• Caetité: comerciantes chamam atenção para medidas de contingência: “não precisamos colaborar com o colapso da economia”

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    11/03/2021 - 14:30


    CAETITÉ

    - Está circulando pelas redes sociais e também em veículos de mídia de Caetité, um comunicado em que comerciantes e empresários do município chamam a atenção para as medidas mais rígidas de contingência da Covid-19, principalmente as que impõem o fechamento, ainda que parcial, do referido setor, os chamados “toques de recolher”. Conforme o texto, os comerciantes alertam que se medidas tão duras continuarem sendo aplicadas, visto que, os números do quadro geral de coronavírus de Caetité estão controlados, o ramo de atividade comercial no município poderá realizar demissões em massa. “Nosso município não está em colapso na saúde, então não precisamos colaborar com o colapso da economia mantendo as empresas fechadas, porque se não daqui a pouco as pessoas não terão dinheiro nem para ir às compras nos mercados que estão abertos para garantir as necessidades básicas. Não estamos pensando apenas na economia, estamos focados na saúde também e, por isso, estamos sugerindo medidas e cuidados para que todos possam estar funcionando, mantendo o mínimo que seja essa roda girando. Porque se ela parar todos vão perder com isso. Diante do enorme risco de demissões em massa, que colocariam grande parte da população em situação de risco econômico”, diz assim um trecho do texto. Ainda sobre o comunicado, que foi chamado de “Carta Aberta dos Empresários e Funcionários do Município de Caetité”, a classe alega que a economia caetiteense é composta, em parte mais significativa, pelo setor de serviço e, que, portanto, não gera aglomeração. “Reiteramos que o Distanciamento Social não é sinônimo de Proibição do Trabalho e Fechamento de Atividades, tendo em vista que 99% do comércio e serviços do Município não possuem aglomerações, devido à crise financeira que prejudica todas as categorias comercial [Sic].”

  • Ciclista morre depois de um mês internado no Hospital Geral de Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    11/03/2021 - 13:30


    GUANAMBI

    - Na manhã desta quinta-feira (11), um ciclista de nome João Oliveira Guimarães, de 29 anos, morreu depois de um mês de ter sido atropelado por um caminhão, na na rotatória da UNEB, no dia 09 do mês passado. João estava internado em um leito de UTI, no Hospital Geral de Guanambi (HGG) desde então, mas não resistiu aos ferimentos causados pelo impacto da colisão. A vítima chegou a ser entubada. Conforme levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF-BA), foi registrado um aumento de 60% no número de mortes de ciclistas que trafegam pelas estradas do estado da Bahia em relação ao ano de 2020.  De acordo com a PRF-BA, no ano passado, 16 ciclistas morreram em plena prática da atividade em vias que cortam o estado.

  • Pazuello garante que irá assinar contrato com a Pfizer nesta quinta

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    11/03/2021 - 13:00


    Segundo o blog da jornalista Ana Flor, no G1, a intenção é receber 100 milhões de doses até setembro

    SAÚDE

    - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu, durante conversa com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que o contrato para a compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer será assinado hoje (11). As informações são do blog da Ana Flor, do G1. A promessa ocorre após o Ministério da Saúde reduzir mais uma vez a previsão de chegada de vacinas ao país. A previsão inicial era de 50 milhões de doses, mas o país receberá apenas 26 milhões. Em conversa com Pacheco, Pazuello afirmou que o governo negocia trazer todas as doses até setembro, o que tornará possível antecipar a vacinação no país. Antes, havia uma previsão de que todas as doses chegariam até dezembro. Interlocutores do ministério afirmaram ao blog que as negociações com a Pfizer estão concluídas e que há possibilidade de assinar também nesta quinta a compra de doses da vacina da Janssen, braço da Johnson & Johnson. O imunizante exige apenas uma dose.

  • Desemprego da pandemia atinge mais jovens, negros e região Nordeste

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Metro 1

    11/03/2021 - 12:00


    ECONOMIA

    - O desemprego recorde provocado pela pandemia do novo coronavírus teve efeitos mais devastadores sobre os mais jovens, os negros e a região Nordeste, segundo dados divulgados ontem (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2020, a taxa de desemprego no país bateu 13,5%, o maior valor desde o início da série histórica da pesquisa no formato atual, em 2012. Houve recorde de desemprego em 10 estados e no Distrito Federal, com os menores índices registrados nos estados da Bahia (19,8%), Alagoas (18,6%), Sergipe (18,4%) e Rio de Janeiro (17,4%). Na região Nordeste, a taxa média chegou a 16,7%. Em média, a taxa de desocupação cresceu 1,62% em relação ao ano anterior, mas entre pessoas pretas e pardas a alta foi maior, de 2,6 e 1,75 pontos porcentuais, respectivamente. Em todo o ano, a taxa de desemprego entre as pessoas que se autodeclaravam pretas, de 17,3%, era 58,7% superior à daquelas que se autodeclaravam brancas (10,9%). Entre a população com faixa etária entre 18 e 24 anos, a alta em relação a 2019 foi de 2,85 pontos percentuais. Em 2020, 29,5% dessa parcela estavam desempregados, mais que o dobro da média nacional.

  • Após sanção de lei que permite compra de vacinas, governo da Bahia vai agilizar aquisição da Sputnik V

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Juliana Rodrigues

    11/03/2021 - 08:30


    Segundo o governador Rui Costa, será formalizado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária o pedido de autorização para importação e aplicação da vacina na Bahia

    BAHIA

    - O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou hoje (11) que a gestão estadual vai tomar, por meio da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Saúde (Sesab), "todas as providências necessárias" para agilizar a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da vacina Sputnik V. Além disso, o governo da Bahia pretende formalizar junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária o pedido de autorização para importação e aplicação da vacina. A decisão vem após a sanção, por parte do presidente Jair Bolsonaro, da lei que permite a compra de vacinas contra a Covid-19 por estados, municípios e setor privado."Determinei imediatamente à Procuradoria Geral do Estado e à Secretaria Estadual da Saúde que tomem todas as providências necessárias para agilizar, com absoluta prioridade e urgência, a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da vacina Sputnik V. Também faremos com máxima brevidade a formalização junto à Anvisa do pedido de autorização para importação e aplicação da vacina na Bahia", publicou Rui nas redes sociais.

  • Anvisa autoriza importação de vacinas contra Covid-19 por estados, municípios e setor privado

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Adele Robichez

    11/03/2021 - 08:15


    Medida foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República Jair Bolsonaro

    SAÚDE

    - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem (10) a resolução que regulamenta a autorização excepcional e temporária para que os estados (e o DF), os municípios e o setor privado possam importar vacinas e medicamentos contra a Covid-19, mesmo sem aprovação para uso no Brasil. A medida foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Os produtos precisam ter sido aprovados por alguma autoridade sanitária estrangeira e ter passado, ao menos, pela fase 3 dos estudos clínicos ou ter resultados provisórios.São permitidas as compras de vacinas e remédios para o coronavírus registrados ou autorizados para uso emergencial por, no mínimo, uma das seguintes autoridades sanitárias estrangeiras e autorizados à distribuição em seus respectivos países:Estados Unidos; União Europeia; Japão; China; Reino Unido da Grã-Bretanha; Irlanda do Norte;  Rússia, Índia; Coreia; Canadá; Austrália e Argentina. Outras autoridades sanitárias estrangeiras com reconhecimento internacional e certificadas, com nível de maturidade IV, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ou pelo Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para Registro de Medicamentos de Uso Humano (ICH) e pelo Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S).

  • Colapso na rede pública do sudoeste: 10 ambulâncias aguardam vagas no Hospital Geral de Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução | Blog do Anderson Foto: Reprodução | Blog do Anderson
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/03/2021 - 22:15


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - O site Blog do Anderson registrou um flagra, na noite desta quarta-feira (10), em que pacientes alocados em 10 ambulâncias, aguardam vaga para internação, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVCA). A foto evidencia os veículos estacionados no pátio da unidade. O blog afirma que, em parte, os pacientes foram sequelados pela Covid-19. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista (Sesau-VCA), a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 90%, sendo 73% desses pacientes oriundos de outras cidades, a exemplo de Brumado, Guanambi, Igaporã, Livramento de Nossa Senhora, Malhada, Jequié, entre outras.

  • Livramento de Nossa Senhora chega a 17 óbitos pela Covid-19

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/03/2021 - 21:15


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Nesta quarta-feira (10), a Secretaria de Saúde de Livramento de Nossa Senhora (Sesau-Lvto), notificou o 17º óbito ocasionado pela Covid-19 na cidade. No entanto, a pasta não forneceu informações sobre os dados do paciente. Ao todo, em Livramento, 71 pessoas estão tratando a doença ao mesmo tempo que 81 estão sendo monitorados (casos suspeitos). Tiveram material recolhido para coleta, 24 pessoas. No município de Livramento, 1514 pessoas foram contaminadas ante 1.422 que podem se considerar curadas da doença.

  • Bahia registra 111 mortes por covid-19 e 5.499 novos casos da doença em 24h

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Luciana Freire

    10/03/2021 - 21:00


    Estado contabiliza 725.567 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia

    BAHIA

    - A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 5.499 novos casos confirmados da Covid-19 e 111 mortes em decorrência da doença, segundo boletim divulgado hoje (10) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Ao todo, a Bahia tem 725.567 casos confirmados e 12.846 óbitos desde o início da pandemia; 692.826 pessoas já estão curadas da doença e 19.895 encontram-se ativos. No estado, dos 2.375 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.871 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 88%.

  • Sobe para 73 o número de mortes por Covid-19 em Brumado

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/03/2021 - 20:30


    BRUMADO

    - Após registrar 5 mortes por Covid-19 em período de 24 horas, ontem (09), nesta quarta-feira (10), Brumado voltou a registrar mais um óbito. Foi a 73ª morte causada pela Covid-19 no município. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-BDO), em atualização de boletim epidemiológico, na noite desta quarta-feira (10). De acordo com o boletim, o número de hospitalizados chegou a 55 e 139 pacientes ainda aguardam resultado de teste. O número de casos confirmados da doença, em Brumado, é da ordem de 5.661 ante 5.018 pessoas que podem se considerar recuperadas. Nas últimas 24 horas, 85 casos de coronavírus foram registrados e, com isso, o número de casos ativos do município é de 570.

  • Guanambi possui 198 casos ativos de Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/03/2021 - 20:00


    GUANAMBI

    - Nas últimas 24 horas, conforme informou a Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-GBI), 30 casos de coronavírus foram registrados, o que somados ao quadro geral, totalizam 4.289 casos confirmados. Ao todo, Guanambi possui 198 pessoas tratando a doença, ao mesmo tempo que 266 seguem aguardando resultado de teste. O número de pessoas internadas é 34 e a média móvel de contaminação é 37,1. Em Guanambi 4.060 pessoas podem se considerar recuperadas da doença, mas a cidade contabiliza 31 óbitos ocasionados pela Covid-19.

  • Caetité registra 10 casos de coronavírus nas últimas 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/03/2021 - 19:00


    CAETITÉ

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (10), pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-CTE), nas últimas 24, horas foram registrados mais 10 casos de coronavírus. Agora, o quadro geral possui 1.199 casos confirmados, com 1.117 curados e 54 suspeitos que aguardam resultado de teste. 12 pacientes estão internados, sendo 9 em Caetité, 2 em Vitória da Conquista e 1 em Salvador. Em Caetité, 14 pessoas tiveram suas vidas interrompidas por conta de complicações ocasionadas pela Covid-19.

  • Brasil registra novo recorde de óbitos por Covid-19: 2.286 mortes em 24 horas

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Geovana Oliveira

    10/03/2021 - 18:30


    BRASIL

    - O Brasil registrou hoje (10) um novo recorde de mortes por Covid-19: foram  2.286 vidas perdidas em 24 horas, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). O último recorde foi registrado ontem (9), com 1.972. Com números cada vez maiores, o país enfrenta uma crise no sistema de saúde, que se aproxima de um colapso sanitário nacional. Nesta quarta, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos na média móvel semanal de mortes por Covid-19, o que não ocorria desde setembro do ano passado, quando os americanos começaram a viver sua segunda onda da doença. Além do recorde de óbitos, também foram contabilizados 79.876 novos casos de coronavírus no país, uma das maiores marcas desde o início da pandemia. No total, são 270.656 mortes por Covid-19 e 11.202.305 contaminados pela doença.

  • Homem morre após ser atingido por pedra na Barragem do Poço Magro, zona rural de Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp (Editada) Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp (Editada)
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/03/2021 - 16:00


    GUANAMBI

    - Um homem de nome Edivaldo de Sousa Rocha, de 34 anos, morreu após ser atingido por uma pedra que despencou, na Barragem do Poço Magro, na zona rural de Guanambi, na manhã desta quarta-feira (10), enquanto tentava apanhar cágados no sangrador do reservatório. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foram acionadas por moradores da localidade, mas Edivaldo já foi encontrado sem sinais vitais. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde vai passar por necropsia. A Polícia Civil (PC) irá investigar o caso por meio de uma abertura de inquérito.

  • Em cerimônia virtual, prefeito de Jequié toma posse da presidência da UPB

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Juliana Rodrigues

    10/03/2021 - 14:00


    POLÍTICA

    - O prefeito da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, tomou posse da presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). A cerimônia de posse de Zenildo Brandão (PP), conhecido como Zé Cocá, ocorreu de maneira virtual, na manhã de hoje (10). O mandato é de 2021 a 2022. A nova diretoria executiva e o conselho fiscal da entidade também tomaram posse de forma restrita, por causa da pandemia. Após o ato de posse, Zé Cocá deverá fazer uma reunião virtual com todos os prefeitos baianos.