• Abertura da Barragem do Truvisco em Caculé leva água a 21 mil pessoas

    28/11/2012 - 00:00


    REGIÃO

    Por definição do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, coordenado pela Casa Civil do Governo do Estado, a Barragem de Truvisco, localizada no Rio do Salto, no município de Caculé, foi aberta neste domingo (25), beneficiando 21.500 pessoas na região sudoeste da Bahia. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) abriu a comporta da barragem, que tem o abastecimento humano das cidades do entorno da Bacia Hidrográfica do Rio Antônio como sua finalidade principal.

    O diretor de operações e expansão sul da Embasa, Carlos Alberto, explica que, por causa da estiagem, o volume de água na barragem era baixo. “A situação nestas localidades é precária, com abastecimento de água feito via carro-pipa. Com as chuvas e o leito molhado, estamos confiantes de que a abertura da Truvisco fará com que a água alimente as barragens de Guajeru, Rio do Antônio/Ibitira e Malhada de Pedras e, assim, abasteça estes municípios”, conta Carlos Alberto.

    Segundo o secretário da Casa Civil, Rui Costa, a ação também contou com a colaboração do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Polícia Militar. “Esta foi uma iniciativa tomada, na última terça-feira (20), em parceria com os integrantes do Comitê. A Casa Civil deu o apoio logístico”, disse Costa. 


     

MAIS NOTÍCIAS