• Projeto Saber Mais qualifica 86 profissionais em Caetité

    20/11/2013 - 00:00


    REGIÃO
    Por Jane Santos

    A importância da educação para a transformação e desenvolvimento do Brasil norteou os discursos e conversas durante a entrega de certificados dos cursos do Projeto Saber Mais de 2013. Conforme destacou o gerente da Unidade de Concentrado de Urânio da INB em Caetité, Hilton Mantovani Silva, “a INB entende que é pela educação que as pessoas se tornam capazes de contribuir para o bem estar da sociedade onde vivem, de criar e ser independentes e ter realmente valor”.

    A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu nessa terça-feira, 19 de novembro, no auditório da Casa Anísio Teixeira, em Caetité, e contou com um público especial: 86 jovens que acreditam na importância da qualificação para o crescimento profissional.

    Jovens como a estudante de Ciências Biológicas, Aline Silva Boa Sorte, 23 anos, que não mediu esforços para frequentar o curso. “Foi uma aventura, pois sou de Igaporã, e na época trabalhava como professora de informática à noite, vinha todos os dias para fazer o curso do Saber Mais em Caetité”, relata. Mas segundo ela mesma, os desafios sempre vão fazer parte da vida e é importante superá-los, principalmente quanto está relacionado à aquisição de conhecimento. “A técnica que eu aprendi hoje talvez não seja a técnica do amanhã. Então sempre é importante aperfeiçoar esse conhecimento”, conclui.

    Conforme destacou Felipe Pereira da Palma, 20 anos, que participou do curso de Auxiliar Administrativo em Estatística e Finanças, essa iniciativa é muito importante porque Caetité está crescendo e é preciso capacitar os jovens e prepará-los para o mercado de trabalho. Já William Coutrim Xavier, 24 anos, enfatizou que já trabalha com vendas e teve várias informações novas que não conhecia e que hoje já está aplicando na empresa em que trabalha. “Todos participaram ativamente e os professores são muito bem preparados”, afirmou.

    O Projeto Saber Mais é uma das iniciativas de responsabilidade social da INB, realizada em parceria com o Senai, que desde 2010, investiu R$504.588,92 e já contribuiu para a qualificação profissional de 312 jovens. No primeiro ano, foram capacitados 61 jovens nos cursos de Qualificação em Mineração e de Instalador Polivalente. No ano seguinte, 74 jovens concluíram os cursos de Mecânica de Moto, Qualificação em Mineração e Fabricação de Estofados com Capotaria. Também em 2012, o curso Cozinha Brasil em parceria com o Sesi, teve 91 participantes. Em 2013, 86 jovens finalizaram os cursos de Atendimento ao Cliente, de Auxiliar Administrativo em Estatística e Finanças e de Auxiliar Administrativo em Estoque e Suprimentos.

    Também participaram da cerimônia de entrega dos certificados representantes de instituições parcerias da INB: Sílvio Wellinton Santos (Senai), Marcus Antônio Pereira da Silva (presidente da CDL) e Rosany Kátia Vilasboas Moreira e Silva (diretora do Cetep).

MAIS NOTÍCIAS