• Coopercicli de Caetité dá exemplo de como se faz coleta seletiva do lixo

    10/05/2012 - 00:00


    REGIÃO

    Em Caetité, o lixo que antes ia parar no lixão do município, poluindo o meio ambiente, hoje tem um destino nobre e se reverte em renda para 25 famílias. Em fevereiro de 2009, a Prefeitura Municipal de Caetité, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, implantou a Cooperativa Coopercicli com o objetivo de realizar a Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis. O processo contribui com a preservação da natureza, com a geração de emprego e renda e com a inclusão social na cidade.

    Além da Coleta Seletiva, a Coopercicli realiza também a compostagem, o que diferencia a Cooperativa de Caetité das outras da região do Sudoeste da Bahia. A compostagem é um processo de transformação do lixo orgânico em adubo orgânico. Após a transformação, o adubo é empacotado e, assim como os materiais reciclados, é vendido. Estima-se que a compostagem proporcione um aumento de 15% na renda dos cooperados.

    A Coopercicli vem conquistando melhorias nas condições de trabalho e na quantidade de materiais coletados. No início, eram 14 cooperados, que arrecadavam, em média, 8 toneladas de materiais recicláveis ao mês, o que revertia em uma renda de, em média, R$80,00 para cada cooperado. Hoje, os 25 cooperados arrecadam, em média, 30 toneladas ao mês, e ganham cerca de R$350,00.

    Outra grande conquista da Coopercicli, que vem contribuindo expressivamente no processo da Coleta Seletiva em Caetité, é a parceria entre a Bahia Mineração e a Prefeitura Municipal, firmada em 2010, com a implantação do Projeto Circuito do Lixo, executado através da Bainema - empresa de Salvador especializada em gestão de resíduos.

    O Projeto Circuito do Lixo atua junto à sociedade intensificando a conscientização ambiental e apoiando a Coopercicli com assessoria técnica especializada e em investimentos importantes ao seu funcionamento. A cooperativa já comemora melhorias em sua infraestrutura, com a aquisição de equipamentos destinados à coleta (prensa de grande porte, balança eletrônica, 10 carrinhos e um caminhão que fica a disposição da coleta dos materiais recicláveis no município) e a instalação de seis Ecopontos (Pontos de Entrega Voluntária) em locais estratégicos da cidade para facilitar a entrega dos materiais pela população.

    Hoje, o maior desafio da Coopercicli é atingir o índice de coleta indicado ao município de Caetité que, segundo estudos especializados, é de 70 toneladas ao mês. Mas para isso é preciso conquistar um maior apoio da população. Se todos adotarem esta ideia, ganha a cidade, ganha a natureza, ganha a Coopercicli.


    Ascom - Gisele Ribeiro Quintão



MAIS NOTÍCIAS