• Bom Jesus da Lapa decreta estado de emergência por causa da seca

    09/05/2012 - 00:00


    Estado

    A prefeitura de Bom Jesus da Lapa, região do Médio São Francisco, por meio do gestor, Roberto Maia (PMDB), decretou no ultimo dia 24 de abril, estado de emergência no município devido ao período de seca prolongada, as justificativas para tal decisão foi tomada verificando as dificuldades encontradas pela população residente na zona rural com a perda da lavoura plantada.

    A seca que atinge a Bahia é considerada a mais rigorosa dos últimos 50 anos, fez com que 228 prefeituras decretassem situação de emergência. O governo federal já liberou aproximadamente 75 milhões de reais para serem aplicados em projetos de combate à seca.

    O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reuniu prefeitos e representantes das prefeituras em emergência e os orientou a desistirem das micaretas ou festas de São João enquanto a seca durar. Na reunião, o presidente do TCM, Paulo Maracajá, avisou os prefeitos que eles estão sujeitos a investigação de uso não razoável de recursos municipais e determinou que todos os fiscais regionais do órgão exercerem dura vigilância quanto aos gastos nas cidades.

    Algumas cidades como Ibotirama, Miguel Calmon e Caetité já avisaram que os festejos juninos estão cancelados, a prefeitura de Paratinga estuda a possibilidade de realizar uma festa mais discreta que as de costume, outras cidades também viram por bem cancelar os festejos e outros ainda analisam a possibilidade, em algumas cidades pessoas já disputam os resquícios d’água com animais como é o caso de algumas localidades de Vitória da Conquista.

    O PMDB estadual emitiu na tarde desta quarta-feira um comunicado aos prefeitos do partido que decretaram emergência nos últimos meses e pediu que todos cancelassem o São João. Segundo a nota, os gastos públicos municipais deverão ser priorizados para o combate à seca enquanto a situação não for solucionada. O documento foi assinado pelo presidente estadual do partido, deputado federal Lúcio Vieira Lima.

MAIS NOTÍCIAS