• TSE considera que eleições municipais podem ter ataques pontuais ao sistema eleitoral

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    07/04/2024 - 09:40


    Segue proibido o uso de deep fake e inteligência artificial inadequadamente entre prefeitos e vereadores durante o período eleitoral

    POLÍTICA

    - Os membros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concordam que as eleições municipais devem sofrer menos ataques ao sistema eleitoral em comparação com 2022, quando a votação eletrônica foi utilizada para questionar infundadamente o resultado da disputa presidencial. A análise tem como base a discrepância entre as duas eleições. A eleição municipal tem uma dinâmica diferente, no qual os candidatos a prefeitos e vereadores mais exploram os problemas locais do eleitor ou as fragilidades adversárias, fugindo das discussões polarizadas verificadas há dois anos. A corte demonstra preocupação com o emprego de inteligência artificial e deepfake nas eleições, considerando que pode haver um aumento na utilização desses recursos. Nesta sexta-feira (5), a pré-candidata a Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), publicou em suas redes sociais, — depois deletou — um vídeo que mostrava o corpo do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no boneco Ken, do filme “Barbie”. Em fevereiro, o TSE publicou uma resolução que regulamenta a questão e determina que a utilização de inteligência artificial inadequadamente poderá causar a cassação do registro e do mandato. Foi proibido o uso de deepfake.

  • Mulher é morta com facada pelo ex-companheiro em Iuiu

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    07/04/2024 - 09:30


    Acusado já havia cumprido pena por tentativa de homicídio contra a vítima em 2019 e estava em liberdade condicional.

    IUIÚ

    - Eliete dos Santos Silva, de 34 anos, foi assassinada na madrugada deste domingo (7) em Iuiu, no sudoeste da Bahia. O crime ocorreu por volta de 01h30, na Travessa João Alexandre, localizada no Centro da cidade. O responsável pelo homicídio foi identificado como Adão Lima da Silva, conhecido como "Adão de Zé Barbeiro", ex-companheiro da vítima. Eliete foi atingida no peito com uma faca. Após o crime, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito no local. De acordo com o site Folha do Vale, Adão já havia cumprido pena por tentativa de homicídio contra Eliete em 2019 e estava em liberdade condicional. A polícia suspeita que o crime tenha motivações passionais e está em busca do suspeito. O corpo da vítima foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.

  • Radialista fica gravemente ferido após colisão na BA-573, em Guanambi

    Foto: Divulgação | SMTran Foto: Divulgação | SMTran
    Por Redação Sudoeste Bahia

    06/04/2024 - 10:45


    GUANAMBI

    - Um acidente envolvendo o radialista Sérgio Pereira, da Rádio 106 FM de Guanambi, deixou-o gravemente ferido na manhã deste sábado (6), no Povoado de Suruá, na BA-573. O ocorrido ocorreu por volta das 08h30, durante o trajeto do radialista. Sérgio é conhecido por apresentar o programa "Amnésia 106 FM" de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h. A Superintendência Municipal de Trânsito de Guanambi (SMTran) esteve no local para registrar os fatos. A dinâmica exata do acidente não foi detalhada, mas vídeos mostram que a moto ficou presa embaixo da carreta. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e encaminhou Sérgio para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Ele sofreu fratura na perna e há suspeita de fratura na bacia, que será confirmada após uma tomografia. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.

  • Região: Acidente na BA-148 deixa uma pessoa morta

    Foto: Redes Sociais Foto: Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    06/04/2024 - 10:30


    A vítima foi arremessada para fora do carro e morreu no local do acidente

    REGIÃO

    - Um acidente ocorrido na BA-148, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Brumado, envolvendo dois automóveis de passeio, resultou na morte de uma pessoa, na manhã deste sábado (08). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a colisão foi frontal, sendo que um passageiro que estava a bordo de um dos veículos foi arremessado para fora e morreu na hora. Outras pessoas ficaram feridas, mas a PRE não divulgou o número nem muito menos a identidade dos envolvidos. Em razão do acidente, uma faixa da pista precisou ser interditada. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realizar o processo de remoção do corpo, encaminhado-o para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passará por necropsia. As razões do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

  • Sobe para 28 o número de mortes por dengue na Bahia

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    06/04/2024 - 10:00


    A morte, registrada na terça-feira (5), ocorreu em Juazeiro, cidade que já soma três óbitos em decorrência da doença

    BAHIA

    - O número de mortes causadas pela dengue na Bahia chegou a 28, de acordo com dados confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A morte, registrada na terça-feira (5), ocorreu em Juazeiro, cidade que já soma três óbitos em decorrência da doença. Os registros de mortes nos municípios baianos ocorreram em Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Piripá (3), Feira de Santana (2), Juazeiro (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1) e Santo Estevão (1). Ainda de acordo com a Sesab, 275 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue, 56 estão em risco e 16 em alerta. Até o último dia 30 de março, a Bahia notificou 95.890 casos prováveis da doença, um aumento de 536,6% na incidência quando comparado ao mesmo período em 2023.

  • Prazo para filiação partidária de quem concorrerá às eleições municipais de 2024 termina neste sábado

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    06/04/2024 - 09:00


    Candidatos que não estejam filiados a um partido político perdem a elegibilidade, uma vez que candidaturas independentes não são autorizadas.

    POLÍTICA

    - O prazo para filiação partidária de quem concorrerá às eleições municipais de 2024 termina neste sábado (6).  Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores devem estar filiados ao partido em que pretendem disputar a eleição até seis meses antes do primeiro turno, que acontece em outubro. Caso o candidato não esteja filiado a um partido político, ele perde a elegibilidade, já que, seguindo o que diz a legislação eleitoral brasileira, candidaturas independentes não são autorizadas. Os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos também devem cumprir outros critérios como ter domicílio eleitoral na cidade em que deseja ser eleito, ter nacionalidade brasileira, ter direitos políticos pleno e estar inscrito como eleitor. Além disso, só poderá disputar a candidatura para prefeito e vice quem tiver no mínimo 21 anos, enquanto os vereadores devem ser maiores de 18 anos. Este sábado (6) também é a data limite para governadores, prefeitos e o presidente da República, que desejem concorrer a outros cargos nas eleições municipais deste ano, renunciem dos atuais mandatos. As eleições municipais de 2024 acontecerão no dia 6 de outubro, com possível segundo turno marcado para 27 do mesmo mês. Até o dia 8 de maio brasileiros a partir dos 16 anos podem tirar o título de eleitor ou regularizar o documento. 

  • Jerônimo sanciona lei que torna permanente laudos de Transtorno do Espectro Autista e síndrome de Down

    Foto: Wilson Dias | Agência Brasil Foto: Wilson Dias | Agência Brasil
    05/04/2024 - 19:30


    O evento está previsto para ocorrer às 9h deste sábado (6), em solenidade na Escola Estadual de Saúde Pública

    POLÍTICA

    - Uma nova legislação estadual vai entrar em vigor, neste sábado (6), para que famílias de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com síndrome de Down não precisem mais renovar os laudos médicos com frequência para terem acesso aos tratamentos médicos e benefícios disponíveis à esta parcela da população. A lei que torna permanente os laudos que atestam ambas as condições está prevista para ser sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em um evento marcado para às 9h, na Escola Estadual de Saúde Pública, situada no Parque Bela Vista, em Salvador. "A nova legislação busca diminuir a sobrecarga desnecessária sobre os familiares e responsáveis pelos cuidados de indivíduos no espectro autista e com Síndrome de Down, no que consiste a renovação periódica do laudo médico, uma vez feito o diagnóstico da condição. O processo de avaliação é cansativo, caro e costuma gerar elevada ansiedade nos autistas e pessoas com Síndrome de Down”, explicou o deputado Vitor Azevedo (PL), autor do projeto.

  • Prefeito de Riacho de Santana renuncia ao cargo

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Redação Sudoeste Bahia

    05/04/2024 - 19:00


    Renúncia de Tito abre espaço para estratégias partidárias rumo ao pleito municipal.

    RIACHO DE SANTANA

    - Tito Eugênio Cardoso de Castro (PP), prefeito do município de Riacho de Santana, formalizou sua renúncia ao cargo nesta sexta-feira (5). O anúncio foi oficializado por meio de um documento encaminhado à Câmara de Vereadores do município. O presidente do legislativo, Gilmar Ribeiro da Cruz (PP), conhecido como Jacaré, convocou uma sessão extraordinária para a próxima segunda-feira (8) com o objetivo de dar posse ao vice-prefeito, o médico João Vitor Martins Laranjeira (PSD), que é também pré-candidato indicado por Tito para as eleições municipais deste ano. Fontes próximas ao grupo político do prefeito sugerem que a renúncia pode ser uma estratégia para alavancar as chances de vitória nas eleições. De acordo com essas fontes, Tito tem interesse em formar uma chapa com o Partido dos Trabalhadores (PT) como vice de João Vitor, considerada uma combinação favorável para vencer o pleito. No entanto, caso o PT opte por lançar o advogado Rone Amaral como candidato próprio, existe a possibilidade de que Tito assuma a posição de vice na chapa, proporcionando uma aliança robusta para enfrentar a oposição, que ainda não oficializou sua candidatura. Além disso, Tito fez um pronunciamento oficial em suas redes sociais, agradecendo à população e destacando os motivos que o levaram a tomar essa decisão.

  • Região: Homem é preso por descumprir medida protetiva

    Foto: Arquivo Polícia Civil Foto: Arquivo Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/04/2024 - 12:30


    Em março deste ano, o acusado entrou em vias de fato com a vítima, descumprindo uma medida protetiva concedida pela Justiça em favor de sua irmã

    JEQUIÉ

    - Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Jequié cumpriram um mandado de prisão preventiva, na quarta-feira (03), contra um homem que agrediu e ameaçou sua irmã. O acusado se apresentou na sede da Deam daquele município acompanhado do advogado. Os irmãos teriam se desentendido por conta de uma disputa por herança. Em março deste ano, o acusado entrou em vias de fato com a vítima, descumprindo uma medida protetiva concedida pela Justiça em favor de sua irmã. Ele também já havia difamado e ameaçado a vítima. O suspeito vai responder pelo crime no âmbito da Lei Maria da Penha. Ele passou por exames de corpo de delito e segue custodiado à  isposição da Justiça. 

  • Definida a empresa que executará a obra do asfalto no acesso à Boa Vista em Botuporã

    Foto: Divulgação     Foto: Divulgação
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/04/2024 - 10:30


    Ao todo serão investidos mais de R$ 10 milhões

    BOTUPORÃ

    - Após o trabalho da deputada Ivana Bastos e do prefeito de Botuporã, Edimilson Saraiva, junto ao governo do estado, serão realizadas as obras de pavimentação asfáltica no acesso à Boa Vista, numa extensão de 17 km. O resultado da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (01), anunciando a Sanjuan Engenharia Ltda como a vencedora do processo. Um investimento expressivo de cerca de R$10 milhões será destinado para essa importante iniciativa. "A conquista desse projeto representa mais do que a simples aplicação de asfalto. É a concretização de um anseio antigo da comunidade, que há muito tempo sonha com essa obra. Agora, estamos ansiosos pela emissão da ordem de serviço e pelo início efetivo das obras", destacou a parlamentar Ivana Bastos.

  • Região: Mulher é esfaqueada em encontro amoroso

    Foto: Polícia Civil Foto: Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/04/2024 - 10:00


    Após adentrar no imóvel da mulher e não encontrar objeto de valor, o homem tentou matá-la

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Na quarta-feira (3), um homem de 29 anos foi preso em flagrante após esfaquear uma mulher em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O crime ocorreu após a vítima e o suspeito marcarem um encontro íntimo. Segundo a Polícia Civil, o suspeito, que já tem passagem por um crime semelhante em 2023, foi até a casa da vítima após agendar o encontro, e dentro do imóvel, ele anunciou um assalto, e ao perceber que a mulher não possuía muitos objetos de valor, tentou matá-la a facadas. O indivíduo fugiu do local, mas foi encontrado momentos depois pelas equipes da Polícia Militar (PM). Na delegacia, ele negou ter tido qualquer contato íntimo com a mulher, que é profissional do sexo,  e afirmou que o objetivo do encontro era roubar. A mulher foi levada para uma unidade de saúde, mas não há informações sobre o estado dela.

  • Governo do Estado investe mais de R$ 1,5 milhão na saúde de Dom Basílio

    Foto: Sesab Foto: Sesab
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/04/2024 - 09:30


    O município foi contemplado com uma ambulância totalmente equipada e uma Unidade Básica de Saúde (UBS)

    Dom Basílio

    - A saúde do município de Dom Basílio, no Sudoeste baiano, ganhou mais um reforço do Governo da Bahia nesta quinta-feira (4), com a entrega de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma ambulância totalmente equipadas para atender aos mais de 12 mil habitantes e também a população das regiões próximas. O investimento total, realizado por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é de mais de R$ 1,5 milhão. "Primeiro, dizer que é uma satisfação estar num município que é exemplo para a Bahia e para o Brasil. Dom Basílio tem 100% de cobertura de atenção primária e vacinal e o reflexo disso é uma população saudável e unidades de saúde que podem atender às pessoas com qualidade. Ademais, essa nova UBS e a nova ambulância irão contribuir para que a saúde da população melhore ainda mais, com o trabalho cuidadoso e próximo às famílias por parte dos funcionários", afirma a secretária da Saúde, Roberta Santana, que esteve no município ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e de outras autoridades.  A UBS Centro 05 fica localizada no bairro Fonte Nova, em frente ao recém-inaugurado Colégio Estadual de Tempo Integral José Caires Araújo, também entregue nesta quinta, e teve investimento total de mais de R$ 1,2 milhão, sendo mais de R$ 200 mil em equipamentos. A unidade conta com enfermaria, sala de curativos, farmácia, consultório médico, consultório odontológico, sala para os agentes comunitários de saúde, entre outras estruturas. Já a ambulância, do modelo Toyota Hilux 4x4, custou R$ 269 mil aos cofres estaduais. Os equipamentos também são um presente para o município, que celebra 62 anos de emancipação no próximo domingo (7). "Dom Basílio é o exemplo de como o modelo do SUS é sustentável. Em uma região que tem sofrido com a Dengue, o Sudoeste, o município não teve caso grave e muito menos óbito. Isso mostra a qualidade do trabalho dos agentes comunitários e de outros servidores públicos no combate à doença e na conscientização da população", analisa Roberta, que visitou e elogiou as instalações do Hospital Municipal de Dom Basílio Maternidade Dr. Marilton Tanajura, de gestão dupla, e do Centro de Reabilitação Raimundo Caires Chaves.

  • Governo vai premiar estudantes e escolas com desempenho positivo no Enem

    Foto: Agência Brasil Foto: Agência Brasil
    05/04/2024 - 08:00


    A previsão inicial é que a iniciativa entrará em vigor ainda em 2024

    EDUCAÇÃO

    - O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a pasta passará a premiar escolas e estudantes que tiveram desempenho positivo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como forma de reconhecimento e incentivo. Inicialmente, a previsão é que a iniciativa entre em vigor ainda em 2024. “A gente precisa dar visibilidade aos números; isso incomoda os Estados que não estão bem. E a população cobra: por que meu Estado não avança?”, afirmou o ministro, nesta quinta-feira (4), em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo. Também foi dito por Camilo Santana que, apesar da premiação ainda não ter um modelo definido, ela terá “uma grande solenidade com o presidente”. “É uma espécie de Oscar da Educação. Pode ser prêmio em dinheiro, em equipamentos para a escola”, acrescentou.

  • Urandi: Advogado que se passou por juiz é preso em Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução | Alerta Bahia Foto: Reprodução | Alerta Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    04/04/2024 - 13:00


    Homem é acusado de falsificar documentos públicos para simular aprovação em um concurso para juiz em Goiás

    URANDI

    - O advogado Iago Gabriel Silva Martins, de 31 anos, foi detido nesta quinta-feira (4) em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, conforme determinado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O mandado de prisão foi executado por policiais militares, que localizaram Iago na cidade. De acordo com o MP-BA, Iago é acusado de falsificar documentos públicos para simular aprovação em um concurso para juiz em Goiás. Ele reside em Urandi, interior da Bahia, e afirmou à comunidade local que havia sido aprovado no concurso para juiz do Tribunal de Justiça de Goiás. Tal declaração resultou em celebrações na cidade de 15 mil habitantes, com a participação do prefeito Warlei Oliveira (PSD), além de uma missa em comemoração. Iago também teria ministrado aulas em um curso preparatório para concursos com base em sua falsa "aprovação". Entretanto, o Tribunal de Justiça de Goiás informou que o advogado não participou do referido concurso para juiz. Em comunicado, o MP relata que solicitou a prisão de Iago em 27 de março. A denúncia foi investigada pela Promotoria de Justiça de Carinhanha, que concluiu que o indivíduo "cometeu crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento público, ao se passar por juiz de Direito do Estado de Goiás". "A solicitação foi deferida pela Justiça e cumprida nesta quinta-feira, dia 4, em Vitória da Conquista pela Polícia Militar. O processo criminal contra o falso juiz está em andamento em segredo de Justiça na Vara Criminal de Carinhanha", conclui o MP.

  • Ficco, PM e PC alcançam envolvidos em associação criminosa na Bahia

    Foto: SSP-BA Foto: SSP-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    04/04/2024 - 12:00


    A ação aconteceu na cidade de Ilhéus, sul do estado

    BAHIA

    - Cinco criminosos foram alcançados e dois adolescentes apreendidos, na quarta-feira (03), durante quarta fase da Operação Relâmpago, desencadeada pelas Polícias Civil, Militar e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). A ação aconteceu na cidade de Ilhéus, sul do estado. A iniciativa prendeu quatro criminosos investigados por tráfico, associação para o tráfico, homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Dois adolescentes também tiveram mandados de busca e internação cumpridos na operação. Um dos procurados resistiu a prisão e disparou contra as equipes policiais. Ele acabou ferido, foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional Costa do Cacau. O criminoso já tinha passagens por roubo e homicídio. Durante a operação foram apreendidos uma pistola, munições, dinheiro, dez celulares e maconha. Participaram da Operação integrantes da FICCO, da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, da 1ª Delegacia Territorial, Delegacia de Furtos e Roubos, do Núcleo de Homicídios de Ilhéus, da Rondesp Sul, além da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira e das 68ª e 70ª Companhias Independentes de Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Estadual.