voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Brumado: jovem é agredido após rejeitar convite para retornar ao antigo emprego.

Quinta - 29/03/2012 - 00h00

Ao comparecer na delegacia de Brumado, na tarde desta quarta-feira (28), um jovem, que preferiu não ser identificado, alegou ter sido agredido pelo ex-patrão com um corte na altura da sobrancelha, enquanto aplicava gesso em uma residência. Segundo a vítima, o ex-patrão adentrou no local em que ele trabalhava e o convidou para trabalhar com ele novamente. Como o rapaz negou o convite, o homem o agrediu com um capacete, que provocou o corte e um hematoma abaixo do olho. A polícia manteve o nome do suposto agressor em sigilo, pois o caso está sendo investigado. A vítima fez exame de corpo de delito e, em seguida, foi atendida no Hospital Professor Magalhães Neto, onde recebeu alguns pontos no local do ferimento.

Salvador - Primeira Capital do Brasil completa 463 anos.

Quinta - 29/03/2012 - 00h00

Salvador comemora 463 anos hoje, primeira capital do país, uma das cidades consideradas mais belas do mundo com seus cartões- postais, como a Basílica do Bonfim, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e as praias, que encantam não só os nativos como os turistas que vêm à cidade, em busca de diversão, alegria, apreciar a natureza e a culinária da terra. 


A Fundação Gregório de Mattos iniciou uma vasta  programação desde o começo do mês, mas que se estende até amanhã,  como a  exposição “Um olhar sobre Salvador”, reúne trabalhos de artistas plásticos do Centro Histórico, no Museu da Cidade, das 9 às 17 horas; “Um olhar sobre a Liberdade”, fotografias tiradas pelas crianças moradoras da região da Liberdade, na Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, também das  9 às 17h.
 
Muito concorrida foi a Exposição Fotográfica: “Salvador Ontem e Hoje”, imagens da Cidade de Salvador nos anos 40 e em 2005, acervo iconográfico do Arquivo Histórico Municipal de Salvador , na Casa do Benin, que terminou no dia 25.
 
Além de exposições, o público conta com espetáculos, shows,  palestras, bate-papo, aula inaugural, oficina, leitura orientada sobre a história da cidade. Tudo isto ministrado em vários órgãos da cidade como escolas, bibliotecas, museus e espaços culturais.  
 
No Salão do Museu da Cidade, a arte-educadora Petinha Barreto contará histórias sobre as lendas de Yemanjá e Oxossi, para alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino, amanhã (30), às 10 horas.
 
No dia do aniversário da cidade, hoje, o Espaço Cultural da Barroquinha apresenta show de Reggae, com a participação de vários artistas, às 19h. Encerrando a programação do Espaço, amanhã (30), também às 19h, o público apreciará a black music de Dão e a Caravana Black.  
 
A Casa do Benin apresentou a exposição fotográfica “Salvador Ontem e Hoje” e inaugurou o Centro de Referência em Dança Negra, com workshop e exibição de vídeos sobre a Dança Negra. Dançarinos de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Bahia e Estados Unidos participam do evento, sob a coordenação de Elísio Pita.  Ainda na Casa do Benin, hoje a partir das 16h tem desfile de penteados afro, com a cabeleireira Negra Jhô, e apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul,.
 
Para encerrar, amanhã, entre 15 e 17h, o Benin receberá a aula espetáculo de Samba de Roda – com apresentação de grupos de Salvador e de cidades do interior – coordenada pelo presidente da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Edvaldo Bolagi.
Fonte: Tribuna da Bahia
JJS

Agência do BB é assaltada em Ibitiara

Quinta - 29/03/2012 - 00h00

O Banco do Brasil da cidade de Ibitiara, na Chapada Diamantina, a cerca de 535km de Salvador, foi assaltado na manhã desta quinta-feira (29), por volta das 10h30. A quadrilha, formada por oito homens encapuzados, chegou à cidade em uma caminhonete Chevrolet S10 verde, invadiu a agência e levou todo o dinheiro dos caixas.

Clientes e funcionários ficaram assustados. O cofre da agência havia sido abastecido na quarta-feira (28), segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia.

Na fuga, os bandidos levaram o gerente, um guarda e quatro correntistas, que foram liberados num povoado vizinho.

Depois, segundo a polícia local, o bando tocou fogo na S10 e seguiram em fuga em um Fiat Strada cabine dupla de cor verde. A polícia suspeita de quatro homens que chegaram na cidade recentemente.

Com a ocorrência, segundo o sindicato, sobe para 56 o número de ataques a bancos na Bahia. No mesmo período do ano passado, foram 22 registros em todo o Estado.

Fonte: A Tarde


Wagner critica radialistas políticos

Quarta - 28/03/2012 - 00h00

Em seu pronunciamento na solenidade comemorativa da 200ª edição do Conversa com o Governador, programa semanal difundido em rádios e blogs da Bahia, realizada na manhã dessa terça-feira (27), no Hotel Fiesta da Bahia, em Salvador, o governador Jaques Wagner criticou os profissionais do rádio que usam esse importante meio de comunicação para atacar adversários políticos. Para Wagner os que pensam que estão formando uma opinião com ataques estão muito enganados. “Campanha política eu sei que tem em muitas rádios, jornais, etc. O cidadão faz o alinhamento político. Eu acho que isso não é bom para a imprensa. Uma coisa é você criticar outra coisa é você ser parte de uma campanha política. Eu acho que proselitismo na informação não combina com democracia. Eu acho que uma coisa é você se posicionar para levar a informação à população, outra coisa é você usar um microfone para fazer a sua campanha política. Cada um tem liberdade de imprensa, cada um fala, mas em minha opinião não é isso que pega e o exemplo mais clássico é esse que eu acabei de citar quando o povo votou contra a chamada opinião pública na presunção daqueles que achavam que podem fazer a cabeça. A gente até faz se a cabeça for feita dentro de um grau de mais ou menos xis por cento da realidade” discursou Wagner se lembrando das críticas sofridas por ele e pelo ex-presidente Lula.

(Anderson Oliveira, direto de Salvador)


Projeto antibaixaria é aprovado pela Assembleia Legislativa

Quarta - 28/03/2012 - 00h00
Luiza Maia (PT), autora da Lei.

Foi aprovado na noite desta terça-feira (27) pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o projeto de lei antibaixaria, de autoria da deputada Luiza Maia (PT), por 43 votos a 9. 

Antes, o projeto foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça; e Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Aprovado em primeiro turno, o projeto ainda teve uma emenda acrescentada, excluindo as danças e coreografias do texto - agora, ele se aplica somente a bandas que exponham mulheres com as músicas.

Maia falou hoje na tribuna que fez o projeto "porque realmente precisava ser dado um freio. Ninguém suporta mais", disse, ressaltando que recebeu apoio de várias instituições, das delegadas da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e até da primeira-dama do estado, Fátima Mendonça.

O deputado Carlos Geilson (PTN), que pediu vista na votação da semana passando, levando ao adiamento da votação, votou favoravelmente hoje. Agora o projeto será enviado para sanção do governador Jaques Wagner, que já declarou publicamente que apoia a lei antibaixaria.  

Com a lei antibaixaria, fica proibido o uso de verbas públicas para contratação de artistas que exponham as mulheres a situação de constrangimento ou que incentivem a violência através de suas músicas durante shows.

O artista contratado com verba pública para algum show não poderá executar estas músicas consideradas ofensivas às mulheres - e caso o faça pagará uma multa, determina o projeto de lei. O objetivo é combater o preconceito e também diminuir os índices de agressão à mulher.

Fonte: Correio da Bahia

JJS

Caetité: Mais um caminhão tomba em curva na BR-030.

Quarta - 28/03/2012 - 00h00

Por volta das 9:45 h desta manhã (28/03), um caminhão carregado de alimentos de placa policial JOZ- 4797 de Vitória da Conquista, sobrou e acabou capotando na famosa curva próximo ao Peri-Peri na BR-030. O caminhão ficou virado no meio da pista, dificultando o tráfego.

Estavam no veículo duas pessoas. O motorista sofreu um grande corte na cabeça e foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado a UPA 24 de Caetité, seu estado de saúde é estável. Já o passageiro saiu ileso do acidente e permaneceu  no local vigiando a carga para que a mesma não sofresse qualquer tipo de saque.

O departamento de trânsito atuando com extrema rapidez controlou o  tráfego de veículos pela pista.

Felizmente os ocupantes não sofreram maiores problemas no acidente.

Ederson Albert - CN

Caetité é citada em matéria no site Folha de São Paulo

Quarta - 28/03/2012 - 00h00

MATÉRIA PUBLICADA NA FOLHA DE SÃO PAULO:

Cidade baiana cancela Carnaval fora de época por causa da seca

DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO

A estiagem que fez a Bahia decretar situação de emergência em 158 cidades obrigou o município de Caetité (651 km de Salvador) a cancelar a micareta que aconteceria no próximo mês.

O prefeito José Barreira (PSB) considerou que não há condições de realizar a Micaetité, que aconteceria de 27 a 29 de abril. Não chove no município desde dezembro, e a seca atinge seus 48 mil habitantes.

Em alguns bairros, só chega água uma vez por semana. Até as creches têm ficado sem abastecimento.

Cerca de 90% da safra de feijão e milho está perdida, calcula a administração municipal. A vazão dos poços artesianos caiu de 10 mil para 4.000 litros por hora.

"A realização [da festa] seria uma incoerência diante do atual quadro do município", disse Barreira.

O prejuízo ainda não foi calculado, mas, segundo o prefeito, em outras edições da micareta a cidade chegou a receber 10 mil visitantes.

A prefeitura informou que a decisão de cancelar o Carnaval fora de época foi tomada em acordo com diretores de blocos e associações carnavalescas. Os contratos firmados pelo município foram suspensos sem custos para os cofres públicos.

RECURSO FEDERAL

Na segunda-feira (26), o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 232 milhões para o governo da Bahia. Os recursos devem ser usados para construção de pequenas barragens, cisternas e de 1.240 sistemas coletivos de abastecimento até 2013. O dinheiro também deve cobrir gastos com carros-pipas, cestas básicas e medicamentos.

Cerca de 2 milhões de pessoas já foram afetadas pela estiagem em toda a Bahia. Se não chover até o fim de março, o Estado registrará a maior seca dos últimos 30 anos, diz a Secretaria da Casa Civil.

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a previsão do tempo para a Bahia --exceto o litoral -- é de sol e poucas nuvens nos próximos dias.

TJ-BA define lista tríplice que disputará cargo de desembargador

Quarta - 28/03/2012 - 00h00

O Tribunal de Justiça da Bahia decidiu a lista tríplice dos nomes que disputarão a vaga de desembargador. Anteriormente, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)enviou uma lista sêxtupla, de onde foram retirados os três que agora serão analisados pelo governador Jaques Wagner. No final, caberá a ele escolher um. A lista tríplice é formada pelo ex-procurador-geral do Município de Salvador, Pedro Guerra, que recebeu 29 votos. Em seguida, Custódio Brito teve 24 votos e Antônio Cézar Joau ganhou 22 votos.

 Comentário do Blog do Latinha: O Vereador José Carlos Latinha está firme na corrente de apoio ao nome de Dr.  Custório Brito para o cargo de Desembargador.

Latinha

Lei Geral da Copa é aprovada pela Câmara dos Deputados

Quarta - 28/03/2012 - 00h00

Após muito imbróglio, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (28), o projeto da Lei Geral da Copa. As emendas à matéria do relator Vicente Cândido (PT-SP) ainda são discutidas. A apreciação do texto aconteceu em votação simbólica. Quase a totalidade dos deputados presentes apoiou a proposta. Os parlamentares do PSOL foram únicos que votaram contra. A medida disciplina os direitos comerciais da Federação Internacional de Futebol (Fifa) na realização da Copa do Mundo de 2014 e estabelece privilégios temporários à entidade e seus associados durante o evento esportivo. Entre os destaques que ainda serão votados, o mais polêmico é o que retira do texto a possibilidade da venda e do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante o mundial. 

Jequié: Decretada situação de emergência por conta da seca

Terça - 27/03/2012 - 00h00

Em razão da prolongada estiagem que castiga o semiárido de Jequié, o prefeito Luiz Amaral (PMDB) decreta Situação de Emergência no Município. O Decreto n° 12.409, de 16 de março de 2012, deve vigorar por um período de 90 dias, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 180 dias. O documento será enviado ao Governo do Estado da Bahia para homologação, o que permitirá a ampliação das medidas capazes de diminuir o sofrimento dos moradores das regiões mais afetadas. O prefeito Luiz Amaral autorizou as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Infraestrutura, Serviços Públicos e outras para atuarem de forma integrada com medidas de atendimento a população atingida com a seca. De acordo com controle mensal de pluviometria do Departamento de Desenvolvimento da Agricultura/gerência regional de Jequié, nos meses de janeiro e fevereiro choveu apenas 76,6 na cidade, índice considerado baixo. Praticamente não choveu no último verão.

Planalto: Cegonheira trazia carros roubados

Terça - 27/03/2012 - 00h00

Um esquema para transportar carros roubados em caminhões cegonhas destinados a carros zero quilômetros foi desarticulado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Vitória da Conquista. Quatro carros com sinais de adulteração e placas falsas foram apreendidos na BR-116, num trecho localizado na área urbana da cidade. Fabricio Ribeiro da Silva, dono de um ferro velho, em Poções, é apontado como responsável pela carga e está sendo procurado pela polícia.  Segundo delegado Cléber Rocha Andrade, titular da DRFR/Vitória da Conquista, a carreta abordada pelos investigadores levava um veiculo VW Gol preto, ano 2011, placa EUZ – 8209, um Fiat Uno preto, ano 2006, de placa DTR- 6721, um Montana, na cor verde, ano 2009, placa EMH – 4335, e um Courrier, de cor branca, ano 2002, placa GXU – 9520.

Durante a averiguação foi constatado que os quatro veículos apresentavam numeração de chassi e motor adulterados, além das placas falsas. Surpreso, o motorista da carreta apresentou aos investigadores o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos veículos. Consulta ao site do Denatran mostrou que os documentos constam na lista de extraviados, furtados ou roubados, tendo sido preenchidos de forma fraudulenta com dados dos veículos originais. Conforme a Nota de Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (NCTRC), apresentado ao delegado Cleber Rocha Andrade pela Empresa Translobão Ltda., proprietária da carreta, o transporte dos veículos foi contratado na cidade de São Bernardo dos Campos – SP com destino a Planalto, por Fabrício Ribeiro da Silva.


Anderson Oliveira

Professores das universidades estaduais paralisam atividades no interior para protesto na ALBA

Segunda - 30/11/1999 - 00h00
Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

Professores das universidades estaduais prometem para a manhã desta terça-feira (01) um protesto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), pedindo a ampliação do orçamento para educação pública superior. Os professores, membros das Associações Docentes (ADs) que representam as quatro universidades estaduais, pedem a aprovação de uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. O protesto, marcado para às 10h, acontece quase um mês após os professores anunciarem que tiveram a negativa de uma audiência pública na Comissão de Educação da Alba. Na capital, a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) também vai participar da mobilização, mas garantiu que não haverá paralisação nem fechamento dos portões da instituição, com sede no bairro do Cabula. “O Ato Público também tem como objetivo denunciar o processo de precarização, imposto pelo governo Rui Costa, à educação pública superior da Bahia”, informou, em nota, a diretoria do sindicato. Ônibus trarão para Salvador professores e estudantes dos campi das universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc) e do Sudoeste Baiano (Uesb). Com informações do Correio.

Operação Imperador: Polícia Federal indicia prefeito de Candiba

Segunda - 30/11/1999 - 00h00
Foto: Reprodução

O Prefeito de Candiba Reginaldo Martins Prado e o sócio majoritário do escritório de contabilidade em Guanambi, foram indiciados pela Polícia Federal (PF) por envolvimento direto no esquema que desviou milhões de reais dos contratos de transporte escolar. As prisões fazem parte das investigações da operação batizada como Imperador. Os indiciados deverão responder por crime de responsabilidade, fraude à licitação, crime organizado, associação criminosa e peculato. As penas máximas, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de reclusão. O nome da operação é uma referência ao principal investigado, o prefeito da cidade de Riacho de Santana, que tem o mesmo nome de dois imperadores romanos. De acordo com as investigações, o esquema aconteceu entre 2009 e 2015. Ao longo desses seis anos, parentes, pessoas próximas e o próprio Prefeito se beneficiaram do esquema, segundo a PF. Os proprietários das empresas envolvidas e o contador que auxiliava a organização criminosa também são alvos da operação.

Quatro pessoas são detidas com arma, drogas e moto roubada em Guanambi

Segunda - 30/11/1999 - 00h00
Foto: Ivan Martins | Sudoeste Bahia

Duas pessoas foram presas e dois menores foram apreendidos por policiais do Serviço de Investigações (SI), da 22ª Coordenadoria de Policia do Interior (22ª Coorpin), nesta quarta-feira (30/11), no Bairro Belo Horizonte em Guanambi. Com os suspeitos, os policiais apreenderam um revólver calibre 32,  uma motocicleta modelo Honda Bros com restrição de furto/roubo no município de Brumado, seis celulares, um aparelho home theater, duas máquinas fotográficas, um vídeo game Playstation 2 , seis pedras de crack, além de uma porção de maconha. Os suspeitos foram levados à delegacia da cidade. Edison Luiz da Silva e Joseane Oliveira Nunes foram autuados em flagrante e vão responder pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e receptação. Os adolescentes foram ouvidos e depois liberados em companhia dos responsáveis.