voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2012"

Maetinga: Edil cassado por infidelidade partidária

Quinta / 19 Jul 2012 / 00h00

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia o cassou o mandato do vereador de Maetinga, Abenidio Lopes de Almeida por infidelidade partidária. Abenidio foi eleito em 2008 pelo DEM e depois migrou para o PDT. Em nota nessa segunda-feira (16), a Justiça Eleitoral determinou que a Câmara Municipal  emposse o suplente no prazo de dez dias.


MP e TJ encerram intervenção na negociação para fim da greve dos professores

Quarta / 18 Jul 2012 / 00h00

Após a tentativa de mediação para o fim da greve dos professores da rede estadual de ensino realizada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, representantes dos dois órgãos decidiram encerrar as negociações com os servidores estaduais e o governo do estado.

Em nota pública, MP e TJ-BA informaram que nas três reuniões realizadas com as partes interessadas não houve obtenção de um consenso que resultasse no fim da greve, que chega ao 98º dia nesta terça-feira (17).

No último dia 12, os termos de acordo para o fim da greve, elaborado pelo MP a partir das demandas de professores e das propostas feitas pelos representantes do governo do estado, foram apresentados em uma reunião para as duas partes envolvidas. Na ocasião, os professores já haviam sinalizados que não aceitariam a proposta. A confirmação da categoria foi dada pelos servidores em assembleia na manhã do dia seguinte.


Em entrevista para o Correio24horas no dia em que a proposta do MP foi apresentada,  o professor Rui Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), disse que a readmissão dos 57 professores demitidos em razão da greve é um dos principais pedidos da categoria que ainda não foram aceitos pelo governo.

De acordo com os termos elaborados pelo MP, o governo anteciparia a segunda parte do reajuste de 7% dos professores para o mês de março de 2013, antes previsto para ser pago a partir de abril do mesmo ano. Sendo assim, professores receberiam 7% de reajuste em novembro deste ano mais 7% em março de 2013. Essas porcentagens seriam somadas aos 6,5% já concedidos aos servidores.

Veja todos os termos do acordo elaborado pelo Ministério Público em parceria com o Tribunal de Justiça para dar fim à greve:

1) Reajuste: Além do aumento de 6,5% concedido a todos os servidores, será dada aos professores licenciados um reajuste em duas parcelas: 7% em novembro de 2012 e 7% em março.

2) Cursos: As promoções estão atreladas à participação no curso de atualização em práticas pedagógicas.

3) Exclusão: Estão excluídos da promoção os professores em licença, os suspensos disciplinar ou preventivamente e os colocados à disposição.

4) Estágio: Professores em estágio probatório poderão receber a promoção se fizerem o curso de atualização.

5) Salários cortados: O pagamento dos salários cortados será feito mediante a apresentação de um calendário de reposição.

6) Processos: Serão analisados e revistos os processos administrativos disciplinares e os desligamentos dos professores contratados pelo Reda.

7) Lei: Será revogado o Art. 3º da Lei 12.364, que prevê 3 e 4% de reajuste em outubro de 2013 e 2014.

Grevistas continuam na Assembleia Legislativa

Mesmo sem energia no saguão da Assembleia Legislativa da Bahia ocupado pelos grevistas desde o início da paralisação, os professores da rede estadual de ensino continuam no local. Na tarde de ontem, o presidente da Casa, Marcelo Nilo, solicitou ao Tribunal de Justiça da Bahia reintegração de posse da área, mas o pedido ainda não foi divulgado. Os professores dizem que vão resistir no local até que a greve acabe.

Livramento: Três bandidos tombam em confronto com a Polícia Civil

Quarta / 18 Jul 2012 / 00h00

A resolutividade das ações da 20ª Coorpin continuam em alta, o que vem comprovar a competência da equipe liderada pelo coordenador Dr. Leonardo Rabelo.

Há cerca de uma semana, equipes de policiais civis foram enviados para Livramento de Nossa Senhora para fortalecer o combate ao crime organizado naquela cidade.

Em contato com o coordenador Dr. Leonardo Rabelo ele informou que nesse madrugada, em confronto com membros de uma quadrilha que vem liderando o tráfico de drogas e os assaltos em Livramento, três deles vieram a óbito.

As informações ainda são preliminares, já que a ação foi realizada na zona rural do município.

Um dos elementos que foi morto no confronto, é conhecido como Julinho, que era um dos líderes da quadrilha.

Os outros dois são, possivelmente de Salvador, os quais vinham sendo cooptados pela quadrilha.

Polícia Federal de Conquista aborta transação de drogas e apreende 21 Kg de cocaína

Quarta / 18 Jul 2012 / 00h00

No começo da tarde de ontem (terça-feira), uma operação conjunta da Polícia Federal em Vitória da Conquista e da Polícia Militar de Poções prendeu uma mulher, de iniciais A.P.S.S, 23 anos, e um homem, M.B., 42 anos, quando a primeira tentava entregar ao segundo cerca de 05 quilos de cocaína. Também foi encontrada na casa da conduzida mais aproximadamente 16 quilos de cocaína.

Os agentes policiais federais chegaram aos traficantes por conta informação que indicavam que um veículo tipo FIAT/Strada estaria indo para Poções para recolher uma quantidade de droga. Foi identificado um carro similar defronte à prefeitura local e seu ocupante foi reconhecido pela equipe como tendo passagem anterior por diversos crimes. Foi realizada vigilância até o momento em que a condutora do veículo GM/Corsa Sedan emparelhou com o veículo sob vigilância e estava passando uma bolsa que continha parte da droga.

Após identificação formal, foi confirmado que o preso possui passagem por receptação, assalto a mão armada e fuga da custódia de Condeúba/BA, além de suposto envolvimento com assalto a banco.

Presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, ambos foram ouvidos pela autoridade policial, e recolhidos ao Presídio Nilton Gonçalves. As investigações continuam a fim de se descobrir a origem e o destino final que seria dado à droga apreendida.

Macarani: homem é preso acusado de estuprar criança de 10 anos

Terça / 17 Jul 2012 / 00h00

Um homem de 54 anos foi preso sob a acusação de estuprar uma criança de 10 anos dentro de sua própria casa, na cidade de Macarani, na tarde deste domingo (15).

Willian dos Reis Barbosa teria convencido a vítima, que teve o nome preservado, a entrar em sua casa após um pedido para a mesma lavar as louças da residência. Ao entrar no imóvel, o acusado teria ameaçado a mesma com um facão para que ela mantivesse relação sexual com ele.

Uma denúncia anônima, de acordo com informações do site Itapetinga na Mídia, teria levado a polícia até o local, onde Willian foi pego em flagrante tentando eliminar os vestígios do abuso lavando a roupa íntima da criança. Moradores do bairro ainda agrediram o acusado antes que o mesmo fosse conduzido para o Complexo Policial de Itapetinga.

Para Roberto Júnior, delegado titular do complexo, Willian disse que estava bêbado e não se lembra de ter feito alguma coisa com a menor, ainda segundo o Itapetinga Notícias. Exames médicos confirmaram que a criança foi abusada sexualmente por Willian, que deve ser julgado por estupro de vulnerável.

Candiba: Ação pode impugnar a candidatura de Reginaldo Prado

Terça / 17 Jul 2012 / 00h00

A coligação “Novos caminhos para Candiba” formada pelos partidos PSB/ PT/PMDB/PCdoB/PRB/PSL e encabeçada pela candidata a prefeita do município de Candiba, Alécia Prado (PSB), entrou com uma ação de impugnação do registro de candidatura de Reginaldo Martins Prado (PSD) e de seu vice, Nelbino Albes Marques. De acordo com o advogado Gabriel Carvalho, responsável pela ação, “houve demonstração cristalina que Reginaldo, por meio de vontade livre e consciente, procura enganar a Justiça Eleitoral, ao deixar intencionalmente de constar diversos bens patrimoniais de sua propriedade, fazendo constar em documento público eleitoral – o RCC – dados inverídicos, violando normas jurídicas constantes do Código Eleitoral”.

Presos fogem da Delegacia de Poções

Terça / 17 Jul 2012 / 00h00

Seis presos fugiram da Delegacia de Poções na segunda-feira (16). Segundo o delegado Gustavo Tortoreli, eles cavaram um túnel da cela até o pátio da unidade policial e depois pularam o muro. Ainda de acordo com o delegado, um fugitivo foi recapturado por volta das 23h de segunda em Poções.

A polícia informou que cinco dos fugitivos são suspeitos de assassinato. De acordo com Gustavo Tortoreli, esta é a segunda fuga de presos da delegacia em 2012. Há um mês, sete presos fugiram da unidade também através de um túnel subterrâneo. Seis foram recapturados.


CAESG prende jovem com 245 pedras de crack em Itambé

Terça / 17 Jul 2012 / 00h00

O fato ocorreu na última sexta-feira (13), por volta das 15h, na cidade de Itambé. Ao avistar uma barreira montada por policiais da CIPE/Sudoeste (CAESG), na BA-534, estrada que liga Itambé a Ribeirão do Largo, um motociclista executou uma manobra de retorno, mas não esperava que a guarnição o acompanhasse. Com WELLINGTON SANTOS ALVES, conhecido como “Gordo”, de 19 anos, foram encontradas 245 pedras de crack. Wellington foi apresentado na delegacia da cidade de Itambé, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Concursos abrirão 2 mil vagas na PM e 800 na Polícia Civil da Bahia

Terça / 17 Jul 2012 / 00h00

A Polícia Militar da Bahia realizará concurso público para o preenchimento de 2 mil vagas de soldados e bombeiros e não mais as 3,4 mil vagas que já haviam sido anunciadas pelo próprio governo. A redução de  40% é a falta de verba. As informações estão publicadas no site da corporação  (homologa.pm.ba.gov.br).

A previsão do comando da PM é de que o edital a ser publicado em agosto dê permissões para prorrogar a validade do concurso e ampliar a quantidade de convocados. A PM levanta a demanda necessária, mas quem define o número de vagas é a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Na área da Polícia Civil,  o secretário da Segurança, Maurício Teles Barbosa, informou que liberou a realização de concursos em 2012 e 2013 para a contratação de 800 policiais. “Sofremos de um déficit histórico, mas não estamos cruzando os braços para este problema”, disse o secretário durante audiência pública realizada pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional.


PRF realiza operação de combate ao transporte clandestino nas estradas baianas

Terça / 17 Jul 2012 / 00h00

Durante fiscalizações nas rodovias BR 324, 116 e 101,  somente na última semana foram fiscalizados 198 veículos e 105 pessoas que trafegavam em veículos suspeitos de realizar transporte irregular de passageiros. Tais ações foram desenvolvidas em conjunto com a AGERBA e TRANSALVADOR, esta última com atuação específica na região metropolitana de Salvador, tendo como resultado:

Nove condutores flagrados sem possuir CNH – carteira Nacional de Habilitação;

87 notificações relacionadas à infrações do CTB – Código de Trânsito Brasileiro;

105 autuações de transporte irregular de passageiros;

duas por trafegar com licenciamento vencido;

onze veículos ficaram retidos (no pátio do posto PRF Simões Filho ou no  patio do DETRAN);

oito autuações por irregularidades junto à ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Desde o início do ano foram fiscalizados pela PRF 153.969 veículos e extraídos 50.384 altos de infração, com multas pertinentes ao Código de Trânsito Brasileiro, dentre as quais 385 autuações foram referentes ao transporte irregular de passageiros.

Classificados na Embasa devem se apresentar até terça-feira

Segunda / 16 Jul 2012 / 00h00

Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está convocando mais 93 candidatos classificados no último concurso público da companhia. Os novos servidores serão lotados em Salvador e unidades regionais de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.

Para saber se foi convocado, o candidato deve acessar o site da Embasa, e clicar no link ‘concursos’. Se seu nome constar na lista, você deve comparecer entre amanhã e depois, obedecendo ao escalonamento, à Universidade Corporativa da Embasa (UCE), localizada no Parque Deputado Paulo Jackson, Avenida Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia, Rio Vermelho, com a documentação requisitada.

Caetité: Veículo é roubado em plena luz do dia na feira livre.

Segunda / 16 Jul 2012 / 00h00

Um veículo D-20 de cor branca pertencente à feirante de nome Madalena, que reside na comunidade do Pirajá foi roubado em plena luz do dia na feira livre de Caetité.

Segundo informações levantadas por nossa reportagem o roubo aconteceu no sábado (14/07) por volta das 16:00 horas. A proprietária só deu conta do furto quando chegou ao local onde tinha estacionado o carro. Em desespero a mulher e seu filho começaram a gritar. Populares acalmaram  a senhora que logo em seguida acionou a Polícia Militar que fez diligências nas ruas da cidade a procura do veículo roubado. Até o momento não  há informações da D 20 branca que servia de objeto de trabalho de Dona Madalena. O boletim de ocorrência foi registrado e a polícia procura pista para desvendar mais um roubo de veículo na cidade.


Ederson Albert - CN

Mais uma caminhonete é furtada em Guanambi.

Segunda / 16 Jul 2012 / 00h00

Nesta manhã de segunda-feira (16/07), um lavrador teve o seu veículo furtado no município de Guanambi. A caminhonete D 20 custom, placa policial GLT 1828, ano 91, cor azul, carroceria de madeira foi deixada pelo proprietário por volta das 10 horas da manhã, nas proximidades da Feira Livre, pouco tempo depois quando retornou para pegar o carro, este já tinha desaparecido.

Qualquer informação deve ser dada pelo telefone 3451 1572, falar com Zé Vieira Neto.


Joaquim José

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Segunda / 16 Jul 2012 / 00h00

A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidosanunciou nesta segunda-feira (16) a aprovação do Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como primeira pílula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco.

Em maio, um painel assessor da agência pediu a aprovação do medicamento como prevenção para pessoas não infectadas, depois que testes clínicos mostraram que ele pode reduzir de 44% a 73% o risco de HIV em homens homossexuais.

"O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação", afirmou a FDA.

A droga é indicada para usuários enquadrados no grupo de alto risco de infecção, que podem se envolver em relacionamentos sexuais com parceiros infectados por HIV.

O Truvada é encontrado no mercado americano desde 2004 como tratamento para pessoas infectadas com HIV, indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.

Pílula do medicamento Truvada, que foi autorizado por agência dos EUA a ser vendido como método preventivo à transmissão do vírus HIV (Foto: Paul Sakuma/AP)Pílula do medicamento Truvada, que foi autorizado por agência dos EUA a ser vendido como método preventivo à transmissão do vírus HIV (Foto: Paul Sakuma/AP)

Auxílio a grupos de risco
A pílula é considerada por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids, mas alguns provedores de serviço de saúde temem que incentive comportamentos sexuais de risco.

Um estudo sobre o Truvada publicado em 2010, no "New England Journal of Medicine", incluiu 2.499 homens que tinham relações sexuais com outros homens, mas que não estavam infectados com o vírus que causa a Aids.

Os participantes foram selecionados aleatoriamente para tomar uma dose diária de Truvada - uma combinação de 200 miligramas de emtricitabina e 300 mg de tenofovir disoproxil fumarato - ou um placebo. Quem tomou o medicamento regularmente teve quase 73% a menos de infecções.

Segundo os especialistas, os resultados são a primeira demonstração de que um remédio já aprovado por via oral pode diminuir a probabilidade de infecções de HIV.

De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o medicamento tem registro no órgão, ou seja, significa que está autorizado a ser comercializado no país.

Fonte: Globo

Presidente da Assembleia exige retirada de professores manifestantes

Segunda / 16 Jul 2012 / 00h00

No início da tarde desta segunda-feira, 16, um tumulto deixou os professores que estão acampados no prédio da Assembleia Lesgislativa da Bahia (AL-BA) em alerta. O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo (PDT), pediu reforço policial para que os manifestantes, que estão acampados no local desde o mês de abril, fossem retirados do estacionamento do prédio até as 17h de hoje.

Através de um coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje em seu gabinete, Nilo afirmou que os manifestantes tem até as 17h para deixar o prédio. Caso os professores insistam em continuar a ocupação, o presidente afirmou que irá solicitar o corte de água e energia elétrica do Saguão Nestor Duarte.

Ainda de acordo com o presidente da Alba, os representantes do sindicato foram procurados para uma possível negociação de desocupação, mas não atenderam telefonemas feitos por Nilo, informação que não é confirmada pelo coordenador-geral do sindicato dos professores, Rui Oliveira. Ele afirma que não recebeu nenhuma ligação do presidente ou de qualquer membro da assembleia.

Ainda segundo o líder dos professores grevistas, que define a decisão de desocupação como “equivocada”, os professores não vão deixar o local. “Nós estamos acampados em um lugar que não atrapalha o funcionamento da assembleia, é um verdadeiro absurdo essa ordem de retirada”, afirma Rui.

Ainda na tarde de hoje, os manifestantes vão realizar uma nova assembleia para decidir os rumos da greve. Mais de um milhão de alunos da rede estadual de ensino estão sem aulas. Parte do calendário letivo só está sendo cumprido para alunos do 3º ano do ensino médio, que voltaram às salas de aula desde o dia 25 de junho.