MEC divulga novas regras de correção da redação do Enem 2012

Terça / 31 Jul 2012 / 00h00

O manual “A redação no Enem 2012 – Guia do Participante” foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta segunda-feira (30). O documento é destinado aos mais de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O manual tem 50 páginas e esclarece com detalhes as novas regras de correção da prova de redação do exame. O documento terá inicialmente uma tiragem de 1.600.000 cópias, a serem distribuídas às escolas públicas de todo o Brasil.

O presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, informou que o objetivo do material é detalhar os critérios utilizados na correção, além de tornar o processo mais transparente. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro deste ano.

No ano passado, mais de 120 estudantes entraram na Justiça para pedir vistas da prova, por não concordarem com o resultado. “No guia está definido o que se espera de cada uma das competências da redação com exemplos. Queremos dar mais objetividade à correção de um texto que é subjetivo”, disse o ministro Aloizio Mercadante nesta segunda.

Principal mudança  

Segundo o G1, dois avaliadores independentes atribuirão notas à redação. A nota final – que vai de 0 a 1.000 – será calculada pela média aritmética das duas notas. Cada avaliador irá considerar cinco competências, que permanecem iguais às das edições passadas do exame. Em cada competência, o candidato pode somar no máximo 200 pontos.

Em caso de discrepância entre as duas notas, tanto nas notas finais quanto em nota de qualquer uma das competências, um terceiro avaliador será convocado para corrigir a redação, e sua nota será considerada final. Esta é a principal mudança instituída pelo MEC neste ano.

Se a nota do terceiro avaliador também for discrepante em relação às demais, uma banca composta por três examinadores atribuirá a nota final.

Veja as competências da redação do Enem:

Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Melhores redações  

Seis redações que receberam a nota máxima (1.000 pontos) no Enem 2011 foram selecionadas para o Guia. Os textos são seguidos de comentários a respeito da construção da redação de candidatos do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo. O tema do ano passado foi “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.

O Guia foi elaborado pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conjunto com especialistas em Língua Portuguesa. Fonte: Correio da Bahia.