• Suspeito de atropelar e matar mulher em Jequié é identificado pela polícia

    Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 15:00


    JEQUIÉ

    - O suposto responsável pelo atropelamento e morte de Sandra Breia Cavalcante Paim, de 41 anos, que ocorreu no dia 20 de fevereiro deste ano, em Jequié, foi identificado pela polícia. De acordo com informações da Polícia Civil (PC) noticiadas pelo site G1, o homem afirmou que conduzia um veículo pela  Rua José Moreira Sobrinho, conhecida como Ladeira da Balança, quando foi surpreendido pela vítima atravessando a via. Ainda conforme a versão apresentada pelo suspeito, Sandra teria voltado para a pista e, com isso, ele não conseguiu desviar da vítima. O indivíduo disse ainda que não prestou socorro a Sandra por medo de linchamento, já que o local logo começou a juntar populares. A PC também informou que o suspeito tentou fazer ocultação de provas, ao realizar reparos no carro e depois revendê-lo na cidade de Rio Verde, em Goiás (GO). “Agora vamos expedir carta precatória para a delegacia que responde pela cidade de Rio Verde, para levar o veículo pra fazer perícia. Porque é mais um elemento de informação, caso ele [o suspeito] queira desfazer a confissão na delegacia. Porque ele pode, em juízo, desfazer. A gente vai pedir a perícia, juntar com o laudo pericial com o laudo necropsia, o interrogatório dele, as câmeras que obtivemos, e ele será indicado por homicídio culposo, agravado por omissão de socorro e ocultação de provas”, explicou Moabe Macedo, delegado de polícia de Jequié. Entendendo o caso: Sandra estava acompanhada com uma filha e uma neta, quando ao atravessar a referida rua, foi atingida por uma Saveiro, na cor preta, que de acordo com testemunhas, trafegava em alta velocidade. As testemunhas também informaram que a vítima empurrou a filha e a neta, mas não conseguiu evitar que fosse atropelada. O Samu-192 chegou a prestar socorro a Sandra, encaminhando-a para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, mas a mulher não resistiu e veio a óbito na unidade.

  • Prefeitura de Barreiras decreta situação de emergência devido à pandemia

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Juliana Rodrigues

    17/03/2021 - 13:30


    REGIÃO

    - Com o avanço da pandemia de Covid-19 na Bahia, a Prefeitura de Barreiras decretou situação de emergência por 60 dias, devido ao crescente número de pessoas infectadas principalmente na região Oeste. O decreto, publicado no Diário Oficial do Município de ontem (15), leva em consideração o alto índice de contaminação no município nos últimos dias, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, próxima ao patamar de 100%, bem como a identificação de duas variantes (P1 e P2 da Covid-19) detectadas pelo Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A declaração de situação de emergência pode ser prorrogada ou revogada conforme alteração do quadro pandêmico vivenciado pelo município. Com o decreto, fica dispensada a abertura de licitação para aquisição de bens e serviços, inclusive de engenharia destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública.O Decreto nº 85, que também leva em consideração a necessidade de outras medidas de prevenção e controle para o enfrentamento da Covid-19, pode ser conferido no site da prefeitura de Barreiras.

  • Sobe para 15 o número de mortes pela Covid-19 em Riacho de Santana

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 11:45


    RIACHO DE SANTANA

    - De acordo com boletim epidemiológico divulgado no início da noite de ontem (16), pela Secretaria de Saúde de Riacho de Santana (Sesau-Riacho de Santana), houve uma morte relacionada à Covid-19 no município. Com o óbito em questão, Riacho atingiu a marca de 15 mortes causadas por complicações da Covid-19. No município, 184 pessoas estão tratando a doença, dos quais 26 seguem internados. Ao todo, a cidade já registrou 1.006 casos de Covid-19 ante 807 casos de recuperação. 68 casos suspeitos estão sendo analisados pela Sesau-Riacho de Santana.

  • Caetité: Departamento de Trânsito realiza manutenção em semáforos

     Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    17/03/2021 - 11:36


    CAETITÉ

    - Visando melhorias nas condições de sinalização eletrônica, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e o Departamento de Iluminação Pública realizaram a manutenção dos semáforos, localizados nas proximidades do Cemitério Ladeira da Saudade, para evitar acidentes e melhorar a trafegabilidade de quem circula pela vias. De acordo com o Demutran, após solicitação de moradores e motoristas que trafegam pelo local, foram realizadas as trocas dos conjuntos de leds (grupo focal), limpeza e ajustes dos sinais semafóricos.

  • Rui Costa se reúne com prefeitos para pedir agilidade na vacinação

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Adele Robichez

    17/03/2021 - 11:01


    Governador ainda informou que novo lote de vacinas ainda têm como público alvo idosos com mais de 75 anos

    BAHIA

    - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou hoje (17) que fez reuniões com prefeitos para solicitar agilidade na vacinação com o objetivo de reduzir a pressão sob o sistema de saúde do estado. Além disso, informou que o novo lote de vacinas contra a Covid-19 distribuídas hoje para os municípios baianos ainda têm como público alvo idosos com mais de 75 anos de idade. “Eu tenho me reunido com os prefeitos nesses últimos dias, pedindo a eles para acelerar a vacinação. Inclusive, tenho pedido para não interromperem a vacina no sábado e no domingo, ou seja, seguirem vacinando o mais rápido possível. Isso tudo ajuda, essa vacinação, a diminuir a pressão sobre o sistema de saúde”, disse o dirigente. De acordo com Rui, a rapidez na imunização refletirá na diminuição de necessidade de internações pela doença. “Então, é vacinar, vacinar e revacinar e não interromper nem sábado nem domingo para a gente ir reduzindo essa pressão, porque mesmo com a primeira dose, você já tem um efeito positivo na redução do da demanda por leitos hospitalares”, explicou. “Ainda estamos na etapa de idosos acima de 75 anos, ainda não conseguimos cobrir todas as pessoas dessa faixa etária. Por isso, essas vacinas que chegaram também se destinam a esse público”, informou o governador. Chegaram hoje (17) à Bahia, 308,6 mil doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. Destas, 200 mil estão sendo distribuídas para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e municípios do interior do estado. 

  • Governador faz novo apelo para que prefeitos cumpram medidas restritivas

     Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Alexandre Santos

    17/03/2021 - 10:30


    Rui Costa pediu "sacrifício" do comércio aos sábados e domingos: "É melhor isso do que ter que fechar a semana inteira"

    BAHIA

    - O governador Rui Costa (PT) fez um novo apelo para que prefeitos do interior cumpram os decretos estaduais de toque de recolher e que proíbem o funcionamento de atividades não essenciais durante o fim de semana. Embora as medidas contra o avanço da Covid-19 estejam em vigor na maioria dos municípios baianos, alguns gestores decidiram liberar o comércio de rua, shoppings, academias, igrejas e bares e restaurante no pior momento da pandemia. “Eu volto a reiterar o meu pedido, o comércio precisar dar a sua contribuição, sei do sacrifício do esforço. Mas nessas cidades são apenas dois dias sem funcionar pra que a gente tenha dois dias distanciamento. Ontem, no Rio Grande do Sul, tivemos 502 óbitos. Uma população muito menor que a Bahia: 502 óbitos. Então a tragédia se anuncia no Brasil. O colapso se anuncia. Ontem chegamos à quase 3 mil óbitos por dia no Brasil. Então a situação é muito grave, e eu reitero aqui que nós temos que contribuir nessas medidas”, pediu o governado em entrevista à RecordTV Itapuã na manhã desta quarta (17). “É melhor isso do que a situação se agrave e ter que fechar a semana inteira”, reiterou Rui Costa. A determinação do governo baiano é que apenas segmentos como saúde, supermercados e postos de gasolina, por exemplo, possam funcionar entre 20h e 5h. A medida, que foi prorrogada no último fim de semana, visa desafogar o sistema de saúde e, sobretudo, a fila de doentes à espera de vagas de UTI —hoje, 86% dos leitos estão ocupados, conforme atualização mais recente. Em um alerta divulgado na terça-feira (16), o secretário estadual Saúde, Fábio Vilas-Boas, apontou um risco de colapso nos municípios que vêm flexibilizando restrições. Segundo o secretário, casos os prefeitos não recuem de suas decisões, terão de enfrentar uma situação ainda mais drámático.

  • Suspeito de matar dono de bar a tiros em Malhada se entrega à polícia

    Foto: Reprodução | Acervo Pessoal Foto: Reprodução | Acervo Pessoal
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    17/03/2021 - 09:30


    MALHADA

    - Na tarde de ontem (16), Osmarino dos Santos Cardoso, conhecido com “Bazim”,  de 41 anos, se apresentou na Delegacia de Polícia Territorial (DPT) de Carinhanha, acompanhado de um advogado, por ser apontado como responsável pela morte de Adelcilio Rocha Ribeiro, conhecido como “Dil”, 38 anos, com um tiro de arma de fogo. Conforme informou o site Folha do Vale, Bazim foi liberado, pois não havia sido expedido um mandado de prisão contra ele, já que o flagrante não foi registrado.  No entanto, o suspeito confessou o crime e se mostrou disposto a colaborar com as investigações. Entenda o caso: Na madrugada do último sábado (13), por volta das 4h,  no distrito de Canabrava, na cidade de Malhada, o comerciante Aldecilio Rocha Ribeiro, de 38 anos, conhecido como “Dio” foi morto a tiros, dentro de um bar do qual ele era proprietário, após se recusar a vender bebida alcóolica para o suspeito em questão.

  • Pesquisa aponta rejeição recorde a Bolsonaro de 54% na gestão da pandemia

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Matheus Simoni

    17/03/2021 - 08:15


    POLÍTICA

    - A pesquisa do instituto Datafolha apresentada hoje (17) aponta um recorde na rejeição do trabalho do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19. De acordo com o levantamento, 54% dos brasileiros veem sua atuação como ruim ou péssima. Na pesquisa passada, realizada em 20 e 21 de janeiro, 48% reprovavam o trabalho de Bolsonaro na pandemia.? A pesquisa desta semana aponta que o índice daqueles que acham sua gestão da crise ótima ou boa passou de 26% para 22%, enquanto quem a vê como regular foi de 25% para 24%. Não opinaram 1%.O instituto ouviu por telefone 2.023 pessoas nos dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. Consideram o presidente o principal culpado pela fase aguda da pandemia, que já matou mais de 280 mil no país e vê um colapso nacional do sistema de saúde devido ao pico de infecções, 43% dos ouvidos. Nesta semana, o quarto ministro da Saúde do governo Bolsonaro foi anunciado: Marcelo Queiroga assume a pasta que era ocupada por Eduardo Pazuello.Confira o detalhamento da pesquisa: 54% avaliam como ruim ou péssima a atuação de Bolsonaro na pandemia (janeiro: 48%; dezembro: 42%; agosto: 43%; junho: 49%; maio: 50%; abril: 45%; abril: 38%; abril: 39%; março: 33%). 22% avaliam como ótima ou boa a atuação de Bolsonaro na pandemia (janeiro: 26%; 27dezembro: 30%; agosto: 30%; junho: 27%; maio: 27%; abril: 27%; abril: 36%; abril: 33%; março: 35%). 24% avaliam como regular a atuação de Bolsonaro na pandemia (janeiro: 25%; dezembro: 27% agosto: 25%; junho: 23%; maio: 22%; abril: 25%; abril: 23%; abril: 25%; março: 26%). Não soube responder: 1%.

  • Brasil vacinou 10,3 milhões de pessoas contra Covid-19, diz consórcio de imprensa

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Adele Robichez

    17/03/2021 - 07:00


    Na Bahia, 739,3 mil pessoas receberam a primeira dose do imunizante

    SAÚDE

    - Um total de 10.389.077 pessoas receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus no Brasil, segundo o balanço da vacinação divulgado na noite de ontem (16) pelo consórcio de veículos de imprensa. Com isso, 4,91% da população do país foi vacinada contra a Covid-19. A segunda dose foi aplicada em 1,79% da população do país: 3.791.197 pessoas. No total, 14.180.274 doses foram aplicadas na nação brasileira (69,63% das doses recebidas pelos estados). Na Bahia, 739.357 pessoas receberam a primeira dose (4,95% da população do estado). Destas, 272.576 tomaram a segunda (1,83%). Foram utilizadas 1.011.933 vacinas para a ação. Desde o início da imunização, foram entregues ao estado 1.289.800 vacinas.

  • Homem mata o próprio sobrinho com golpe de faca em Malhada

    Foto: Reprodução | Folha do Vale Foto: Reprodução | Folha do Vale
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/03/2021 - 23:30


    MALHADA

    - Um homem de nome William de Jesus Silva, de apenas 24 anos, foi morto com um golpe de faca, pelo próprio tio, identificado preliminarmente como sendo Júlio César, vulgo “Durico”, na tarde desta terça-feira (16), por volta das 13h40, no distrito de Canabrava, zona rural de Malhada. De acordo com informação do site Folha do Vale, William teria ameaçado o tio de morte fazendo uso de uma arma de madeira, momento em que Durico reagiu, sacando uma faca. Foi então que William tentou fugir, mas tropeçou e, assim, foi golpeado pela arma branca na região do pescoço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) chegou a ser acionado, mas William foi encontrado morto. A Polícia Civil (PC) foi comunicada sobre o crime, e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) que fez a remoção do corpo, encaminhando-o para o Instituto Médico Legal (IML)de Guanambi.

  • Igaporã registra duas mortes por Covid-19 nesta terça-feira

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/03/2021 - 21:15


    IGAPORÃ

    - Subiu para 15 o número de mortes pela Covid-19 em Igaporã, informou a Secretaria de Saúde de Igaporã (Sesau-Igaporã), em boletim epidemiológico desta terça-feira (16). Nas últimas 24 horas, mais duas pessoas morreram, porém, a Sesau-Igaporã não informou o perfil das vítimas. Ao todo, Igaporã possui 74 casos ativos da doença, dos quais 7 foram registrados nas últimas 24 horas. No município, 7 pacientes estão internados. Em Igaporã, 425 casos foram confirmados, dos quais 336 pessoas podem se considerar recuperadas da Covid-19.

  • Guanambi possui 227 pessoas tratando a Covid-19

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/03/2021 - 20:00


    GUANAMBI

    - De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira (16), mais 50 pessoas testaram positivo para doença no município. Com isso, o total de casos ativos é de 227. Seguem aguardando resultado de teste 248 pacientes, ao mesmo tempo que Guanambi possui 37 pessoas internadas. No total, Guanambi tem 4.644 casos positivos ante 4.380 recuperados da doença. Com o óbito notificado hoje (16), Guanambi passa a contabilizar 37 mortes ocasionadas por complicações da Covid-19.

  • Em Brumado, mais uma pessoa morre pela Covid-19; óbitos chegam a 92

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/03/2021 - 19:30


    Nas últimas 24 horas, 121 pessoas testaram positivo para Covid-19 em Brumado

    BRUMADO

    - Mais uma pessoa morreu pela Covid-19 na cidade de Brumado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), na noite desta terça-feira (16), em atualização de boletim epidemiológico. Foi o 92º óbito na cidade de Brumado, o 8º nesta semana. A pasta, no entanto, não divulgou informações sobre o perfil da vítima. Nas últimas 24 horas, 121 pessoas foram infectadas pela doença e 57 pacientes estão hospitalizadas tratando a doença. Com os casos de hoje (16), Brumado chegou a 6.076 casos confirmados, dos quais 5.324 pessoas podem se considerar recuperadas da doença. Em Brumado, 181 aguardam resultado de teste para Covid-19.

  • Caetité registra 27 casos de coronavírus em um único dia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    16/03/2021 - 18:30


    CAETITÉ

    - De acordo com publicação da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), no fim da tarde desta terça-feira (16), em atualização de boletim epidemiológico, mais 27 pessoas foram infectadas pelo coronavírus, nas últimas 24 horas na cidade. Com os novos casos, a cidade passa a ter 1.261 casos confirmados, dos quais 1.164 caetiteenses podem se considerar recuperados da doença. No município, 37 pessoas estão aguardando resultado de teste, ao mesmo tempo que 15 pacientes com Covid-19 estão internados (8 em Caetité; 5 em Vitória da Conquista; 1 em Jequié e 1 em Salvador). Com 82 casos ativos (pessoas em fase de tratamento da doença), Caetité contabiliza 15 mortes ocasionadas pela Covid-19.

  • Bahia registra 4.608 casos de Covid-19 e 118 mortes pela doença em 24 horas

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Luciana Freire

    16/03/2021 - 18:15


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto para pacientes com coronavírus é de 86%, segundo a Sesab

    BAHIA

    - A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 4.608 novos casos confirmados da Covid-19 e 118 mortes em decorrência da doença, segundo boletim divulgado hoje (16) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Ao todo, dos 748.835 casos confirmados desde o início da pandemia, 718.002 já são considerados recuperados, 17.374 encontram-se ativos e 13.459 tiveram óbito confirmado. No estado, dos 1.296 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.120 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 86%.