• Novo calendário das escolas estaduais apresenta reposição de aulas nos sábados

    13/08/2012 - 00:00


    EDUCAÇÃO

    Cerca de 90% das escolas da rede pública da Bahia já apresentaram o relatório referente a reposição das aulas, antes mesmo do prazo estipulado pela Secretaria da Educação.

    O novo calendário é um dos condicionantes para que os professores recebam os salários referentes ao período de greve, entre abril e julho.

    Em muitas escolas, o novo calendário estabelece a reposição de aulas até fevereiro de 2013.

    Das 1.411 escolas, até esta sexta-feira (10), apenas 200 não tinham enviado o relatório. A direção das instituições tem até a segunda-feira (13) para encaminhar o documento.

    Para compensar os dias de greve, as aulas serão repostas nos dias de sábado e feriados, sendo que o calendário escolar se estende até meados de março.

    Também serão realizados trabalhos laboratoriais, campeonatos, jogos, pesquisa e trabalhos de campo.

    As escolas têm autonomia para refazer a sua programação, mas a maioria se baseou no modelo de plano de aula publicado pela Secretaria de Educação no Diário Oficial onde informava que o cumprimento dos  200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases seria feito por meio de uma  programação que incluia aulas até o fim de fevereiro e atividades aos sábados.

    Para não prejudicar ainda mais o ano letivo, datas comemorativas que vão acontecer nos dias da semana serão comemoradas aos sábados. 

    As aulas aos sábados começarão a ser repostas no próximo dia 18.

    O calendário escolar vai se estender até 8 de março, sendo que por conta de alguns alunos em recuperação será finalizado no dia 22 de março.

    Segundo a Secretaria de acordo com os relatórios recebidos, apenas nos feriados nacionais e na véspera das eleições as escolas não vão funcionar.

MAIS NOTÍCIAS