• Rio de Contas: Jovem que estava desaparecido é encontrado morto

    Foto: Polícia Civil Foto: Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/04/2024 - 08:30


    O jovem de 23 anos estava desaparecido desde a última quinta-feira (04)

    RIO DE CONTAS

    - Um homem identificado como Edinilton Cruz dos Santos, de 23 anos, foi encontrado morto, na tarde deste domingo (07), em um local de mata conhecido como Brumadinho, na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo informações da Polícia Civil, o jovem era natural da cidade de Brumado, sudoeste da Bahia, e estava em Rio de Contas trabalhando como perfurador de poço artesiano. Edinilton encontrava-se desaparecido desde a última quinta-feira (04), quando foi visto na companhia de outras duas pessoas no Povoado do Jiló, na Fazenda Japonês. Ainda de acordo com a polícia, Edinilton alegou para o responsável pela equipe prestadora de serviço que queria voltar para Brumado e não foi mais visto. Então, a partir do dia de seu desaparecimento, uma equipe que contou com agentes policiais e nativos da região proveu diversas buscas, e o corpo do jovem foi encontrado ontem pelos nativos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e procedeu com o processo de perícia, removendo o corpo do brumadense, encaminhando-o para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A morte de Edinilton será investigada pela Polícia Civil.

  • Prazo para regularizar título de eleitor pela internet termina nesta segunda-feira

    Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    08/04/2024 - 07:45


    Eleitores podem cadastrar biometria, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais

    BRASIL

    - O prazo para eleitores regularizarem os títulos de eleitores encerra nesta segunda-feira (8). Quem estiver sem a biometria cadastrada pode acessar os serviços através da internet, também é possível solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após a segunda-feira, caso seja necessário só poderá cadastrar suas digitais caso vá a um cartório eleitorial até dia 8 de maio para conseguir votar nas eleições municipais, que acontecem no dia 6 de outubro. Para quem for tirar o título pela primeira vez, será preciso ir a um cartório para a coleta da biometria. Os outros serviços ficarão indisponíveis pela internet, pois a Justiça Eleitoral irá se dedicar a organização das eleições municipais. 

  • Polícia prende suspeito de tráfico em Licínio de Almeida

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Por Redação Sudoeste Bahia

    08/04/2024 - 07:00


    O detido já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e roubo a um posto de combustível

    LICÍNIO DE ALMEIDA

    - Um homem de 23 anos foi detido na manhã de domingo (7) em Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. A prisão ocorreu por volta das 11h durante uma operação policial realizada na rua Rui Barbosa. Segundo informações fornecidas pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) à redação do site Sudoeste Bahia, a prisão aconteceu próximo à estação férrea da cidade. O suspeito estava utilizando uma bicicleta no momento da abordagem, acompanhado por outro indivíduo que conseguiu escapar. Durante a revista, foram encontradas cinco porções de uma substância semelhante à cocaína, além de uma quantia em dinheiro suspeita de ser proveniente do tráfico de drogas. O detido já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e roubo a um posto de combustível, estando atualmente em regime aberto. Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi, juntamente com o material apreendido, para os procedimentos legais.

  • Suspeito de feminicídio é preso pela Polícia Militar em Iuiú

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    08/04/2024 - 06:30


    IUIÚ

    - Policiais lotados no 17º Batalhão de Policia Militar, prederam um homem de 31 anos, conhecido como Adão Lima da Silva, na noite de domingo (7) em Iuiu, no sudoeste da Bahia. A prisão ocorreu por volta das 19h, na entrada do município, após denúncia. Adão é acusado de ter matado Eliete dos Santos Silva, sua ex-companheira, na madrugada do mesmo dia, com um golpe de faca no peito. O crime teria acontecido por volta de 01h30 na Travessa João Alexandre, no Centro da cidade. Ao ser detido, Adão teria confessado o crime. Ele foi encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi, onde deverá responder pelo crime de feminicídio. Adão já havia sido preso anteriormente por tentativa de homicídio contra a mesma vítima em maio de 2019. Ele cumpriu uma sentença de 9 anos, 7 meses e 2 dias em regime fechado e estava em liberdade condicional.

  • Acidente na BR-030 deixa um morto e um ferido em Guanambi

    Foto: Reprodução | Vilson Nunes Foto: Reprodução | Vilson Nunes
    Por Redação Sudoeste Bahia

    07/04/2024 - 21:00


    GUANAMBI

    - Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido em um acidente na tarde deste domingo (7) em Guanambi, no sudoeste da Bahia. O registro ocorreu na BR-030, no trevo de Mutãs. Segundo informou o 17° Batalhão de Polícia Militar à redação do site Sudoeste Bahia, o motociclista, identificado como Clériston Pereira Amado, de 42 anos, conduzia uma motocicleta Honda XR 250 Tornando, quando perdeu o controle da direção e caiu na rodovia. Everton Maciel Prates, que estava na garupa da moto, sofreu ferimentos graves. Clériston não resistiu aos ferimentos e faleceu no local do acidente. Já Everton foi socorrido e encaminhado em estado grave ao Hospital Geral de Guanambi (HGG) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O corpo de Clériston foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. As causas do acindente serão investigadas pela Polícia Civil.

  • Governo de Caetité rescinde contrato com Fundação Gonçalves e Sampaio

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    07/04/2024 - 21:00


    O governo municipal decidiu temporariamente suspender a Fundação de participar de licitações e de contratar com a administração municipal, pelo período de um ano

    CAETITÉ

    - O Governo de Caetité publicou no Diário Oficial do Município (DOM) da última quinta-feira (04) a rescisão unilateral do termo de concessão de uso de bem imóvel celebrado entre o Município e a Fundação Gonçalves e Sampaio. O acordo, que permitia à Fundação gerir o Hospital Municipal Dr. Ricardo de Tadeu Ladeia, incluindo a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), foi rompido sem possibilidade de continuidade. Além da rescisão do contrato, foi divulgado o Processo Administrativo nº 001/2023, que estabelece uma comissão especial para fiscalizar os contratos firmados entre o município e a Fundação Gonçalves e Sampaio. Essa comissão terá como responsabilidade apresentar relatórios semestrais detalhados das atividades desenvolvidas pela fundação nas dependências do Hospital Municipal de Caetité. Como resultado das irregularidades identificadas, o governo municipal decidiu temporariamente suspender a Fundação Gonçalves e Sampaio de participar de licitações e de contratar com a administração municipal, pelo período de um ano. Esta medida visa garantir a transparência e a regularidade nos processos envolvendo a gestão do hospital e demais atividades ligadas à administração pública de Caetité.

  • TSE considera que eleições municipais podem ter ataques pontuais ao sistema eleitoral

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    07/04/2024 - 09:40


    Segue proibido o uso de deep fake e inteligência artificial inadequadamente entre prefeitos e vereadores durante o período eleitoral

    POLÍTICA

    - Os membros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concordam que as eleições municipais devem sofrer menos ataques ao sistema eleitoral em comparação com 2022, quando a votação eletrônica foi utilizada para questionar infundadamente o resultado da disputa presidencial. A análise tem como base a discrepância entre as duas eleições. A eleição municipal tem uma dinâmica diferente, no qual os candidatos a prefeitos e vereadores mais exploram os problemas locais do eleitor ou as fragilidades adversárias, fugindo das discussões polarizadas verificadas há dois anos. A corte demonstra preocupação com o emprego de inteligência artificial e deepfake nas eleições, considerando que pode haver um aumento na utilização desses recursos. Nesta sexta-feira (5), a pré-candidata a Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), publicou em suas redes sociais, — depois deletou — um vídeo que mostrava o corpo do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no boneco Ken, do filme “Barbie”. Em fevereiro, o TSE publicou uma resolução que regulamenta a questão e determina que a utilização de inteligência artificial inadequadamente poderá causar a cassação do registro e do mandato. Foi proibido o uso de deepfake.

  • Mulher é morta com facada pelo ex-companheiro em Iuiu

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação Sudoeste Bahia

    07/04/2024 - 09:30


    Acusado já havia cumprido pena por tentativa de homicídio contra a vítima em 2019 e estava em liberdade condicional.

    IUIÚ

    - Eliete dos Santos Silva, de 34 anos, foi assassinada na madrugada deste domingo (7) em Iuiu, no sudoeste da Bahia. O crime ocorreu por volta de 01h30, na Travessa João Alexandre, localizada no Centro da cidade. O responsável pelo homicídio foi identificado como Adão Lima da Silva, conhecido como "Adão de Zé Barbeiro", ex-companheiro da vítima. Eliete foi atingida no peito com uma faca. Após o crime, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito no local. De acordo com o site Folha do Vale, Adão já havia cumprido pena por tentativa de homicídio contra Eliete em 2019 e estava em liberdade condicional. A polícia suspeita que o crime tenha motivações passionais e está em busca do suspeito. O corpo da vítima foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.

  • Radialista fica gravemente ferido após colisão na BA-573, em Guanambi

    Foto: Divulgação | SMTran Foto: Divulgação | SMTran
    Por Redação Sudoeste Bahia

    06/04/2024 - 10:45


    GUANAMBI

    - Um acidente envolvendo o radialista Sérgio Pereira, da Rádio 106 FM de Guanambi, deixou-o gravemente ferido na manhã deste sábado (6), no Povoado de Suruá, na BA-573. O ocorrido ocorreu por volta das 08h30, durante o trajeto do radialista. Sérgio é conhecido por apresentar o programa "Amnésia 106 FM" de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h. A Superintendência Municipal de Trânsito de Guanambi (SMTran) esteve no local para registrar os fatos. A dinâmica exata do acidente não foi detalhada, mas vídeos mostram que a moto ficou presa embaixo da carreta. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros e encaminhou Sérgio para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Ele sofreu fratura na perna e há suspeita de fratura na bacia, que será confirmada após uma tomografia. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.

  • Região: Acidente na BA-148 deixa uma pessoa morta

    Foto: Redes Sociais Foto: Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    06/04/2024 - 10:30


    A vítima foi arremessada para fora do carro e morreu no local do acidente

    REGIÃO

    - Um acidente ocorrido na BA-148, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Brumado, envolvendo dois automóveis de passeio, resultou na morte de uma pessoa, na manhã deste sábado (08). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a colisão foi frontal, sendo que um passageiro que estava a bordo de um dos veículos foi arremessado para fora e morreu na hora. Outras pessoas ficaram feridas, mas a PRE não divulgou o número nem muito menos a identidade dos envolvidos. Em razão do acidente, uma faixa da pista precisou ser interditada. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realizar o processo de remoção do corpo, encaminhado-o para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passará por necropsia. As razões do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

  • Sobe para 28 o número de mortes por dengue na Bahia

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    06/04/2024 - 10:00


    A morte, registrada na terça-feira (5), ocorreu em Juazeiro, cidade que já soma três óbitos em decorrência da doença

    BAHIA

    - O número de mortes causadas pela dengue na Bahia chegou a 28, de acordo com dados confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A morte, registrada na terça-feira (5), ocorreu em Juazeiro, cidade que já soma três óbitos em decorrência da doença. Os registros de mortes nos municípios baianos ocorreram em Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Piripá (3), Feira de Santana (2), Juazeiro (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1) e Santo Estevão (1). Ainda de acordo com a Sesab, 275 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue, 56 estão em risco e 16 em alerta. Até o último dia 30 de março, a Bahia notificou 95.890 casos prováveis da doença, um aumento de 536,6% na incidência quando comparado ao mesmo período em 2023.

  • Prazo para filiação partidária de quem concorrerá às eleições municipais de 2024 termina neste sábado

    Foto: Reprodução      Foto: Reprodução
    06/04/2024 - 09:00


    Candidatos que não estejam filiados a um partido político perdem a elegibilidade, uma vez que candidaturas independentes não são autorizadas.

    POLÍTICA

    - O prazo para filiação partidária de quem concorrerá às eleições municipais de 2024 termina neste sábado (6).  Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores devem estar filiados ao partido em que pretendem disputar a eleição até seis meses antes do primeiro turno, que acontece em outubro. Caso o candidato não esteja filiado a um partido político, ele perde a elegibilidade, já que, seguindo o que diz a legislação eleitoral brasileira, candidaturas independentes não são autorizadas. Os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos também devem cumprir outros critérios como ter domicílio eleitoral na cidade em que deseja ser eleito, ter nacionalidade brasileira, ter direitos políticos pleno e estar inscrito como eleitor. Além disso, só poderá disputar a candidatura para prefeito e vice quem tiver no mínimo 21 anos, enquanto os vereadores devem ser maiores de 18 anos. Este sábado (6) também é a data limite para governadores, prefeitos e o presidente da República, que desejem concorrer a outros cargos nas eleições municipais deste ano, renunciem dos atuais mandatos. As eleições municipais de 2024 acontecerão no dia 6 de outubro, com possível segundo turno marcado para 27 do mesmo mês. Até o dia 8 de maio brasileiros a partir dos 16 anos podem tirar o título de eleitor ou regularizar o documento. 

  • Jerônimo sanciona lei que torna permanente laudos de Transtorno do Espectro Autista e síndrome de Down

    Foto: Wilson Dias | Agência Brasil Foto: Wilson Dias | Agência Brasil
    05/04/2024 - 19:30


    O evento está previsto para ocorrer às 9h deste sábado (6), em solenidade na Escola Estadual de Saúde Pública

    POLÍTICA

    - Uma nova legislação estadual vai entrar em vigor, neste sábado (6), para que famílias de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com síndrome de Down não precisem mais renovar os laudos médicos com frequência para terem acesso aos tratamentos médicos e benefícios disponíveis à esta parcela da população. A lei que torna permanente os laudos que atestam ambas as condições está prevista para ser sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em um evento marcado para às 9h, na Escola Estadual de Saúde Pública, situada no Parque Bela Vista, em Salvador. "A nova legislação busca diminuir a sobrecarga desnecessária sobre os familiares e responsáveis pelos cuidados de indivíduos no espectro autista e com Síndrome de Down, no que consiste a renovação periódica do laudo médico, uma vez feito o diagnóstico da condição. O processo de avaliação é cansativo, caro e costuma gerar elevada ansiedade nos autistas e pessoas com Síndrome de Down”, explicou o deputado Vitor Azevedo (PL), autor do projeto.

  • Prefeito de Riacho de Santana renuncia ao cargo

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Redação Sudoeste Bahia

    05/04/2024 - 19:00


    Renúncia de Tito abre espaço para estratégias partidárias rumo ao pleito municipal.

    RIACHO DE SANTANA

    - Tito Eugênio Cardoso de Castro (PP), prefeito do município de Riacho de Santana, formalizou sua renúncia ao cargo nesta sexta-feira (5). O anúncio foi oficializado por meio de um documento encaminhado à Câmara de Vereadores do município. O presidente do legislativo, Gilmar Ribeiro da Cruz (PP), conhecido como Jacaré, convocou uma sessão extraordinária para a próxima segunda-feira (8) com o objetivo de dar posse ao vice-prefeito, o médico João Vitor Martins Laranjeira (PSD), que é também pré-candidato indicado por Tito para as eleições municipais deste ano. Fontes próximas ao grupo político do prefeito sugerem que a renúncia pode ser uma estratégia para alavancar as chances de vitória nas eleições. De acordo com essas fontes, Tito tem interesse em formar uma chapa com o Partido dos Trabalhadores (PT) como vice de João Vitor, considerada uma combinação favorável para vencer o pleito. No entanto, caso o PT opte por lançar o advogado Rone Amaral como candidato próprio, existe a possibilidade de que Tito assuma a posição de vice na chapa, proporcionando uma aliança robusta para enfrentar a oposição, que ainda não oficializou sua candidatura. Além disso, Tito fez um pronunciamento oficial em suas redes sociais, agradecendo à população e destacando os motivos que o levaram a tomar essa decisão.

  • Região: Homem é preso por descumprir medida protetiva

    Foto: Arquivo Polícia Civil Foto: Arquivo Polícia Civil
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    05/04/2024 - 12:30


    Em março deste ano, o acusado entrou em vias de fato com a vítima, descumprindo uma medida protetiva concedida pela Justiça em favor de sua irmã

    JEQUIÉ

    - Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Jequié cumpriram um mandado de prisão preventiva, na quarta-feira (03), contra um homem que agrediu e ameaçou sua irmã. O acusado se apresentou na sede da Deam daquele município acompanhado do advogado. Os irmãos teriam se desentendido por conta de uma disputa por herança. Em março deste ano, o acusado entrou em vias de fato com a vítima, descumprindo uma medida protetiva concedida pela Justiça em favor de sua irmã. Ele também já havia difamado e ameaçado a vítima. O suspeito vai responder pelo crime no âmbito da Lei Maria da Penha. Ele passou por exames de corpo de delito e segue custodiado à  isposição da Justiça.