• Cidades do interior em tempo de Eleições - Por Irlando Oliveira

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    18/08/2016 - 10:11


    ARTIGOS

    Incrível como se altera o comportamento das pessoas quando chega o período das Eleições Municipais. E a situação fica ainda mais complicada nas cidades do interior, considerando o fato de quase tudo girar em torno da Prefeitura. Quanto menor a cidade, mais acirrada é a disputa para a composição do executivo e legislativo municipais.

    Nesses trinta anos de serviço, temos atuado em inúmeros pleitos eleitorais, os quais têm exigido da Polícia Militar uma postura cada vez mais séria e profissional, norteada sempre pelos ditames do Judiciário e Ministério Público eleitoral. Mas mesmo com tantas recomendações desses Órgãos, ainda assim nos deparamos com situações que exigem muito bom senso, objetivando a melhor solução para o problema, considerando a fugacidade do referido período e, acima de tudo, o pós período. Afinal, estamos e estaremos na mesma cidade!

     

    Candidatos e eleitores sempre buscam inculpar alguém ou algum Órgão, quer a PM, quer o Ministério Público, quer o Judiciário, quer seus titulares e auxiliares. Afinal... alguém tem que ser culpado de seus fracassos, insucessos e, quiçá, de suas derrotas.

    Sabemos, perfeitamente, o papel da Prefeitura nesse cenário, levando-se em conta, principalmente, a escassez de emprego. Mas temos que entender também que a disputa passará e deverão prevalecer as amistosas relações interpessoais, amigáveis, as quais fazem e devem fazer parte da vida interiorana. Cada facção deve fazer o seu papel, cumprindo as regras estabelecidas, dando o seu exemplo e, acima de tudo, emprestando o seu contributo a esse momento que consideramos o apogeu da democracia!

    Desta forma, esperamos dos candidatos essa conduta ética, pautada numa disputa saudável, permeada por propostas exequíveis, que possam arregimentar mais e mais eleitores, culminando com a tão esperada vitória.

    _____________

    * Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, Aspirante a Oficial da Turma de 1986, tendo ingressado nas fileiras da Corporação no ano de 1984. Possui especialização em Gestão da Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Direitos Humanos, pela Faculdade Dois de Julho; e Programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado (PDGI), na área de Gestão de Segurança Pública, pela UNEB e Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES). É autor do Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (PROAPEC), tendo proferido mais de 160 (cento e sessenta) palestras no Oeste e Sudoeste baiano, abordando temas sobre segurança pública, violência em meio escolar, segurança nas escolas, drogas, bullying, dentre outros. Email: [email protected]

    CONTINUE LENDO

MAIS NOTÍCIAS