voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2013"

Plano Museológico do MASB foi entregue em Caetité

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00

O Plano Museológico para a criação do Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB) foi entregue numa solenidade no Auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Caetité no dia 26 de abril.

Um avanço foi dado para a implantação do Museu do Alto Sertão da Bahia num casarão do século XIX no bairro da Chácara na acidade de Caetité.  

A parceria envolve a Renova Energia, empresa geradora de energia eólica nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã; Zanettini Arqueologia, empresa contratada pela Renova para a execução dos trabalhos arqueológicos na área de implantação dos parques eólicos; UNEB e prefeituras municipais de Caetité, Guanambi e Igaporã.
 
Cerca de 2300 pessoas participaram do processo até chegar ao Plano Museológico.
 
O plano foi entregue para as prefeituras de Caetité, Guanambi e UNEB. Igaporã recebeu anteriormente.
 
Na solenidade foi entregue certificado para participantes da formação museológica mediada pela Zanettini Arqueologia para a construção do Plano Museológico do MASB, no âmbito do Programa Catavento da Renova Energia.
 
O MASB reunirá o acervo das peças encontradas durante os trabalhos arqueológicos nos parques eólicos da região de Caetité.
 

 

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Governo define reajuste salarial retroativo de 2,5% para servidores

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00

Depois de meses de expectativa, o governo definiu em 2,5% o percentual de reajuste salarial dos servidores estaduais, cujo pagamento será retroativo a janeiro. O projeto de lei com o aumento da categoria foi enviado ontem à noite para Assembleia Legislativa, onde será analisado, em regime de urgência, pelos deputados estaduais. Caso passe pelo Parlamento sem problemas, tendência que vem se confirmando em todas as votações do tipo desde 2007, o acréscimo, que representa menos da metade da inflação oficial de 2012 (5,84%), já valerá para folha de maio, paga no fim do mês.

Segundo a assessoria do governador Jaques Wagner (PT), as dificuldades de arrecadação em março e abril dificultaram a adoção do mesmo índice da inflação para o reajuste dos cerca de 260 mil servidores na Bahia. Contudo, o governo argumenta que, contando os aumentos desde 2007, o ganho do funcionalismo ainda está bem acima da inflação. Apesar do impacto do reajuste sobre os cofres do governo - estimado em R$ 220 milhões - já é esperada a grita dos sindicatos ligados aos servidores, sobretudo os da área de Educação e Saúde, e da oposição. Na Assembleia, os deputados da bancada antipetista já se armam para atacar a administração Jaques Wagner.

(Correio).

Palmas de Monte Alto: Dois homens morreram afogados no interior do município

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00

Mais uma tragédia foi registrada no município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, na tarde de segunda-feira, 29 de abril. O primeiro caso de afogamento foi registrado às 18h00min, na localidade de Gamileirinha, na região de Boi Morto. Um jovem de 28 anos, que ainda não teve o nome divulgado foi encontrado sem vida dentro de um tanque próximo sua residência. A família informou que ele sofria de epilepsia e suspeita que ele tenha tido uma crise convulsiva dentro d’água e não conseguiu sair a tempo.

A segunda morte foi registrada trinta minutos depois, na localidade de Lagoa da Pedra, próximo de Poço do Saco. Um homem de 30 anos que estava alcoolizado se jogou dentro de um tanque profundo e não conseguiu retornar. De acordo com populares, a vítima se afogou e até agora não conseguiram retirar o corpo d’água.

Giro de Notícias.

Jequié: Soldado da CAESG segue em UTI

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00
Fotos Cipe Sudoeste

Um policial militar foi baleado em uma pizzaria de Jequié na madrugada desta segunda-feira (29). O soldado Marcelo Borges, 33 anos, foi atingido por dois disparos no abdômen. O crime ocorreu após uma discussão no estabelecimento localizado no bairro Jequiezinho, segundo a polícia.

Jackson Lima Aragão, 19 anos, foi preso horas depois junto com a namorada de 16 anos. Em depoimento, o jovem confessou ter atirado no policial. “Ele admitiu a autoria e disse que atirou por um discussão banal. Um olhou para o outro e houve o desentendimento. Eles nem se conheciam”, diz a delegada Ana Beatriz Bonfim, titular da delegacia de Jequié. Após o bate boca, Jackson saiu da pizzaria e voltou com uma arma, que estava escondida na motocicleta dele. Jackson estava acompanhado da namorada durante o bate boca e fugiu para a casa dela após os disparos. 

Os dois foram localizados por policias militares horas depois e levados para a delegacia. A adolescente foi encaminhada ao Ministério Público estadual e liberada. O soldado é lotado na Comando Independentes de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste). De acordo com a delegada, ele passou por uma cirurgia no Hospital Prado Valadares, em Jequié, e deve ser transferido para Salvador. O estado de saúde dele é considerado grave.

 

Anderson Oliveira

Localizado corpo de guanambiense que caiu no São Francisco.

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00

Foi localizado nesta manhã de terça-feira (30/04) o corpo do guanambiense Jailson da Silva Rocha, 34 anos que residia no Bairro Paraíso. Reca, como era mais conhecido, caiu de um barco e desapareceu nas aguas do Rio São Francisco na tarde deste domingo (28/04). O acidente aconteceu na cidade de Xique Xique (BA). 

O corpo foi localizado a 600 metros do local do acidente. 

O velório deve ocorrer no Bairro Paraiso, mas não foi divulgado horário.

 

Joaquim José

Ex-policial sofre tentativa de homicídio no centro de Barreiras

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00

No início da tarde de ontem, segunda-feira, 29, pouco depois do meio-dia, o ex-policial militar Neivan Oliveira dos Santos, de 34 anos, foi atingido por três disparos de arma de fogo enquanto aguardava a lavagem de seu carro em um lavajato localizado na rua Marechal Deodoro, no centro de Barreiras. De acordo com informações, o policial estava sentado em um cadeira, quando um elemento desconhecido chegou armado e anunciou o assalto. Desconfiado de que não se tratava de um assalto, o ex-policial correu e se escondeu atrás do seu veículo. Neivan foi perseguido e baleado nas costas e na cintura. O ex-policial saiu correndo e o marginal atrás atirando. Em entrevista ao repórter Flávio Lima, da Rádio Barreiras, o delegado Francisco Carlos de Sá, que está a frente da investigação, contou que não tem dúvidas de que o elemento foi ao local apenas para matar o ex-policial. “Estamos investigando o caso, mas não temos dúvidas de que esse vagabundo foi ao local apenas para matar o ex-policial”. Indagado pelo repórter, se o ex-policial tinha inimigos o delegado respondeu: “Segundo ele, não. Mas nessa vida todos nós temos alguém que não gosta da gente. Ele exercia a função de cobrador, vamos investigar se há relação com o caso”. O ex-policial passou por cirurgia no Hospital do Oeste e segundo os médicos, ele não corre risco de morte.

SigyVillares

Caetité: Sindicato dos Mineradores faz duras críticas à empresa INB .

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00

Através de nota enviada, nesta segunda-feira (29), a direção do Sindicato dos Mineradores declarou que na audiência do ex-funcionário Lucas Mendonça, ocorrida na Vara do Trabalho de Guanambi no dia 08 de abril, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) agiu de modo arrogante e intimidatório tentando impedir a publicação das fotos da audiência. O ex-funcionário foi demitido por justa causa e agora tenta na justiça provar a arbitrariedade da decisão. Para o Sindicato, a INB pretendia ferir os princípios da publicidade, transparência e ampla expressão, garantidos constitucionalmente. “Não tem porque em uma causa trabalhista, de natureza social, em um foro público, invocar a preservação da imagem, impedir a publicidade dos atos, seja este em forma ou fotografia. A não ser que por debaixo da chamada intimidade da imagem, venham cultivar nesta estrutura os vergonhosos monstros da ditadura, do terror e do medo”, alegou a direção do Sindmineradores. De acordo com o Sindicato, mesmo com a tentativa de proibição, as fotos da audiência serão devidamente publicadas para ampla verificação da sociedade.

Fonte: Brumado Notícias.

1ª Etapa de vacinação contra febre aftosa começa amanhã em toda Bahia

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00

Do dia 1º até 31 de maio todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho, declarar a vacinação e atualizar o cadastro nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), estrategicamente localizados nos municípios baianos. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para todo o rebanho de bovinos e bubalinos – jovens e adultos – do Estado.

Os rebanhos localizados nos municípios que decretaram estado de emergência devido à longa seca, que não possuem condições mínimas de serem vacinados, com deficiências nutricionais, terão a vacinação facultativa. Para isso, os criadores deverão comparecer obrigatoriamente aos escritórios da Adab para solicitar dispensa da vacinação, declarar o quantitativo de animais existentes por espécie (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos e aves) e, principalmente, informar as mortes e nascimentos ocorridos no período da seca. 

“O Estado da Bahia possui o maior rebanho do nordeste com mais de 11 milhões de cabeça e, ao longo dos anos, tem demonstrado uma forte vocação agropecuária, refletida pelos crescentes indicadores de produtividade e a diversificação e comercialização de produtos e serviços. Isso se dá devido ao respaldo garantido pela defesa agropecuária no desenvolvimento do agronegócio”, destaca a Superintendente Federal da Agricultura na Bahia (SFA/BA), Virgínia Hage.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, também apoia as atividades da Adab e ressalta que a Seagri, através da Adab, vem cumprindo com o seu papel em suporte ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

Fonte: Ascom – ADAB

Superlotação de presos na cadeia de Brumado

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00
Foto Brumado Noticias

Além de Vitória da Conquista, outras cidades baianas estão enfrentando a situação da superlotação de presos. Em Brumado no sudoeste do estado, a cadeia da cidade está custodiando 38 presos, tendo capacidade para 16 pessoas. Segundo informações do site Brumado Notícias, alguns adolescentes menores de 18 anos também estão custodiados no local. Na última segunda-feira (29), um preso e um adolescente foram transferidos para Salvador. Segundo a administração da custódia da cadeia de Brumado, cerca de 30 presos são acusados do crime de tráfico de drogas. Os demais respondem por porte ilegal de arma de fogo.

Idosa e filho são assassinados a facadas na zona rural de Candeias

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00

Uma idosa e o filho foram assassinados na zona rural de Candeias, Região Metropolitana de Salvador, segundo informações da Central de Polícia. Os corpos das duas vítimas foram encontrados na manhã desta terça-feira (30) na fazenda Petecaba. Eliza Gomes da Silva, 77 anos, e Joaquim José de Menezes, 37 anos, foram mortos com golpes de arma branca - eles foram atingidos na cabeça, tórax, pescoço e nos braços. A polícia acredita que a arma usada foi uma faca. O corpo de Eliza, nu, foi encontrado na cozinha da casa, já em estado de gigantismo, o que indica que o crime não aconteceu hoje. O corpo de Joaquim estava em um dos quartos da casa. Ele sofreria de problemas mentais, segundo primeiras informações. Uma filha de Eliza contou à Record Bahia que a mãe tinha sido assaltada há duas semanas por três homens, mas não prestou queixa por medo dos bandidos. A suspeita é que ela tenha sido novamente alvo de um assalto - ela guardava em casa dinheiro da venda de vacas. O caso é investigado pela 20ª Delegacia (Candeias), que ainda não tem suspeitos. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Salvador.

 

Correio

Ufba divulga segunda chamada de aprovados no vestibular

Terça / 30 Abr 2013 / 00h00

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) publicou nesta terça-feira (30) a lista de aprovados em segunda chamada no vestibular 2013, nos campi Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista. Os estudantes devem entregar a documentação pessoal/escolar de 8 a 10 de maio. É preciso estar atento ao cronograma de matrículas que varia segundo a programação das unidades de ensino responsáveis pelos cursos.

VEJA A LISTA

A terceira chamada será publicada no dia 30 de maio, quando será divulgada a data para matrícula dos novos convocados. A matrícula poderá ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído e possua, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição: http://www.vestibular.ufba.br/

Motoqueiro morre em acidente na BR-101

Segunda / 29 Abr 2013 / 00h00
Foto: Itamaraju Notícias

Um motociclista morreu em um grave acidente no Km 796,3 da BR-101, próximo a Itabela, na noite de domingo (28).

Segundo informações da polícia rodoviária, Roberto Vieira Almeida, 36 anos, conduzia uma moto Honda Bros e estava com os faróis apagados quando bateu em um caminhão Baú.

Com o forte impacto o motociclista foi arremessado na pista e teve morte instantânea. O motorista do caminhão não se feriu, apesar da força da batida.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Itamaraju, onde aguarda pelo reconhecimento dos familiares.

 

Radar

Candiba registra primeiro homicídio do ano

Segunda / 29 Abr 2013 / 00h00

Candiba registrou na noite do último sábado (27/04), o primeiro homicídio deste ano. O crime aconteceu por volta das 18h00mim, no estabelecimento comercial denominado "Bar do Borges", localizado na Rua das Palmeiras, s/n, Bairro Palmeiras, Candiba-BA. A vítima foi o Sr. Joaquim Dias Nogueira, mais conhecido como "Jacão", 65 anos, que residia na Rua Aurelino José de Oliveira, s/n, Bairro Asa Branca, nesta cidade. O mesmo foi assassinado com um golpe de faca no abdômen. De acordo informações do Sr. Sebastião Borges, proprietário do referido bar, a vítima passou toda a tarde bebendo e jogando sinuca com "Nuzinha" e Leandro Paes de Carvalho, vulgo "Leandro filho de Ratim" que teria sido o autor do crime. O Sr. Sebastião ainda relatou que soube da tragédia, apenas no instante em que alguém gritou "Leandro furou Jacão!". Neste momento, o autor do crime evadiu-se tomando rumo ignorado e "Jacão" que já estava com uma intensa hemorragia, tentou deixar o local de bicicleta, porém não resistiu; caindo na porta do Bar. Segundo relatos de vizinhos, que não quiseram se identificar, enquanto a vítima aguardava o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência - SAMU, o qual infelizmente demorou cerca de 40 minutos pra chegar, a mesma encontrava-se lúcida e inclusive solicitou que o fato fosse comunicado a sua mãe, a fim de que esta pudesse levar seus documentos até o hospital do município. Em entrevista concedida a nossa equipe de reportagem, a médica plantonista Drª Isnaya Carneiro, relatou: "a perfuração na região abdominal da vítima, media aproximadamente 05 (cinco) centímetros e que tudo já estava sendo preparado para realizar a transferência do paciente para o Hospital Regional de Guanambi, sendo que a ambulância UTI já estava a caminho. Entretanto, devido a uma hemorragia interna, o paciente veio a óbito horas posteriores no Hospital e Maternidade de Candiba", afirmou a médica. O corpo foi encaminhado para o IML de Guanambi-BA, onde foi necropisiado e liberado para o sepultamento que aconteceu ontem às 16h00min. A Polícia investiga o homicídio, todavia até o presente momento a motivação do crime ainda é desconhecida. Boatos dão conta que Leandro ficou com ciúme de "Jacão" com "Nuzinha" e por isso cometeu o delito.

Por: Deuzimar Reis

Lagoa Real realiza audiência pública para tratar do abate e comercialização de carne bovina

Segunda / 29 Abr 2013 / 00h00
Foto: Divulgação

Preocupados com a situação dos criadores e pequenos comerciantes envolvidos com a comercialização e o consumo de carnes no município

Lagoa Real, a Secretaria Municipal de Agricultura e Coopllar, juntamente com a Câmara de Vereadores, realizaram na última quinta-feira

(25) a 1ª Audiência Pública para tratar do assunto. O objetivo era chamar a atenção das autoridades, instituições públicas e privadas,

famílias e sociedade civil para um problema que afeta todo município e a partir daí se unirem para criar estratégias para a legalização do

abate de carnes bovina e valorização dos pequenos criadores de Lagoa Real.

 

Brumado Noticias

Livramento de Nossa Senhora: Estiagem prolongada prejudica plantações de manga

Segunda / 29 Abr 2013 / 00h00
Foto: Tanajura Silva

A estiagem prolongada tem prejudicado a produção de manga na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. A fruta é a principal atividade econômica da cidade, que produz 150 mil toneladas por ano. De acordo com o G1, em função dos níveis baixos de água do Rio Brumado, que abastece a região, as plantações não estão sendo irrigadas desde novembro do ano passado e, por isso, as mangueiras não dão mais frutos. De acordo com dados da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), quatro mil hectares de pés de manga estão mortos, o equivalente a uma queda de 90% da produção e R$ 120 milhões de prejuízo no ano. Além disso, a EBDA calcula sete mil desempregados no município e na cidade vizinha, Dom Basílio. O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) informou que, do início do ano até agora, o volume de chuva na região de Livramento foi de 158 milímetros, com redução de 60% em relação à média para o período.

 

Brumado Noticias