• Caetité sedia capacitação sobre estratégias para o convívio com a seca

    13/11/2013 - 00:00


    REGIÃO

    A manhã do dia 12 de novembro foi rica em esclarecimentos, técnicas e estratégias simples, mas que fazem toda a diferença para o convívio com a seca. A capacitação, realizada pela Cootraf – Cooperativa de Assessoria Técnica Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – reuniu agricultores familiares dos municípios de Caetité, Caculé, Rio do Antônio, Ibiassucê e Pindaí.

    Dentre os temas trabalhados estiveram: sustentabilidade, barragem subterrânea, cisternas, tanques de pedra, plantação de plantas com maior adaptação com o clima seco (como seriguela, umbu, com destaque para a palma).

    O técnico da Secretaria de Agricultura de Caetité, Exupério Lédo Silva, foi palestrante sobre a plantação da palma adensada, uma das ações que tem destacado Caetité nas ações de combate à seca. “A palma é de grande importância para nós! Ela é quem salva o nosso rebanho, pois continua verde quando o pasto seca. A produtividade é ainda maior quando o cultivo é da palma adensada (que não tem espinho), que além de maior facilidade no manuseio, tem mais proteína na sua composição e produz 10 vezes mais que a palma tradicional. A produção passa de 40 toneladas da tradicional para 400 da adensada. E se o cultivo for irrigado e adubado, pode chegar até 800 toneladas”, explicou Exupério Lédo.

    No município de Caetité, a Secretaria de Agricultura dentre as suas ações de convívio com a seca, incentiva e apoia o cultivo da palma, com orientação ao cultivo. Já foram distribuídas gratuitamente 70.000 mudas de planta; construídos dois campos experimentais de palma adensada com extensão de 0,5 hectares cada, localizados nas comunidades de Lagoa de Fora e Sapé, que poderão produzir até 400 toneladas ao ano; está iniciando a ampliação do campo experimental de Maniaçu e foi dado início também ao cultivo do mandacaru sem espinho.

MAIS NOTÍCIAS