• Nota da Embasa: Problema do transbordamento ocorreu por falhas no fornecimento de energia

    27/02/2014 - 00:00


    DIVERSOS

    A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece que na madrugada da última terça, 25, o conjunto de poços tubulares que alimentam o Sistema de Abastecimento de Água de Caetité (SIAA) registrou transbordamento, após falhas no fornecimento de energia elétrica de responsabilidade da Coelba.

    O problema na Estação de Bombeamento na localidade de Tábua foi identificado pela equipe plantonista, responsável pela operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, que imediatamente se dirigiu ao local para suspender a operação e acionar a Coelba, que resolveu o problema na manhã do mesmo dia.

    Nos últimos dias, estão ocorrendo frequentemente quedas e oscilações de tensão de energia em toda região, causando prejuízo para o trabalho operacional da Embasa como a queima de equipamentos e prejuízos para o meio-ambiente.

    Como funciona:

    A Estação Elevatória (Bombeamento) de Tábua trabalha como ponto de convergência dos poços tubulares que contribuem com o abastecimento de Caetité. De forma automatizada, o sistema regula o fluxo e bombeia a água para a ETA, que após tratamento é distribuída na cidade. No entanto, quando problemas no fornecimento de energia ocorrem, todos os aparelhos são desligados automaticamente e o bombeamento de água para a ETA é suspenso, o que não ocorre com a captação nos poços que continuam enviando água para o local afetado, já que estão em linhas de energia diferentes.

MAIS NOTÍCIAS