• Pablo, “A Voz Romântica”, cria gênero musical e se consagra com o “Arrocha”

    26/09/2012 - 00:00


    REGIÃO

    Ele é o criador do “Arrocha”. Há 12 anos, Pablo “acidentalmente” inventou o ritmo que hoje se tornou movimento na Bahia e tem se expandido por todo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste.  Explica-se o “acidentalmente”: em seus shows, para chamar o público a curtir o seu romantismo, o cantor dizia: “Arrocha”. E de tanto incentivar o público com este jargão, o verbo virou gênero musical. Respeitado por todos os artistas já consagrados como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Jammil, Claudia Leitte entre outros, ele é presença obrigatória nos grandes eventos da região.

    Com doze anos de carreira, 9 CDs e 3 DVDs, Pablo é, hoje, o maior fenômeno da música baiana. Já vendeu milhões de CDs e conquista, a cada dia que passa, um número maior de fãs. Com uma média de 20 shows por mês, Pablo emplacou grandes sucessos como “Pecado de Amor”, “Baby” e “A Casa ao Lado” e figura em primeiro lugar nas rádios da Bahia.

     Para exemplificar o fenômeno, Pablo marcou presença no Carnaval 2012 em grande estilo. No sábado, o cantor puxou o Bloco do Arrocha, no Campo Grande, com mais de 3 mil associados. No domingo, fez show com ingressos esgotados no Camarote do Pida. Segunda-feira marcou presença em diversos camarotes, sendo chamado para um dueto com Tomate, que passava com seu trio no Campo Grande. Na terça, foi convidado especial de Claudia Leitte e, depois, arrastou o trio Tiete Vips, onde o público compareceu em peso durante todo o percurso e foi embalado pelos maiores sucessos do cantor.

    A força do artista é tanta que vários cantores de sertanejos universitários acrescentaram o gênero Arrocha ao repertório. Entre eles, estão Gusttavo Lima, Jorge e Matheus, Maria Cecília e Rodolfo e Léo Magalhães.

    Pablo encerrou o verão com chave de ouro, com a festa “Bye Bye Verão”, no Bahia Café Hall. Agora, cumpre agenda de shows por diversos estados do país. O crescimento de fãs é notável. Estima-se que, no final de 2012, o gênero Arrocha seja um dos mais tocados no mundo. É com este intuito que Pablo pretende invadir o Brasil inteiro, com a sua criação que já marcou a história da música. Mas, acima de tudo e independente de gênero, PABLO É A VOZ ROMÂNTICA.

    A ORIGEM: Aos 6 anos, Pablo começou a cantar na noite, ao lado do pai, em Candeias (BA), onde nasceu. Quando completou 13 anos, a família se mudou para Lagarto (SE). Descontente com a mudança, ele saiu de casa com a desculpa de visitar a sua irmã na cidade onde morava. Lá, encontrou um amigo, que o convidou para cantar enquanto tocava teclado. O jovem aceitou e nunca mais voltou para a casa.

    Depois de um tempo, o seu companheiro foi embora e, sem o tecladista, começou a sua luta para sobreviver.  Neste período, vendeu picolé, frutas e verduras para conseguir se manter.

    Aos 15 anos, recebeu um convite para ser integrante, como vocalista, da banda Asas Livres.  Foi neste conjunto que Pablo firmou o seu nome com a criação do ritmo Arrocha. O resultado? Mais de um milhão de cópias vendidas e o título de “fenômeno”.

    Em 2003, foi convidado para ser sócio de um projeto, chamado “Grupo Arrocha”. O sucesso chegou ao programa Domingão do Faustão, na Rede Globo, e expandiu o movimento com repercussão nacional e internacional.

    Depois de 4 anos, o nome do projeto em que o cantor faz parte muda para Pablo & Grupo Arrocha, onde o seu nome passa a ser trabalhado com mais força, porém sem desvincular da banda e do movimento.

    Em 2010, com uma bagagem de 10 anos de carreira, 9 CDs e 3 DVDs gravados, Pablo inicia sua carreira solo como “Pablo, a voz romântica”, através da sua produtora independente. Seu primeiro CD da carreira solo mantém sua característica mais forte: um ritmo romântico e, ao mesmo tempo, dançante e emocionante ainda em 2010 gravou DVD em Aracaju-Se comemorando 10 anos de carreira.

    Em novembro de 2011, é lançado o segundo CD de Pablo com um grande show no Bahia Café Hall. Os fãs esgotaram os ingressos e entoaram os clássicos e novos sucessos do cantor, como foi o caso da música “A Casa ao Lado“.

    Confirmando o excelente momento da carreira, Pablo teve um verão super movimentado em 2012, com dezenas de apresentações e participações em projetos e ensaios de grandes artistas. O cantor marcou presença nos principais eventos, como Muquiverão, Praia do Nana, Ensaio do Parangolé, Melhor Segunda-Feira do Mundo com Harmonia do Samba, Ensaio do Olodum, escolha do Rei Momo e muito mais. Momento de grande destaque foi o show no Festival de Verão, no Casarão do Ritmo, onde Pablo lotou o espaço com um público que sabia cantar todos os seus sucessos. Além, claro, da presença ilustre no Carnaval.

    Hoje, Pablo conta com uma mega estrutura. Mais de 40 pessoas compoem a sua banda, produção e produtora. Nas estradas, um ônibus,  microonibus e caminhão próprio.  No palco, painel de led e iluminação  dão o tom as apresentações. 

    Entenda o gênero – Ritmo romântico e pegada dançante e sensual, o Arrocha veio proveniente da seresta (festa que acontece em barzinhos do Nordeste).  O estilo musical originário da Bahia nasceu em Candeias, cidade de Pablo. 

    Não é necessário ser tocado por uma banda completa. Normalmente, são usados um teclado arranjador, um saxofone e uma guitarra. O conjunto transmite uma sonoridade melancólica com batidas eletrônicas. 

MAIS NOTÍCIAS