voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2012"

Caetité: Homem morre após briga no trevo de Santa Luzia

Segunda / 14 Mai 2012 / 00h00

Por volta das 18h30min do último sábado (12/05), a Central de Operações da 2ª Cia do 17º BPM, recebeu uma denúncia via 190 que estava acontecendo uma briga entre dois homens no trevo que liga o povoado de Santa Luzia à Caetité- Ba, sendo que um dos envolvidos na agressão portava uma arma de fogo e o outro portava uma faca.

Uma viatura da 2ª Cia deslocou até o local e comprovou a veracidade do fato, encontrando uma espingarda  cal.32, tipo cartucheira, com uma munição deflagrada. O Sr. Ailton Paulo Silva, de 47 anos, residente na Fazenda Água Quente em Santa Luzia, Caetité - Ba reagiu as facadas que recebera de autoria até então desconhecida e fora socorrido por populares a Unidade Hospitalar local, sendo custodiado pela guarnição que atendeu a ocorrência, onde por volta das 02h45min a vítima veio a óbito.

Assaltantes levam terror à Zona Rural de Carinhanha

Segunda / 14 Mai 2012 / 00h00

Um lavrador foi assaltado por quatro homens armados na tarde do último sábado, 12 de maio, na zona rural de Carinhanha. Segundo informações Edivaldo Santos Silva de 46 anos, os bandidos lhe abordaram na vicinal Agrovila 16/Baixa do Mocambo. “Fui até Agrovila 16 pagar uma conta, como não encontrei a pessoas. Quando retornei para casa fui surpreendido por esses quatro homens que levaram R$: 255, 00, que estava no meu bolso. Não satisfeito, eles me mandarameu tirar a roupa e ainda levei várias coronhadas de revolver”, disse.

Em seguida, os homens foram até a residência do seu irmão Leli Santos Silva de 37 anos, na desculpa de comprar gasolina deixando sua família refém por mais de 10 minutos. Segundo a esposa de Leli, os bandidos aterrorizaram toda sua família. “Como eles não encontraram dinheiro, fizeram dois disparos, sendo que um acertou a perna do meu marido”, disse.

Leli foi encaminhado ao Hospital Maria Pereira Costa (Dona Quinha), sendo transferido para o Hospital Regional em Guanambi. Segundo informações da família, Leli não corre nenhum risco.


João Miguel

Brumado: Foi brincar com os amigos e acabou despencando com o carro da ponte

Segunda / 14 Mai 2012 / 00h00

Um acidente um tanto quanto inusitado ocorreu na tarde desta segunda-feira (14) em Brumado.

Um motorista, que tinha comprado o seu veículo recentemente, um Fiat Uno de cor branca, JMJ 3664 estava passando próximo à Ponte do Padre, no bairro São Félix, quando atravessou direito e acabou caindo com o carro do início da ponte.

Segundo o motorista “eu vinha normalmente e o sol me tirou a visão e ai eu acabei despencando da ponte”.

Segundo testemunhas, que relataram outra versão, o motorista vinha descendendo pela rua da lavanderia e ao se deparar com uns conhecidos que estavam trabalhando na hora começou a brincar com eles dizendo “vão para o inferno, vão para o inferno” e, logo em seguida, não percebeu a ponte e acabou despencando da mesma, já que não existe “guard rail” no local.

Já é o sexto acidente que acontece no local em pouco mais de um ano, sendo que não existe nenhuma sinalização ou proteção para os motoristas.

O acidente chamou a atenção de inúmeros populares que se dirigiram ao local e ficaram até o momento do resgate do veículo.


97News



Barra do Choça: mulher é morta a pedradas

Domingo / 13 Mai 2012 / 00h00

O corpo, ainda não identificado, foi encontrado volta das 5h30 da manhã deste sábado (12), próximo a Praça do Café, as margens da BA-265, em Barra do Choça.

A polícia foi chamada e chegando no local constatou que se tratava de uma mulher, aparentando ter 16 anos, aparentemente morta a pedradas e despida na parte de baixo.

A Delegada Titular da Delegacia do Município informou que o crime já está sendo investigado.


Frarlei Nascimento 

Sexta-feira chuvosa em Conquista

Sábado / 12 Mai 2012 / 00h00

A tarde dessa sexta-feira (11) foi de chuva em Vitória da Conquista, motivo esse que causou animação para a população, que vive em pânico com uma possível secagem da segunda barragens que abastece uma população em torno de 500 mil habitantes. Para prevenir que isso aconteça, diretores da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA) apresentaram à imprensa na tarde dessa sexta-feira (11), o calendário do racionamento de água em Vitória da Conquista e Belo Campo.


Anderson Oliveira

Acidente em Formosa do Rio Preto mata mãe e filha

Sábado / 12 Mai 2012 / 00h00

Uma colisão frontal envolvendo uma moto e uma caminhonete Mitsubishi Triton matou Alcina Ferreira de Castro Cunho, 52 anos e sua filha Alcimara de Castro Cunha, 12 anos.

O acidente ocorreu por volta das 18h30 da noite de ontem, 11, no Km 21 da BR 135, município de Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia.

Segundo informações policiais, o motorista da caminhonete estava efetuando uma ultrapassagem em local permitido e não teria enxergado a motocicleta que vinha em sentido contrário com o farol apagado.

Alcina Ferreira de Castro Cunho não era habilitada e pilotava uma moto com muitos anos de documentação atrasada. Ela morreu no local da batida e Alcimara ainda chegou a ser socorrida para o Hospital do Oeste, em Barreiras, mas não resistiu aos graves ferimentos e veio a óbito.

O motorista, morador de Formosa do Rio Preto, prestou socorro as vítimas e esteve na delegacia prestado depoimento. Ele deverá responder por homicídio culposo, onde não há intenção de matar.


JNF

Brumado: Presos faziam gato de energia

Sábado / 12 Mai 2012 / 00h00
Oito celulares e vários objetos foram encontrados na carceragem

Nesta sexta-feira (11), policiais civis e militares realizaram uma vistoria na cadeia de Brumado, onde foram encontrados oito celulares, carregadores, fiação para bico de energia, um chuço feito com cabo de uma escova de dente e uma tereza para arrastar os celulares e um cadeado.  Em entrevista ao Brumado Notícias, o chefe da custódia, Agnaldo Rocha, declarou que a suspeita é de que alguém estivesse pulando o muro lateral da unidade e repassando os objetos para os detentos. “Parece que tem um ‘Mister M’ querendo ludibriar a polícia, pois foi muita audácia pular o muro da unidade para passar esses celulares”, disse Rocha. O chefe da custódia explicou ainda que os presos fizeram um ‘gato de energia’, cortando os fios das celas e puxando os bicos para carregar os celulares. “Eles utilizaram um pouco da inteligência que tem e a ociosidade e conseguiram fazer os gatos dentro das celas”, destacou. Segundo a polícia, todos os celulares, que estavam com créditos, serão encaminhados para a perícia.


Brumado Noticias

Polícia estoura ponto de venda de drogas no Candeias, em Conquista

Sábado / 12 Mai 2012 / 00h00

Uma operação coordenada pelo delegado Neuberto Costa, titular da Delegacia de Homicídios (DH), na manhã dessa sexta-feira (11), desarticulou um ponto de venda e distribuição de drogas, localizado numa residência na Rua Jorge Teixeira, em frente ao Colégio Estadual Adélia Teixeira, no Bairro Candeias, em Vitória da Conquista. Os agentes da DH foram ao local após investigações do possível envolvimento de traficantes que atuavam no referido imóvel com o homicídio do músico Sérgio Seles, assassinado a tiros esta semana, no Bairro Alto Maron. Em flagrante delito foram presos os infratores Adrian Rocha Cunha, 18 anos, e Rafael Rocha Lopes Brito, 19, pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas. No imóvel que fica no bairro nobre da cidade, foi encontrada e apreendida pelos investigadores da DH uma grande quantidade de cocaína e maconha, dinheiro da venda de drogas, balança de precisão, embalagens de drogas, insumos para desdobramento da droga, além de uma motocicleta usada no tráfico. Os acusados já possuem antecedentes policiais na cidade, inclusive por tráfico de drogas, e após serem interrogados na DH nos inquéritos policiais instaurados para apurar os crimes, foram encaminhados ao Presídio Nilton Gonçalves, onde ficarão presos à disposição da Justiça.

Guanambi: Mulher é presa com 120 pedras de crack na vagina

Quinta / 10 Mai 2012 / 00h00

Uma operação conjunta da polícia Civil coordenada pelo Bel Fabiano Aurich e os delegados de polícias Bel Noel Egídio e Hudson, e componentes do serviço de inteligências da Polícia Militar, soldados: Felix e Alessandra Fernandes, na noite desta terça-feira (08/05), resultou na prisão de uma mulher com certa quantidade de droga no bairro Monte pascoal.

Segundo a polícia Maria José Santana Silva, residente à Rua Fernão Dias, no Bairro Monte Pascoal estava sendo investigada há muitos dias pela prática do crime de tráfico de drogas. No momento da abordagem em sua residência a mesma estava na companhia de vários menores e ao realizar uma revista minuciosa na mulher foi encontrado um pacote com 120 pedras de crack no interior da sua vagina e ainda sete trouxinhas de maconha e mais cinco pedras de crack debaixo de um tapete. Um pen drive e quatro telefones celulares também foram apreendidos com a traficante.

Segundo o delegado titular Dr. Noel Egídio, as operações de combate à criminalidade vão continuar.


Joaquim José

TCM divulga lista de políticos que podem ficar inelegíveis para as eleições 2012

Quinta / 10 Mai 2012 / 00h00

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) encaminhou ao Tribunal Regional (TRE-BA) a lista com a relação de 857 gestores municipais que tiveram contas rejeitadas pelo órgão entre 2002 e 2008. Ainda deve sair uma nova lista com os gestores que tiveram contas reprovadas em 2009 e 2010.

Todavia, o entendimento dos tribunais superiores é de que não basta a rejeição por parte do TCM, precisando haver também a confirmação por parte da Câmara de Vereadores dos respectivos municípios. (Blog do Glauber)

► Clique aqui para ver o nome de todos

Mesmo com cancelamento do São João, Prefeitura de Guanambi já tinha gastado dinheiro com festa

Quinta / 10 Mai 2012 / 00h00

O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), anunciou nesta segunda-feira (7) o cancelamento do São João, mas, para setores da oposição no município do sudoeste baiano, a medida foi tomada “tardiamente”.

De acordo com a denúncia, o alcaide já tinha conhecimento dos efeitos que a seca traria ao município e à população e, mesmo assim, decidiu empenhar recursos públicos na montagem da festa junina, programada para dez dias, com custo estimado em R$ 460 mil. Antes de anunciar a suspensão do “Arraiá do Gurutuba”, a administração municipal deu início às obras de montagem do espaço, nos moldes de uma vila junina, montada na praça principal, no centro da cidade.

O valor gasto não foi revelado. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com Fernandes, mas como o expediente da prefeitura encerra às 13h, ninguém foi encontrado para comentar o caso. Agora, toda a estrutura erguida deverá ser desmontada, já que o próximo São João de Guanambi só deverá acontecer em 2013.


Bahia Noticias

Coopercicli de Caetité dá exemplo de como se faz coleta seletiva do lixo

Quinta / 10 Mai 2012 / 00h00

Em Caetité, o lixo que antes ia parar no lixão do município, poluindo o meio ambiente, hoje tem um destino nobre e se reverte em renda para 25 famílias. Em fevereiro de 2009, a Prefeitura Municipal de Caetité, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, implantou a Cooperativa Coopercicli com o objetivo de realizar a Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis. O processo contribui com a preservação da natureza, com a geração de emprego e renda e com a inclusão social na cidade.

Além da Coleta Seletiva, a Coopercicli realiza também a compostagem, o que diferencia a Cooperativa de Caetité das outras da região do Sudoeste da Bahia. A compostagem é um processo de transformação do lixo orgânico em adubo orgânico. Após a transformação, o adubo é empacotado e, assim como os materiais reciclados, é vendido. Estima-se que a compostagem proporcione um aumento de 15% na renda dos cooperados.

A Coopercicli vem conquistando melhorias nas condições de trabalho e na quantidade de materiais coletados. No início, eram 14 cooperados, que arrecadavam, em média, 8 toneladas de materiais recicláveis ao mês, o que revertia em uma renda de, em média, R$80,00 para cada cooperado. Hoje, os 25 cooperados arrecadam, em média, 30 toneladas ao mês, e ganham cerca de R$350,00.

Outra grande conquista da Coopercicli, que vem contribuindo expressivamente no processo da Coleta Seletiva em Caetité, é a parceria entre a Bahia Mineração e a Prefeitura Municipal, firmada em 2010, com a implantação do Projeto Circuito do Lixo, executado através da Bainema - empresa de Salvador especializada em gestão de resíduos.

O Projeto Circuito do Lixo atua junto à sociedade intensificando a conscientização ambiental e apoiando a Coopercicli com assessoria técnica especializada e em investimentos importantes ao seu funcionamento. A cooperativa já comemora melhorias em sua infraestrutura, com a aquisição de equipamentos destinados à coleta (prensa de grande porte, balança eletrônica, 10 carrinhos e um caminhão que fica a disposição da coleta dos materiais recicláveis no município) e a instalação de seis Ecopontos (Pontos de Entrega Voluntária) em locais estratégicos da cidade para facilitar a entrega dos materiais pela população.

Hoje, o maior desafio da Coopercicli é atingir o índice de coleta indicado ao município de Caetité que, segundo estudos especializados, é de 70 toneladas ao mês. Mas para isso é preciso conquistar um maior apoio da população. Se todos adotarem esta ideia, ganha a cidade, ganha a natureza, ganha a Coopercicli.


Ascom - Gisele Ribeiro Quintão



César Borges pode ter sido indicado para Banco do Brasil; PR deve aderir à base de Jaques Wagner

Quinta / 10 Mai 2012 / 00h00

Conversas de bastidores em Brasilia apontam que o presidente estadual do PR, César Borges, foi indicado pela presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (9), para um cargo no alto escalão do Banco do Brasil. Ele teria a responsabilidade de fazer a relação entre a instituição financeira e os governos estaduais. O posto não foi uma moeda de troca com o PR nacional, mas o cumprimento de um compromisso que a gestora teria feito com Borges. Dilma teria lhe garantido arranjar um espaço no governo federal. A medida deve se reverter na entrada da legenda na base do governo Jaques Wagner. Na capital do país, comenta-se ainda que o ex-presidente da Embasa e ex-superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), José Lúcio Machado, deve assumir a presidência da  Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Também é cogitado que um republicano se torne titular da Secretaria Estadual de Assuntos para a Copa do Mundo (Secopa), no lugar do comunista Ney Campello. No acordo, os três deputados estaduais também passariam para a base do governo. Além do ex-líder da minoria, Reinaldo Braga, a dificuldade seria convencer os ferrenhos críticos do governo Wagner, Elmar Nascimento e Sandro Régis.


BN

STF começa a preparar julgamento de mensalão

Quinta / 10 Mai 2012 / 00h00

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a definir, na tarde desta quarta-feira (9), os procedimentos que serão adotados para julgar o mensalão. Pela primeira vez, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, levou questões desse tipo aos colegas. A expectativa é a de que o processo seja apreciado ainda no primeiro semestre. Segundo contas do relator, a apreciação do caso pela Corte levará, pelo menos, três semanas. Ficou definido que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, terá apenas cinco horas para fazer as acusações, em vez das 38 horas a que, em tese, teria direito. Como o processo tem 38 réus, segundo a legislação penal, tanto a acusação quanto a defesa têm direito a uma hora de manifestação oral para cada acusado no dia do julgamento. A maioria dos magistrados e o próprio procurador-geral entenderam ser mais sensato reduzir esse tempo. “[O período de cinco horas] não é suficiente para fazer uma acusação detalhada sobre as implicações de cada réu, mas é um tempo bom para que a acusação possa esboçar-se de forma satisfatória”, afirmou Gurgel. O único voto contrário à definição do tempo de acusação foi o do ministro Marco Aurélio Mello, apesar de entender que as 38 horas seriam um exagero. “Nem Fidel Castro, quando estava no auge dos discursos, chegou a tanto”, avaliou. Ele defendeu que a própria acusação deveria definir o tempo que considera adequado. Também com o intuito de otimizar o tempo do julgamento, os ministros decidiram que a leitura do relatório será resumida ao extremo de 122 páginas para apenas três. O relatório final produzido por Barbosa descreve tudo o que foi incluído no processo até agora e, segundo ele, a leitura no formato original poderia tomar uma tarde inteira.

Matina: Prefeita Olga assina convenio para construção de 40 casas do programa Habitacional Urbano

Quinta / 10 Mai 2012 / 00h00

O município de Matina será contemplado com a construção de 40 unidades habitacionais pelo programa Habitacional Urbano (PNHU). O programa beneficiará 40 famílias.

A prefeita Olga Gentil assinou o conveio em Brasília no mês de abril, em cerimonia que contou inclusive com a presença da excelentíssima presidenta da Republica Dilma Rousseff e a expectativa é que o programa ocorra no município ainda este ano.

As 40 famílias que serão beneficiadas já são cadastradas na secretaria municipal de Ação Social de Matina.

O PNHU é um sub programa do Minha Casa Minha Vida criado em 2009 pelo então presidente Lula e consiste em construção ou aquisição de novas unidades habitacionais, ou a requalificação de imóveis urbanos para famílias com baixa renda.


Por: Elsimar Rocha