voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2016"

Proposta determina renovação de frota da polícia e bombeiro a cada três anos

Segunda / 26 Dez 2016 / 10h23
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei, do deputado Cabo Sabino (PR-CE), que determina a renovação da frota de viaturas das polícias e dos bombeiros a cada três anos. Pelo texto, após esse período, as viaturas devem ser descaracterizadas e levadas a leilão. Os recursos arrecadados serão empregados na compra de novas viaturas. Sabino argumenta que o projeto atende à reivindicação de entidades de segurança pública do estado do Ceará e de entidades nacionais de policiais e bombeiros militares. Ele afirma que a vida útil de um carro utilizado na atividade policial ou de defesa civil é bem menor do que a dos demais veículos e que, além disso, há dificuldade de se realizar a manutenção técnica adequada e periódica nas viaturas. “Essa medida auxiliará na segurança do próprio policial ou bombeiro, que têm as viaturas como instrumento de trabalho, bem como contribuirá para maior eficiência na prestação do serviço público”, defende Sabino. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Confira a íntegra da proposta.

Urandi: momentos após o furto, PM recupera motocicleta

Segunda / 26 Dez 2016 / 10h11
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite de domingo (25/12), a motocicleta Honda CG HGQ 3016, de cor preta, foi furtada quando estava estacionada em frente ao Club Atrium, no município de Urandi. Em depoimento à polícia, o proprietário informou não ter suspeita sobre a autoria do crime e que quando saiu do local percebeu que o veículo havia desaparecido. A Polícia Militar então realizou diligências e localizou a motocicleta em um loteamento próximo a BR 122.  Um indivíduo ainda não identificado estava com o veículo e, após visualizar a viatura, adentrou no matagal e fugiu. A moto foi transportada para a Delegacia de Polícia Civil de Urandi, onde a ocorrência foi registrada. 

Candiba: Motocicleta é tomada de assalto no centro da cidade

Segunda / 26 Dez 2016 / 09h29
Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia

A motocicleta, Honda/CG, Titan 150, cor preta, placa policial NYS-7924, foi tomada de assalto na noite da última sexta – feira (23/12), quando a proprietária trafegava pela Avenida Liberdade, no centro da cidade de Candiba.  De acordo relato da vítima à polícia, dois indivíduos que estavam a bordo de outra motocicleta de cor vermelha a abordaram. O carona portava um revólver, apontou-lhe para sua cabeça e exigiu que entregasse a moto.  Após o assalto a dupla fugiu. A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas pela região, mas até o momento o veículo não foi recuperado.

Guanambi: Jovem tem motocicleta tomada em assalto na zona rural

Segunda / 26 Dez 2016 / 08h54
Foto: Reprodução

Quando trafegava por uma estrada vicinal da Fazenda Tanquinho, zona rural do município de Guanambi, sentido ao Distrito de Mutans, na manhã da última sexta – feira (23/12), na companhia de um amigo (em diferentes motocicletas), um jovem de 21 anos teve sua motocicleta, Honda/CG, cor preta, placa policial NYW-7219, licença de Guanambi, tomada em um assalto. Em depoimento à polícia, o jovem informou que um homem que portava um revólver exigiu que ele parasse e exigiu que entregasse seu veículo. O assaltante fugiu e na moto do amigo ele ainda tentou perseguir o criminoso. Porém, durante a perseguição, o bandido efetuou vários disparos contra os rapazes, sendo que um dos tiros atingiu o tanque do veículo. A polícia investiga o caso. 

Mulher esfaqueia companheiro no Bairro Beija Flor e acaba presa em Guanambi

Segunda / 26 Dez 2016 / 08h16
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Kelly Viviane da Silva, 29 anos de idade, foi encaminhada á delegacia após tentativa de homicídio contra Júlio Cesar da Cruz Brito, na noite do último sábado (24/12). Em depoimento à polícia, a jovem disse ter desferido uma facada contra o companheiro, devido ao fato da mesma, constantemente, ser vítima de inúmeras agressões físicas. Segundo ela, a vítima pegou um pedaço de ferro para agredí-la, mas ela foi rápida e desferiu um golpe com uma faca tipo peixeira, que o atingiu no braço.  O homem foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi.

Homem tenta matar ex - companheira com golpes de facão no Bairro Boa Vista em Guanambi

Segunda / 26 Dez 2016 / 08h03
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

No início da tarde do último sábado (24/12), Elton de Souza Fogaça tentou matar a ex-companheira, Rita de Cássia Cardoso Santos, 47 anos de idade, no Bairro Boa Vista, no município de Guanambi. Segundo à polícia, o referido  convidou a mulher para passear em seu veículo Corcel, o que foi aceito. Porém, após ela entrar no carro e percorrer alguns metros, o homem parou o veículo, pegou um facão e desferiu-lhe vários golpes de facão, atingindo-a na cabeça, nuca, rosto, costas e mão direita. A vítima foi socorrida e encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – 192 até o HRG – Hospital Regional de Guanambi (HRG), sendo submetida a procedimento cirúrgico e encontra-se internada em estado grave. O agressor encontra-se foragido.

Guanambi: Justiça determina que paciente seja transferida para UTI em Vitória da Conquista

Segunda / 26 Dez 2016 / 08h02
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Em estado grave, uma mulher foi encaminhada para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), no dia 13 de dezembro. No seu caso, era necessária uma intervenção cirúrgica e internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a equipe médica solicitou a imediata transferência da paciente para uma unidade de saúde onde houvesse vaga em um leito de UTI, via UTI aérea. Porém, o plano de saúde recusou a transferência, alegando que possui cobertura regional, com atendimento apenas no estado de São Paulo. A família entrou então com uma ação na justiça, e os advogados da paciente deram entrada em pedido liminar no dia 17 de dezembro e o juiz plantonista da Comarca de Urandi concedeu o pedido, determinando que o plano efetuasse imediatamente a transferência da paciente via UTI aérea para que fosse atendida na rede credenciada de São Paulo. Porém, o estado de saúde da paciente se agravou e ela não pode viajar de avião e teria que ir por terra. Em 19 de dezembro, portanto, os advogados do plano de saúde informaram que não poderiam cumprir a liminar, pois o pedido de transferência terrestre a hospital qualificado da região fugia ao objeto da demanda. Novamente os advogados da paciente recorreram na justiça e conseguiram nova liminar para que o plano cumprisse com o necessário a integridade da saúde da mulher. Deste modo, a paciente foi transferida via UTI Móvel para o Hospital IBR em Vitória da Conquista, e teve todo o tratamento custeado pelo plano. Seu estado de saúde é estável.

Soltura de 217 mil alevinos pela Codevasf em 2016 fortaleceu piscicultura familiar no semiárido baiano

Domingo / 25 Dez 2016 / 13h32
Foto: Divulgação | Codevasf

A piscicultura familiar e artesanal praticada por famílias da região do Submédio São Francisco baiano contou este ano com o reforço de 217 mil alevinos fornecidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) de acordo com o balanço feito pela 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bem Jesus da Lapa. A ação de inclusão produtiva no semiárido da Bahia tem parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e visa oferecer alternativa de trabalho e renda às comunidades rurais que convivem com a seca prolongada. Foram beneficiadas, em 2016, 434 famílias de 47 comunidades nos municípios de Caetité, Guanambi, Ibotirama, Matinha, Paratinga, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Serra do Ramalho e Sítio do Mato. Somente neste mês de dezembro foram fornecidos 50 mil alevinos, sendo 13 mil para comunidades rurais de Ibotirama e 37 mil para Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Sítio do Mato. Os alevinos foram produzidos na estação da Bahia Pesca, vinculada à Seagri e situada no distrito de Porto Novo, município de Santana. 

Foto: Divulgação | Codevasf

O cadastramento das associações beneficiadas, a avaliação dos locais e a logística, entre outras ações, ficam a cargo da equipe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa. “A ação fortalece nosso trabalho e melhora a produção de peixe aqui da região. É a terceira vez que a gente faz o repovoamento, e todas com o apoio da Codevasf. É sempre bem vindo, por ser mais uma possibilidade de geração de renda para nossos associados”, afirma Lucimar Almeida, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Terra do Arroz e Adjacências, do município de Riacho de Santana, entidade que conta com cerca de 70 famílias associadas. Povoamento de tanques-rede: Do total de 50 mil alevinos entregues em dezembro, 35 mil foram destinados ao povoamento de tanques-rede implantados pela Codevasf em benefício das famílias de produtores. Os tanques-rede nos quais a comunidade de Jenipapo hoje pratica a piscicultura estão instalados no Rio Corrente, em Serra do Ramalho. 

Foto: Divulgação | Codevasf

O restante dos alevinos, 15 mil, foi depositado em cinco barreiros construídos pela Federação das Associações de Terra do Arroz em Riacho de Santana. Eles constituem uma nova alternativa de produção de pescado para essas comunidades, que já criavam peixes em tanques escavados. “A criação de peixes em tanques-rede possui vantagens como a troca completa de água por meio do sistema de renovação contínua, o que remove os metabólitos e fornece oxigênio aos peixes; a maior facilidade de retirada dos peixes para a venda (despesca); a facilidade de movimentação e recolocação dos peixes; a intensificação da produção; a otimização do uso da ração que melhora a conversão alimentar; além da facilidade de observação dos peixes, melhorando o manejo e propiciando alta produtividade”, ensina Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf na 2ª Superintendência Regional. Desde 2014, a Codevasf contabiliza 827 mil alevinos de tambaqui, tambacu e tilápia, soltos em lagoas, tanques-rede e viveiros escavados de 15 municípios do Submédio São Francisco baiano. O objetivo é fortalecer a pesca artesanal e a piscicultura na região, gerando renda e fonte de alimentação para as populações ribeirinhas. A ação beneficia 1.725 famílias de 158 localidades.

Redução dos salários de prefeito e vice é aprovada por Câmara em Barreiras

Domingo / 25 Dez 2016 / 12h03
Foto: Reprodução | Blog do Sigi Vilares

A redução dos salários de prefeito e vice-prefeito foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Barreiras, município localizado na região oeste do estado. Três sessões nas últimas semanas foram necessárias para que o projeto fosse aceito. Agora, a questão aguarda a sanção do prefeito Antônio Henrique (PP). De acordo com o projeto, a partir de janeiro de 2017, quando começa um novo mandato, o prefeito deixará de receber R$ 16 mil e terá direito a R$ 14 mil. Já o vice, deixa os atuais R$ 8 mil e ganhará R$ 7 mil. Secretários de governo e vereadores não tiveram os salários alterados. O projeto foi votado em dois turnos e aprovado por unanimidade em ambos.

Esquemas de corrupção desviaram 70% dos recursos de saúde e educação

Domingo / 25 Dez 2016 / 11h35
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

As áreas de saúde e educação foram alvo de quase 70% dos esquemas de corrupção e fraude desvendados em operações policiais e de fiscalização do uso de verba federal pelos municípios nos últimos 13 anos. Os desvios foram descobertos pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, e evidenciam como recursos destinados a essas duas áreas são especialmente visados por gestores municipais corruptos. Ao todo, desde 2003, foram deflagradas 247 operações envolvendo desvios de verbas federais repassadas aos municípios. Os investigadores identificaram organizações que tiravam recursos públicos de quem mais precisava para alimentar esquemas criminosos milionários e luxos particulares. Além de saúde e educação, também há desvios recorrentes em áreas como transporte, turismo e infraestrutura. O levantamento feito pelo jornal Estado de S. Paulo tem como base dados do governo federal desde 2003. A pesquisa mostra que houve fraude no uso de verbas federais em pelo menos 729 municípios - o que corresponde a 13% do total de cidades do País. Do Oiapoque ao Chuí, o prejuízo causado pela corrupção no período foi estimado em R$ 4 bilhões pela CGU.

Filho do prefeito de Ituaçu invade casa do prefeito eleito e o ameaça de morte

Domingo / 25 Dez 2016 / 10h16
Foto: Reprodução | You Tube

O prefeito eleito do município de Ituaçu, Adalberto Alves Luz, teve a casa invadida na manhã do último sábado (24/12), pelo filho de Albércio da Costa Brito Filho, prefeito que foi derrotado nas últimas eleições municipais. O rapaz, identificado como Phellipe Ramon Gonçalves Brito, pulou o muro da casa e ameaçou Adalberto de morte. De acordo com informações, Breno Luz, filho do prefeito eleito, revelou que Phellipe já havia ameaçado o seu pai outras vezes e que talvez a intenção do jovem era de matar Adalberto e se matar em seguida. No momento em que percebeu a invasão na residência, Adalberto conseguiu trancar as portas da casa a tempo. Ainda segundo Breno, o jovem danificou dois carros que estavam estacionados na garagem e tentou entrar na casa dando chutes na porta, quando foi contido por populares que perceberam a ação Phellipe e também pularam o muro. A única viatura da polícia que atua na cidade foi chamada, mas só conseguiram chegar depois que o rapaz havia indo embora. O caso ainda vai ser registrado na Delegacia de Barra da Estiva, por não haver um delegado plantonista em Ituaçu. A família do prefeito eleito acredita que o que motivou a invasão do rapaz seria a inconformidade pela derrota nas eleições, já que estão no poder há 16 anos. Veja vídeo do momento em que o acusado pula o muro da casa:

Em pronunciamento de Natal, Temer diz que Brasil derrotará crise em 2017

Sábado / 24 Dez 2016 / 20h34
Foto: Reprodução | You Tube

Na noite deste sábado (24/12), véspera de Natal, o presidente Michel Temer fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV. Ele afirmou que o Brasil derrotará a crise em 2017 e destacou que os juros estão caindo e continuarão caindo no ano que vem. O peemedebista também disse que os empresários voltarão a investir e o desemprego vai cair. Ainda durante a fala, Temer fez um balanço das ações em pouco mais de 100 dias como presidente e contou que está trabalhando para desburocratizar o Estado e atingir uma “democracia da eficiência”. A mensagem foi gravada durante a semana, em Brasília. Na quinta-feira (22/12), Temer embarcou para São Paulo para passar o Natal com a família em sua residência particular. Veja o vídeo:

Caetité: Polícia cumpre mandado de prisão e prende acusado de estupro

Sexta / 23 Dez 2016 / 15h13
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Foi preso nesta sexta-feira (23/12), no município de Caetité, Leandro Rodrigues dos Santos, vulgo ‘Léo Furadeira’. A ação foi resultado de uma ação de policiais do Serviço de Missões Especiais (SME) da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM), juntamente com o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO). De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, os policiais se deslocaram até o local depois de descobrir onde ele estava e permaneceu por um período em observação próximo a residência. No final da manhã os policiais realizaram a abordagem e em seguida foi dada voz de prisão. Segundo a polícia, Leandro, possuía um mandado de prisão em aberto pela prática de estupro e já cumpriu pena na custódia da Delegacia Territorial de Guanambi por tráfico de drogas. Conforme a PM o acusado não reagiu à ação e logo em seguida foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil em Caetité, para prestar depoimentos ao delegado de plantão. Posteriormente, ele foi encaminhado à custódia da referida delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.

Em Barreiras, Rui entrega sistemas de água e esgoto que beneficiam mais de 250 mil pessoas

Sexta / 23 Dez 2016 / 14h18
Foto: Mateus Pereira | GOVBA

Nesta sexta-feira (23/12), foram inaugurados, em Barreiras, no oeste baiano, a ampliação do sistema de tratamento de água e a rede de esgotamento sanitário, benefícios que alcançam mais de 250 mil pessoas. O governador Rui Costa realizou as entregas que, somadas, totalizam um investimento de quase R$ 118 milhões. “O governo investiu aqui R$ 113 milhões e chegamos a 60% da população atendida com essa rede. Agora, é projetar novos investimentos para atender a, pelo menos, a 90% das pessoas e, com isso, vamos estar garantindo saúde para a população, um meio ambiente de qualidade e um desenvolvimento urbano à altura do que Barreiras merece”. 

Foto: Mateus Pereira | GOVBA

Com a ampliação da estação de tratamento, onde foram aplicados R$ 4,5 milhões, a oferta de água tratada acompanha o crescimento da população e a vazão agora chega a mais que o triplo da anterior. O investimento vai resolver, segundo Rui Costa, o problema das chamadas manobras que eram feitas no município “e criavam  instabilidade no abastecimento de água. Então, agora, a partir de dezembro, o fornecimento está estabilizado e a população tem a garantia de água de qualidade”. Com o Sistema de Esgotamento Sanitário a ampliação foi ainda mais significativa. O município passou de apenas 8% para mais de 65% de cobertura dos domicílios da sede. Foram investidos R$ 113,2 milhões no sistema, que passa a contar com mais de 260 quilômetros de rede coletora, cinco novas estações elevatórias e uma estação para tratamento do esgoto.

PM inicia Operação Natal nas rodovias estaduais nesta sexta (23)

Sexta / 23 Dez 2016 / 11h14
Foto: Divulgação

Teve início na manhã desta sexta-feira (23/12) a Operação Natal 2016 nas rodovias estaduais. A ação das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário seguirá até as 8 horas de segunda-feira (26/12). As ações que serão intensificadas são de prevenção de acidentes, a fiscalização de velocidade – com o uso de radares – e dos documentos de porte obrigatório (condutor e veículo), além das abordagens preventivas para coibir o tráfico de armas de fogo, de drogas e de pessoas. A Polícia Militar orienta o condutor a ter mais atenção nas rodovias com maior incidência de congestionamento. Para evitar transtornos durante o feriado, a PM enfatizar ser importante não combinar ingestão de bebida alcoólica com direção, efetuar a revisão mecânica no veículo antes da viagem, conferir a validade dos documentos de porte obrigatório, descansar antes de pegar a estrada,utilizara cadeirinha para as crianças e o cinto de segurança em todos os assentos do veículo.