identificado como Mateus Brito Santos, de 23 anos, morreu em um confronto com policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na tarde desta segunda-feira (18), em Caculé, no sudoeste da Bahia. A troca de tiros ocorreu por volta das 16h, após os policiais receberem informações sobre uma moto roubada estacionada em uma casa, localizada na rua Gersino Correia, no bairro Alto do Cruzeiro. Ao chegarem ao local, as guarnições avistaram Mateus, que teria tentado fugir pela lateral da residência em direção a um matagal, efetuando disparos contra os policiais. Em resposta à agressão, os policiais revidaram os tiros. Após o cessar dos disparos, Mateus foi encontrado caído ao solo, portando uma pistola Taurus calibre .380, uma balança de precisão e 16 porções de substância análoga à maconha. O suspeito foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital da cidade. Além das armas e drogas, no local do confronto foram encontradas duas motocicletas, sendo uma delas com registro de furto/roubo e outra sem placa, reconhecida como utilizada em roubos ocorridos na região. Mateus tinha diversas passagens pela polícia, principalmente por tráfico de drogas, roubo e assalto a mão armada, sendo também reconhecido por vítimas de assaltos recentes em Caculé.

  • Idoso morre após ser agredido pelo neto em Caculé

    Foto: Reprodução | Sertão em Dia Foto: Reprodução | Sertão em Dia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    18/03/2024 - 21:30


    Agressões teriam ocorrido na Fazenda Pau Ferro; polícia investiga o caso

    CACULÉ

    - Um idoso de 61 anos morreu após ser agredido pelo próprio neto na cidade de Caculé, no Centro Sul Baiano. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) à redação do site Sudoeste Bahia, as agressões teriam ocorrido na última sexta-feira (15), por volta das 13h30, na Fazenda Pau Ferro, região de Várzea Grande. O idoso foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Caculé, onde veio a óbito nesta segunda-feira (18). Apesar das buscas realizadas pela Polícia Militar para localizar o suspeito, ele não foi encontrado. A polícia não forneceu detalhes sobre o que teria motivado as agressões. O caso agora está sendo investigado pela Polícia Civil.

  • Ataque de abelhas deixa um morto e vários feridos próximo a escola rural em Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução | Blog do Anderson Foto: Reprodução | Blog do Anderson
    Por Redação Sudoeste Bahia

    18/03/2024 - 20:30


    Homem lança pedra em colmeia desencadeando tragédia; aulas suspensas

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Um ataque de abelhas na tarde desta segunda-feira (18), próximo à Escola Municipal Alfredo Brito, no Povoado de Lagoa de Maria Clemência, Zona Rural de Vitória da Conquista, resultou em uma tragédia, com uma pessoa morta e várias outras feridas. Segundo relatos, um homem lançou uma pedra na colmeia durante a saída dos alunos, o que provocou o ataque dos insetos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado para prestar socorro às vítimas, mas infelizmente um homem veio a óbito no local. O Corpo de Bombeiros também foi chamado para realizar a remoção dos insetos. Como medida de precaução, as aulas na Escola Municipal Alfredo Brito foram suspensas para a terça-feira (19).

  • Investigação de nepotismo em Iuiu: Ministério Público avalia ações do prefeito Reinaldo Goes

    Foto: Reprodução | Instagram Foto: Reprodução | Instagram
    Por Redação Sudoeste Bahia

    18/03/2024 - 18:15


    De acordo com as denúncias, os irmãos do prefeito, assim como a cunhada, assumiram cargos chave na gestão municipal

    IUIÚ

    - O Ministério Público do Estado da Bahia, atuando na jurisdição de Carinhanha, está atualmente analisando alegações de nepotismo envolvendo o prefeito de Iuiu, Reinaldo Barbosa de Goes. As acusações foram trazidas à luz por Marivaldo Mendes de Souza, que apontou a contratação de membros da família do prefeito para posições de destaque na administração local, uma prática contrária aos fundamentos de impessoalidade, moralidade e eficiência exigidos pela administração pública. De acordo com as denúncias, os irmãos do prefeito, Marcos e Sergio Barbosa de Goes, assim como a cunhada, Polyana Borges Nascimento, assumiram cargos chave na gestão municipal. Essas contratações são vistas como uma infração à Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que proíbe explicitamente o nepotismo em todas as esferas governamentais. Tais atos são considerados de improbidade administrativa, atentando contra os princípios éticos da administração e prejudicando a eficiência do serviço público. As leis 14.230/21 e 8.429/92, além da constituição, solidificam a proibição desse tipo de conduta. As acusações demandam uma investigação detalhada pelo Ministério Público, que deverá examinar a lista de funcionários da prefeitura, verificando possíveis vínculos familiares com o prefeito ou entre os empregados públicos, para assegurar a conformidade com as normas de conduta pública. Enfrentando o Nepotismo no Brasil: A batalha contra o nepotismo é contínua no país, requerendo o empenho constante de órgãos de controle e da sociedade para garantir uma administração pública íntegra e transparente. O episódio de Iuiu ressalta a importância de uma vigilância ininterrupta e de uma ação decisiva por parte das autoridades competentes. A manutenção da integridade na gestão pública é um dever coletivo, crucial para assegurar a justiça e a transparência no serviço público. A comunidade de Iuiu permanece atenta ao desenvolvimento do caso, esperando que as instâncias judiciais ajam com rigor para coibir e eliminar o nepotismo na gestão municipal.

  • Homem é preso por agressão a sogros em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    18/03/2024 - 15:30


    O suspeito teria utilizado um pedaço de madeira para cometer as agressões

    GUANAMBI

    - Um homem de 34 anos foi preso pela Polícia Militar de Guanambi, no sudoeste da Bahia, no domingo (17), suspeito de agredir seus sogros. Segundo a polícia, por volta das 16h30, os policiais receberam um chamado do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para investigar uma denúncia de agressão na Fazenda Olho D’água, em uma região conhecida como “Incor”. Ao chegarem ao local, os policiais ouviram de uma mulher de 49 anos e de seu companheiro, um homem de 51 anos, que haviam sido agredidos pelo genro. O suspeito teria utilizado um pedaço de madeira para cometer as agressões, causando hematomas e ferimentos em ambos. Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão, embora tenha resistido à abordagem. Além disso, teria feito ameaças aos policiais. Todos os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Guanambi.

  • Bahia lidera geração de energia solar no Nordeste

    Foto: Neoenergia Foto: Neoenergia
    18/03/2024 - 14:00


    A Aneel informou que houve um aumento de 56% no número de usinas entre 2022 e 2023

    BAHIA

    - A Bahia é a maior produtora de energia solar no Nordeste. Dados de 2022 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), apontam que cerca de 69,4 mil pessoas usam a energia limpa no estado. Os restaurantes são os empreendimentos baianos que mais utilizam a alternativa de energia, em seguida, estão instituições de ensino, hotéis, padarias e academias. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), houve aumento de 56% no número de usinas solares instaladas no teto ou no solo, de 2022 para 2023. Na Bahia, passaram a existir mais 47 mil sistemas, saindo de 83 mil para 130 mil. Através do sistema de compensação, a energia que não é utilizada integralmente pelos estabelecimentos comerciais é repassada à empresa de energia elétrica e convertida em créditos, que serão abatidos em futuras devidas.

  • Aluno de escola municipal de Brumado morre afogado em Tanhaçu

    Foto: Rede Sociais Foto: Rede Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/03/2024 - 12:00


    O jovem tinha apenas 14 anos de idade

    REGIÃO

    - Um adolescente de 14 anos, aluno da Escola Municipal em Tempo Integral Clarice Morais dos Santos, em Brumado, identificado como Vinícius Santos Silva, morreu, na tarde deste domingo (17), após se afogar em uma lagoa localizada na cidade de Tanhaçu, também no sudoeste baiano. De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em razão do calor intenso, o jovem foi até o açude para se refrescar, por volta do meio-dia, momento em que se afogou. O corpo de Vinícius foi encontrado por populares por volta das 15 horas. A Polícia Militar (PM) foi acionada e preservou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou o processo de remoção do corpo, encaminhando-o para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado, onde passou pelo processo de necropsia. Não há informações sobre o velório do estudante. 

  • Região: PM localiza desmanche de motocicleta e prende cinco pessoas

    Foto: 46ª CIPM | WhatsApp SB Foto: 46ª CIPM | WhatsApp SB
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/03/2024 - 10:30


    Cinco pessoas foram presas

    ARACATU

    - Em uma operação conjunta entre a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, o 24º Batalhão de Polícia Militar e a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, foi descoberto um desmanche clandestino de motocicletas furtadas e roubadas na cidade de Aracatu, sudoeste da Bahia. A ação ocorreu após três indivíduos serem detidos na sexta-feira (15), sob suspeita de furto tentado e adulteração de veículos, em Livramento de Nossa Senhora. Durante a operação, cinco pessoas foram detidas. No local, quatro motocicletas, peças soltas e um automóvel Gol foram apreendidos e encaminhados à Delegacia Territorial (DT) de Livramento de Nossa Senhora. O total de detidos chegou a oito pessoas. 

  • Mulher é baleada pelo ex-companheiro em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    18/03/2024 - 10:00


    Vítima foi atingida durante discussão e autor do disparo permanece foragido

    GUANAMBI

    - Uma mulher de 35 anos foi baleada na tarde de domingo (17) no bairro Alto Caiçara, em Guanambi, sudoeste da Bahia. A vítima, cuja identidade não foi revelada, foi atingida por um tiro em uma das mãos durante um desentendimento com seu ex-companheiro, morador do bairro Liberdade. Ela foi socorrida e levada ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). O 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) foi acionado pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) e dirigiu-se ao HGG para obter mais detalhes sobre o crime. A polícia realizou buscas, porém o autor do disparo não foi encontrado. A vítima não corre risco de morte.

  • Inscrições no Fies podem ser feitas até esta segunda

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    18/03/2024 - 09:00


    Prazo, que terminaria sexta-feira, foi prorrogado para hoje

    EDUCAÇÃO

    - O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano para esta segunda-feira (18). O programa financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior. Os interessados em participar devem se inscrever até antes da meia-noite de hoje, pelo horário de Brasília, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A prorrogação foi publicada sexta-feira (15), quando acabava do prazo de inscrições para o Fies. As demais datas do processo seletivo não foram alteradas. Ou seja, no dia 21 de março, sai o resultado, e a complementação da inscrição dos pré-selecionados vai de 22 a 26 de março. Participam desta edição 1.260 instituições privadas de educação superior que oferecem, por meio do programa, 67 mil vagas para financiamento. Metade delas é reservada para o Fies Social, que atende pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Esse grupo pode financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada de educação superior.

  • Sudoeste: Mulheres são resgatadas de falso centro terapêutico mantido por pastores

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste Foto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    18/03/2024 - 08:00


    No local, as mulheres eram agredidas fisicamente e sexualmente

    SUDOESTE DA BAHIA

    - 11 mulheres foram resgatadas de um falso centro terapêutico para dependentes químicos, que era mantido por pastores, na cidade de Planalto, no Sudoeste da Bahia. De acordo com informações do site G1, era cobrado das vítimas valores entre R$ 500 e R$ 1 mil por mês para acolhimento no local. No caso das vítimas, seis delas têm 18 anos de idade, enquanto as outras cinco são idosas. Elas foram atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) do município e, em seguida, entregues às famílias. A ação foi resultado da ação conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Secretaria de Assistência Social, após recebimento de denúncia anônima. O falso centro oferecia péssimas condições habitacionais, pois as mulheres viviam presas em quartos insalubres, além de terem que dormir em beliches improvisadas. A PM detalhou que as mulheres eram agredidas fisicamente, verbalmente e sexualmente. Ainda conforme a polícia, durante a vistoria no imóvel, foram encontrados diversos medicamentos controlados sem receita médica, o que inclui estimulantes sexuais. Fora os maus tratos, o casal de pastores ficava com os cartões de benefício das internas, sacava dinheiro e detinha a posse das quantias. No momento que a PM esteve no local, a pastora se fazia presente, mas o companheiro dela, também pastor, não se encontrava. Então, a pastora foi conduzida para a Delegacia Territorial (DT) de Planalto, onde prestou depoimento e foi liberada. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.

  • Homem é preso com carro roubado em Caetité

    Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    17/03/2024 - 14:00


    Condutor foi detido após abordagem na Praça da Juventude

    CAETITÉ

    - Um homem foi preso na manhã deste domingo (17) em Caetité, no sudoeste da Bahia, após ser flagrado pela Polícia Militar conduzindo um Chevrolet Onix, cor prata, com restrição de furto e roubo. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) à redação do site Sudoeste Bahia, Oomotorista estava dirigindo o veículo por volta das 8h quando foi abordado na Praça da Juventude. Após uma consulta ao sistema, confirmou-se que o carro estava relacionado a um crime de furto e roubo. Diante da constatação, tanto o condutor quanto o veículo foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caetité para as devidas providências legais. O homem ficou à disposição do delegado plantonista para prestar esclarecimentos. Ele poderá responder com base no Artigo 180 do Código Penal Brasileiro, que trata da receptação de produtos provenientes de crimes, com pena prevista de reclusão de um a quatro anos, além de multa.

  • Fies prorroga prazo das inscrições para até esta segunda-feira

    Foto: Reprodução | Agencia Brasil Foto: Reprodução | Agencia Brasil
    17/03/2024 - 13:00


    As demais datas do processo seletivo não foram alteradas

    EDUCAÇÃO

    - O prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano foi prorrogado para próxima segunda-feira (18). O programa do Ministério da Educação financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior. Os interessados em participar devem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até antes da meia-noite, desta segunda, pelo horário de Brasília. A prorrogação foi divulgada na sexta-feira (15), quando seria o último dia de prazo de inscrições. As demais datas do processo seletivo permanecem sem alterações, logo, no dia 21 de março está previsto para sair o resultado, e a complementação da inscrição dos pré-selecionados vai de 22 a 26 de março. Nesta edição, 1.260 instituições privadas de educação superior oferecem, por meio do programa, 67 mil vagas para financiamento. Metade delas é reservada para o Fies Social, que atende pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

  • Brasil registra um aumento significativo nos casos de dengue nos primeiros três meses de 2024

    Foto: ONU/Aiea | Dean Calma Foto: ONU/Aiea | Dean Calma
    17/03/2024 - 07:00


    Apesar do aumento nos casos, o número de mortes registradas este ano (513) ainda não supera o total do ano anterior (1.094)

    SAÚDE

    - Nos primeiros três meses de 2024, o Brasil já registrou 1,68 milhão de casos prováveis de dengue, ultrapassando o total de casos de 2023, que foi de 1,66 milhão. Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no Painel de Monitoramento de Arboviroses. Apesar do aumento nos casos, o número de mortes registradas este ano (513) ainda não supera o total do ano anterior (1.094). No entanto, existem 903 óbitos ainda sob investigação, o que pode aumentar as estatísticas de mortalidade da dengue neste período de dois meses e meio de 2024. Ao comparar o mesmo período de 2024 e 2023, observa-se que há cinco vezes mais casos de dengue este ano do que no ano anterior. A maioria dos casos prováveis neste ano afeta mulheres, representando 55,5% do total. As unidades federativas com os maiores índices de incidência são o Distrito Federal (5.044 casos por 100 mil habitantes), Minas Gerais (2.809 por 100 mil) e Espírito Santo (1.730 por 100 mil). Por outro lado, os menores índices estão nos estados do Maranhão (44 por 100 mil), Pernambuco (85 por 100 mil) e Piauí (87 por 100 mil).