• Caetité: Inaugurado complexo eólico

    09/07/2012 - 00:00


    REGIÃO

    A microrregião de Caetité, município do sertão baiano, a 757 km de Salvador, é o endereço do maior complexo eólico da América Latina. O projeto Alto Sertão I, avaliado em R$ 1,2 bilhão e formado por 14 parques, inaugurado na manhã desta segunda-feira, 9, pelo governador Jaques Wagner (PT), distingue o Estado como o maior polo brasileiro em energia renovável.

    Segundo técnicos envolvidos na instalação do complexo, gerador de 1,3 mil empregos, na fase de implantação, o conjunto possui capacidade instalada de 293,6MW, graças aos 184 aerogeradores de 1,6MW. Cada um dos 14 parques gera até 30 MW.

    Até 2014, a Bahia deverá ter mais de 34 parques eólicos que, quando estiverem em funcionamento, terão a capacidade de gerar de 977,4 MW, o suficiente para abastecer cerca de quatro milhões de residências.

    Além de Caetité, os parques estão distribuídos nos municípios de Igaporã e Guanambi. Em nota, o governo do Estado destaca que a área social das três localidades “também foi fortemente impactada pela atuação da empresa, que investiu R$ 9.4 milhões no Programa Catavento, iniciativa que reúne mais de 20 projetos”.

    A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), por sua vez, frisou que pavimentou 68 quilômetros de vias de acesso ao complexo, através do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). O impulso à economia local foi citado, tanto pelo aumento dos tributos arrecadados, “ como pela geração de receita com a mão de obra utilizada na construção do empreendimento”.

     A TARDE - Juscelino Souza 

MAIS NOTÍCIAS