• Caetité: Assaltos na zona rural, policiamento na cidade não é suficiente

    29/10/2013 - 00:00


    REGIÃO

    Caetité mais uma vez sofre com a negligência do governo estadual, com o esvaziamento e abandono das forças policiais. Com uma delegacia sucateada, e policiamento militar diminuído, crimes levam terror a vítimas inocentes.

    No último concurso da PM vários agentes passaram para Caetité mas logo foram transferidos, ficando um contingente mínimo e insuficiente. A delegacia de polícia teve reformas urgentes realizadas pela prefeitura, mas atua com delegado substituto e apenas após pressões é que parte do efetivo para atender as ocorrências voltou. Isto se deu após audiência pública na Câmara de Vereadores, no começo do ano. Também o efetivo de PM teve um pequeno aumento – mas a cidade precisa de muito mais.

    Hoje com mais de 50 mil habitantes, polo energético e minerador, não apenas a sede, como os distritos necessitam de muito mais segurança. Já passou o tempo de Caetité sediar um Batalhão da PM, ao invés de continuar com uma simples companhia.

    Assaltos aterrorizantes

    Segundo apurou o Caetité Notícias, por volta das 10h da noite na última sexta-feira (25/10) um morador da região do distrito de Maniaçu passou momentos de terror com ação de bandidos. Dois meliantes invadiram sua residência, ameaçando o homem com um revólver. Num gesto impensado, mas natural, ele conseguiu apagar a luz e, no escuro, escapou incólume apesar dos vários tiros disparados pelos assaltantes. Os dois ladrões fugiram, sem deixar pistas.

    No sábado (26/10) outro assalto ocorreu, desta feita na localidade do Brás (entroncamento que une as BRs 430 e 030) um lavrador que seguia numa caminhonete foi rendido por dois homens numa motocicleta, e teve todo seu dinheiro levado pelos meliantes, que fugiram em seguida.

    No domingo (27/10) foi a vez de um comerciante do povoado de Santa Luzia (distrito-sede) ser aterrorizado. Ao trafegar por estrada vicinal, teve que reduzir num cruzamento, onde foi abordado por dois assaltantes armados, que levaram R$ 200,00.

    A insegurança está cada vez maior na zona rural, onde o efetivo local não dispõe dos meios para proceder ações preventivas, nem investigatórias. Moradores estão com medo e, apesar das informações colhidas, as vítimas não quiseram se identificar, e o Caetité Notícias não pôde apurar sequer se as ocorrências foram registradas – tal é o receio de possíveis represálias.

     

    Ederson Albert - CN

MAIS NOTÍCIAS