voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2012"

Guanambi: preso homem acusado de tráfico

Terça / 31 Jul 2012 / 00h00

Os agentes da policia civil Antonio Simões e Averaldo Dantas apresentaram na Delegacia de Guanambi procedente do município de Candiba o elemento Eudilson da Silva Souza, 35 anos morador na Fazenda Verde. Ele foi preso com dez pacotinhos de cocaína. A polícia já estava em seu encalço, e só agora conseguiu dar-lhe o flagrante. Por falta de acomodação em Candiba, foi recambiado para Guanambi.


Joaquim José

Levou namorada para retirar queixa e acabou preso

Terça / 31 Jul 2012 / 00h00

O comerciante Cliston Teixeira Lima, 30 anos morador à Travessa Joaquim Manoel foi preso na tarde desta segunda feira quando foi resolver junto com sua namorada um problema que havia acontecido na semana passada.

O Tim de Lizim como é mais conhecido, havia sido preso no mês de junho numa confusão com um primo e foi autuado por porte ilegal de arma. Na ocasião o delegado arbitrou uma fiança considerada de valor muito alto, depois conseguiu pagar um valor menor e estava em liberdade condicional.

Recentemente voltou a aprontar e agrediu sua namorada em um clube da cidade. A vitima prestou queixa e quando foi nesta segunda-feira o casal foi a delegacia com o intuito de encerrar o procedimento. Lá o delegado titular tinha em seu poder um Mandado de Prisão Preventiva expedido pelo Juiz Roberto Paulo Prhoman Wolf, por quebra de Liberdade Condicional.

Foi dada voz de prisão, o Tim está preso.


Joaquim José

Barra do Choça: Homem coloca fogo na casa da própria mãe

Terça / 31 Jul 2012 / 00h00

O incendiário Adalto Batista Oliveira, 47 anos, foi preso por volta das 12h30 deste domingo (29), na travessa Rodozino Santos, bairro Primavera, em Barra do Choça.

Segundo a PM, Adalto colocou fogo na casa da própria mãe. As chamas só não consumiram a residência porque vizinhos conseguiram evitar a propagação do fogo.

Adalto foi encaminhado a Delegacia de Barra do Choça e encontra-se preso na cadeia municipal. 


MEC divulga novas regras de correção da redação do Enem 2012

Terça / 31 Jul 2012 / 00h00

O manual “A redação no Enem 2012 – Guia do Participante” foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta segunda-feira (30). O documento é destinado aos mais de 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O manual tem 50 páginas e esclarece com detalhes as novas regras de correção da prova de redação do exame. O documento terá inicialmente uma tiragem de 1.600.000 cópias, a serem distribuídas às escolas públicas de todo o Brasil.

O presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, informou que o objetivo do material é detalhar os critérios utilizados na correção, além de tornar o processo mais transparente. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro deste ano.

No ano passado, mais de 120 estudantes entraram na Justiça para pedir vistas da prova, por não concordarem com o resultado. “No guia está definido o que se espera de cada uma das competências da redação com exemplos. Queremos dar mais objetividade à correção de um texto que é subjetivo”, disse o ministro Aloizio Mercadante nesta segunda.

Principal mudança  

Segundo o G1, dois avaliadores independentes atribuirão notas à redação. A nota final – que vai de 0 a 1.000 – será calculada pela média aritmética das duas notas. Cada avaliador irá considerar cinco competências, que permanecem iguais às das edições passadas do exame. Em cada competência, o candidato pode somar no máximo 200 pontos.

Em caso de discrepância entre as duas notas, tanto nas notas finais quanto em nota de qualquer uma das competências, um terceiro avaliador será convocado para corrigir a redação, e sua nota será considerada final. Esta é a principal mudança instituída pelo MEC neste ano.

Se a nota do terceiro avaliador também for discrepante em relação às demais, uma banca composta por três examinadores atribuirá a nota final.

Veja as competências da redação do Enem:

Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Melhores redações  

Seis redações que receberam a nota máxima (1.000 pontos) no Enem 2011 foram selecionadas para o Guia. Os textos são seguidos de comentários a respeito da construção da redação de candidatos do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo. O tema do ano passado foi “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.

O Guia foi elaborado pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conjunto com especialistas em Língua Portuguesa. Fonte: Correio da Bahia.

Dom Basílio: Acidente fatal com duas mortes e vários feridos.

Segunda / 30 Jul 2012 / 00h00

Um acidente gravíssimo aconteceu por volta das 17 horas na entrada do município de Dom Basílio e acabou tendo duas vítimas fatais.

Segundo as primeiras informações dois veículos e uma moto tiveram uma forte colisão, devido a imprudência, a princípio, de um motociclista, que foi entrar para a cidade sem avisar e acabou causando o acidente em série.

Todos estavam envolvidos em ações políticas, uns vinham da inauguração de um comitê e outros de uma reunião política.

O dom basiliense Antônio Lessa (40), o qual era muito conhecido como Tõe Lessa e Vagner Jaco Viana Lima (21) foram as duas duas vítimas fatais,cerca de oito pessoas se feriram, algumas em estado gravíssimo e correm risco de morte e estão sendo atendidas no Hospital em Brumado.

O 97NEWS está esperando maiores informações sobre o terrível acidente e deverá atualizar as informações conforme elas forem repassadas.


97News

UFBA transfere período de inscrição para o Vestibular 2013

Domingo / 29 Jul 2012 / 00h00

A Diretoria do Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação da UFBA (SSOA), considerando o atual quadro do ensino na Bahia, com movimentos reivindicatórios de docentes, servidores e alunos, decidiu transferir o período de inscrições no Vestibular 2013 para 11 de setembro a 09 de outubro de 2012. O prazo para entrega da documentação comprobatória do pedido de Isenção de Taxa do Vestibular 2013 fpo reaberto e pode ser feito no período de 20 a 31 de agosto de 2012, nos locais e horários já determinados para aqueles que ainda não a fizeram.

Ficam mantidas até então as datas para aplicação das provas da 2ª fase, que ocorrerão entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2013.

Os possíveis candidatos devem aguardar a publicação do Edital de Inscrição e acompanhar periodicamente as informações pertinentes no site www.vestibular.ufba.br.


Tribuna

Tarifas de ônibus de curta distância ficam mais caras neste domingo

Domingo / 29 Jul 2012 / 00h00

Começou a valer hoje (29) o reajuste de 2,874% nas tarifas do transporte interestadual e internacional de passageiros semiurbano – com até 75 quilômetros de distância. O índice foi autorizado nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

De acordo com a ANTT, a tarifa é composta de itens de custo, como combustível, lubrificantes, peças e acessórios e pessoal, que são reajustados de acordo com índices de inflação setoriais.

O transporte semiurbano de passageiros é sujeito a arredondamento da tarifa final, com o objetivo de facilitar o troco. O arredondamento de um ano é compensado no reajuste do ano seguinte. Ao valor da passagem devem ainda ser adicionados a tarifa de embarque e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

No início de julho, a ANTT autorizou o aumento de 2,7% nas passagens de ônibus interestaduais e internacionais de passageiros de linhas que percorrem mais de 75 quilômetros. As informações são da Agência Brasil.

Falta de água afeta 123 mil habitantes em Barreiras

Sábado / 28 Jul 2012 / 00h00

O quebramento de uma peça da rede principal de abastecimento de água de Barreiras, na tarde desta sexta-feira (27), interrompeu o fornecimento em toda a cidade, que tem mais de 123 mil habitantes.

Funcionários da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) passaram a noite trabalhando no local e, durante a madrugada de hoje, conseguiram efetuar o conserto. Hoje pela manhã foi reiniciado o bombeamento para os reservatórios, com previsão de regularização do fornecimento até o final da tarde deste sábado (28).

De acordo com a assessoria de comunicação da Regional Oeste da Embasa, apesar do problema ter acontecido no mesmo lugar onde ocorreu um quebramento há 10 dias, quando a maioria da população ficou três dias sem receber água em casa, desta vez não foi necessário trocar o equipamento, o que foi decisivo para que o conserto fosse efetivado cerca de 12 horas após a identificação do problema.

No entanto, embora alguns locais já estejam recebendo água hoje pela manhã, a recomendação da empresa é que a população utilize água de forma moderada, até que todo o abastecimento esteja normalizado.

Procuradoria registra mais de 3 mil impugnações de candidatura na Bahia

Sábado / 28 Jul 2012 / 00h00

Até esta sexta-feira (27), a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) já registrou 3584 ações de impugnação de registro de candidatura na Bahia para as eleições 2012. De acordo com o órgão, o número é parcial e ainda deve subir.

As ações, propostas pelos membros do Ministério Público Eleitoral (MPE), foram movidas contra candidatos a prefeito e vereadores de diversos municípios da Bahia. O objetivo do MPE é buscar o cancelamento de candidaturas baseado nos critérios da Lei da Ficha Limpa e da Lei Complementar 64/90. A partir das decisões dos juízos zonais e recursos, as ações podem ser encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral (2ª instância), momento em que a PRE passará a atuar nos casos.

Segundo a PRE, as informações ainda estão sendo enviadas pelas unidades em todo o estado. Os principais temas que promoveram as impugnações foram analfabetismo, desincompatibilização, contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU), desrespeito à cota de gêneros, filiação partidária, quitação eleitoral, domicílio eleitoral e ficha limpa.

Matéria original: iBahia


Juiz Eleitoral nega impugnação e confirma candidatura de Charles a reeleição

Sexta / 27 Jul 2012 / 00h00

O Juiz Eleitoral da comarca de Guanambi Dr. João Batista Pereira Pinto julgou improcedente o pedido de impugnação impetrada pelo vereador Jose Carlos Lelis Costa(Latinha) e o candidato a vereador Aurelino Nogueira de Carvalho (Léo do PT) solicitando a impugnação da candidatura do atual prefeito de Guanambi Charles Fernandes à reeleição pela coligação Guanambi é Progressista.

No despacho, após ampla analise da argumentação de Latinha e Léo do PT, o magistrado destaca “Não há, nos autos, prova documental de que Charles tenha assumido ainda que temporariamente, a Prefeitura Municipal no seis meses anteriores ao pleito municipal de 2008”.

Na conclusão final que  da sentença, o Juiz eleitoral frisa “ Com base na constituição Federal e na resolução 23.373/2011 do Tribunal Superior Eleitoral-TSE e que Julgo improcedente as impugnações e confirmo os pedidos de registro dos candidatos Charles Fernandes e Elder Guimarães na chapa da coligação Guanambi é Progressista, estando os mesmo habilitados a concorrem aos cargos de Prefeitos e Vice Prefeitos as próximas eleições. 

Guanambi registra o 11º homicídio de 2012.

Sexta / 27 Jul 2012 / 00h00

O ataque dos matadores continua em Guanambi! Nesta sexta-feira (27/07), por volta das 19:20h foi registrado mais um crime de morte, a vítima de 31 anos, José Alessandro de Souza, vulgo “Léo Bocão” tomava cerveja na calçada do estabelecimento comercial denominado “Supermercado Tamboril”, no Bairro Brasília em companhia de um rapaz, momento em que os atiradores chegaram numa motocicleta preta e fizeram os disparos, atingindo-o na cabeça. O veículo da vítima estava com o som ligado. 

Com passagens pela polícia, "Léo Bocão" já esteve preso, inclusive por suspeita de envolvimento na morte do açougueiro Pedro Teixeira Viana, vitima de latrocínio no ano de 2007. Léo era casado, pai de uma criança de cinco anos e morava na Rua Joaquim Lima.

Já são onze homicídios no ano em Guanambi.


Joaquim José

Guanambi: policia anuncia prisão do maior estelionatário de todos os tempos

Quinta / 26 Jul 2012 / 00h00

A polícia civil de Guanambi trabalha para descobrir a verdadeira identidade de um homem preso nesta quarta-feira (25/07) portando vários documentos falsos, dentre eles: cartões, CPFs e em torno de 30 identidades com a foto do suspeito.

Uma grande quantidade de mercadorias compradas no credito, usando documentos com nomes falsos foi apreendida em depósitos nos bairros: São Sebastião e Sossego. A polícia precisou dar três viagens com um caminhão F - 350 para deslocar o material para a delegacia.

A descoberta do maior estelionatário que vinha agindo em Guanambi e na região se deu depois que o mesmo abriu uma conta bancaria usando nome falso, a partir de então policiais da 22º coordenadoria passaram a investigar o caso. Depois de alguns dias de investigação veio o resultado surpreendente com a prisão e apreensão.

A operação foi deflagrada pelos delegados: Fabiano Aurich (Coordenador) e Noel Egidio (Titular) com a participação da delegada plantonista: Katerine e os agentes: Armando, Hélio, Luis Florêncio, Câssio e agentes plantonistas.

O elemento tentou subornar os policiais oferecendo a quantia de R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais).


Joaquim José

Contas rejeitadas no TCM tiram sono de candidatos na Bahia

Quinta / 26 Jul 2012 / 00h00
juiz Josevando Souza Andrade

Gestores públicos com contas rejeitadas nos Tribunais de Contas da União, do Estado e dos Municípios e que concorrem a cargos em outubro têm motivos para não estarem tranquilos quanto à manutenção das candidaturas até o final do pleito – e talvez mesmo depois de eleitos.

Segundo o corregedor regional eleitoral da Bahia, juiz Josevando Souza Andrade (foto), a legislação vigente aponta que, mesmo que tenham as candidaturas chancelas num primeiro momento, os candidatos podem ter o registro de candidatura cassado caso se confirme a rejeição das contas pelos tribunais.

A situação foi levantada por Andrade quando questionado pelo Jornal Tribuna da Bahia sobre o caso do ex-prefeito de Seabra, Dálvio Pina Leite (PSD), que obteve liminar junto à desembargadora Daisy Lago Ribeiro Coelho para ter seu nome excluído da listagem encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Nesse caso, por exemplo, ele obteve uma decisão em caráter liminar, o que significa que ele vai concorrer sob judice. Não é porque a Câmara de Vereadores aprovou as contas que ele necessariamente está elegível pela Lei da Ficha Limpa”.

De acordo com Andrade, contas de convênio, repassadas diretamente às instituições pelos governos federal e estadual, não dependem de aprovação das Câmaras de Vereadores, o que reafirma o valor das listagens divulgadas pelos tribunais de contas. “Nas Câmaras, a decisão é política e nem sempre atenta a detalhes técnicos”, exemplificou. “Essas questões ainda não possuem jurisprudência, então vamos analisar por doutrinas, que seguem caminhos diferentes”.


Rodrigo Ferraz

Bandidos usam carro para arrombar porta e roubar funerária em Carinhanha

Quinta / 26 Jul 2012 / 00h00

Na madrugada desta quinta-feira, 26 de julho, por volta das 02h00min da manhã, os bandidos usaram uma nova modalidade para roubar um comercio em Carinhanha. Eles roubaram um veículo tipo Rural, para arrombar a porta de uma funerária. O crime aconteceu no centro da cidade.

O proprietário da empresa Pax Brasil, acredita que os bandidos vieram em uma velocidade razoável com o veículo, jogou contra a porta estourando o vidro. Em seguida, os homens entram no estabelecimento e levaram todo dinheiro. O proprietário da empresa não informou a nossa reportagem, quanto foi levado pelos criminosos.

Na madrugada de terça-feira, 24 de julho, os bandidos roubaram a loja Casa Ramalho e a lanchonete Rodovia Lanches.


João Miguel

Mirante: município sofre com a seca e gado morre de fome

Quinta / 26 Jul 2012 / 00h00

Na Região de Fazenda Nova, município de Mirante, no Sudoeste baiano, a seca tem prejudicado milhares de pessoas, principalmente os pequenos agricultores.

Mediante as ações de Governo que faz abastecimento através de carro-pipa, sistema simplificado de poço artesiano e outros,  á água não é um problema tão grave face às proporções da estiagem. O que está castigando mesmo é a falta de comida para os animais, principalmente o gado, que vive em meio à catinga cinzenta, ensolarada e  de gravetos desfolhados,  em busca de algo para enganar o estômago, e nem sempre encontra.

A palma é o último recurso e pelo visto não vai durar por muito tempo. Alguns criadores compram o algodão  em outras cidades, outros vendem o gado a qualquer preço, outros retiram para a zona da mata, enquanto alguns assistem aos animais morrerem de fome.


Rodrigo Ferraz