• Caetité: Câmara de Vereadores realiza audiência pública para debater aumento da violência

    30/05/2013 - 00:00


    REGIÃO

    Por uma iniciativa da Câmara de Vereadores,  foi realizada nesta quarta-feira (29/05), audiência pública para debater a problemática do real aumento da violência na cidade de Caetité. Diversas autoridades foram convidadas a participar da audiência. Prefeitura, Ministério Público, Poder Judiciário, Policia Civil, Policia Militar, Governo do Estado como também outras lideranças do município e região.

     Resumidamente toda a situação da segurança pública de Caetité foi  relatada e debatida durante o encontro. Sabemos que é dever do Governo do Estado esta questão. Mas o que fica claro, é a necessidade  de uma ação conjunta, urgente e rápida para amenizar a situação. É triste para um cidadão de bem, ouvir das autoridades o verdadeiro estado da segurança pública na Bahia e no Brasil.  Ações devem ser  tomadas a curto, médio e longo prazo em Caetité, haja vista que a delegacia da cidade no momento esta interditada, (apesar de estar em obras de reforma executada pela Prefeitura), não existem policiais civis suficientes para a demanda, o delegado no momento é substituto e responde por três cidades (apesar da sua imensa boa vontade) e o  número de policiais militares ainda não é o bastante para a cidade. Diante disto, ainda encarramos um código penal  brasileiro antigo e defasado que hoje  literalmente “defende” o criminoso.

    Além dos problemas, soluções imediatas e a longo prazo foram apresentadas na audiência:

    Instalação de câmeras em todo o centro da cidade, para conter a onda de assaltos. (Iniciativa privada).   

    Fortalecimento da Polícia Civil com admissão de novos funcionários para elucidação de crimes.

    Aumento do contingente da Policia Militar.

    Atuação da companhia Caesg na cidade.

    Campanhas de conscientização da população sobre uso de drogas.

    Convênio entre prefeitura e estado para manutenção da segurança pública.

    Essas ações serão cobradas pelo poder legislativa, através de documento assinado pelos presentes. A sociedade caetiteense e toda a população espera uma resposta dos poderes, bem como a participação ativa da iniciativa privada que estão presente no município. Empresas que foram tão lembradas na audiência pela maioria dos oradores.

    Chega desta conversa de projeto tal,  de patrocínio aqui. O que queremos é um investimento em qualidade de vida, investimento este, tão pequeno comparado a fortuna que as empresas explorarão da  cidade.   Aguardamos ansiosos a chegada de dias mais tranquilos! E que a audiência não fique apenas no papel e palavras. 

     

    Ederson Albert - CN

MAIS NOTÍCIAS