• Plano Municipal pela Primeira Infância de Caetité é elaborado em Seminário

    22/11/2013 - 00:00


    REGIÃO

    Debatido democraticamente, o Plano se transformará em uma lei pela melhoria da vida de crianças do município

    Em Caetité, o dia 22 de novembro foi reservado para uma importante discussão acerca das necessidades para desenvolvimento integral das crianças de zero a 6 anos, que resultou na formulação do Plano Municipal pela Primeira Infância. O Seminário Primeira Infância foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, com apoio do Unicef, e contou com a participação da sociedade civil organizada do município.

    Em primeiro momento foi apresentado o diagnóstico das ações em prol das crianças do município por representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Os indicadores apresentados classifica Caetité entre as 10 melhores cidades do Estado. Mas, como ainda é preciso melhorar a qualidade de vida da população, se torna essencial o direcionamento das ações. Neste sentido que, baseado nas ações concretizadas e nas necessidades existentes, foi discutido, com participação democrática, as propostas para a elaboração do Plano Municipal. Após a aprovação da Câmara de Vereadores, o documento passa a ser lei do município.

    A primeira infância é um período fundamental no desenvolvimento mental, emocional e de socialização do indivíduo. No sentido de garantir os direitos das crianças, o Unicef e o Governo do Estado lançou esta proposta da elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, que foi abraçado pelo município de Caetité. Para Ana Rebouças, coordenadora do CRAS e articuladora do Selo Unicef do município, as ações em prol da crianças já é um compromisso já assumido pela Administração. “Entendemos que a infância é a base, e vamos continuar fazendo o que for possível para melhorar cada vez mais o nosso futuro. Prova disso foi a conquista do Selo Unicef na edição 2009- 2012 confirmando as melhorias dos índices. E com vistas em melhores resultados, aderimos na edição 2013-2016 do Selo”, destacou Ana Rebouças. A Presidente do CMDCA, Juliana Moreira, frisou sobre a importância de se garantir uma infância justa, plena e feliz para a construção do caráter humano. “As nossas crianças merecem, e tem direito, a qualidade de vida e oportunidade de pleno desenvolvimento. Este é nosso objetivo.”

MAIS NOTÍCIAS