• Caetité: Município vive apogeu da “bolha imobiliária”

    27/01/2014 - 00:00


    REGIÃO

    O mercado imobiliário regional vive, na grande maioria dos municípios, uma situação irreal, que foge totalmente da realidade, ultrapassando as raias do concebível, já que os preços dos imóveis são totalmente exorbitantes, chegando a cifras astronômicas, comparáveis aos grandes centros e que beneficiam somente aos especuladores, que só tem um único objetivo, o lucro. 

    O município de Caetité é integrante deste cenário urbano, já que possui uma enorme “bolha imobiliária”, com preços de terrenos e imóveis “fantásticos”, que chegam a atingir a casa dos milhões de reais, o que é totalmente fora da realidade, mas que acaba sendo aceito sem muitos questionamentos,  já que a oferta de moradias na cidade está abaixo da demanda, o que estimula ainda mais os especuladores, que favorecidos pelo grande déficit habitacional, se favorecem cada vez mais. 

    Um exemplo notório desta situação são os preços dos alugueis, que estão cada vez mais “salgados” já que a oferta de residências para se alugar na cidade é insuficiente, o que inflaciona o mercado e acaba prejudicando a população, principalmente das camadas mais desfavorecidas, que muitas vezes, tem que “tirar o pão da boca” para pagar um aluguel caro, muito acima da realidade econômica vivenciada no município.

    A falta de iniciativas por partes dos governos em atrair grandes investimentos para setor imobiliário também vem corroborando de forma muito forte para o “inchaço” da bolha imobiliária, que acaba prejudicando o crescimento da cidade, já que, apesar dos grandes avanços do setor de construção civil, o preço altíssimo dos terrenos acabam inviabilizando novas construções. 

    Na região um grande exemplo desta situação é município de Brumado, que passou por processo semelhante ao que está acontecendo em Caetité, mas que, devido aos grandes investimentos, principalmente por parte do Programa Minha Casa Minha Vida, os preços dos imóveis, terrenos e alugueis começam a ter uma queda, já que a oferta começa a ser maior do que a procura. 

    Então, espera-se que ações com urgência sejam tomadas pelos governantes nesse sentido, atraindo grandes investimentos para o setor imobiliário, para que a “bolha imobiliária” comece a desinchar e os preços venham para mais próximo da realidade, já que existem locais em áreas nobres da cidade, onde o valor dos terrenos alcança a cifra fenomenal de R$ 5 milhões, o que é totalmente fora dos parâmetros regionais. 

    Todo o conteúdo desta matéria está publicado sob a Licença Sudoeste Bahia ©. É necessário apenas dar crédito à Sudoeste Bahia

MAIS NOTÍCIAS