• 1ª Etapa de vacinação contra febre aftosa começa amanhã em toda Bahia

    30/04/2013 - 00:00


    Estado

    Do dia 1º até 31 de maio todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho, declarar a vacinação e atualizar o cadastro nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), estrategicamente localizados nos municípios baianos. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para todo o rebanho de bovinos e bubalinos – jovens e adultos – do Estado.

    Os rebanhos localizados nos municípios que decretaram estado de emergência devido à longa seca, que não possuem condições mínimas de serem vacinados, com deficiências nutricionais, terão a vacinação facultativa. Para isso, os criadores deverão comparecer obrigatoriamente aos escritórios da Adab para solicitar dispensa da vacinação, declarar o quantitativo de animais existentes por espécie (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos e aves) e, principalmente, informar as mortes e nascimentos ocorridos no período da seca. 

    “O Estado da Bahia possui o maior rebanho do nordeste com mais de 11 milhões de cabeça e, ao longo dos anos, tem demonstrado uma forte vocação agropecuária, refletida pelos crescentes indicadores de produtividade e a diversificação e comercialização de produtos e serviços. Isso se dá devido ao respaldo garantido pela defesa agropecuária no desenvolvimento do agronegócio”, destaca a Superintendente Federal da Agricultura na Bahia (SFA/BA), Virgínia Hage.

    O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, também apoia as atividades da Adab e ressalta que a Seagri, através da Adab, vem cumprindo com o seu papel em suporte ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

    Fonte: Ascom – ADAB

MAIS NOTÍCIAS