voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2017"

Jovem sofre tentativa de homicídio em Guanambi

Sábado / 18 Fev 2017 / 15h57
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Um jovem de 22 anos, identificado por Cleriston Dos Santos Nogueira foi alvejado com vários tiros por dois indivíduos a bordo de uma motocicleta nas imediações de sua residência à Rua General Souza Teixeira, Bairro Lagoinha em Guanambi. O crime ocorreu por volta das 21h30 de sexta-feira (17/02). Ainda segundo a polícia, a vítima foi atingida nas costas e encaminhada pelo Samu 192 até a emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG).  Seu estado de saúde é delicado. Conforme apurou o Site Sudoeste Bahia, a Polícia foi acionada, esteve no local, mas até o fechamento desta matéria, ninguém foi identificado e preso.  Essa é a 5ª tentativa de homicídio registrada em Guanambi no ano de 2017.

Geddel era apelidado de “Boca de Jacaré” porque amava uma propina, diz coluna

Sábado / 18 Fev 2017 / 09h52
Foto: André Dusek | Estadão Conteúdo

O ex-ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer, Geddel Vieira Lima (PMDB), alvo de apurações no caso La Vue e de outras supostas irregularidades entre 2011 e 2013, durante a gestão de vice-presidente de Pessoa Jurídica na Caixa Econômica Federal, é chamado de ‘Jacaré’ pelos investigadores da Polícia Federal, segundo a coluna Painel do jornal Folha de São Paulo deste sábado (18/02). O codinome utilizado pelos agentes que atuam nos inquéritos se deve ao vazamento de mensagens trocadas sobre o político baiano entre o empresário Lúcio Funaro, preso pela Lava Jato, e o ex-vice-presidente da Caixa, Fábio Cleto, delator da operação. Em um dos trechos, Cleto reclamava ter recebido “umas 30” ligações do baiano, que estaria “louco atrás” do negócio. Ele ainda foi chamado de “boca de jacaré para receber e carneirinho para trabalhar” por Funaro, que, à época, recomendou ao então gestor da Caixa: “Segura essa m… Ele quer f… tudo que não participa. É um porco”. Esse é o primeiro indício da atuação de Geddel dentro do FI-FGTS, uma das novas frentes da Lava Jato que faz uma devassa nos aportes multibilionários bancados pela Caixa Econômica. Geddel já admitiu publicamente que se encontrava com Funaro, mas disse que eram encontros de cortesia. Funaro, por sua vez, é acusado de ser o operador financeiro dos desvios de dinheiro do FI-FGTS, feudo controlado pelo PMDB e que envolve megaempresas, como Odebrecht e a Eldorado Celulose, empresa do grupo que controla marcas como JBS e Friboi. Para a PGR, havia pressão política para liberar investimentos para empresas do esquema, em troca de propina.

Ex-Camargo Corrêa afirma: levei mala de dólares para Lula

Sexta / 17 Fev 2017 / 23h44
Foto: Reprodução

A reportagem de capa da revista Istoé desta semana traz o depoimento do empresário Davincci Lourenço de Almeida, ex-sócio de acionista da Camargo Corrêa, que confirma as inúmeras suspeitas dos investigadores da corrupção no Brasil: Lula recebeu propina de empreiteiras. Na reportagem, Davincci afirma com todas as letras: "levei  uma mala de dólares para Lula". Além disso, o ex-sócio de Fernando de Arruda Botelho, acionista da Camargo Corrêa morto em acidente aéreo há cinco anos, diz ter certeza que Botelho foi, na verdade, assassinado com o objetivo de encobrir o esquema de corrupção na empresa. Davincci narrou a mais delicada das tarefas as quais ficou encarregado de assumir em nome de acionistas da Camargo Corrêa: o transporte de uma mala de dinheiro destinada ao ex-presidente Lula. “Levei uma mala de dólares para Lula”, afirmou à ISTOÉ. É a primeira vez que uma testemunha ligada à empreiteira reconhece ter servido de ponte para pagamento de propina ao ex-presidente. Ouça trechos da entrevista:

Fachin arquiva inquérito contra Collor na Lava Jato

Sexta / 17 Fev 2017 / 20h41
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin arquivou inquérito contra o senador Fernando Collor (PTC) no âmbito da operação, ao atender a orientação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. De acordo com o chefe do MPF, “elementos suficientes que possam fundamentar a continuidade do inquérito e, por mais forte razão, a propositura de uma ação penal”. Collor foi acusado pelo ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró de participação no esquema de corrupção relacionado à BR Distribuidora. A investigação contra o senador era referente à construção de um prédio do escritório da BR Distribuidora na Bahia. Para Fachin, à exceção das hipóteses em que o procurador-geral da República solicita um arquivamento de inquérito sob o fundamento da atipicidade da conduta ou da extinção da punibilidade, “é pacífico o entendimento jurisprudencial desta Corte considerando obrigatório o deferimento da pretensão, independentemente da análise das razões invocadas”. 

Sudoeste baiano: Bandidos explodem carro-forte na BA-263

Sexta / 17 Fev 2017 / 19h52
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Um carro-forte foi explodido, na tarde desta sexta-feira (17/02), na Serra do Marçal, trecho da BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé, no sudoeste baiano. De acordo com a 92ª Companhia Independente da Polícia Militar (92ª CIPM/Vitória da Conquista), a ação criminosa foi realizada por homens dispersos em dois automóveis que atiraram e, logo depois, detonaram o veículo. Ninguém foi preso. As diligências na região são realizadas por equipes da região e da Rondesp (Rondas Especiais). A quantia levada pelos suspeitos ainda é desconhecida.

Bahia: Fim do horário de verão modifica funcionamento das agências bancárias

Sexta / 17 Fev 2017 / 17h35
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

O fim do horário de verão, neste sábado (18/02), às 23h59, altera o funcionamento das agências bancárias do interior da Bahia a partir desta segunda-feira (20/02). Os locais, que funcionavam das 9h às 15h, voltam a funcionar em horário local, das 10h às 16h. As unidades bancárias localizadas em Salvador e na Região Metropolitana não sofrerão alterações no funcionamento. Os baianos devem ficar atentos ainda à programação de TV e horários de voos de alguns destinos, que também serão alterados. Os estados que deverão ajustar os ponteiros são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do DF.

Prefeito de Guanambi quer construir nova ponte e recuperar 12 km da estrada até o distrito de Ceraima

Sexta / 17 Fev 2017 / 15h28
Foto: Divulgação

O prefeito do município de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães (PSB) - que venceu o pleito de outubro com 50,85% dos votos válidos -, foi recebido em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia. Na reunião na Serin, Jairo Magalhães solicitou a parceria do Estado para viabilizar a construção de uma nova ponte na localidade de Capim de Raiz – sobre o rio de mesmo nome – para substituir a ponte antiga, de madeira, que está em situação precária e sob risco de causar um acidente. “Essa nova ponte é prioridade e já fomos encaminhados ao órgão responsável para tratarmos da implementação das medidas para a construção, em concreto, da ponte. Também reivindiquei o início da obra de recuperação da estrada que liga Guanambi ao distrito de Ceraima, em uma extensão de 12 km”, informa o prefeito de Guanambi. 

Foto: Divulgação

Vacina terapêutica controla o HIV sem o uso de antivirais

Sexta / 17 Fev 2017 / 14h39
Foto: Reprodução | AGE Fotostock

Se existe algo que dificulta a eliminação do HIV é a capacidade do vírus para se integrar no material genético das células que infecta e não aparecer. Seu talento para se camuflar complica o trabalho do sistema imunológico, incapaz de reconhecer as células infectadas e eliminá-las. Por isso, a pesquisa avança em direção a uma nova estratégia para combater o HIV, a chamada kick and kill: a ideia é despertar o inimigo, fazê-lo sair de seu esconderijo e matá-lo. Essa é a tática de guerra utilizada por pesquisadores do Irsicaixa de Barcelona (Espanha) em seu último teste clínico para combater o vírus da AIDS. Os cientistas provaram que a combinação de uma vacina terapêutica com um fármaco que faz aflorar o vírus escondido permite a um grupo de pacientes controlar o HIV sem a necessidade de tomarem a medicação antiviral. No teste clínico, os médicos suspenderam o tratamento antirretroviral de um grupo de 13 pacientes e lhes administraram a vacina terapêutica e o fármaco despertador. Os resultados mostraram que cinco deles foram capazes de controlar o vírus durante mais de quatro semanas, o tempo máximo em que, de acordo com a literatura científica, o vírus demora a ressurgir no organismo quando a medicação antiviral é suspensa. O teste clínico continua em andamento e, mesmo que o vírus não tenha desaparecido de seu corpo – e, portanto, não se pode dizer que estejam curados –, os pacientes estão de cinco a 27 semanas controlando o HIV sem tomar a medicação.

Eleita nova mesa diretora do TCM

Sexta / 17 Fev 2017 / 13h25
Foto: Divulgação | Ascom TCM

O conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto foi reeleito, na sessão da última quinta-feira (16/02), presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia para um mandato de dois anos. Para a vice-presidência da Corte foi também reeleito o conselheiro Fernando Vita, e a Corregedoria passa a ser exercida pelo conselheiro Plínio Carneiro Filho, que substitui o decano da corte, conselheiro José Alfredo, que legalmente não poderia ser reconduzido para o cargo. Francisco Andrade Netto é conselheiro do TCM desde 1999 e ao tomar posse para mais uma mandato na direção do tribunal agradeceu a manifestação de confiança dos demais conselheiros e fez um relato dos avanços tecnológicos e da transparência da atuação do TCM que reforçaram o prestígio da Corte junto à opinião pública. E também do processo de modernização implementado no tribunal, que tornou mais ágil, seguro e transparente o processo de análise de contas de cerca de 900 órgãos jurisdicionados nos 417 municípios baianos.

Guanambi: PM conduz mulher suspeita de cometer roubos de celular na cidade

Sexta / 17 Fev 2017 / 12h47
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Acusada da prática de roubos de aparelhos celulares em diversos pontos do município de Guanambi, uma mulher foi presa e encaminhada à delegacia na tarde de quinta -feira (16/02). Segundo a polícia, ao realizar rondas no Bairro Monte Pascoal, uma guarnição do 17º abordou uma mulher que estava conduzindo uma motocicleta Honda Broz, vermelha, a qual possuía as características da  suspeita de cometer alguns roubos de celular na cidade. Ao chegar à delegacia, as vítimas foram acionadas e fizeram o reconhecimento da suspeita, permanecendo portando a mesma na delegacia para que fossem adotados os procedimentos necessários.

WhatsApp deve ganhar recursos de mensagens temporárias

Sexta / 17 Fev 2017 / 11h51
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

O WhatsApp deve receber um novo recurso para publicar mensagens temporárias. O recurso, que já é utilizado em outros aplicativos, como Snapchat e Instagram Stories, vai permitir enviar mensagens que desaparecerão depois de 24 horas. De acordo com o @WABetainfo, que faz análises de versões de testes do WhatsApp, os vídeos terão duração de até 45 segundos. Os conteúdos serão acessados ao clicar no status de um contato. Os usuários controlarão quem pode ter acesso a mensagens temporárias . Será possível também receber comentários sobre elas. Ainda não há data prevista para início do serviço. O aplicativo liberou a verificação em duas etapas para o WhatsApp. Com ela, é possível colocar uma senha no aplicativo que servirá como uma camada extra de segurança quando a pessoa for cadastrar o WhatsApp em novos aparelhos. Além disso, periodicamente o app pede que o usuário insira a senha, em uma rotina de segurança.

Rebeliões trazem de volta debate sobre sistema penitenciário no Brasil

Sexta / 17 Fev 2017 / 11h31

A rebelião do presídio do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, no início do ano, deixou 56 mortos e chamou atenção para um problema de décadas: a situação do sistema carcerário brasileiro. Desde o início do ano, o saldo de mortos chegou a, pelo menos, 124 em apenas três presídios: o de Manaus; a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima; e a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal (RN). Os conflitos foram motivados pela briga de poder entre facções rivais. A população penitenciária do Brasil é a quarta maior do mundo, com 622 mil pessoas, segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen). O País está atrás apenas de Estados Unidos (2,2 milhões), China (1,6 milhão) e Rússia (644 mil).

O Brasil tem uma taxa de mais de 300 presos para cada 100 mil habitantes, mais que o dobro da mundial (144 para cada 100 mil), conforme dados do Centro Internacional de Estudos Prisionais (ICPS, sigla em inglês). O preso brasileiro é, em sua maioria, homem (94%), jovem (55% têm entre 18 e 29 anos), negro (61,6%) e com pouca educação (75% têm até o ensino fundamental). Para o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o problema do sistema carcerário está relacionado aos crimes pelos quais as pessoas têm sido presas. “O Brasil prende muito e prende mal. O Brasil prende quantitativamente e não qualitativamente”, disse. Já para o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, é necessária a participação do Judiciário e das defensorias públicas para conseguir evitar que a prisão seja a solução para qualquer tipo de crime.

Caetité: animais são vistos soltos com frequência em diversos pontos da cidade, podendo causar acidentes e transmitir doenças

Sexta / 17 Fev 2017 / 10h39
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Em Caetité, tem sido comum encontrar animais soltos pelas ruas. Além destes animais oferecem perigo às pessoas que transitam, sejam pedestres ou condutores de veículos, outro fator importante que deve ser observado é a transmissão de doenças. Os cachorros, por exemplo, podem transmitir ao ser humano micose, leptospirose, doença de Lyme, ancilostomose ou raiva, entre outros. Já os cavalos, podem transmitir doenças como Actinobacilose, Encefalomielite Equina, Antrax:, Influenza A, verminoses:, além de outras zoonoses. O flagrante desta feita foi registrado na manhã desta sexta-feira (17) na Avenida de acesso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Além dos equinos, tem aumentado o número de cães abandonados pelas ruas.  Em conversa com a reportagem do site Sudoeste Bahia, populares informaram que é comum encontrar os animais soltos revirando lixo e andando no meio das vias.

Caetité: Denúncia de populares frustra a fuga de presos da delegacia

Sexta / 17 Fev 2017 / 10h12
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Uma tentativa de fuga de presos custodiados na Delegacia Territorial de Caetité foi frustrada na madrugada desta sexta-feira (17/02). De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, os detentos pretendiam fugir por um buraco que eles estavam fazendo na parede. Faltava bem pouco para que a passagem ficasse pronta, o que ocasionaria em uma fuga em massa. 

Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

A ação foi percebida por populares que entraram em contato com a 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (94ª CIPM). Com o apoio da Polícia Civil, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), se deslocaram a unidade prisional, onde foi realizada uma vistoria na carceragem e vários objetos utilizados na tentativa de fuga foram apreendidos. A situação foi controlada. Os detentos da unidade respondem por crimes como homicídio, tráfico de drogas, violência contra a mulher e roubo.

Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Cipe Sudoeste recupera veículo usado na explosão e roubo a um carro forte em Iuiú

Sexta / 17 Fev 2017 / 09h59
Foto: Vílson Nunes | Sudoeste Bahia

Policiais da Cipe Sudoeste apresentaram na delegacia territorial do município de Guanambi, na madrugada desta sexta-feira (17/02), o veículo Toyota Hilux SW4 , placa NLR 3430, de cor preta, sem rodas, com restrição de furto/roubo, veículo este utilizado por criminosos em novembro de 2016, na explosão e roubo de um carro forte da Prosegur, no trevo de acesso ao município der Iuiú. Segundo a polícia, informações anônimas indicaram que o referido veículo estaria abandonado na ‘Fazenda de Rubens’, localizada às margens do Rio São Francisco, no distrito de Parateca, município de Malhada. No local, a caminhonete foi localizada e no seu interior encontrados 33 estojos deflagrados de munição calibre 762. Após perícia no veículo, serão realizados os procedimentos necessários.