• Direito de Resposta

    26/02/2014 - 00:00


    DIVERSOS

    Referente à matéria “Projeto Mutirão de Limpeza não teve continuidade, o que acabou estimulando a prática de jogar entulhos nas vias públicas da cidade” publicada neste site. 

    A afirmação que os entulhos no município de Caetité vêm aumentando por falta da fiscalização da Prefeitura Municipal, conforme acusa matéria “Projeto Mutirão de Limpeza não teve continuidade, o que acabou estimulando a prática de jogar entulhos nas vias públicas da cidade”, divulgada neste site é uma inverdade.

    Nunca houve tantas construções civis no município, aliado a falta de conscientização e/ou conhecimento dos construtores com relação à destinação correta dos entulhos, o que tem realmente gerado um aumento desses nas vias públicas da cidade.

    Em resposta a esta acusação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (antiga Secretaria de Infraestrutura) vem a público afirmar que este problema não advém por falta de fiscalização da Prefeitura, visto que este é um trabalho contínuo, realizado por dois fiscais dedicados em permanência constante a tal serviço, e que pode ser confirmado através dos seguintes registros: em média, 60 notificações são emitidas ao mês a donos de construções que deixaram os seus entulhos na rua. Só nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, foram 127 notificações emitidas.

    Com relação à campanha “Mutirão Minha Cidade Limpa” citada na matéria como abandonada, esta foi realizada com datas definidas, durante o mês de março de 2013, como confirma uma divulgação desta Campanha que segue em anexo.

    O Mutirão foi realizado pela Prefeitura com o objetivo de conscientizar a população sobre a forma correta de destinação dos entulhos, lixos, podas de árvores e materiais diversos, resultando positivamente, conforme mostram os dados: foram recolhidos 2.103 m³ de lixo (bota fora de materiais, podas de árvores e materiais diversos); 901 m³ de aterro (usados na obra do Parque Ecológico Paulo Jackson); 144 horas de máquina trabalhadas (pá-carregadeira e retroescavadeira); 3.004 m³ de transporte (caçambas).

    Estes números demonstram além do resultado satisfatório da campanha, que a melhor forma de solucionar este problema é através da conscientização, iniciativa que deveria estar sendo desenvolvida por este site, ao invés de usar este importante espaço público para tentar, de forma desrespeitosa, achar aleatoriamente um culpado.

    Diante do exposto, confirma-se que é INVERÍDICA a afirmação da matéria publicada neste site de que “está havendo uma falta de cuidado – da Prefeitura, especialmente pela ausência da fiscalização, o que tem provocado o acúmulo de restos de materiais de construção”.

    Para finalizar, a Secretaria de Serviços Públicos deixa a disposição os seus contatos para quaisquer denúncias: Avenida Waldick Soriano, Nº 92, 1º Andar ou pelos telefones: (77)3454-8066 / 3454-8067.

MAIS NOTÍCIAS