voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2012"

Justiça determina afastamento imediato da prefeita de Barreiras

Quinta / 20 Dez 2012 / 00h00

O Tribunal de Justiça da Bahia determinou o afastamento imediato do cargo da prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD). De acordo com o Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), do Ministério Público da Bahia (MP-BA) a gestora gastou mais de R$ 3,5 milhões, em  2009, sem realizar as devidas licitações. “A gestora chegou a forjar as ‘pseudo motivações’ que a levaram a contratar os bens e serviços de forma direta. Todas as irregularidades foram apresentadas ao MP por meio de representação criminal formulada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que rejeitou a prestação contábil da prefeitura de Barreiras do exercício financeiro de 2009”, diz o MP-BA. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelos membros da 2ª Câmara Criminal do TJ-BA. “Os documentos técnicos comprovam, segundo o CAP, a falta de cuidado de Jusmari Oliveira à frente da gestão do Município”, diz o MP-BA. A atual vice-prefeita, Regina Figueiredo (PSB), deve concluir o mandato que se encerra no próximo dia 31 de dezembro.


BN

Polícia Técnica de Guanambi ganha viatura do rabecão

Quinta / 20 Dez 2012 / 00h00
Foto Ilustrativa

O Departamento de Polícia Técnica de Guanambi ganhou uma viatura do rabecão na manhã desta quarta-feira, 19 de dezembro.

O veículo tem como função realizar o traslado de corpos em toda a região que o DPT atende. Segundo as informações, um dos auxiliares de necropsia afirmou que este é um grande avanço para o IML de Guanambi, que até então os corpos eram trasladados por veículos de funerárias e a família do morto bancava tudo.

O rabecão suporta até seis corpos de uma única vez e é equipado com sistema de refrigeração para conservação dos corpos.


João Miguel

Promessa em campanha pode resultar na cassação do Prefeito eleito do PT de Maetinga

Quinta / 20 Dez 2012 / 00h00

Em Maetinga (BA), o candidato eleito pelo PT – Partido dos Trabalhadores, Edcarlos Lima Oliveira, poderá não tomar posse após ter vencido a doutora Aline. O Ministério Público, em parecer favorável a uma AIJE da oposição, considerou: ‘“promessas (e não apenas anúncio de obras já realizadas) é fato revelador de uso promocional em favor de candidato de distribuição gratuita de serviço público de caráter social custeado pelo Poder Público.”

 Durante um comício o Prefeito Brasilino, que apoiou o candidato do PT, fez promessas de realização de obras públicas (recuperação da barragem de Serra de José Francisco). Segundo o Ministério Público, “promessas (e não apenas anúncio de obras já realizadas) é fato revelador de uso promocional em favor de candidato de distribuição gratuita de serviço público de caráter social custeado pelo Poder Público.”

O MP opinou pela PROCEDÊNCIA dos pedidos (cassação de diploma e de mandato dos réus e inelegibilidade por 8 anos), devido postura ativa dos réus durante todo o ato político, prometendo obras em nome de candidatos, “é prática reveladora de abuso, que desequilibra o pleito eleitoral, com grande potencialidade”, considerou o MP.

Bandidos arrombam delegacia de Palmas de Monte Alto e levam armas

Quinta / 20 Dez 2012 / 00h00

A ousadia dos bandidos é tão grande que nem a delegacia de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, ficou de fora de uma ação arriscada na última terça-feira, 18 de dezembro. Segundo informações do site Giro de Notícias, os meliantes furtam três revólveres e duas espingardas.

Os bandidos  destruíram uma parte do forro que é feito de PVC.O Delegado Drº. Joseberto Ribeiro Cruz contou está investigando o crime.

Brumado: Radialista amarra e espanca irmã

Quinta / 20 Dez 2012 / 00h00

Uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que trafegava com uma viatura da 2ª Companhia Independente do Interior pela BR-030, nas proximidades da Vila Presidente Vargas, em Brumado foi surpreendida na manhã da última terça-feira (18) por uma mulher que saiu de dentro do mato com vários hematomas. A vítima, Sirlei Mendes Santos, pedia socorro e dizia que queria prestar queixa contra o homem que a teria agredido. Na delegacia, a mulher afirmou que seu irmão, o locutor Beto Mendes, da Rádio Alternativa FM, havia lhe espancado. Residente no Bairro São Jorge, a vítima declarou que seu irmão a fez entrar a força em um veículo e a levou para o mato, onde a amarrou e espancou e ainda lhe ameaçou de morte. A mulher fez exame de corpo de delito e a polícia apura as acusações.


BN

Comunicado:Danificação da decoração do Natal Luz continua.

Quinta / 20 Dez 2012 / 00h00

Lamentamos comunicar a continuidade da destruição da decoração da cidade, uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Projeto Natal Luz, que como objetivo reforçar o espírito natalino entre os caetiteenses, através da valorização dos nossos artistas locais.

Neste momento, que a cidade começa a receber os familiares, amigos e visitantes, é desmotivador saber que existem pessoas que dedicam seu tempo em destruir um lindo projeto público, que encanta muitos. 

Diante disso, vimos encarecidamente solicitar novamente a toda população caetiteense que se torne vigilante contra as pessoas que agem pela destruição do nosso espírito natalino. Denuncie através do telefone 3454-8050 ou informe aos seguranças que rodam a cidade. Solicitamos também um apoio da Polícia Militar contra estas ações destrutivas. Desta forma, juntos, intimidaremos o vandalismo e continuaremos garantindo que a nossa cidade transmita a paz e o encantamento do Natal Luz.

Aproveitamos o ensejo, para desejar a todos uma vida feliz no Natal das Famílias!


Atenciosamente,

Cléia Montenegro Barreira de Alencar,

Secretária Municipal de Assistência Social.


Livramento: Prefeito condenado a prisão diz que está ‘tranquilo’

Quinta / 20 Dez 2012 / 00h00

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste baiano,  Carlos Roberto Souto Batista (PSD), foi condenado à pena de três anos e nove meses de detenção.

O gestor é acusado de contratar bens e serviços com dispensa indevida de licitação. De acordo com o Núcleo de Investigação de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), do Ministério Público estadual (MP-BA).

Em nota oficial publicada em um blog da região, o prefeito disse que está tranquilo e que foi surpreendido pelas notícias veiculadas na imprensa estadual.

“Não fui intimado a comparecer a nenhum julgamento. Recebi vários apoios da população de Livramento e tenho certeza que no dia 1º de janeiro estarei na posse para transmitir o cargo ao meu sucessor”, disse.


Rodrigo Ferraz

Teixeira de Freitas: Família acorrenta jovem viciado à espera de decisão da Justiça

Quarta / 19 Dez 2012 / 00h00

Uma família de Teixeira de Freitas não encontrou outra alternativa, a não ser acorrentar dentro de casa o filho viciado em crack. Os parentes aguardam decisão da Justiça de Teixeira de Freitas, após dar entrada em uma Ação de Internação Compulsória para o jovem Isaque Trindade Campos, de 22 anos. A medida dos familiares tenta evitar que Isaque furte os utensílios da residência para trocar por drogas, não quebre os móveis e nem volte a agredir os pais. “As minhas lágrimas já se esgotaram e só vivo a troco de orações para que Deus mostre o caminho de salvação para o meu filho. Estamos todos marcados de dentadas e lesionados de pancadas desferidas por ele. É agressivo o tempo todo em busca de dinheiro para comprar drogas”, lamenta a mãe, Maria Zélia de Jesus Campos, de 47 anos, em entrevista ao site Teixeira News.


ADAB apreende mais de 140 kg de carne clandestina em ônibus próximo a Guanambi

Quarta / 19 Dez 2012 / 00h00

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) apreendeu quase 150 Kg de carne clandestina neste final de semana próximo a Guanambi. O órgão informou que a carne bovina estava dentro de um ônibus de turismo. A carne apreendida estava sendo transportada irregularmente no bagageiro do veículo que seguia para São Paulo.

O material estava sem nota fiscal e acondicionado fora das normas determinadas pela legislação vigente. A carga foi apreendida e imediatamente destruída pelos fiscais da Agência que realizaram a ação com apoio da Polícia Militar.


Rodrigo Ferraz

Governo deve prorrogar de novo a redução do IPI para veículos

Quarta / 19 Dez 2012 / 00h00

O governo deve prorrogar mais uma vez a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado na venda de veículos, que vence no final deste ano, informa o jornal Folha de S. Paulo.  A proposta da equipe econômica, encaminhada à presidente Dilma Rousseff, prevê uma diminuição gradual do benefício, para que ele seja eliminado até o final do primeiro semestre de 2013. D e acordo com a avaliação do Ministério da Fazenda, é importante manter o estímulo fiscal para o setor com o objetivo de garantir a retomada do crescimento da economia no início do próximo ano. A palavra final será da presidente Dilma Rousseff, que está preocupada com o ritmo lento da economia em 2012, quando o país deve crescer apenas 1%. Ainda segundo a Folha, esta é a terceira prorrogação do benefício tributário desde seu anúncio, em 21 de maio. A primeira foi em agosto, a segunda em outubro e o prazo final seria dezembro. 


Bandidos explodem e assaltam carro-forte na Estrada do Feijão

Quarta / 19 Dez 2012 / 00h00

Bandidos assaltaram nesta terça-feira (18) um carro-forte na rodovia BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, no sentido Xique-Xique-Irecê, nas proximidades da cidade de Central. Durante a perseguição dos assaltantes, o veículo colidiu com uma moto, o que causou a morte dos dois ocupantes. Após a batida, os bandidos, fortemente armados, explodiram a parte do fundo do carro-forte. Depois, fugiram em uma caminhonete L-200 Mitsubishi, em direção à região de Jussara. Não foram informados os nomes das duas vítimas nem a quantia roubada. 

Sindicato divulga horário de funcionamento dos bancos no final de ano

Quarta / 19 Dez 2012 / 00h00

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou o horário de atendimento ao público neste fim de ano e, na próxima segunda-feira (24), os bancos só funcionarão até as 12h. 

Já no dia 31 não haverá expediente externo. 

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas dos feriados de Natal e Ano Novo poderão ser pagas no próximo dia útil, sem a incidência de multa. 

Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). 

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas eletrônicos.


Sindicato dos Bancários de Conquista e Região

Livramento: Prefeito Carlão oculta documentos para transição

Quarta / 19 Dez 2012 / 00h00

Faltando apenas onze dias para o encerramento do ano, o prefeito Carlos Roberto Souto Batista (PSD) ainda não disponibilizou documentos necessários para o processo de transição do novo governo de Livramento de Nossa Senhora. “Faltam poucos dias, apenas ai onze dias mais, temos os feriados, e isso dá um tempo muito curto para que a gente possa tomar conhecimento de todos os documentos”, comentou Ginaldo Matias Luz, coordenador da transição. No final da manhã desta terça-feira (18), o controlador do município, juntamente com a equipe de transição (Ginaldo Matias Luz, Luiz Queiroz e Ricardo Paiva) retornou a se reunir, prometeu tentar convencer o prefeito Carlos Roberto a liberar os arquivos de dados, mas até a manhã desta quarta-feira (19) nada teria sido resolvido. Por telefone com o prefeito Carlão, nome popular do militante do Partido Social Democrata, o Blog do Anderson foi informado que “toda a documentação exigida à Prefeitura que estão dentro das normas do Tribuna de Contas dos Municípios foi liberada, isso desde o início da transição”. Sobre dados magnéticos, o alcaide não teve ainda conhecimento.


Anderson Oliveira

Sete pessoas morrem em acidente com ônibus próximo a Correntina

Quarta / 19 Dez 2012 / 00h00

Sete pessoas morreram na noite de terça-feira (18) após dois ônibus colidirem na BR-020, próximo ao município baiano de Correntina, no oeste baiano, cerca de 60 km da divisa entre os estados da Bahia e Goiás. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao menos 18 pessoas ficaram feridas no acidente e foram encaminhadas para hospitais de Brasília, Barreiras (BA) e Posse (GO). A PRF informou ainda que as sete vítimas são moradores do estado do Piauí. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Roda Velha, no oeste baiano, além da cidade de Posse, em Goiás, socorreram as vítimas. Os dois ônibus envolvidos no acidente faziam transporte clandestino de passageiros. Um dos ônibus estava parado no acostamento, quando foi atingido pelo outro veículo. Os dois motoristas morreram no acidente.

Negócio escandaloso causa à Petrobras prejuízo superior a US$ 1 bilhão

Terça / 18 Dez 2012 / 00h00

Desde que Sérgio Gabrielli, o buliçoso ex-presidente da Petrobras, deixou a empresa, os esqueletos não param de pular do armário. A presidente Dilma Rousseff o pôs para correr. Ele se alojou na Secretaria de Planejamento da Bahia e é tido como o provável candidato do PT à sucessão de Jaques Wagner. Dilma, é verdade, nunca gostou dele, desde quando era ministra.

A questão pessoal importa menos. Depois de ler o que segue, é preciso responder outra coisa: o que ela pretende fazer com as lambanças perpetradas na Petrobras na gestão Gabrielli? Uma delas, apenas uma, abriu um rombo na empresa que passa de UM BILHÃO DE DÓLARES. Conto os passos da impressionante reportagem de Malu Gaspar na VEJA desta semana. Prestem atenção!

1: Em janeiro de 2005, a empresa belga Astra Oil  comprou uma refinaria americana chamada Pasadena Refining System Inc. por irrisórios US$ 42,5 milhões. Por que tão barata? Porque era considerada ultrapassada e pequena para os padrões americanos.

2: ATENÇÃO PARA A MÁGICA – No ano seguinte, com aquele mico na mão, os belgas encontraram pela frente a generosidade brasileira e venderam 50% das ações para a Petrobras. Sabem por quanto? Por US$ 360 milhões!  Vocês entenderam direitinho: aquilo que os belgas haviam comprado por US$ 22,5 milhões (a metade da refinaria velha) foi repassado aos “brasileiros bonzinhos” por US$ 360 milhões. 1500% de valorização em um aninho. A Astra sabia que não é todo dia que se encontram brasileiros tão generosos pela frente e comemorou: “Foi um triunfo financeiro acima de qualquer expectativa razoável”.

3 – Um dado importante: o homem dos belgas que negociou com a Petrobras é Alberto Feilhaber, um brasileiro. Que bom! Mais do que isso: ele havia sido funcionário da Petrobras por 20 anos e se transferiu para o escritório da Astra nos EUA. Quem preparou o papelório para o negócio foi Nestor Cerveró, à frente da área internacional da Petrobras. Veja viu a documentação. Fica evidente o objetivo de privilegiar os belgas em detrimento dos interesses brasileiros. Cerveró é agora diretor financeiro da BR Distribuidora.

Calma! O escândalo mal começou

Se você acha que o que aconteceu até agora já dá cadeia, é porque ainda não sabe do resto.

4 – A Pasadena Refining System Inc., cuja metade a Petrobras comprou dos belgas a preço de ouro, vejam vocês!, não tinha capacidade para refinar o petróleo brasileiro, considerado pesado. Para tanto, seria preciso um investimento de mais US$ 1,5 bilhão! Belgas e brasileiros dividiriam a conta, a menos que…

5 – … a menos que se desentendessem! Nesse caso, a Petrobras se comprometia a comprar a metade dos belgas — aos quais havia prometido uma remuneração de 6,9% ao ano, mesmo em um cenário de prejuízo!!!

6 – E não é que o desentendimento aconteceu??? Sem acordo, os belgas decidiram executar o contrato e pediram pela sua parte, prestem atenção, outros US$ 700 milhões. Ulalá! Isso foi em 2008. Lembrem-se que a estrovenga inteira lhes havia custado apenas US$ 45 milhões! Já haviam passado metade do mico adiante por US$ 360 milhões e pediam mais US$ 700 milhões pela outra. Não é todo dia que aparecem ou otários ou malandros, certo?

7 – É aí que entra a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, então presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Ela acusou o absurdo da operação e deu uma esculhambada em Gabrielli numa reunião. DEPOIS NUNCA MAIS TOCOU NO ASSUNTO.

8 – A Petrobras se negou a pagar, e os belgas foram à Justiça americana, que leva a sério a máxima do “pacta sunt servanda”. Execute-se o contrato. A Petrobras teve de pagar, sim, em junho deste ano, não mais US$ 700 milhões, mas US$ 839 milhões!!!

9 – Depois de tomar na cabeça, a Petrobras decidiu se livrar de uma refinaria velha, que, ademais, não serve para processar o petróleo brasileiro. Foi ao mercado. Recebeu uma única proposta, da multinacional americana Valero. O grupo topa pagar pela sucata toda US$ 180 milhões.

10 – Isto mesmo: a Petrobras comprou metade da Pasadena em 2006 por US$ 365 milhões; foi obrigada pela Justiça a ficar com a outra metade por US$ 839 milhões e, agora, se quiser se livrar do prejuízo operacional continuado, terá de se contentar com US$ 180 milhões. Trata-se de um dos milagres da gestão Gabrielli: como transformar US$ 1,199 bilhão em US$ 180 milhões; como reduzir um investimento à sua (quase) sétima parte.

11 – Graça Foster, a atual presidente, não sabe o que fazer. Se realizar o negócio, e só tem uma proposta, terá de incorporar um espeto de mais de US$ 1 bilhão.

12 – Diz o procurador do TCU Marinus Marsico: “Tudo indica que a Petrobras fez concessões atípicas à Astra. Isso aconteceu em pleno ano eleitoral”.

13 – Dilma, reitero, botou Gabrielli pra correr. Mas nunca mais tocou no assunto.

Encerro

Durante a campanha eleitoral de 2010, o então presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, fez propaganda de modo explícito, despudorado. Chegou a afirmar, o que é mentira descarada, que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante a sua gestão, tinha planos de privatizar a Petrobras.

Leram o que vai acima? Agora respondam: quem privatizou a Petrobras? E noto, meus caros: empresas privadas não são tratadas desse modo porque seus donos ou acionistas não permitem. A Petrobras, como fica claro, foi privatizada, sim, mas por um partido. Por isso, foi tratada como se fosse terra de ninguém. (Blog de Reinaldo Azevedo)