• Clandestinos: Agerba recebe 30 novos veículos para ampliar fiscalização, diz Otto

    06/07/2012 - 00:00


    Estado

    Na semana em que um acidente com uma van clandestina deixou 11 passageiros mortos em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) recebeu 30 novos veículos para ampliar as ações de fiscalização.

    De acordo com o vice-governador Otto Alencar, que acumula o cargo de secretário estadual de Infraestrutura, apesar de a circulação do transporte ilegal ser frequente nas rodovias baianas, este ano o órgão já multou mais de 1,6 mil coletivos irregulares. “A fiscalização tem sido rigorosa, mas a população tem que ter consciência de que precisa utilizar um transporte de qualidade.

    O problema é que eles [clandestinos] jogam o preço para baixo e saem às 4h, 5h para não ser pegos na fiscalização que geralmente começa a partir das 7h”, argumentou o gestor. Questionado se não seria indicado que as operações de controle fossem iniciadas mais cedo, justamente para evitar o drible dos carros não-licenciados, Otto assegurou que a medida tem sido adotada. “A Agerba já faz blitz de madrugada, mas às vezes eles escapam, sobretudo porque burlam os horários.

    O problema é que a extensão territorial do estado é muito grande. Uma coisa é fiscalizar um estado como Sergipe ou Rio de Janeiro, outra coisa é a Bahia, que tem o tamanho da França”, comparou. De acordo com o vice-governador, além dos 30 automóveis adquiridos, outros virão ainda no segundo semestre para ser incorporados à frota.


    BN

MAIS NOTÍCIAS