voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2016"

Campanha de multivacinação termina nesta sexta-feira

Sexta / 30 Set 2016 / 16h15
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

A Campanha Nacional de Multivacinação, que pretende atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes, termina nesta sexta-feira (30) na Bahia e nos demais estados do país. Os responsáveis devem levar as crianças e adolescentes portando a caderneta de vacina, que será avaliada pelo profissional responsável. Caso seja necessário, receberão as doses pendentes. Ao todo, estão sendo atualizados 14 tipos de vacina nessa população. As vacinas que estão sendo aplicadas são as que protegem conta a paralisia infantil, Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e Hepatite B, meningocócica tipo C, pneumonia e HPV.

Vitoria da Conquista: Jovem é morto com cinco tiros no Recanto das Águas

Sexta / 30 Set 2016 / 15h52
Foto: Reprodução | Blitz Conquista

Um jovem de 21 anos, identificado como Jackon Oliveira Rocha, foi morto a tiros no início da tarde desta sexta-feira (30) no Bairro Recanto das Águas, zona oeste de Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Militar,  Jackon foi perseguido por dois homens armados e atingido por cinco disparos. A vítima veio a óbito no local. Até o momento ninguém foi preso. Esse é o segundo homicídio registrado em menos de 24 horas.

Caetité: Polícia Militar recupera moto furtada

Sexta / 30 Set 2016 / 11h57
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Na manhã desta sexta-feira (30/09), policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM), recuperaram no município de Caetité uma motocicleta que havia sido furtada na noite do dia anterior.  Segundo a polícia, policias do moto patrulhamento faziam rondas pelas imediações do Bairro Santo Antônio, a procura da motocicleta CG Titan 125, de cor verde, placa CWY 9502/Franca – SP e a localizaram nos fundos de uma casa em construção. A moto foi apresentada na delegacia local, onde serão realizadas as medidas necessárias. 

Embriagado, homem é preso portando objetos de furto em Caetité

Sexta / 30 Set 2016 / 11h34
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Na tarde de quinta-feira (29/09), por volta das 14h30, uma guarnição de motocicletas da Polícia Militar se deslocou para atender uma ocorrência em um posto de combustíveis localizado na Avenida Dácio Oliveira, no centro de Caetité.  De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, no local, populares haviam detido um homem que estava embriagado, de posse de várias facas e ainda objetos supostamente furtados, tentando comercializá-los.  Segundo a polícia, o homem identificado como Edilson Batista Lima, 32 anos de idade, havia furtado momentos antes da prisão, dois aparelhos celulares, nas imediações da praça do mercado, e tentado cometer outros delitos. A polícia apreendeu com o referido os citados aparelhos celulares, um relógio, um anel e uma corrente. Ele foi encaminhado inicialmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hs) devido ao estado de embriaguez e depois conduzido a Delegacia Territorial de Caetité, onde foi autuado e permaneceu à disposição da justiça.

Bahia ficará de fora do horário de verão, confirma Governador

Sexta / 30 Set 2016 / 11h16
Foto: Renato Araújo | ABr

Nessa quinta-feira (29), o governador Rui Costa confirmou que a Bahia não vai adotar o horário de verão em 2016. Segundo Rui, a decisão tomou como base a opinião de 80% da população do Estado, que é contrária à mudança. Outro fator determinante abordado pelo governador é a baixa economia de energia elétrica, que não justificaria o desconforto das pessoas acordarem mais cedo, em meio ainda a escuridão, para trabalhar ou fazer outras atividades. Com a duração de 124 dias, o horário começa no dia 16 de outubro e é reponsável por adiantar um hora no horário oficial. Ele encerra oficialmente no dia 19 de fevereiro de 2017, tendo como objetivo minimizar a sobrecarga de consumo de energia durante alguns picos diários. Pelo menos dez estados devem aderir ao horário entre as regiões Sul, Sudeste e centro-Oeste e Distrito Federal.

Polícia Federal desarticula esquema de compra de votos em Conquista

Sexta / 30 Set 2016 / 10h25
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Na madrugada dessa quinta-feira (29/09), a delegacia da Polícia Federal desarticulou um esquema de compra de votos que seria realizado no dia das eleições, em Vitória da Conquista. Em entrevista a repórter Mônica Cajaíba, da Rádio Clube, o delegado Emerson Fonseca afirmou que o crime que teria o envolvimento de motoristas de vans e políticos. “Estes políticos fizeram acordo com uma série de motoristas de vans, para que estes motoristas saiam logo cedo, de diferentes locais da cidade, com os veículos lotados de eleitores. E, a cada um desses eleitores, é entregue santinhos e dinheiro”, explica o delegado. “Nós já identificados que não seria dada uma grande quantia a cada eleitor e seria dado em notas de menor valor”. A Polícia Federal está trabalhando em conjunto com as polícias Militar e Civil no combate ao transporte clandestino de eleitores. “Vamos fazer um aparato de proteção ao eleitor e não vamos descansar enquanto todas estas vans que ousarem desafiar a polícia estiverem retidas”, alerta o delegado Emerson Fonseca. “Aquele motorista que quiser ganhar esse dinheiro sujo. Ao político que quer se eleger, acreditando que ele vai trabalhar dessa forma suja; saibam, não vão conseguir esse intento!”, dispara. Ainda segundo a Polícia Federal, há informações seguras de qual candidato está responsável pelo derrame de dinheiro e santinho. No entanto, os nomes dos envolvidos ou a que cargos disputam não foram divulgados, porque as investigações ainda estão em andamento. Este crime prevê prisão de 6 a 12 anos.

Homem teve a motocicleta furtada quando participava de comício em Caetité

Sexta / 30 Set 2016 / 09h46
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Na noite de quinta-feira (29/09), por volta das 23h45, um homem teve a motocicleta de sua propriedade furtada, no município de Caetité. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a vítima relatou a Polícia Militar que deixou a motocicleta Honda Titan KS, placa CWY 9502, licenciada em Franca/ SP, estacionada nas imediações da Avenida Olimar Oliveira, para participar de um comício, mas quando retornou o veículo havia desaparecido. O caso foi registrado na delegacia local. O Serviço de Inteligência (SI) da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (22ª Coorpin) investiga o caso. 

Homem fica gravemente ferido após ser agredido durante ato político em Palmas de Monte Alto

Sexta / 30 Set 2016 / 01h35
Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia

Um homem de 36 anos ficou gravemente ferido após ser agredido durante um ato político realizado no município de Palmas de Monte Alto, na noite da última quarta-feira (28). De acordo com informações obtidas pela reportagem do site Sudoeste Bahia, Gilson Fernandes dos Santos foi atingido por uma barra de ferro, que ocasionou ferimentos na cabeça e na coluna. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Milton Farias Dias Laranjeira, mas devido à gravidade dos ferimentos foi necessária a transferência para o Hospital Nova Aliança em Guanambi. Na unidade de saúde, porém, foi constatada a necessidade de encaminhamento do paciente para Montes Claros, para a realização de cirurgia. Conforme relatos de familiares a reportagem, a vítima pode ficar tetraplégica, caso as intervenções cirúrgicas não obtenham o resultado esperado. O agressor foi identificado e esta foragido. Durante a manhã desta quinta-feira (29), a população do município foi às ruas para protestar contra a violência e pedindo paz durante o processo eleitoral. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Caetité: Caminhonete capota e pega fogo na BR-430

Quinta / 29 Set 2016 / 20h55
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

A caminhonete modelo Frontier, de cor preta, placa policial PQF-5981, com licença de Goiânia/GO, capotou e pegou fogo no trecho urbano da BR-430, no município de Caetité. O caso foi registrado na tarde desta quinta-feira (29/09), por volta das 14h30, e segundo informações do condutor do veículo a polícia, o acidente ocorreu após perder o controle da direção. Identificado como Edilson Cordeiro, o motorista sofreu escoriações pelo corpo e passa bem. A Polícia Militar registrou a ocorrência e controlou o trânsito no local.

Sebastião Laranjeiras : Com parecer do MP, coligação pede ao TRE/BA cassação do registro de candidato a prefeito

Quinta / 29 Set 2016 / 18h25
Foto: Divulgação

A coligação “A Vitória agora é do Povo”, que concorre as Eleições Municipais 2016 no município de Sebastião Laranjeiras (BA), entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) contra a sentença do Juiz Eleitoral da 175ª zona, que deferiu o pedido do registro de candidatura a prefeito de Josielton de Castro Muniz (PR), conhecido por ‘Oreia’, sob o argumento de que a omissão de bens em declaração apresentada à Justiça Eleitoral não enseja inelegibilidade. Na ação, consta que o referido candidato omitiu na declaração diversos bens de sua propriedade e que sua esposa Izaudi Almeida Rocha Muniz mantém diversos contratos de fornecimento de bens junto à prefeitura do município de Sebastião Laranjeiras. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a coligação ainda argumentou que o magistrado feriu gravemente o devido processo legal, ao desconsiderar os pedidos de diligências e a dilação probatória requeridos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), conforme previsão legal contidos nos artigos 3º e 4º da Lei 64/90.  Após analisar todas as questões e denúncias anexadas ao processo, o promotor Áureo Pereira de Castro requereu o provimento do recurso eleitoral para que seja reformada a sentença, indeferindo-se, portanto, o registro de candidatura do candidato. 

Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

O pedido feito pelo MPE foi fundamentado na causa de inelegibilidade contida na norma da letra "i", do inciso II do artigo 1° da Lei complementar 64. Para o promotor, a relação contratual entre a esposa do candidato, e o município não poderia ocorrer, há pelo menos 6 meses antes do pleito. Neste caso, como reza a Lei, deveria haver descompatibilização, do cargo de chefia, direção da senhora Isaudir, em relação à empresa contratante com o município. Em sua manifestação no pedido de impugnação, o candidato negou a posse, ou propriedade dos bens, além de se omitir em relação ao contrato de aluguel que possui com o município, e ainda sobre os contratos de entrega de mercadorias, bens, material de consumo, entre sua esposa e o município.  A Ação de Impugnação de Registro de Candidatura já fora encaminhado ao TRE/BA e está sob a relatoria da juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer. Conforme consulta realizada no sistema do órgão, o processo foi enviado para vista ao Procurador Regional Eleitoral. Um advogado ouvido pela reportagem informou que “caso o candidato processado seja eleito e o TRE posteriormente julgue procedente o recurso eleitoral da coligação impugnante, ele (Oreia) ficaria impedido de assumir o mandato”.

Vitória da Conquista: Menina de 12 anos foi morta por engano, diz polícia

Quinta / 29 Set 2016 / 13h46
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Na noite de quarta-feira (28/09), um crime chocou Vitória da Conquista. Uma menina de 12 anos morreu após ser baleada no bairro Guarani. De acordo com a 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o alvo dos disparos seria um homem que estava com ela no momento do crime. Testemunhas contaram à polícia que ele estava com a menor, quando dois homens em uma motocicleta branca dispararam quatro vezes contra o ele e a garota foi atingida por um tiro no abdômen. Ainda segundo a PM, o alvo da criminosos tem passagens pela delegacia, mas os crimes não foram detalhados. Logo após o crime, o homem conseguiu fugir. A menina foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Até a manhã desta quinta-feira (29), ninguém havia sido preso.

Guanambi registra outro duplo homicídio em menos de oito dias

Quinta / 29 Set 2016 / 09h19
Foto: Leitor Sudoeste Bahia via WhatsApp

Durante a noite de quinta-feira (28), dois homens foram vítimas de homicídio em diferentes locais no município de Guanambi. No primeiro caso, o crime ocorreu por volta das 19h40min na Rua 19, no  Bairro Alto Caiçara, nas imediações de uma estrada vicinal, que dá acesso ao Morro do Enchu, sendo a vítima identificada como Herbet Marcos de Jesus Araújo, conhecido por “Betinho”, 28 anos, de idade. De acordo com informações da polícia, cerca de 20 minutos depois, um adolescente de 17 anos identificado pelo prenome Tarcísio foi morto na Rua Tomé de Souza, no Bairro Monte Pascoal, próximo a Caixa D’Água da Embasa. A vítima apresentava ferimentos no tórax e perna. Durante este mesmo crime, ainda ficou ferido no local, um menor de 16 anos, que foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Segundo a polícia, o menor morto já era um velho conhecido da polícia, sendo apreendido por diversas vezes por ato infracionais, tais como envolvimento com drogas, furto e roubo.  Nos locais foram encontrados cápsulas de armas de fogo, calibres: 09mm e .40. Ainda durante a noite, uma equipe das Missões Especiais da Polícia Militar – P2 apresentou na Unidade Policial, uma pistola, municiada com 09 cartuchos intactos, que foi apreendida nas proximidades do local do primeiro crime ao lado de uma motocicleta. A Polícia Civil está investigando os crimes.

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Caetité: Decreto Municipal antecipa realização da Feira de Maniaçu para este sábado (1°)

Quinta / 29 Set 2016 / 08h19
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

A Prefeitura de Caetité divulgou, na quarta-feira (28/09), o Decreto Municipal nº 038, que antecipa a Feira Livre do distrito de Maniaçu, que aconteceria neste domingo (02/10), para o sábado, dia 1º. O motivo da alteração na data da realização da feira livre que acontece em Maniaçu sempre aos domingos são as eleições que acontecem no próximo dia 2 de outubro. Apesar da mudança no dia, o horário de funcionamento da feira será o mesmo. A antecipação é referente apenas a este final de semana. A partir do próximo domingo, dia 9 de outubro, a feira voltará a funcionar normalmente aos domingos.

Com 24 dias de greve, bancários fazem uma das paralisações mais longas desde 2014

Quinta / 29 Set 2016 / 08h15
Foto: Porfírio Junior | Sudoeste Bahia

Mais uma rodada de negociação entre bancários e bancos terminou sem acordo. Na última terça-feira (28), o comando da greve nacional rejeitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ampliaria a oferta de abono para R$ 3,5 mil, com mais 7% de reajuste, extensivo aos benefícios. Com a recusa, nesta quinta-feira (29), a greve entra no 24º dia. Assim, o movimento grevista se tornou o segundo mais longo desde 2004, quando a paralisação chegou a 30 dias. Em nota, a Fenaban disse que a proposta para 2016 “garante aumento real para os rendimentos da grande maioria dos bancários e é apresentada como uma fórmula de transição, de um período de inflação alta para patamares bem mais baixos”. Por sua vez, os sindicatos alegaram que a oferta não cobria a inflação do período e representa uma perda de 2,39% para o bolso de cada bancário. Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial – no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho) -, PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

Justiça Federal condena ex-prefeito de Caculé por improbidade administrativa

Quarta / 28 Set 2016 / 18h40
Foto: Arquivo | Sudoeste Bahia

O juiz federal da Subseção de Guanambi, Filipe Aquino Pessoa de Oliveira, em ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Publico Federal (MPF), condenou o ex-prefeito do Município de Caculé, João Aliomar Pereira Malheiros, quatro servidores da comissão de licitação e a Construtora Vértice Ltda. por improbidade administrativa. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), comprovou direcionamento de duas licitações durante a gestão do ex-prefeito com recursos do Ministério das Cidades. As licitações se referiram à construção de casas do programa federal "Morar Melhor" e à construção de 44 unidades sanitárias com fossas e sumidouros individuais. Na sentença, o juiz assinalou que “a proposta apresentada pela empresa Vértice, além de ter sido menor, destoou somente por alguns reais das apresentadas pelos outros “concorrentes”. “Em um contexto de hígida concorrência, sem qualquer interferência externa, soa bastante inverossímil uma diferença irrisória nos valores finais das propostas, conforme ocorreu”. Para ele, há provas de um prévio ajuste de propostas, com participação de agentes públicos, para fraudar a licitação. Concluiu assim que a conduta dos requeridos ofendeu amplamente a legalidade, descortinando atuações desprovidas do apego aos ditames legais e atraindo os ditames sancionatórios da Lei de Improbidade Administrativa. Os réus foram condenados à suspensão dos direitos políticos por períodos de 5 a 8 anos, perda da função pública, multa de dez vezes o valor atualizado da última remuneração dos cargos de prefeito e servidores. A construtora foi condenada à proibição de contratar com o Poder Público por cinco anos e multa de dez vezes o valor atualizado da última remuneração do ex-prefeito.