voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2013"

Adolescente é apreendida com drogas pela segunda vez em menos de 30 dias

Sexta / 15 Nov 2013 / 00h00

Nesta quinta-feira (14), uma ação conjunta da Polícia Militar, via Companhia Independente de Policiamento Especializada do Sudoeste (Cipe-Sudoeste/Caesg), e Polícia Federal em Anagé, resultou na apreensão de 35 quilos de maconha prensada. A droga estava com uma adolescente de 17 anos, que viajava de Janaúba, em Minas Gerais, para Vitória da Conquista. Ela carregava a droga na bagagem e foi descoberta durante abordagem na BA-262.

De acordo com a adolescente, ela levaria a droga até o Bairro Brasil e de lá ela seria comercializada em Conquista. Tanto a adolescente quanto a droga foram levadas ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Conquista.

É a segunda vez, em menos de um mês, que a adolescente é apreendida pela polícia. Anteriormente, no último dia 24, ela havia sido flagrada carregando 149 tijolos de maconha prensada e trinta pinos de cocaína.

 

por Paulo Anderson Rocha

Guanambi: Latinha trocou o PCdoB pelo PSB e poderá perder o mandato de vereador

Quinta / 14 Nov 2013 / 00h00
Foto: Divulgação

Por conta da desfiliação partidária sem justa causa, a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE/BA) entrou com catorze ações de decretação de perda de cargo eletivo no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A ação, de autoria do procurador Sidney Madruga, pode resultar na perda de mandato do vereador de Guanambi, José Carlos Lélis Costa, o Latinha, que se desfilou do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no dia 4 de outubro, após 33 anos no partido que ajudou a fundar. Na época, Latinha se justificou dizendo que estava de desligando do partido, pois tinha intenção de ser candidato a deputado estadual, o que, segundo ele, dificilmente aconteceria dentro do PCdoB por causa da candidatura de outro ex-companheiro de partido. Depois da desvinculação, o vereador se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Porém, de acordo com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de nº 22.610/2007, toda desfiliação partidária sem declaração de justa causa pode resultar na perda de cargo eletivo. O acionado pela PRE/BA pediu desfiliação sem apresentar nenhum dos critérios definidos pela norma, como por exemplo a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal. O vereador Latinha, sequer solicitou ao TRE/BA o julgamento de justa causa para a desfiliação. Com informações do Brumado Notícias.

Barra do Choça: Estudante morre afogada

Quinta / 14 Nov 2013 / 00h00
Foto: Blog do Jorge Amorim

Após dezenove dias do seu desaparecimento, o corpo da estudante Jéssica Almeida Santos, de 14 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (21), numa barragem onde funcionava uma antiga pedreira, na estrada que liga Barra do Choça a Planalto, no Sudoeste Baiano. Após tentativas sem sucesso de moradores em busca da garota, o 7º Grupamento de Bombeiro Militar foi acionado. Segundo informações do Blog do Jorge Amorim, o corpo estava numa profundidade aproximada de seis metros. O cadáver foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista.

Dilma veta projeto que criaria novos municípios

Quinta / 14 Nov 2013 / 00h00
Foto Anderson Oliveira

A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso, publicado nessa quinta-feira (14) em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria “o interesse público”. A matéria foi devolvida ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores. Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria “a expansão expressiva do número de municípios” o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”. Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras. Informações da Agência Brasil.

Dom Basílio: Motociclista morre em acidente na BA-148

Quarta / 13 Nov 2013 / 00h00
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após perder o controle da motocicleta que pilotava em alta velocidade e bater na mureta de proteção de uma ponte, na BA-148, próximo à Barra de Osório, na divisa entre Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, o piloto Ivo José de Oliveira foi arremessado a uma altura de cerca de 9 metros, caindo à margem do Rio do Paulo. O Samu foi acionado, mas ao chegar ao local a vítima já havia falecido em razão da gravidade dos ferimentos. O impacto da colisão foi tão forte que arrancou o pneu dianteiro da moto, de placa DXO 1372. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e uma guarnição da polícia militar também estiveram no local para desobstruir o trânsito, que ficou lento no trecho. Populares disseram que Ivo havia ingerido bebida alcoólica antes de pegar estrada, mas a informação só será confirmada após relatório de necropsia do Instituto Médico Legal de Brumado (IML).

Mulher é atingida com golpes de faca em Barra do Choça

Quarta / 13 Nov 2013 / 00h00
Foto: Site Folha do Café

Uma mulher foi atingida com golpes de faca na manhã desta quarta-feira (13) em Barra do Choça. Segundo informações de pessoas que estiveram no local, os golpes foram feitos pelo companheiro da vítima.

O crime aconteceu por volta das 7h30 da manhã. Pessoas da comunidade acionaram a polícia e tentaram socorrer a vítima. A mulher, ainda não identificada, foi encaminhada para o Hospital Municipal da cidade e está sob cuidados médicos. O estado de saúde dela é considerado grave.

Segundo a polícia, o principal suspeito de cometer o crime, conhecido apenas como “Zau”, está foragido.

BR-030: Cegonheiro morre em acidente próximo ao distrito de Sussuarana em Tanhaçu

Quarta / 13 Nov 2013 / 00h00
Foto: Márcio Clayton/Brumado Notícias

Um caminhão cegonha carregado de veículos capotou na BR-030, próximo ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano, na tarde da última segunda-feira (11). A suspeita de outros condutores e de policias que estiveram no local é de que o motorista do veículo tenha sofrido um mal súbito e morrido enquanto dirigia. Em seguida, o caminhão teria saído da pista e capotado. O corpo do motorista ficou preso às ferragens e só foi retirado com a chegada do corpo de bombeiros de Vitória da Conquista. Os carros que eram transportados na cegonha ficaram espalhados na margem da pista.

 

Caetité sedia capacitação sobre estratégias para o convívio com a seca

Quarta / 13 Nov 2013 / 00h00

A manhã do dia 12 de novembro foi rica em esclarecimentos, técnicas e estratégias simples, mas que fazem toda a diferença para o convívio com a seca. A capacitação, realizada pela Cootraf – Cooperativa de Assessoria Técnica Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – reuniu agricultores familiares dos municípios de Caetité, Caculé, Rio do Antônio, Ibiassucê e Pindaí.

Dentre os temas trabalhados estiveram: sustentabilidade, barragem subterrânea, cisternas, tanques de pedra, plantação de plantas com maior adaptação com o clima seco (como seriguela, umbu, com destaque para a palma).

O técnico da Secretaria de Agricultura de Caetité, Exupério Lédo Silva, foi palestrante sobre a plantação da palma adensada, uma das ações que tem destacado Caetité nas ações de combate à seca. “A palma é de grande importância para nós! Ela é quem salva o nosso rebanho, pois continua verde quando o pasto seca. A produtividade é ainda maior quando o cultivo é da palma adensada (que não tem espinho), que além de maior facilidade no manuseio, tem mais proteína na sua composição e produz 10 vezes mais que a palma tradicional. A produção passa de 40 toneladas da tradicional para 400 da adensada. E se o cultivo for irrigado e adubado, pode chegar até 800 toneladas”, explicou Exupério Lédo.

No município de Caetité, a Secretaria de Agricultura dentre as suas ações de convívio com a seca, incentiva e apoia o cultivo da palma, com orientação ao cultivo. Já foram distribuídas gratuitamente 70.000 mudas de planta; construídos dois campos experimentais de palma adensada com extensão de 0,5 hectares cada, localizados nas comunidades de Lagoa de Fora e Sapé, que poderão produzir até 400 toneladas ao ano; está iniciando a ampliação do campo experimental de Maniaçu e foi dado início também ao cultivo do mandacaru sem espinho.

Dom Basílio: Motociclista morre em acidente na BA-148

Quarta / 13 Nov 2013 / 00h00
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após perder o controle da motocicleta que pilotava em alta velocidade e bater na mureta de proteção de uma ponte, na BA-148, próximo à Barra de Osório, na divisa entre Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, o piloto Ivo José de Oliveira foi arremessado a uma altura de cerca de 9 metros, caindo à margem do Rio do Paulo. O Samu foi acionado, mas ao chegar ao local a vítima já havia falecido em razão da gravidade dos ferimentos. O impacto da colisão foi tão forte que arrancou o pneu dianteiro da moto, de placa DXO 1372. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e uma guarnição da polícia militar também estiveram no local para desobstruir o trânsito, que ficou lento no trecho. Populares disseram que Ivo havia ingerido bebida alcoólica antes de pegar estrada, mas a informação só será confirmada após relatório de necropsia do Instituto Médico Legal de Brumado (IML).

Barra da Estiva: Polícia descobre plantação de maconha em comunidade rural

Quarta / 13 Nov 2013 / 00h00
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Coordenados pelo delegado Arilano Botelho, investigadores da polícia civil, com o apoio da polícia militar, encontraram uma plantação com 60 pés de maconha em uma propriedade particular, na comunidade Riacho da Mata, no município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. O delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, informou que, além da maconha já plantada, também foram encontradas 48 mudas da erva na propriedade, duas espingardas, sendo uma delas calibre 12 de fabricação caseira, e vários objetos produtos de furtos e roubos na localidade. O delegado disse ainda que as investigações apontam que o proprietário do terreno onde a maconha estava plantada faz parte de uma quadrilha que atua na região. As ervas e as armas foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Brumado, para serem periciadas. Depois, todo material será incinerado.

Brumado Notícias

Ibicoara: Lavrador é morto por padrasto a golpe de facão

Terça / 12 Nov 2013 / 00h00
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um crime bárbaro foi registrado na tarde do último domingo (10), na cidade de Ibicoara, no sudoeste baiano. Segundo relatos de familiares da vítima ao site Brumado Notícias, o lavrador Edilson Alves da Silva, 33 anos, teria sido morto a golpes de facão desferidos pelo padrasto, identificado como Jaime, após uma discussão entre eles. O crime aconteceu na Fazenda Boa Sorte, de propriedade de um parente do prefeito de Iramaia, onde a vítima e o padrasto trabalhavam juntos. Os golpes atingiram a cabeça e a nuca do lavrador, que morreu na hora. O assassino está foragido.

Apreensão de arma e três conduzidos

Terça / 12 Nov 2013 / 00h00

Foram apresentadas na delegacia de polícia civil pela equipe de investigadores do S.I as pessoas identificadas como Lázaro Brito Rodrigues, 42 anos, residente no Novo Horizonte, vigilante, Lucas Ferreira Gonçalves, 19 anos, residente no Novo Horizonte, auxiliar Técnico e Adriana dos Santos Silva, 36 anos, vendedora ambulante. Uma denuncia anônima indicava que os envolvidos citados estavam envolvidos numa negociação de arma de fogo. Segundo a denúncia anônima, Lucas teria vendido um revólver para Lázaro e este estava de posse da arma. Imediatamente a equipe iniciou o levantamento das informações buscando localizar a referida arma de fogo realizando diversas diligências e vindo a lograr êxito. A arma foi apreendida numa residência na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Novo Horizonte, na casa de Adriana dos Santos Silva. Ouvindo os envolvidos as versões foram as seguintes:

Lázaro Brito: o conduzido “Lazin” Lázaro Brito Gonçalves, alegou que no dia 06 de novembro emprestou a quantia de R$ 500,00 para o Lucas e recebeu como garantia um revólver calibre 32, marca Taurus com cabo branco e seis munições intactas que no dia seguinte Lucas retornou e pagou a dívida e recebeu o revólver.

Lucas Ferreira: o conduzido Lucas Ferreira Gonçalves alegou ter comprado a arma de um indivíduo de prenome Edivan, morto este ano. Afirma ainda que deu a arma em garantia para tomar um empréstimo de R$ 500,00 que foi quitado no dia seguinte. No mesmo ato recebeu a arma de volta e levou para ser guardada na casa de um amigo de vulgo “Chico”. Este por sua vez entregou a arma para Adriana dos Santos Silva que escondeu em sua residência.

Adriana dos Santos: a conduzida Adriana dos Santos alega que estava trabalhando fora de casa quando o seu irmão Francisco dos Santos Silva “Chico” ligou avisando que havia guardado uma coisa na sua casa. Logo depois recebeu a informação de que a polícia estava em sua casa procurando por uma arma de fogo. Que foi para sua residência e encontrou o revólver sobre a estante entregando-o de imediato para os investigadores.

 

Por: Repórter Radiola

Guanambi: homem mata barraqueiro após cobrança de divida de cerveja.

Segunda / 11 Nov 2013 / 00h00

Uma brutal facada levou ao fim a vida de um barraqueiro de nome Oscar Santos da Silva mais conhecido como Bigode da Buchada.

A vítima que tem uma barraca na feira livre de Guanambi foi assassinada após cobrar a divida de uma cerveja. O autor do crime um elemento mais conhecido como Mirão que trabalha desossando gado teria tomado uma cerveja na barraca de Bigode e saído sem pagar, o barraqueiro saiu do estabelecimento, abordou Mirão nas proximidades de um Sacolão também na feira livre e cobrou a cerveja, após efetuar o pagamento Mirão desferiu um golpe de faca no abdomem de Bigode matando-o na hora.

O crime se deu na noite de domingo (10/11), por volta das 18:30h.

O corpo da vítima foi removido ao IML (Instituto médico legal) de Guanambi e vai passar por necropsia nesta segunda-feira.

O criminoso fugiu assim que esfaqueou Oscar.

 

Joaquim José

Mucugê: Líder e seis bandidos morrem em confronto com a polícia

Domingo / 10 Nov 2013 / 00h00
Foto: Reprodução

Com uma metralhadora HK 9 mm, “Coninho”, o líder da quadrilha que assaltou um banco em Mucugê, na última quarta-feira (6), entrou em confronto com a Companhia Independente de Policiamento Especializado Semiárido (CIPE-Semiárido) e morreu. A troca de tiros aconteceu na localidade de Baixa Vistosa, em Bonito, onde os policiais fecharam o cerco ao acusado, neste domingo (10). Aproximadamente 20 policiais participaram da operação e trocaram tiros por cerca de 1 hora. Só então uma adolescente de 13 anos, que estava com o fugitivo, foi resgatada. Os policiais militares e Civis vêm perseguindo o grupo desde o assalto e houve outros confrontos: o primeiro aconteceu na quinta-feira (7), em Canarana, quando dois morreram; neste sábado (9), no povoado de Recife, em Cafarnaum, outros quatro integrantes foram a óbito. Em posse da quadrilha foram apreendidas uma metralhadora, duas pistolas 9 mm, duas carabinas, maconha e crack. 

 

Anderson Oliveira

Mais suspeitos de assalto a banco são mortos em confronto com a polícia

Sábado / 09 Nov 2013 / 00h00
Foto RF Notícias

por Paulo Anderson Rocha

Quatro suspeitos de assalto a banco foram morto em confronto com a polícia, neste sábado, na cidade de Cafarnaum, próximo à Irecê, centro norte baiano, na manhã deste sábado. Seguindo uma denúncia anônima, a Polícia Civil de Irecê, juntamente com a Caesa (Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido), chegaram até a casa onde os suspeitos estavam, onde foram encontradas drogas e armas. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. A polícia continua em operação.

Caso recente – Na última quinta (7), outros dois homens foram mortos em confronto coma polícia na zona rural de Canarana, na mesma região, um deles era acusado de participação em vários assaltos a banco.