voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2013"

Estado aprova Hospital do Câncer com sede em Caetité

Quinta / 21 Nov 2013 / 00h00

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia atenderá 42 municípios da região, o que representa 834 mil pessoas

O Diário Oficial do Estado da Bahia, de 15 de novembro de 2013, publicou uma importante conquista para a área da saúde da região de Guanambi, Caetité e Brumado: foi aprovada a implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON, que será sediado no município de Caetité. A publicação pode ser acessada através do endereço eletrônicodovirtual.ba.gov.br/egba/reader2/, no caderno Executivo, página 40.

Conhecido também como Hospital do Câncer, a Unidade dispõem de todos os recursos humanos e tecnológicos necessários à assistência integral do paciente com câncer, desde o diagnóstico do caso, assistência ambulatorial e hospitalar, cirurgias, atendimento de emergências oncológicas e cuidados paliativos. A UNACON de Caetité terá um território de abrangência de 42 municípios da região, totalizando 834 mil pessoas.

Para a Secretária de Saúde de Caetité, Cynthia Lopes Abreu, foi grande o empenho da Administração Municipal para conseguir tal aprovação, que contou com o apoio do Secretário de Saúde da Bahia - SESAB Jorge Solla e do superintendente da SESAB Alfredo Boa Sorte. “Conseguir esta aprovação foi uma das prioridades da Administração. Este é mais um grande passo que comemoramos com muita alegria! É a saúde de Caetité voltando a ser referência na região”, comemora a Secretária Municipal, que já obteve contatos de profissionais filhos de Caetité interessados em retornar ao município para trabalhar na UNACON. “Mais uma prova da valorização do nosso município”, destaca.

Caetité: Polícia Militar prende três homens acusados de roubo.

Quinta / 21 Nov 2013 / 00h00
Foto Ederson Albert - CN

As Informações são do Caetité Noticias
Na manhã desta quinta-feira (21/11) a Polícia Militar de Caetité, sob o comando do Sargento Castro, acompanhado pelos soldados André, Humberto e Almeida, prendeu três homens acusados de assaltar uma residência na tarde de ontem (20/11) no Bairro Escola Agrícola.

Segundo a polícia, Willian Silva Rocha (20 anos) e outros dois menores, H.S.A e R.S.S, ambos de 17 anos, praticaram o roubo e tentaram enganar a polícia informando que tinham encontrado os objetos no mato. Com os detidos foram encontrados 2 TVs, 2 celulares, 1 aparelho de DVD, 1 botijão de gás, 1 facão, 1 caixa de som amplificada e 1 moto sem qualquer documentação.

Os donos da residência arrombada reconheceram os objetos roubados, como também os meliantes detidos como sendo os mesmos que praticaram o crime.

Os ladrões foram levados para a delegacia de Caetité e estão sob a custódia da Polícia Civil. Se confirmada a menoridade de dois dos detidos os mesmos deverão ser postos em liberdade, pois a região não possui um centro de detenção de menores, como exige a lei.

TRE-BA: Processo de cassação do prefeito de Brumado é retirado de pauta pela terceira vez

Quinta / 21 Nov 2013 / 00h00
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dos processos de cassação envolvendo o mandato do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), foi retirado de pauta do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pela terceira vez consecutiva em dez dias. O gestor já foi cassado duas vezes pelo Juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, por ter cometido crimes e se beneficiado durante o processo eleitoral de 2012. O relator do caso no TRE, juiz Maurício Kertzman Szpore, ainda não conseguiu relatar o seu voto em plenário por conta dos adiamentos. Outro processo contra Aguiberto, a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), está na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). O procurador que irá emitir o seu parecer opinativo será José Alfredo de Paula Silva, um dos responsáveis pela investigação do Mensalão. O prefeito encontra-se em Salvador e, por isso, não participou da Audiência Pública que debateu o andamento de uma das mais importantes obras no município, a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) nesta quinta-feira (21). No evento, Aguiberto foi representado por um secretário municipal.

Caetité: Moto é roubada em frente de casa

Quarta / 20 Nov 2013 / 00h00

Fábio Alves - Caetfest 
Na atarde desta quarta-feira (20/11), por volta das 13:00h, uma moto CG FAN placa JPU-5159, ano 2005, de Guanambi, cor azul com detalhes pretos foi roubada em frente a residência de Janete dos Santos. A proprietária chegou do serviço e adentrou sua casa, ao sair não viu mais sua motocicleta. O fato aconteceu na Rua Monsenhor Osvaldo Magalhães, Bairro Ovídio Teixeira.  Quem souber de informações favor ligar para o celular 77 9913-7908. A proprietária agradece.



Caetité: 17º Batalhão da Polícia Militar reforma instalações e apresenta novidades

Quarta / 20 Nov 2013 / 00h00
Foto: Fabio Alves - Caetfest

Por Fabio Alves - Caetfest
As instalações da 2ª CIA, 17º Batalhão Polícia Militar de Caetité está em reforma depois de muito tempo sem passar por uma melhoria nas dependências internas e externas. Segundo o Sargento Alex Castro “A reforma é justamente pra atender melhor nossa cidade, onde poderemos está recepcionando a CAESG, os BOMBEIROS e o foco principal que é montar o Centro de Monitoramento (vídeo monitoramento) na cidade de Caetité, em parceria com bancos, empresas, comércio e prefeitura. Câmeras profissionais que focam até 800 m serão instaladas em vários pontos da cidade”. Os cidadãos terão mais tranquilidade e segurança para andar nas ruas da cidade e com essa ação da polícia os bandidos estarão sendo monitorados 24 horas. A previsão é que no mês de fevereiro/14 a reforma esteja concluída.

A PM está com sua sede na Rua 13, Bairro São Vicente, atrás do Centro Social Urbano. O telefone atual (77) 9910-0190, até que o 190 seja transferido para o novo local.

Projeto Saber Mais qualifica 86 profissionais em Caetité

Quarta / 20 Nov 2013 / 00h00

Por Jane Santos
A importância da educação para a transformação e desenvolvimento do Brasil norteou os discursos e conversas durante a entrega de certificados dos cursos do Projeto Saber Mais de 2013. Conforme destacou o gerente da Unidade de Concentrado de Urânio da INB em Caetité, Hilton Mantovani Silva, “a INB entende que é pela educação que as pessoas se tornam capazes de contribuir para o bem estar da sociedade onde vivem, de criar e ser independentes e ter realmente valor”.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu nessa terça-feira, 19 de novembro, no auditório da Casa Anísio Teixeira, em Caetité, e contou com um público especial: 86 jovens que acreditam na importância da qualificação para o crescimento profissional.

Jovens como a estudante de Ciências Biológicas, Aline Silva Boa Sorte, 23 anos, que não mediu esforços para frequentar o curso. “Foi uma aventura, pois sou de Igaporã, e na época trabalhava como professora de informática à noite, vinha todos os dias para fazer o curso do Saber Mais em Caetité”, relata. Mas segundo ela mesma, os desafios sempre vão fazer parte da vida e é importante superá-los, principalmente quanto está relacionado à aquisição de conhecimento. “A técnica que eu aprendi hoje talvez não seja a técnica do amanhã. Então sempre é importante aperfeiçoar esse conhecimento”, conclui.

Conforme destacou Felipe Pereira da Palma, 20 anos, que participou do curso de Auxiliar Administrativo em Estatística e Finanças, essa iniciativa é muito importante porque Caetité está crescendo e é preciso capacitar os jovens e prepará-los para o mercado de trabalho. Já William Coutrim Xavier, 24 anos, enfatizou que já trabalha com vendas e teve várias informações novas que não conhecia e que hoje já está aplicando na empresa em que trabalha. “Todos participaram ativamente e os professores são muito bem preparados”, afirmou.

O Projeto Saber Mais é uma das iniciativas de responsabilidade social da INB, realizada em parceria com o Senai, que desde 2010, investiu R$504.588,92 e já contribuiu para a qualificação profissional de 312 jovens. No primeiro ano, foram capacitados 61 jovens nos cursos de Qualificação em Mineração e de Instalador Polivalente. No ano seguinte, 74 jovens concluíram os cursos de Mecânica de Moto, Qualificação em Mineração e Fabricação de Estofados com Capotaria. Também em 2012, o curso Cozinha Brasil em parceria com o Sesi, teve 91 participantes. Em 2013, 86 jovens finalizaram os cursos de Atendimento ao Cliente, de Auxiliar Administrativo em Estatística e Finanças e de Auxiliar Administrativo em Estoque e Suprimentos.

Também participaram da cerimônia de entrega dos certificados representantes de instituições parcerias da INB: Sílvio Wellinton Santos (Senai), Marcus Antônio Pereira da Silva (presidente da CDL) e Rosany Kátia Vilasboas Moreira e Silva (diretora do Cetep).

Jovem morre afogado na Lagoa do Mocambo

Terça / 19 Nov 2013 / 00h00

Um jovem de 28 anos morreu afogado na tarde desta segunda-feira, 18 de novembro, na lagoa do Mocambo, na comunidade de Alto Bonito, em Malhada, sudoeste da Bahia. O fato aconteceu por volta das 15h40min.

Segundo amigos de Gilberto, eles estavam ingerindo muita bebida alcoólica próxima a lagoa, quando o mesmo resolveu entrar na água. "A gente ficou embaixo da sombra quando sentimos a falta dele, quando tirei da água ainda estava vivo. Apertei a barriga dele e fiz ainda uma respiração nele, mas não adiantou" contou um amigo.

Os amigos acreditam que como Gilberto ingeriu muita bebida, ele pode ter sofrido um infarto. O jovem também era epilético e não se alimentava direito.

O corpo do jovem foi removido pela funerária acompanhado do Escrivão da cidade de Malhada.

 

João Miguel

Brumado: Policial aposentado é investigado sob acusação de pedofilia

Terça / 19 Nov 2013 / 00h00
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma grave denúncia de abuso sexual praticado contra duas irmãs, uma 12 anos e a outra de 1 ano e sete meses, está sendo investigado. O caso teria acontecido em Brumado e o acusado é um policial militar aposentado. O homem teria abusado das duas meninas, que são suas enteadas. Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil foi até a casa do acusado cumprindo mandado de busca e apreensão, mas o policial não foi encontrado. A residência estava vazia. No local, foi apreendido um computador, que pode conter imagens dos abusos. O site Brumado Notícias apurou que foram feitos exames nas crianças que apontaram o abuso. Agora, resta comprovar se o material recolhido pertence ao acusado. Até a última semana o caso estava sendo investigado sob sigilo.

Caetité: Veículo parado em pista provoca colisão

Terça / 19 Nov 2013 / 00h00
Foto: André Santos (Caetfest)

Uma colisão entre um veículo Parati, placa de São Paulo e uma Saveiro, Placa CHF 3234 de Caetité na BR-122, aconteceu neste domingo (17/11,) por volta das 19:00h,  próximo ao trevo que dá acesso o distrito Maniaçu, sentido Paramirim. O proprietário da Saveiro, Joel, estava com seu veículo parado na estrada de terra, quando foi surpreendido com a colisão. Segundo informações, Joel estaria conversando com uma pessoa e não percebeu a presença imediata do outro veículo. Quatro ocupantes da Parati, sendo duas crianças, nada tiveram. Joel foi encaminhado pelo SAMU 192 com um hematoma no rosto. 

 

Fabio Alves - Caetfest

Policias Militares de Barra do Choça e Vitória da Conquista realizam operação conjunta

Terça / 19 Nov 2013 / 00h00

Policiais Militares do 4º Pelotão de Barra do Choça com apoio da 78º CIPM de Vitória da Conquista fizeram uma operação no combate a roubos e tráfico de drogas. A operação começou às 22:30 de domingo (17) e terminou as 16h desta segunda-feira (18).

Na operação foram apreendidos  dois adolescentes que estavam com armas. Eles já possuíam passagem pela polícia por prática de roubos. Um deles  também  por homicídio.

Os adolescentes ainda levaram os policiais até uma casa localizada no bairro Senhorinha Cairo, em Vitória da Conquista. Na residência informada  os policias apreenderam mais dois adolescentes e prendeu Sivaldo Rocha dos Santos e Clébson dos Santos Silva, ambos já possuem passagem pela polícia.Com eles foram encontrados  um revólver calibre 38, uma balança de precisão, dois aparelhos de DVDs, meio quilo de maconha, 138 petecas de crack e duas motos. Sivaldo e Clébson foram presos em flagrante.

 

RGeral

Crianças são privadas de alimentação e amarradas em creche de Barreiras

Terça / 19 Nov 2013 / 00h00

Os pais de uma das crianças, um casal de cabeleireiros fez a denúncia na tarde de segunda-feira, 18, no Complexo Policial de Barreiras, no oeste da Bahia, e apresentou filmagens que comprovam os fatos. Eles acusam a instituição particular de manter o menor de 2 anos e 2 meses, sem refeição e preso em um “andajá”, amarrado numa janela de um quarto escuro.

Ao tomar conhecimento dos maus – tratos, através de funcionários da creche, o pai começou a investigar o caso. Ontem (18), ele confirmou o ato de tortura ao chegar intencionalmente mais cedo ao local.  “Estávamos desconfiados da mudança de comportamento do nosso filho, que ultimamente andava agressivo e chorava muito quando era deixado lá”, disse o pai com ar de revolta.  

As testemunhas garantem que outras crianças são submetidas ao mesmo tratamento, e às vezes, se alimentam apenas de um gomo de laranja no horário do café da manhã.

Joaquim Rodrigues, titular da 1ª Delegacia de Barreiras, promete intimar os proprietários e funcionários do estabelecimento e instaurar Inquérito para apurar as acusações. “São graves acusações que caracterizam abandono de incapazes e maus - tratos, e se forem comprovadas, não podem ficar impunes, portanto, amanhã mesmo iniciaremos as investigações”, ressalta o delegado.

Alô Salomão

Caetité: Corpo é achado na piscina de clube Baraúna

Terça / 19 Nov 2013 / 00h00
Foto Ederson Albert - CN

As informações são do Caetité Noticias
Na manhã da terça-feira (19/11), por volta das 10 h, a limpeza pública foi acionada por populares em razão do mau cheiro que exalava do interior da piscina do Baraúna Tênis Clube, que se encontra semi-abandonado.

A princípio pensando tratar-se de algum animal morto, logo se constatou que era um ser humano. O mesmo fora enrolado por papelão e amarrado com cordas, de forma que não se podia dizer mais acerca de quem poderia ser, muito menos o sexo da vítima. Ao lado do corpo havia uma sacola plástica, contendo alguns objetos.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) sediado em Guanambi foi acionado e, comparecendo ao local para proceder aos devidos levantamentos e identificações, informou que o corpo deve estar ali a pelo ao menos cinco dias. O homem aparenta ter aproximadamente 40 anos de idade e de cor negra.

Após o levantamento do local, o corpo foi levado ao DPT da cidade vizinha, onde será periciado. Ainda não se sabe as verdadeiras causas do homicidio nem se existe perfurações de bala pelo corpo.

Abandono e perigo

O Baraúna já foi o principal clube social de Caetité. Erguido no final da década de 1960, durante muitos anos era onde as maiores festas e shows se realizavam. A partir do final do século passado, porém, sofreu com o abandono e, atualmente, o lugar vem sendo usado como ponto para o consumo de drogas, prostituição e, agora, homicídio.
Muita sujeira no lugar, vem se tornando um risco aos moradores da região que, dada a importância do Clube, é também chamada de “Baraúna”.   Descendentes dos antigos sócios e fundadores do Clube tentaram, recentemente, revitalizar a iniciativa, com uma suntuosa festa chamada “Reviver Caetité”, que reuniu caetiteenses de várias gerações e de todo o Brasil – mas isto não foi o suficiente, e o clube voltou a ficar novamente abandonado.

Caetité: Corpo encontrado em clube tem identidade confirmada

Terça / 19 Nov 2013 / 00h00
Foto: Ederson Albert - CN

As informações são do Caetité Noticias
Por volta das 18:00 hs desta terça-feira (19/11) a Polícia Técnica de Guanambi esclareceu a identificação do corpo encontrado na manhã de hoje dentro de uma piscina no semi-abandonado Clube Baraúna em Caetité. 

O corpo estava em estado avançado de putrefação e foi achado por funcionários da limpeza pública que sentiram o mal cheiro que vinha do local.

O homem trata-se de Edvaldo dos Santos Oliveira, 23 anos. Seus documentos estavam no bolso da calça usada pelo mesmo.  Sua mãe de criação e seu pai, moram na rua Dom José Pedro Costa, Bairro Baraúna, em Caetité.
 
Segundo informações colhidas pela reportagem, Edvaldo possuía uma casa na cidade de Ibiassucê, onde residia próximo a sua mãe biológica. De costume o mesmo visitava seus parentes em Caetité.  Era comum o homem viajar por alguns dias, já que ficava entre as duas moradas. Tal motivo,  levou a família a não registrar o boletim de desaparecimento do rapaz, nem a desconfiar de tal situação. 

Segundo familiares, Edvaldo foi visto pela ultima vez no sábado (16/11), na casa da mãe de criação, tomou refrigerante e saiu por volta das 18:00 hs e não mais retornou.

Nossa reportagem ainda obteve informações sobre a perícia do corpo. Segundo os dados, o corpo não apresentava perfurações de balas, estava com as mãos amarradas e com uma amordaça na boca. Apenas o laudo final da polícia técnica poderá apontar a reais causas que levaram a morte do rapaz.

Após perícia, o corpo foi liberado aos familiares, sendo transportado até Caetité pela  Funerária Pax Nacional. Devido ao  avançado estado de decomposição, o corpo de Edvaldo foi imediatamente enterrado  no cemitério local. O clima de comoção tomou conta dos familiares e amigos.

A polícia Civil de Caetité deve investigar o caso. O fato repercutiu na imprensa estadual.

Homem confessa que abusou e matou criança a machadadas

Terça / 19 Nov 2013 / 00h00

Marivaldo de Jesus da Hora, conhecido como Binho, 20 anos, foi ouvido pela Polícia Civil de Valença nesta segunda-feira (18) e confessou ter matado o garoto de nove anos, Marcos dos Santos de Jesus, em Wenceslau Guimarães. O acusado já teve a prisão decretada e foi encaminhado ao Presídio de Valença. De acordo com informações policiais, ele alegou que cometeu o crime porque não gostava da criança.  Marivaldo seria usuário de drogas. 

O corpo do garoto, que estava desaparecido desde a última sexta-feira (15), foi encontrado em um matagal no domingo (17).  A vítima estava  em uma localidade conhecida como “Fôjo”, a 2 km de onde morava. 
 
O corpo do garoto estava em uma roça de cacau coberto com folhas. De acordo com informações policiais, o acusado teria levado a criança para um matagal, o abusou sexualmente e o matou com golpes de machado na nuca. Enquanto a PM realizava buscas pela criança neste domingo (17), Marivaldo se voluntariou para ajudar e levou os policiais até o local exato onde o corpo de se encontrava. 
 
Com a ação, os policiais desconfiaram e fizeram perguntas a Marivaldo, que entrou em contradição e acusou um outro homem, que é conhecido na região por ser alcoólatra. Mas, a polícia encontrou, na casa do acusado, a arma utilizada no crime ainda com vestígios de sangue.
 
A população ficou revoltada com o crime e incendiou a casa do acusado. 

PT pedirá ao Senado impeachment do ministro Joaquim Barbosa

Terça / 19 Nov 2013 / 00h00

O Partido dos Trabalhadores (PT) poderá pedir ao Senado para entrar com uma representação contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, por crime de responsabilidade. O partido acusa o chefe do poder judiciário brasileiro de ter ferido a Constituição ao determinar que parte dos réus do mensalão cumprisse as penas em regime fechado, mesmo tendo sido condenados ao regime semiaberto, como é o caso do ex-ministro José Dirceu, e do ex-presidente do PT, José Genoino. Além disso, o PT responsabiliza o presidente do STF pelos réus não estarem cumprindo as penas em seus domicílios e pelo fato de Genoíno não estar recebendo tratamento médico adequado no Complexo Penitenciário da Papuda, onde está preso desde a última sexta-feira (15). Caso o processo seja aberto, ele pode resultar no impeachment de Barbosa. As informações são do Jornal Folha de S. Paulo.