• Caetité continua em campanha contra bebida alcoólica e cigarro para menores de 18 anos

    27/02/2014 - 00:00


    DIVERSOS

    Com repercussão positiva, a campanha objetiva a orientação dos jovens quanto a uma vida saudável e alerta aos comerciantes sobre a proibição da venda de bebida para menores.

    Iniciada no mês de janeiro em Caetité, a campanha contra bebida alcoólica e cigarro para menores de 18 anos, “Viver Bem é Viver com Saúde”, tem atingido repercussão positiva não só no município, bem como reconhecimentos a nível estadual e até, nacional. Um dos destaques desta ação é em decorrência da intersetoriedade da equipe que está à frente da campanha: Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura trabalham, juntos, na orientação dos jovens a fim de que eles levem uma vida saudável, e fazem um alerta aos proprietários dos estabelecimentos do município, da sede e comunidades rurais, quanto a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, prevista no Artigo 81 do Estatuto da Criança e Adolescente, Lei Nº 8.069 e na Lei Federal Nº 9.294/96, e que pode acarretar em multa e interdição do estabelecimento, caso essa comercialização seja flagrada.

    A equipe do “Viver Bem é Viver com Saúde” vem realizando palestras e blitz educativas por todo o município, distribuindo panfletos para a população e afixando cartazes e placas da campanha nos estabelecimentos comerciais informando que ali não se vende bebidas alcoólicas e nem cigarros para menores de 18 anos.  A equipe é sempre muito bem recebida pela população e comerciantes, em demonstração ao apoio e responsabilidade com esta causa. Para a presidente do CMDCA, Juliana Moreira, o objetivo da campanha está sendo alcançado, “estamos muito contentes com o desenvolvimento do nosso trabalho, a todo instante recebemos mensagens de incentivo, apoio e ganhamos mais colaboradores, a exemplo do médico Dr. Ugo Oliveira, que passou a integrar a nossa equipe, e irá nos acompanhar nas palestras nas escolas do município. Agradecemos a colaboração de todos os parceiros, comerciantes e sociedade caetiteense, pois juntos podemos fazer sempre mais por nossas crianças”, avaliou Juliana Moreira.

    A ação por uma juventude saudável rendeu reconhecimentos também de CMDCA’s de outros municípios; de ativista da área e do Centro de Apoio ao Tabagista, Núcleo de Estudos do Tabaco e Ação política no Controle do Tabagismo, do Rio de Janeiro – RJ. Diante do sucesso, a campanha “Viver Bem é Viver com Saúde” foi prorrogada até 30 de março. Escolas, igrejas e associações podem agendar uma visita da equipe dirigindo-se à Sala dos Conselhos, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou, se preferir, ligar no 3454-8050. 

    “Viver Bem é Viver com Saúde” em ação 

    Acompanhe as últimas ações: 

    Blitz Educativas: Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, foram realizadas várias Blitz por todo canto da cidade, inclusive nas comunidades rurais, com distribuição de panfletos à população e afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais.  Já receberam a visita da equipe “Viver Bem é Viver com Saúde”, os bairros Santo Antônio e Escola Agrícola e a Rua Piauí já e também os distritos de Maniaçu e Brejinho das Ametistas. Esta ação conta sempre com representantes das Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, CMDCA, Ministério Público e da Prefeitura. 

    Blitz em Maniaçu: no dia 19 de fevereiro, a Blitz visitou mais de 40 bares, incluindo o percurso da Rodovia Caetité/Maniaçu. Em todos os estabelecimentos, os comerciantes aceitaram a afixação da placa da campanha com boa vontade.

    A comunidade de Maniaçu, assim como tem sido em todas as Blitz, recebeu a equipe com muita satisfação, parabenizando e apoiando a iniciativa. Nesta comunidade foi solicitada a atuação da Polícia Militar também contra as pessoas que abusam do volume de sons automotivos, perturbando o sossego inclusive nas madrugadas. 

    Blitz em Brejinho das Ametistas: Realizada em 24 de fevereiro, a Blitz incluiu também palestra educativa no Grupo Escolar Clemente Ferreira de Castro, ministrada pela psicóloga do CREAS, Ana Paula Roque, que abordou sobre as drogas e suas consequências. A palestra aconteceu em dois momentos, no turno matutino, com a participação de cerca de 100 alunos e no turno vespertino com cerca de 90 crianças e adolescentes. A diretora da Escola, Walquiria Gondim de Castro Costa, iniciou o encontro agradecendo a presença de todos e pedindo a atenção das crianças. Foi realizado um momento de oração, direcionando pelo jovem Ronaldo Cerqueira e, logo após, todos os membros se apresentaram falando do papel da entidade de representam.

    Estiveram presentes nessa ação, a equipe do CMDCA, representada por Kátia Moreira, Valdelice Azevedo e Juliana Moreira, o motorista Ronaldo Cerqueira, as conselheiras tutelares Edna Trindade, Marinalda Pereira e Márcio Adriano e os soldados da Polícia Militar, Ugo Kardec e Welington Carlos de Souza Pinto. 

    Palestra Educativa em Tanquinho de Aroeiras: Realizada na igreja da comunidade, no dia 19 de fevereiro, a palestra foi conduzida pelo médico da UPA, Dr. Ugo Oliveira, que abordou sobre os mais diversos tipos de drogas; os efeitos no corpo; os problemas que acarretam e as formas de tratamentos. O momento contou com a participação ativa da comunidade, especialmente dos alunos, pais, professores e funcionários da Escola Manoel Soares da Cruz. Todos ficaram à vontade para participar, inclusive as crianças, que sanaram as suas dúvidas. 

    Representando a equipe realizadora da campanha, o Pastor Noedson, Secretário Executivo do CMDCA, falou sobre os objetivos da ação, sobre as funções do CMDCA e colocou toda equipe a disposição da comunidade. Esteve presente também o presidente da associação da comunidade, Sr. Jesulino, que falou sobre a importância dos estudantes colocarem em prática tudo o que foi apresentado na palestra e a diretora da escola, Carmelita Aguiar, que ressaltou a importância do momento para alertar sobre todos os malefícios que as drogas acarretam. Na oportunidade, foi realizado um culto ecumênico, que encerrou o encontro com muita fé e alegria.  

    Mutirão no II Carnaval da Diversidade e XXVII Lavagem da Esquina do Padre: A equipe da Campanha não descansou um só minuto durante a festa realizada entre 17 e 19 de janeiro. Um mutirão visitou todos os bares localizados no percurso dos cortejos da Lavagem, distribuindo panfletos informativos ao público e conscientizando os proprietários de bar para não fornecerem bebidas aos jovens. A ação foi aprovada, os proprietários, como de costume, aceitaram a afixação de cartazes nos estabelecimentos.

MAIS NOTÍCIAS