voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2014"

Carinhanha: Homem é condenado a 21 anos de prisão por homicídio

Quarta / 30 Abr 2014 / 23h12
Foto Reprodução Folha do Vale

O Tribunal do Júri de Carinhanha, presidido pela juíza Thielly Dias de Alencar Pithan, condenou a 21 anos de prisão Joelton Alves Nogueira, também conhecido como “Jal”, nesta quarta-feira (30). O crime aconteceu no dia 25 de abril de 2010, num estabelecimento comercial localizado no povoado do Julião, município de Malhada – BA. De acordo a acusação do Ministério Público, representado pelo promotor Leandro Mancini, Alessandra foi morta com 19 golpes de faca, sem direito a defesa. Os advogados de defesa relataram que o criminoso sofre de transtornos mentais. O réu foi considerado culpado pelo júri e condenado por cometer homicídio qualificado, sendo absolvido das acusações de furto. Joelton ficará mais dois anos recluso e depois ganha liberdade, mas seus advogados utilizarão esse tempo para recorrer da decisão e pedir um novo julgamento. Com informações do Folha do Vale

Caetité, pequenina mas ilustre – Por Luzmar Oliveira

Quarta / 30 Abr 2014 / 22h36

O Cinema de Maria Pinho

Metade da década de quarenta. Havia em Caetité um homem chamado Guilherme Brandão de Castro.  Casado com Maria Pinho de Castro, com a qual teve sete filhos. Multiempresário, aquele homem resolveu trazer para aquela cidade algo que já fazia sucesso lá fora e seria inédito ali: Um cinema. O Cine Victória.

 

O magnífico prédio do Teatro Centenário, já descrito por nós em outra ocasião, é a sede do empreendimento.

 

A energia que iluminava a cidade era precária e não conseguia movimentar aquele projetor adquirido para o cinema. Instala-se, nos fundos do teatro, um motor de caminhão – Chevrolet – para, através de correias apropriadas, girar o gerador de alta voltagem e ciclagem adequada.

 

Estava inaugurado o primeiro cinema de Caetité! Devido à vida agitada de Guilherme, piloto de avião, homem de várias atividades e negócios, o mesmo coloca o “Capitão da Pensão” como seu administrador e sócio gerente. E a parceria é vitoriosa, deu certo!

 

O piloto trazia as fitas cinematográficas em seu avião. No início, filmes mudos. Legendados. Uma orquestra, talvez comandada pelo Capitão que também era músico, tocava ao lado da tela para alegria da platéia. Só depois de 1948 surgiram os filmes sonoros. 

Caetité: Perturbador da paz tem veículo novamente apreendido pela Polícia

Quarta / 30 Abr 2014 / 22h00
Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

A perturbação sonora, ou seja, os potentes sons dos veículos no último volume, que tiram a paz da população estão com os dias contados em Caetité, já que a Polícia Militar vai endurecer muito as ações nesse sentido. Dentro deste contexto operacional, que vem atender os clamores da população, equipes de policiais vão agir com rigor contra os motoristas exagerados, que gostam de chamar a atenção de tudo e de todos, com seus “paredões” sonoros. No início da noite desta quarta-feira (30), dentro desta agenda, foi apreendida uma F-250, com o som em volume excessivo, sendo que, o mesmo, é reincidente, pois já teve o veículo apreendido há pouco tempo atrás. Outra situação que vai ser averiguada com maior intensidade pela Polícia, são a realização de festas na cidade, as quais atraem os “apaixonados” por som no último volume, que acabam tirando o sono da vizinhança. Então, a partir de agora, o aviso está dado para aqueles que gostam de ficar pelas ruas de Caetité com seus veículos abertos como se fossem verdadeiras discotecas ambulantes. 

 

Alunos Alpha participam de sessão na Câmara de Vereadores

Quarta / 30 Abr 2014 / 21h52
Foto Divulgação

Nesta segunda-feira (28), os alunos do Alpha Vestibular e Cursos participaram de uma sessão na Câmara de Vereadores de Caetité com o intuito de, na condição de cidadãos e estudantes, observarem os discursos empregados pelos nossos parlamentares, atentando-se principalmente ao que tange à argumentação e linguagens utilizadas. Além dos aspectos linguísticos das propostas em pauta, foi possível ainda refletir acerca de questões políticas e sociais do município, permitindo uma (re) condução à cidadania por parte de todos os presentes. A “aula” foi apenas uma amostra de uma das mais importantes funções da língua e apresentou diversas surpresas, além de fornecer elementos indispensáveis ao diálogo em sala. “Nossa preocupação é oferecer um ensino contextualizado para os nossos alunos de forma que eles consigam desenvolver todas as competências exigidas pelo Enem e o mercado de trabalho”, afirmou Juliana Moreira Diretora do Alpha.

Caetité: IIª Companhia da Polícia Militar contará com Central de Monitoramento Eletrônico

Quarta / 30 Abr 2014 / 21h06
Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

A IIª Companhia de Polícia Militar em Caetité, que fica localizada na Praça Mulungu está sendo dinamizada com a execução de uma ampla reforma estrutural, que tornará o trabalho prestado à população ainda melhor. As obras estão em fase final e contam com um agregado muito valioso, que é a Central de Monitoramento Eletrônico, que será um divisor de águas para a área de Segurança Pública, já que proporcionará um ganho fabuloso para as ações da Polícia, que, a partir de agora poderá exercer as suas funções de uma forma ainda mais efetiva, já que o sistema, que conta com câmeras de última geração, as “speed dome”, que têm um alto poder de capturar imagens à longa distância. 

Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

Segundo o subtenente Alex Castro “a reforma vem se adequar a esse novo momento do setor, onde a comunidade espera uma resposta à altura das suas expectativas” e aproveitou para informar que “outro ganho importante é que a nossa estrutura agora irá servir de base de apoio para a CIPE/Sudoeste (Caesg)”. Ele ainda fez questão de frisar que “o projeto de monitoramento eletrônico que está sendo feito em parceria com a CDL,  com bancos, empresas e a prefeitura estão nos proporcionando uma moderna Central de Monitoramento, que irão dar muito mais segurança para as principais ruas da nossa cidade”.  O sistema de vídeo monitoramento  já esta em fase experimental e se tornará referencia para toda a região. 

Caetité: Moradores reivindicam reforma da Quadra Poliesportiva do Bairro Ovídio Teixeira

Quarta / 30 Abr 2014 / 18h44
Fotos: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

O Esporte é tido como uma ferramenta imprescindível para a promoção de uma sociedade com muito mais oportunidades e livre das drogas, mas, às vezes, algumas comunidades ficam meio desprotegidas nesse sentido. Esse é o caso da comunidade do Bairro Ovídio Teixeira, que atualmente está com a sua quadra poliesportiva em condições precárias, necessitando de urgentes reparos, como a tabela de basquete que está totalmente danificada, o que prejudica sobremaneira os jovens que praticam essa modalidade. Além disso, a pintura da quadra está totalmente apagada e as telas de proteção estão em estado lastimável, o que causa um aspecto muito negativo ao local, que está com várias pichações. Para piorar a situação a pracinha que fica anexa à quadra vem sofrendo muito com a ação de vândalos, que destruíram os bancos e as grades de proteção. Outro fator que deve ser levado em conta é que os moradores do local também não estão tendo o devido zelo com o patrimônio público. 

Caetité: Fotógrafo renomado realiza exposição neste final de semana

Quarta / 30 Abr 2014 / 11h59

O fotógrafo Paulo Guanais, reconhecido pela atuação direcionada em fotografia de casamentos e premiado por associações de fotografia internacionais pela qualidade de seus trabalhos, como Fearless Photographers e WPS PHOTOGRAPHER, realizará sua primeira mostra aberta ao público, onde apresentará os melhores momentos e registros capturados por suas lentes durante seus quatro anos de atuação. A exposição “Vestida de Noiva” possui entrada franca, e é realizada com apoio da Prefeitura Municipal de Caetité, nos dias 03 e 04 de maio, na Praça da Catedral, das 16h às 22h. Uma exposição que ilustrará um dos momentos mais importantes da vida de um casal, em imagens carregadas de emoção.

Caetité: Mais um membro da “Quadrilha Gafanhoto” foi preso em Livramento

Quarta / 30 Abr 2014 / 09h55
Jorge Xavier Prates (Foto composição: Lucas Silva / Sudoeste Bahia)

O brilhante trabalho do Setor de Inteligência da Polícia Militar de Caetité, que está sob o comando do competente subtenente Fetal, está sendo coroado com o desbaratar de um dos grupos criminosos mais perversos da história do município, a “Quadrilha Gafanhoto”, que promoveram uma das piores ondas de violência na cidade, realizando inúmeros assaltos com requintes de crueldade, em toda a região, inclusive aterrorizando moradores do meio rural. A excelência dos trabalhos de investigação resultou mais uma vez em um dado positivo para a sociedade, já que nesta terça-feira (29), no município de Livramento de Nossa Senhora foi preso mais um elemento desta perigosa quadrilha, Jorge Xavier Prates, o “Jorge”, o qual, no momento estava de posse de um revólver calibre 38 e uma quantia em dinheiro. O trabalho integrado entre as unidades policiais, que já tinha resultado na prisão de DJ, agora tira de circulação outro elemento perigoso, o Jorge, que estava com o seu paradeiro ignorado, mas, devido ao grande trabalho investigativo foi descoberto em Livramento. Ele deverá responder por formação de quadrilha, assalto e porte ilegal de arma de fogo. 

O caculeense Rafael da Silva o

Agora estaria faltando somente a prisão de mais um elemento, o “Rafinha”, - o qual está ainda foragido -, para a “Quadrilha Gafanhoto” ser totalmente desbaratada. A Polícia continua solicitando da população que quaisquer informações que possam levar a prisão de elementos perigosos possam ser passadas para a central, por meio do 190, onde a denúncia é mantida em sigilo absoluto. 

Caetité: Esporte Clube Bahia completa 40 anos

Quarta / 30 Abr 2014 / 08h04
Foto Divulgação

O Esporte Clube Bahia de Caetité completa 40 anos nesta quinta-feira (01-05). Desde 1974 que o Bahia tem participado de copas municipais, estaduais e nacional, a exemplo da Copa Brasil de Escolinha de Base, Copa Café e Copa Sul Bahia. Cronograma de Atividades Estádio Municipal Paulo Souto: Jovens de 12 a 16 anos - das 7h às 8h 30min / Veteranos acima de 40 anos – das 8h 30min às 10h / Atletas de 17 a 39 anos – das 10h às 11h 50min. Praça Rodrigues Lima (Praça da Feira Velha): Exibição de fotos; Troféus; Uma tradicional feijoada. A organização da comemoração é de Jailton Lemos e Hélio Marcos (Perneta). Por Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Rio São Francisco: Criança morre em naufrágio de embarcação

Quarta / 30 Abr 2014 / 08h04
Foto Reprodução Sento Sé Noticias

No início da noite desta terça-feira (30) uma criança de quatro anos morreu durante o naufrágio de um barco no Rio São Francisco, no norte do estado. A embarcação fazia o cruzamento de Remanso para Sento Sé, mas devido às difíceis condições de navegação, o comandante da embarcação decidiu fazer uma parada na Ilha de Andorinhas. Informações desencontradas apontam duas versões: uma de que os passageiros teriam pressionado o comandante a seguir viagem antes que escurecesse e outra de que o próprio comandante teria tomado a ação de continuar a travessia. Quando o barco voltou à viagem, houve uma colisão com um tronco que levou ao naufrágio. A embarcação transportava cerca de 40 pessoas, das quais, cinco estariam desaparecidas. O menino de quatro anos que morreu no desastre foi identificado pelo prenome de Uedson. A Polícia Civil irá investigar as reais circunstâncias do desastre. 

Caetité: Campanha de vacinação contra a Influenza continua até o dia 09 de maio

Quarta / 30 Abr 2014 / 08h03

A Secretaria Municipal de Saúde de Caetité continua em Campanha de Vacinação contra a Influenza, que vai até o dia 09 de maio. Além das crianças de seis meses a cinco anos, também serão vacinadas gratuitamente pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores de saúde população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A vacina contra a gripe está sendo disponibilizada em todas as unidades básicas de saúde. Além disso, os profissionais de saúde estarão vacinando em pontos estratégicos da cidade. Previna-se contra a gripe! Não deixe de vacinar!!

Apicultores reúnem em Caetité

Terça / 29 Abr 2014 / 22h43
Aneli Rodrigues - Presidenta da Apimuc.(Foto: Silvano Silva)

A Associação de Apicultores de Caetité (Apimuc) promove encontro com a participação do Centro Público de Encomia Solidária (Cesol) do Território de Identidade Sertão Produtivo implantado em Guanambi. A Apimuc reúne nesta quarta-feira (30-04) com apicultores e a equipe do Cesol para tratar da comercialização do mel. O encontro terá participação de incentivadores da apicultura de Vitória da Conquista e Guanambi. A presidenta da Apimuc, Aneli Rodrigues “Lira”, informou que o município de Caetité possui 115 apicultores, dos quais cerca de 80 estão em plena atividade participando de eventos promovidos pela Apimuc e produzindo mel, cera e própolis. Aneli disse que 61 kits foram distribuídos para os apicultores com o objetivo de aumentar a produção. A estimativa é que em 2014 produza mais de 2 toneladas de mel. A Apimuc tem parceria com municípios que fazem limite com Caetité, a exemplo de Lagoa Real. A presidenta Aneli ressaltou que quem desenvolve atividades de apicultura melhora a economia e o meio ambiente. Ela disse que quem defende a natureza deve defender a abelha. O encontro na sede do Movimento de Mulheres Camponesas de Caetité inicia às 8 horas desta quarta-feira. Por Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Ribeirão do Largo: Motociclista morre após colisão com caminhão na BA-634

Terça / 29 Abr 2014 / 22h02
Foto: Itambé Agora

Por volta das 12h10min desta terça-feira (29),um grave acidente foi registrado na BA-634, trecho da Serra do Tomba, em Ribeirão do Largo. Segundo informações, uma colisão frontal envolvendo uma motocicleta e um caminhão da Empresa Teiú vitimou o empresário Adenildo de Jesus Souza, de 26 anos, que veio a óbito a caminho do hospital, já a carona Amanda Santos Melo, de 28 anos, foi levada em estado grave para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Adenildo, conhecido como "Tibilau", residia em Ribeirão do Largo, e era pai de dois filhos, de 7 e 3 anos de idade.

Bom Jesus da Lapa: Polícia prende acusada de ser a contadora do tráfico

Terça / 29 Abr 2014 / 20h44
Viviane Viera Maia considerada um dos braços fortes de Sú. (Foto: Reprodução)

Bom Jesus da Lapa vem figurando cada vez mais na mídia devido aos sucessivos episódios relativos ao tráfico de drogas, o que vem mostrar que o município hoje poderia estar comandando este departamento criminal cada vez mais em voga, já que pela grande movimentação do turismo religioso, a entrada de grandes quantidades de droga na cidade seria um dos grandes desafios encontrados pela Polícia. Esta conjectura está encontrando cada vez mais respaldos no terreno da realidade, já que inúmeras prisões efetuadas pela Polícia vêm comprovando que o tráfico de entorpecentes no município tem um índice bem elevado. Após a prisão da “Patroa do Tráfico”, nesta segunda-feira (28), em mais uma operação muito bem sucedida comandada pela Polícia, foi presa Viviane Viera Maia (28), a qual é irmã de João Batista Vieira Maia, que morreu recentemente em confronto com a Polícia, sendo que ele era considerado um dos braços fortes de Sú, o líder da quadrilha que toma conta do tráfico na cidade. Presa em seu local de trabalho, a Pastoral da Criança, Viviane vai responder pelo crime de associação ao tráfico, já que existem fortes indícios que ela era a gerente financeira da quadrilha, pois um amplo trabalho de investigação aponta para essa possibilidade, pois sua conta corrente vinha sendo monitorada e a movimentação era bem alta. 

Bahia: Governador assina contratação de 13.560 cisternas de consumo

Terça / 29 Abr 2014 / 20h36
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Em cerimônia realizada no município de Feira de Santana, com a presença da presidente Dilma Rousseff, nesta terça-feira (29), o governador da Bahia, Jaques Wagner, assinou a contratação de 13.560 cisternas de consumo, no valor de R$37,6 milhões. De 2014 a 2015, o estado receberá um total de 40.447 cisternas e 11.761 tecnologias de água, com um investimento de R$232,4 milhões. "Fizemos a primeira etapa do Águas do Sertão, que atende 100 mil pessoas. Agora estamos fazendo a segunda. O Águas do Sertão é um programa de redenção do nordeste baiano que tem problemas de seca, mas tem água doce no subsolo. Estamos perfurando poços, oferecendo água de qualidade para consumo humano, animal e para o plantio", anunciou o governador.