voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Trabalhadores mantidos em regime de escravidão são resgatados em Conquista

Terça / 31 Mai 2016 / 21h16
Foto: Divulgação | MPT

Cinco trabalhadores rurais que eram mantidos em condições análogas à escravidão em uma fazenda da zona rural do município de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, foram resgatados na última segunda-feira (30), por uma força tarefa comandanda pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/SJDHDS) e Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). De acordo com a PRF, os empregados dormiam dentro de um curral, ao lado de cavalos, em camas improvisadas, sem sanitários, sem condições mínimas de higiene, e com um fogareiro aceso ao lado dos colchonetes de espuma. Eles também não tinham as carteiras de trabalho assinadas, nem realizaram exames médicos admissionais. O dono da fazenda, situada a cerca de 20 km do centro de Vitória da Conquista, foi preso em flagrante pelo crime previsto no Art. 149 do Código Penal (redução à condição análoga à de escravo) e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal (PF) em Vitória da Conquista. Além disso, foi entregue o relatório da fiscalização realizada para a PF, bem como para o MPF, para subsidiar a investigação do crime.

Foto: Divulgação | MPT

ALPHA realiza Aulão Social com arrecadação de Agasalhos

Terça / 31 Mai 2016 / 21h10
Foto: Divulgação

O ALPHA realizou na noite de 20 de maio um Aulão Social, no Cine Teatro Anísio Teixeira, com o intuito de levar informação a comunidade caetiteense através do debate acerca do tema “A história da corrupção no Brasil: das caravelas aos dias atuais”, com a participação dos nossos professores de História Ailton Pinheiro e Claudio Barbosa e do advogado Dr Bruno Silveira, bem como aquecer os corações nesse inverno arrecadando agasalhos para doações. As primeiras arrecadações foram entregues ao CRAS RURAL do município de Caetité para que a equipe repasse às famílias mais necessitadas. Ainda dá tempo doar! Colabore você também, com agasalhos, luvas, gorros, meias, cachecóis, cobertores e outras peças que possam ajudar quem mais precisa a se proteger do frio. Leve a sua contribuição até dia 02 de junho na unidade ALPHA Vestibular e Cursos, localizada na Av. Santana nº 288, e aqueça essa campanha divulgando para seus amigos e familiares! ALPHA Vestibular e Cursos - Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social.

Foto: Divulgação

Senado aprova pena de até 30 anos para estupro coletivo

Terça / 31 Mai 2016 / 21h08
Foto: Jefferson Rudy | Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (31) um projeto de lei que prevê pena mais rigorosa para os crimes de estupro praticados por mais de duas pessoas. A proposta, além de agravar a punição, tipifica o crime de estupro coletivo que, atualmente, não é previsto no Código Penal brasileiro. O texto ainda precisará ser analisado pela Câmara dos Deputados. Atualmente, o crime de estupro praticado por uma pessoa tem pena prevista de 6 a 10 anos de prisão. Nos casos de estupro de vulnerável, quando o crime é praticado contra uma criança de até 14 anos, a pena prevista é de até 15 anos de reclusão. Pela proposta aprovada, caso o crime seja cometido por duas ou mais pessoas, a pena será aumentada de um terço a dois terços, o que poderia totalizar até 25 anos de prisão, nos casos de estupro de vulnerável. Há ainda a possibilidade de a pena ser aumentada caso a vítima do estupro morra após o crime. Neste caso, a pena poderia chegar a 30 anos de prisão, de acordo com o projeto.

Familiares e amigos de vítima de acidente em Caetité apelam para doadores de sangue

Terça / 31 Mai 2016 / 17h30
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Um acidente automobilístico registrado no início da tarde desta terça-feira (31), na BR-030 entre os municípios de Caetité e Guanambi, vitimou a senhora  Maria de Fátima Santos Batista, de 47 anos,  que veio a óbito no local. A sua filha, que também estava no veículo, Ana Maria Santos batista, de 17 anos, fraturou os dois fêmures e braços, e após ser socorrida pelo Samu 192 foi encaminhada para a UPA e transferida em estado grave para a Fundação Hospitalar Senhora Santana, onde deve passar por procedimentos cirúrgicos. Para isso, é necessária a doação de sangue do tipo O+, pois o banco do hospital está insuficiente. Pelas redes sociais, familiares e amigos fazem apelo aos doadores. “Amigos, pelo amor de DEUS, a filha de nossa saudosa Fátima Santos está passando por cirurgia delicada nesse momento, vai precisar de transfusão de sangue. O Hospital de Caetité precisa de reposição porque o banco está insuficiente! Quem puder ajudar doando sangue ou compartilhando essa mensagem já está ajudando muito! A doação pode ser feita no Hemoba daqui de Brumado ou no Hospital de Caetité, em nome de Anamaria Batista.”, diz o texto.

Rádio Alvorada realizará entrevista com ex – governador da Bahia e ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho

Terça / 31 Mai 2016 / 17h06

A Rádio Alvorada, em Guanambi, promoverá na próxima sexta-feira (3), ás 07h, no programa ‘Jornal da Alvorada’ apresentado pelo jornalista Vilson Nunes, uma entrevista com ex – governador da Bahia  e ex-prefeito do município, Nilo Coelho (PSDB). Na ocasião, será abordado o tema política e todas as concepções do entrevistado sobre os rumos desta. Coelho é considerado à maior liderança política de Guanambi e é pré - candidato ao executivo municipal nas eleições deste ano e deve disputar o pleito contra o candidato indicado pelo grupo do atual prefeito Charles Fernandes  - eleito com o apoio de Nilo Coelho e que atualmente faz parte da base aliada ao governador Rui Costa.

Guanambi: Em nota, COOPAG esclarece participação da prefeitura na XXVIII Exposição Agropecuária

Terça / 31 Mai 2016 / 14h09
Foto: Divulgação

A Cooperativa Agropecuária de Guanambi Responsabilidade Ltda – COOPAG esclarece ao público em geral que em meio às várias adversidades, não tem medido esforços para a realização da XXVIII Exposição Agropecuária, para isso tem contado com o apoio de sócios, diretores, entidades públicas e privadas, o que tem possibilitado a captação de recursos indispensáveis à realização do evento. Lamenta profundamente que a Prefeitura Municipal de Guanambi não tenha se manifestado à solicitação de apoio financeiro no valor de R$ 50.000,00 encaminhada pela COOPAG através de oficio datado do dia 10 de maio do corrente ano e esclarece ainda que a cessão de um stand à prefeitura, não se trata de venda de espaço e muito menos no valor do apoio solicitado. Entretanto diante da falta de manifestação da prefeitura em participar da XXVIII Exposição e a necessidade da COOPAG dispor um espaço específico para acolhimento de autoridades, produtores, sócios e empresários, o Conselho Administrativo decidiu por unanimidade no último dia 23, que o Stand 03 (local usado pela prefeitura) será denominado “Espaço COOPAG”.  Caso decida pela participação e contribuição com o evento, outra área será destinada para montagem de um novo stand destinado à prefeitura. Refuta quaisquer ilações que venham especular politicamente as decisões desta entidade. A diretoria não tem poupado qualquer esforço para honrar seus compromissos e fazer da XXVIII Exposição a festa dos pequenos, médios e grandes produtores, incrementar a realização de bons negócios, gerando emprego e renda e divisas para o município.

Mulher morre em grave acidente automobilístico na BR-030 em Caetité

Terça / 31 Mai 2016 / 13h26
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Um acidente automobilístico com vítima fatal foi registrado no início da tarde desta terça-feira (31), na BR-030 entre os municípios de Caetité e Guanambi, nas imediações do Posto Sabrina. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, o acidente envolveu um veículo Fiat Uno, branco, placa OKL 3237 com licença de Seabra, que transportava quatro pessoas. Segundo a Polícia Militar, durante uma ultrapassagem, o motorista teria perdido o controle da direção do veículo, o qual veio a capotar. Uma mulher identificada como Maria de Fátima Santos Batista, de 47 anos de idade, veio a óbito no local. Os demais ocupantes do veículo foram socorridos por uma unidade do Samu 192 e encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento em Caetité. Conforme a unidade de saúde, uma das vítimas sofreu fraturas nos dois fêmures e braços e foi transferida para a Fundação Hospitalar Senhora Santana em estado grave. Os outros dois feridos tem seu quadro de saúde considerado estável. Informações preliminares indicam que as vítimas seguiam para a Faculdade de Guanambi, onde seriam realizados os procedimentos para que o filho da vítima fatal iniciasse os estudos na próxima segunda-feira na instituição.

Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Prefeitura de Caetité entrega 124 títulos de terra a agricultores do município

Terça / 31 Mai 2016 / 12h51
Foto: Divulgação | Direcom - PMC

Garantir ao cidadão o direito de possuir e cultivar a terra é uma missão do poder público. Diante dessa máxima, a Prefeitura de Caetité entregou na manhã dessa terça (31/05), através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Governo do Estado 124 títulos de terra a agricultores do município. Nos últimos quatro anos, já foram entregues mais de 400 títulos como esse. “Isso implica uma série de responsabilidades, como acesso ao crédito, formação e capacitação e incentivos fiscais para a cadeia produtiva. Ou seja, é todo um planejamento que, quando bem feito, só pode gerar resultados positivos”, explicou o secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Aldo Gondim. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, tem a expectativa de entregar até setembro, a titulação de mais 600 imóveis agrícolas em Caetité. “Estamos com uma nova parceria com o governo do Estado, através da CDA/Consórcio, para regularizarmos a certificação de mais de 600 terrenos agrícolas em nosso município. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité que são importantes parceiros da administração municipal durante todo esse processo”, finalizou Rosival.

Luciano Ribeiro conclama a bancada governista para discutir as contas maquiadas do governo em 2014

Terça / 31 Mai 2016 / 12h40
Foto: Divulgação

O deputado Estadual Luciano Ribeiro (DEM) dedicou seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do dia 30 de maio para conclamar um debate acerca da aprovação das contas do governo do Estado em 2014, que está há três semanas em pauta na Casa legislativa baiana. Segundo o democrata, os líderes do governo fogem do esclarecimento sobre as contas do último ano do governo de Jaques Wagner que, se for seguido os critérios técnicos de administração pública, deveriam ser rejeitadas. “Não se trata de uma análise política das contas, de votar contra porque se é oposição, mas, por questões técnicas de irregularidades contábeis, pedaladas fiscais, infringimento à Lei de Responsabilidade Fiscal”, avaliou o deputado, que citou três graves incorreções que justificam a reprovação: “Primeiro, com relação ao regime de competência, que rege a contabilidade pública – o que vale é a competência que foram arrecadados os recursos e não o que está em caixa. O Estado é detentor da arrecadação do ICMS e IPVA e deve repassá-los aos municípios. Em dezembro de 2014 na Bahia não houve orepasse aos municípios, sendo usado para fechar as contas do Estado. Segundo ponto fere a lei de responsabilidade fiscal,com o uso de verbas federais de recursos vinculados e que foram contabilizados nas contas gerais do Estado. E em terceiro, a falta de pagamento das emendas impositivas previstas em lei. Além de outras questões, só essas três fortes justificativas são bastantes para a rejeição das contas de 2014, ressaltando este ter sido um ano eleitoral. Entendo que o Brasil vematravessando um período conturbado, porém o parlamento baiano deve cumprir primeiramente as obrigações do Estado. Vamos já apreciar e avaliar essas contas”, conclamou Luciano Ribeiro a bancada governista para o debate sobre a questão.

Desemprego já atinge 11,4 milhões de brasileiros, diz IBGE

Terça / 31 Mai 2016 / 12h27
Foto: Marcos Santos | USP Imagens

O desemprego no País atingiu, em média, 11,2% nos três meses até abril. É a maior taxa registrada pela pesquisa, que começou a ser feita em 2012. No período, o número de desempregados no Brasil chegou a 11,4 milhões de pessoas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31) e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São pesquisadas 211.344 casas em cerca de 3.500 municípios. A pesquisa usa dados de trimestres móveis, ou seja, de três meses até a pesquisa. Na de abril, são usados dados de fevereiro, março e abril.

Jovem é preso pela PM após agredir o próprio pai em Palmas de Monte Alto

Terça / 31 Mai 2016 / 11h19
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Um homem foi preso após agredir física e verbalmente o próprio pai na noite de segunda-feira (30), na Rua do Rosário no Centro de Palmas de Monte Alto, região Sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o acusado identificado como Caick Magalhães Souza, de 22 anos, chegou em casa embriagado agredindo o genitor e ainda danificou vários objetos dentro do imóvel. A polícia foi acionada e encaminhou o agressor a delegacia. Em depoimento o acusado admitiu as agressões e disse que “começou a discutir com o seu pai, porque o mesmo o mandou procurar um emprego”. Caick que já foi preso anteriormente por agressão a mulher também admitiu ser usuário de drogas. Ele permanece preso na custodia da delegacia territorial de Palmas de Monte Alto à disposição da justiça.

Carreta colide contra bovinos e sete morrem com o impacto na BR-430

Terça / 31 Mai 2016 / 10h45
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Uma carreta colidiu contra vários animais que estavam na BR-430, trecho entre os municípios de Riacho de Santana e Igaporã. O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (31), nas proximidades do trevo de acesso à cidade de Matina e, segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, vários bovinos estavam na pista e sete deles morreram após a colisão. De acordo com a Polícia Militar, o acidente ocorreu em um trecho de descida e o condutor da carreta não conseguiu frear a tempo de evitar a colisão. A parte frontal da carreta ficou destruída. O motorista não se feriu gravemente. A via ficou parcialmente interditada até que o veículo e os animais fossem retirados do local. 

Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Mulher sofre tentativa de estupro na zona rural de Riacho de Santana

Terça / 31 Mai 2016 / 09h50
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Uma mulher registrou na delegacia do município de Palmas de Monte Alto, na manhã desta terça-feira (31), relatando que sofreu uma tentativa de estupro. Conforme o Boletim de Ocorrência, o fato ocorreu na manhã de segunda-feira (30), no Povoado de Vesperina, zona rural de Riacho de Santana. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a vitima foi abordada em sua residência por um indivíduo que iniciou um diálogo pedindo raízes de mandioca. A vítima solicitou então que ele retornasse outro dia, pois naquele momento ela não teria como retirar. Ainda de acordo com relatos da mulher, o homem então mudou a fisionomia e tentou agarrá-la, dizendo que teria desejos por ela, chegando a lhe oferecer uma quantia em dinheiro. Assustada, ela correu e fugiu a bordo de uma motocicleta. Na delegacia, a mulher disse estar com muito medo. “Estou com muito medo, meu esposo trabalha fora e a eu durmo na casa da minha mãe. Ele mora no mesmo Povoado e eu tenho receio”. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso.

Guanambi: Acusado de tentar estuprar estudante é preso e reconhecido pela vítima

Terça / 31 Mai 2016 / 07h35
Foto: Divulgação | Polícia Civil

Nesta segunda-feira (30), a Polícia Civil de Guanambi cumpriu Mandado de Prisão Preventiva e deteve o pedreiro Jairo da Silva Brito, de 33 anos, apontado como o autor da tentativa de estupro de uma estudante da Faculdade Guanambi. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a polícia chegou até o suspeito após analisar imagens de câmeras de segurança e denúncias anônimas. Jairo que é residente na zona rural de Guanambi, nega ter tentado violentar a jovem e diz que ela o chamou de negro e que vai processá-la. Disse, ainda, que é trabalhador e que as lesões no pescoço da vítima podem ter sido causadas por outra pessoa. A estudante ainda muito abalada fez o auto de reconhecimento e as outras colegas reconheceram indubitavelmente Jairo como o motorista do Ônix branco no qual pegaram carona naquele dia. Depois de preso, o suspeito foi levado para a custódia da delegacia territorial de Guanambi, onde está à disposição da Justiça. 

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Após gravações, dois senadores admitem rever votos pelo impeachment

Terça / 31 Mai 2016 / 07h10
Foto: Marcos Oliveira | Agência Senado

Em meio à crise política que atinge o governo interino de Michel Temer, que, em 19 dias desde a posse, já teve que afastar dois ministros flagrados em grampos telefônicos tentando barrar a operação Lava-Jato, os senadores Romário (PSB-RJ) e Acir Gurgacz (PDT-RO), que votaram pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, admitem agora a possibilidade de rever seus votos no julgamento final, que deve ocorrer até setembro. O jornal O Globo informa que a virada desses dois votos, caso se concretize e os demais votos se mantivessem, seria suficiente para evitar a cassação definitiva da petista. O Senado abriu o processo de impeachment com o apoio de 55 senadores e, para confirmar essa decisão no julgamento de mérito, são necessários 54 votos. Romário não descarta que os novos acontecimentos políticos provocados pelos grampos do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, mudem seu voto. O senador do PSB votou pelo afastamento de Dilma, mas diz que “novos fatos” podem influenciar seu voto no julgamento definitivo. “Meu voto foi pela admissibilidade do impeachment, ou seja, pela continuidade da investigação para que pudéssemos saber se a presidente cometeu ou não crime de responsabilidade. Porém, assim como questões políticas influenciaram muitos votos na primeira votação, todos esses novos fatos políticos irão influenciar também. Meu voto final estará amparado em questões técnicas e no que for melhor para o país”, disse.