voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2016"

Conquista: Criança comemora aniversário com presença inusitada de policiais militares

Sexta / 23 Dez 2016 / 10h45
Foto: Divulgação | Polícia Militar

O garoto Aislan, de 12 anos, pediu para a mãe uma festa de aniversário inusitada, onde o tema era a Polícia Militar. Além do tema, ele informou que seu sonho era que militares participassem da sua festa. E assim aconteceu! No dia do aniversário, 17 de dezembro, um grupo de policiais fardados da 77ª CIPM, de Vitória da Conquista, chegou ao local, de surpresa, em viaturas com sirenes ligadas. Além de cantar os parabéns, os policiais simularam uma ação com o garoto, onde os garçons da festa, fantasiados de bandidos, foram presos e colocados dentro da viatura. Segundo relatos dos policiais que participaram da surpresa, a alegria de Aislan foram indescritíveis e fez com que os convidados também se comovessem. “Realizamos um sonho e esperamos poder num futuro breve saudar Aislan como um policial militar, como é o seu desejo”, relatou a subtenente Vânia Silva.

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Caetité: Criminosos assaltam postos de combustíveis, fazem dois frentistas reféns e os liberam nus na BR-430

Sexta / 23 Dez 2016 / 10h13
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

As Polícias Civil e Militar trabalham na localização e identificação dos indivíduos que assaltaram dois postos de combustíveis e sequestraram frentistas de ambos os estabelecimentos no município de Caetité, na madrugada desta sexta-feira (23/12). Segundo a polícia, os criminosos chegaram aos estabelecimentos em um automóvel Ônix – de cor não identificada – e agiram inicialmente como clientes, solicitando que o tanque fosse completado. Nos dois postos, logo após a ação, eles anunciaram o assalto. Os dois funcionários foram mantidos reféns juntos dentro do porta-malas do veículo e liberados nus na BR 430, trecho que interliga os municípios de Caetité e Igaporã. A polícia solicita que aquele que tiver qualquer informação sobre os bandidos deve ligar paras os números (77) 3454 2011 ou 190. A identidade do denunciante será mantida no anonimato.

Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Guanambi: Familiares buscam por informações do senhor Manoel Messias Cerqueira que está desaparecido

Sexta / 23 Dez 2016 / 10h01
Foto: Divulgação

Manoel Messias Cerqueira, 59 anos de idade, está desaparecido. Ele é morador do Bairro Alto Caiçara, em Guanambi, e segundo familiares não há informações sobre ele desde às13h30 da última quarta – feira (21/12). A família registrou o caso na delegacia, informando ainda que o senhor sofre com problemas psicológicos, sendo necessário o uso de medicação controlada. Até o início da tarde da noite de ontem (22/12), o senhor não havia sido localizado. Qualquer informação deve ser passada para o os familiares através do numero: (77) 99829 7571. 

Brasil: Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara será em 2 de fevereiro

Sexta / 23 Dez 2016 / 08h38
Foto: Leonardo Prado | Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, definiu na quinta-feira (22/12) o calendário para a eleição da Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. A eleição dos sete novos integrantes da Mesa e dos quatro suplentes será no dia 2 de fevereiro, às 9h. Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas. O cronograma da eleição começa no dia 1º de fevereiro. Os partidos têm até o meio-dia dessa data para formar blocos parlamentares. Às 15h, será realizada uma reunião de líderes para a definição, pelos blocos, dos cargos a que têm direito. Isso porque apenas o cargo de presidente da Câmara permite a candidatura de qualquer deputado. Os demais cargos são distribuídos de acordo com o princípio da proporcionalidade partidária – os partidos ou blocos, do maior ao menor, escolhem os cargos que pretendem ocupar. Nesses casos, apenas integrantes do bloco ou partido a que cabe a vaga poderão disputar o voto dos parlamentares. O prazo de registro de candidaturas vai até as 23h do dia 1º de fevereitro, quando haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica.  

Bandido é morto em confronto com a Polícia Militar em Brumado

Sexta / 23 Dez 2016 / 08h11
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na tarde de quinta-feira (22/12), Cláudio Novaes Lima, conhecido como Ratinho, morreu em um confronto com a polícia, entre os Bairros Norberto Marinho e Tanque, na cidade de Brumado. Ratinho estava foragido da cadeia desde o dia 23 de maio do ano passado. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, após perceber um movimento suspeito, a polícia iniciou a perseguição ao suspeito que estava em uma moto, que bateu contra viatura. Mesmo assim, Ratinho conseguiu fugir invadindo uma loja, de onde pulou um muro e entrou em uma casa. Quando os policiais do Peto e da Polícia Militar conseguiram entrar na residência, iniciou-se uma troca tiros, que acabou atingindo o criminoso. Ratinho foi levado ainda com vida na carroceria de uma viatura, mas não resistiu e veio a óbito no Hospital Professor Magalhães Neto. Segunda a polícia, momentos antes do confronto, Ratinho havia roubado uma moto em uma estrada próxima ao bairro Santa Tereza. Numa mochila, que era levada por ele, foram encontrados cerca de 4 kg de explosivos e um revólver calibre 32, que foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica do município.

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Duas pessoas morrem após colisão entre motos na BA-573 em Guanambi

Sexta / 23 Dez 2016 / 07h51
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Duas pessoas morreram após uma colisão envolvendo duas motocicletas, na noite desta quinta-feira (22/12), na zona rural do município de Guanambi. De acordo com a Polícia Militar, o acidente foi registrado na BA-573, trecho que interliga os municípios de Guanambi e Matina, há cerca de 3 quilômetros do povoado Suruá. Ainda de acordo com a PM, as duas motocicletas vinham em sentidos opostos, perderam o controle e colidiram frontalmente. Um dos veículos partiu-se ao meio com o impacto da batida. Uma das vítimas foi identificada como Loriano Rosa dos Santos, 29 anos, residente no bairro BNH em Guanambi. Até a publicação desta matéria a segunda vitima não havia sido oficialmente identificada. Os dois morreram no local, antes de receber socorro médico. Os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde passarão por exames necroscópicos. 

Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Temer reafirma que não vai renunciar ao cargo

Quinta / 22 Dez 2016 / 16h03
Foto: Marcos Corrêa | PR

O presidente Michel Temer reafirmou na manhã desta quinta-feira (22/12), durante café da manhã com jornalistas no Palácio da Alvorada, que não pensa em renunciar ao cargo e que vai recorrer com "recursos e mais recursos" caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue procedente a ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer. No primeiro semestre do ano que vem, o tribunal vai julgar a ação que analisa se houve abuso de poder econômico na eleição de 2014. "Não tenho pensado nisso", disse. "Havendo uma decisão, haverá recursos e mais recursos", completou Temer. O presidente, porém, ressaltou que será "obediente" à decisão final do Judiciário seja ela qual for. Na conversa, Temer também saiu em defesa do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e ressaltou que o ministro “continua firme e forte no governo”. “Não tirarei o chefe da Casa Civil. Não haverá mudança”, disse.

Conquista: Homem foge de presídio e sequestra mulher; detento está foragido

Quinta / 22 Dez 2016 / 15h10
Foto: Reprodução | TV Sudoeste

Um homem identificado como Reinan de Jesus Andrade, de 20 anos, fugiu do Presídio Nilton Gonçalves e sequestrou uma mulher armado com uma faca, na Praça Caixeiro Viajantes, em frente a Primeira Igreja Batista, em Vitória da Conquista. O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira (22/12). De acordo com a Polícia Militar, o criminoso obrigou a mulher a conduzir o carro até a Avenida Brumado e abastecer todo o tanque em um posto de combustíveis. Reinan teria pedido a chave do carro e, em seguida, liberado a vítima. Segundo a direção do presídio, a fuga aconteceu por volta das 11h30, quando o preso estava em horário de banho de sol. O detento usou uma corda improvisada, feita com lençóis, para pular o muro. Policiais militares iniciaram buscas ao fugitivo, mas ele não foi localizado. Ele responde por roubo qualificado.

Últimos dias para a renovação da matrícula na rede estadual

Quinta / 22 Dez 2016 / 14h45
Foto: Divulgação

Com o final do ano letivo nas escolas estaduais, os pais, mães e responsáveis devem ficar atentos para o calendário de matrícula. Os estudantes que já estudam na rede estadual têm até o dia 30 de dezembro para realizar a renovação da matrícula.O estudante que não renovar a matrícula neste período, perderá a vaga em sua escola atual. Se o aluno perder o prazo, vai ter que mudar de escola e fazer nova matrícula no dia 24 de janeiro de 2017, em uma das unidades escolares da rede estadual com vagas disponíveis A ma­trí­cula segue de 24 a 31 de ja­neiro para alunos que irão mudar de es­colas e alunos novos (Veja cronograma abaixo). Todos os estudantes já matriculados e com frequência regular nas escolas estaduais podem fazer a renovação da matrícula pela internet. Para tanto, os pais, mães, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos, devem digitar o código na carta de renovação que o aluno recebe na escola no Portal da Educação. Esta carta de renovação deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula. Além da internet, quem preferir pode fazer a renovação presencialmente nas secretarias das escolas. É importante também observar se há alguma pendência de documentação junto à secretaria escolar para a atualização dos dados do estudante. O estudante também deve levar comprovante de residência, independentemente de ter mudado de endereço. 

Adoção do voto facultativo será tema de debate na Comissão de Justiça

Quinta / 22 Dez 2016 / 11h16
Foto: Pedro França | Agência Senado

A adoção do voto facultativo, frequentemente mencionada nos debates sobre a reforma política, está prevista em proposta de emenda à Constituição que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda a designação de relator. Pela proposta, apresentada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), o alistamento eleitoral permanece obrigatório e o voto passa a ser facultativo. Não poderiam se alistar os menores de 16 anos, os estrangeiros e, durante o serviço militar, os conscritos. Ana Amélia diz na justificativa da PEC que o não comparecimento no dia da votação deve ser reconhecido como parte integrante do livre exercício de direito ao voto. "Fundamentam essa tese as penalidades irrisórias que hoje recaem sobre os absenteístas. Assim como o exemplo de todos os países de democracia consolidada, nenhum deles adota o voto obrigatório", diz a senadora em sua justificativa, referindo-se à multa, que este ano ficou entre R$ 1,05 e R$ 3,51, que os eleitores ausentes são obrigados a pagar. Ela observa que diferentes pesquisas de opinião realizadas recentemente corroboram a tese de que o voto facultativo tem hoje "respaldo na sociedade". Quanto ao alistamento obrigatório, Ana Amélia avalia que amplia o grau de liberdade dos eleitores, pois mantém abertas até o dia da votação as possibilidades de comparecimento. "O alistamento facultativo pode, por inércia, impedir que eleitores compareçam. Haveria um absenteísmo automático que seria danoso ao processo democrático". Confira a íntegra da proposta.

Sudoeste baiano: 19 pessoas presas na Operação Belvedere são soltas

Quinta / 22 Dez 2016 / 11h12
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Na última quarta-feira (21/12), após decisão judicial expedida pelo Juiz Federal João Batista de Castro Junior, 19 das 25 pessoas presas na segunda fase da Operação Belverede foram soltas. Depois de um inquérito civil que tramitava na Procuradoria da República em Vitória da Conquista, a operação foi deflagrada pela Delegacia de Polícia Federal e resultou no afastamento do prefeito Hélio Ramos Lima do cargo no município de Mirante, após a comprovação da existência de esquemas de desvios de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na primeira fase da Belvedere, realizada no dia 20 de outubro, o Ministério Público Federal de Vitória da Conquista moveu Ação de Improbidade Administrativa e obteve liminar que bloqueou os bens do prefeito de Mirante, que somava um valor que passava de R$ 14 milhões. Para efetuar os desvios das verbas destinadas as escolas municipais, eram feitas licitações falsas, uso de “laranjas” e empresas de fachada no ramo da papelaria. Mas, mesmo com o bloqueio de bens e afastamento do prefeito, os desvios continuaram acontecendo. No dia 4 de novembro a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da operação, que decretou a prisão preventiva do prefeito e de mais 25 pessoas que também estavam ligadas ao esquema nas cidades de Poções, Mirante, Boa Nova, Livramento de Nossa Senhora e Feira de Santana. O Juiz Federal determinou que as prisões preventivas fossem substituídas por medidas cautelares restritivas de direito, e que dessa forma, alguns dos presos serão contemplados com a soltura, sendo postos em imediata liberdade a partir do cumprimento do despacho. Além do prefeito, mais cinco pessoas permanecem detidas até nova decisão.

Palmas de Monte Alto: homem tem aparelho celular roubado em frente a sua residência

Quinta / 22 Dez 2016 / 10h52
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Um homem teve o aparelho celular roubado, na noite de quarta-feira (21), quando estava em frente a sua residência, situada na Praça Marcelino Neves, no município de Palmas de Monte Alto. Em depoimento à polícia, a vítima informou que estava na companhia do seu pai e mais um amigo sentado em frente a sua residência, quando se aproximou um individuo a bordo de uma motocicleta, de cor prata, anunciando o assalto e exigindo que entregasse o aparelho celular – um Galax Win Duos. O criminoso portava um revólver e ameaçou as vítimas. Após a ação o bandido tomou rumo ignorado. A Polícia Militar diligenciou no sentido de localizar, recuperar o produto do roubo e prender o elemento, mas infelizmente não obteve êxito nas incursões realizadas. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Palmas de Monte Alto na manhã desta quinta-feira (22/12). A Polícia Civil investiga o caso.

Lagoa Real: Pedro Cardoso, Tim de Nilo e vereadores eleitos foram diplomados pela Justiça Eleitoral

Quinta / 22 Dez 2016 / 10h04
Fotos: Freire Imagens

Em cerimônia realizada na tarde da última quarta-feira (21/12), no plenário do Fórum César Zama, no município de Caetité, foram diplomados o prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes eleitos no último dia 02 de outubro no município de Lagoa Real. Foram diplomados o prefeito eleito Pedro Cardoso (PMDB), o vice Tim de Nilo (PMDB), e os nove vereadores: Arlécio Neves (PSC), Edilson (PSD), Maria do Baralho (PSD), Zito (PSD), Zé de Abel (PMDB), Geninha (PSD), Valney (PMDB), Maria de Zenilton (PMDB), Va (PPS). Os eleitos tomarão posse em sessão a ser promovida no dia 1ª de janeiro de 2017 na Câmara de Vereadores.

Guanambi: PM realiza operação com intensificação de rondas, blitz e abordagens

Quinta / 22 Dez 2016 / 09h33
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Com a aproximação dos festejos de fim de ano, a Polícia Militar intensificou o policiamento no centro comercial, aumentando o efetivo e a permanência dele na área comercial, contudo não deixou de assistir os demais bairros da cidade. De acordo com a assessoria de comunicação do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), nesta quarta feira (22/12), foi realizada uma das muitas operações que ocorrerão durante esse período, que consiste em um grupo de viaturas e policiais que realizam blitz itinerante, além de abordagens, em um ou mais pontos simultaneamente. Com esta ação o comandante da unidade espera reduzir o número de ocorrências de crimes violentos letais intencionais (CVLI) e os crimes violentos contra o patrimônio (CVP), além de contribuir significativamente para o aumento da sensação de segurança de toda a comunidade.

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Polícia Militar prende suspeito de roubo em Carinhanha

Quinta / 22 Dez 2016 / 08h55
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um entregador de pizza foi vítima de assalto na noite de quarta-feira (21/12), próximo ao INSS, no município de Carinhanha. Na ocasião do crime, a Polícia Militar foi acionada e se deslocou para o local. A vítima informou que dois indivíduos o abordaram, roubaram sua motocicleta e ainda R$40, um aparelho celular, e a caixa de fazer as entregas da pizza, com material que seria entregue à clientes.  De acordo com a polícia, minutos depois a própria vítima localizou a motocicleta na avenida do INSS. Após efetuar rondas nas imediações, a polícia deteve Patrick Jesus da Silva, 19 anos de idade, o qual portava os R$40 roubados, 01 celular Samsung pertencente à pizzaria e 01 celular LG que o suspeito alegou ser dele. O mesmo foi apresentado na delegacia local.