voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2017"

Seinfra responde a pedido de Ivana Bastos para recuperação da estrada de Ceraíma e vai anunciar licitação

Quinta / 23 Fev 2017 / 15h07
Foto: Divulgação | Ascom Ivana Bastos

Pauta constante no mandato da deputada Ivana Bastos, a importante estrada que liga Guanambi ao distrito de Ceraíma e ao IF Baiano será restaurada e pavimentada, após diversas solicitações da parlamentar junto à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). Nesta quinta-feira (23/02), a secretaria informou que o orçamento, em torno de R$ 2 milhões, já foi enviado para o setor de licitação para que seja publicado. A previsão é de que a publicação ocorra logo no início do mês de março. Após essa etapa, serão convocadas as empresas interessadas na realização da obra. A recuperação do trecho de 13 km de extensão é uma reivindicação antiga dos moradores e dos estudantes que circulam diariamente na via. E para responder a esse anseio da população, a parlamentar tem se reunido com o secretário Marcus Cavalcanti, e com o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes, para garantir a pavimentação da estrada. “A obra da estrada de Ceraíma oferecerá dignidade as famílias e aos estudantes que transitam no local, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região. A pavimentação oferecerá também mais segurança e conforto para população. Sem contar que essa obra é um direito do cidadão”, afirmou Ivana Bastos.

Secretaria da Educação abre novo processo seletivo para professores

Quinta / 23 Fev 2017 / 11h37
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (23), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia lançou mais dois editais para Processo Seletivo Simplificado visando a contratação de professores por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Ao todo, serão disponibilizadas 2.483 para professores da Educação Básica, Educação Básica no Campo e mais 215 vagas para professor Indígena. O processo seletivo também envolve 961 vagas para a função de técnico de nível médio/mediador para o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). As inscrições serão realizadas de 1º a 13 de março, exclusivamente via Internet. Já a seleção acontecerá em uma única etapa, com a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada para as funções de professor da Educação Básica, Básica no Campo e Professor Indígena para a Educação Indígena. Também acontecem, até o dia 03 de março, as inscrições para 519 vagas destinadas a professores da Educação Profissional e Tecnológica e  211 vagas iniciais para professor substituto da Educação Básica, conforme editais publicados no dia 11 de fevereiro. A seleção engloba, ainda, 157 vagas para preceptor de estágio de Enfermagem das unidades da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual e mais 655 vagas da Educação Especial, destinadas a Técnicos de Atendimento Educacional Especializado, Tradutor/Intérprete de Libras, Cuidador Educacional, Braillista e Instrutor de Libras.

Lava Jato: nova fase mira operadores do PMDB

Quinta / 23 Fev 2017 / 09h21
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Nesta quinta-feira (23/02), a Polícia Federal deflagrou a Operação Blackout, 38ª fase da Operação Lava Jato. No início da manhã, no Rio de Janeiro, já foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva por crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e outros. Os alvos da nova fase são operadores financeiros, identificados como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes de diretorias da Petrobras. Os presos vão ser encaminhados para Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde, às 10h desta quarta, vai haver uma coletiva para apresentar a operação.

Projeto que cria documento de identidade único é aprovado na Câmara

Quinta / 23 Fev 2017 / 09h16
Foto: Divulgação

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21/02), um projeto que cria uma identidade única nacional que vai reunir em um só documento dados como CPF, RG e título de eleitor. A proposta segue agora para a apreciação no Senado. Pela proposta, o CPF vai se tornar o número universal do cidadão brasileiro e vai substituir todos os outros documentos hoje existentes. O projeto inicial, de iniciativa do Executivo, previa a geração de um novo número para o cidadão pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ideia é que o novo documento facilite a vida das pessoas. Na hora de votar, por exemplo, o cidadão não vai mais precisar levar o título de eleitor, poderá levar apenas o documento universal. Também vai agilizar a identificação biométrica dos cidadãos, que hoje depende do registro de cada Estado. A substituição dos atuais documentos vai ser gradual, ou seja, as pessoas só terão que adquirir a sua Identidade Civil Nacional quando os documentos que têm hoje perderem a validade. Com isso, um cidadão que tiver uma carteira de identidade válida até 2022, por exemplo, vai poder continuar usando o documento até essa data. A primeira emissão do documento não vai ter custo para os cidadãos.

Guanambi: Polícia Militar inicia operação Carnaval

Quinta / 23 Fev 2017 / 09h06
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na última quarta-feira (22/02), o 17º Batalhão da Polícia Militar (17º BPM) deu início a ‘Operação Carnaval’, que tem como principal objetivo garantir a tranquilidade pública durante o período festivo. A operação contará com a mobilização do efetivo do 17º batalhão, além de policiais de outras unidades que reforçarão o policiamento nos locais em que ocorrerão os festejos. Haverá a intensificação de abordagens a pessoas e veículos com a finalidade de coibir a prática de crimes. Também está previsto a realização de blitz com o objetivo de coibir a prática dos crimes de trânsito. No último domingo (19/02), primeiro dia de operação, realizado na Praça Gercino Coelho e na Avenida Governador Nilo Coelho foram apreendidos e removidos quatro carros; dezessete motocicletas apreendidas e removidas ao pátio do Departamento Municipal de Trânsito; trinta e quatro notificações extraídas e cento e vinte e seis foram os veículos abordados.

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Caetité: Homem é preso acusado de estupro

Quinta / 23 Fev 2017 / 07h41
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Jose Rodrigues dos Santos, 53 anos de idade, foi preso na manhã desta quinta-feira (23/02), acusado de estupro. O mandado de prisão foi cumprido por policiais da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (22ª Coorpin), na Rua Padre Anchieta, no Bairro Ovídio Teixeira, em cumprimento a expedição do juiz da comarca de Caetité. O preso foi recolhido a uma das celas da delegacia do referido município e permanece à disposição da justiça.

Lula pede que STJ afaste Sérgio Moro de seu processo na Lava-Jato

Quinta / 23 Fev 2017 / 00h08
Foto: Michel Filho | Agência O Globo

A defesa de Lula apresentou ao STJ um pedido de habeas corpus do ex-presidente, solicitando a nulidade da ação a que responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em Curitiba, e o afastamento de Sérgio Moro do caso por susposta falta de imparcialidade. A defesa alega que a 13ª Vara Federal Criminal, onde tramita a ação penal contra Lula não teria competência territorial. Sustenta ainda a "total ausência de imparcialidade" de Sérgio Moro, em razão de supostos excessos na condução dos processos da Lava-Jato. Como exemplo, cita a condução coercitiva de Lula, na 24ª fase da operação, em março do ano passado. A defesa pede liminar para sustar a tramitação da ação penal, e, no mérito, o reconhecimento de nulidade absoluta pela suspeição e incompetência de Moro. O relator é o ministro Felix Fischer. A petição foi instruída com diversas fotos publicadas nos jornais, não só da condução coercitiva, que demonstrariam a espetacularização, mas também de Moro em palestras e eventos relacionados a personalidades ou empresas supostamente opositoras ao ex-presidente. Até a foto de Moro conversando com Aécio Neves na premiação da revista "Istoé" foi anexada aos autos do pedido.

José Serra pede exoneração do Ministério das Relações Exteriores

Quarta / 22 Fev 2017 / 20h40
Foto: Ailton de Freitas | Agência O Globo

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, pediu demissão do cargo, na noite desta quarta-feira (22/02). Em uma carta entregue pessoalmente ao presidente Michel Temer (PMDB), o tucano afirma que deixa a função “com tristeza” e alega como motivo da decisão “problemas de saúde” que o impedem de cumprir viagens internacionais. A doença não foi revelada. De acordo com o senador licenciado, os médicos estimam que ele terá o “restabelecimento adequado” em um período de quatro meses. Parlamentar pelo PSDB de São Paulo, Serra tem mandato até 2022 e, no entanto, comunicou que não irá se afastará do Congresso. “Para mim, foi motivo de orgulho integrar sua equipe. No Congresso, honrarei meu mandato de senador trabalhando pela aprovação de projetos que visem à recuperação da economia, ao desenvolvimento social e à consolidação democrática do Brasil”, conclui José Serra na carta dirigida a Temer.

Ex-prefeita de Barreiras tem que devolver mais de R$60 mil aos cofres municipais

Quarta / 22 Fev 2017 / 18h59
Foto: Reprodução

Na sessão desta terça-feira (21/02), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou que a ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Terezinha Souza Oliveira, devolva aos cofres municipais a quantia de R$ 60 mil, com recursos pessoais, em razão da não prestação de contas dos recursos repassados à entidade civil denominada Casa de Refúgio Bom Samaritano, no exercício de 2012. A gestora também foi multada em R$3 mil. O termo de ocorrência foi lavrado para apurar o não encaminhamento das prestações de contas relativas aos recursos transferidos a título de subvenções sociais às entidades civis Casa de Refúgio Bom Samaritano, Casa de Reintegração Social Nova Vida, Centro Comunitário Social Alto do Paraíso – CECOSAP, Centro de Deficiência da Criança e do Adolescente – CDCA, Fundação Caritas de Assistência a Pessoa Carente e Instituto Socializar – ISO, no valor total de R$34.177.261,49. Na sua defesa, a gestora apresentou quase todos os documentos, restando sem esclarecimento o valor repassado à Casa de Refúgio Bom Samaritano, motivo pelo qual se determina a restituição aos cofres municipais. Cabe recurso da decisão.

Oferta de água em Rio do Antônio será ampliada com nova Adutora

Quarta / 22 Fev 2017 / 18h43
Foto: Divulgação | Ascom Ivana Bastos

Uma das principais preocupações da deputada Ivana Bastos, a falta de água no município de Rio do Antônio que está em situação de emergência, ganha um reforço que mudará o cenário atual da cidade. O coordenador de Ações Estratégicas da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), Paulo Sérgio, informou ao prefeito Deca e ao chefe de gabinete da deputada, Marcílio Seixas, que será construída uma adutora para ampliar a oferta de água no município. A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (22/02). O investimento de 6,5 milhões, já empenhado pelo Ministério da Integração Nacional, será utilizado para construir uma adutora que vai levar água da Barragem do Truvisco, no município de Caculé, para a Barragem da Lagoa da Horta, em Rio do Antônio. A adutora atenderá também o município de Guajerú. Ao todo, serão beneficiados mais de 15 mil habitantes. Segundo o coordenador, a obra é uma das grandes realizações da sua gestão, e teve o total apoio do mandato da deputada Ivana Bastos e do prefeito. Ainda Paulo informou os trâmites necessários para a finalização do processo e início da execução das obras. Para Ivana Bastos a conquista é necessária para proporcionar qualidade de vida para a população. “Garantir água e água de qualidade é uma luta do nosso mandato, mas é, acima de tudo, um direto da população. Além da segurança hídrica para a região, essa obra possibilita melhorias para a vida humana e para qualquer atividade que dependa dela”, comentou a deputada.

Brumado: em ação rápida, Polícia Militar prende bandidos, apreende arma e recupera motocicleta que havia sido roubada

Quarta / 22 Fev 2017 / 18h29
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite de terça-feira (21/02), a guarnição da 34ª CIPM/Brumado - Peto, em rondas no Bairro Baraúnas, na cidade citada, avistou dois elementos em atitude suspeita próximo à uma motocicleta CG Titan 125, cor preta, placa JRY 7493. Ao avistar a guarnição, os referidos tentaram fugir, mas foram impedidos pelos policiais militares, sendo realizada a busca pessoal nos suspeitos. Em seguida, os policias encontraram próximo ao local um revólver de marca Rossi, cal .22.  Os elementos foram conduzidos para o hospital municipal onde receberam atendimento e  posteriormente foram encaminhados para a delegacia de policia. Na delegacia, o proprietário da motocicleta estava prestando a devida queixa de roubo.

Contas de Tanque Novo são aprovadas com ressalvas

Quarta / 22 Fev 2017 / 18h15
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Na sessão desta quarta-feira (22/02), o Tribunal de Contas dos Municípios concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Tanque Novo, José Messias Carneiro, determinando a emissão parecer, desta vez pela aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2015. O relator, conselheiro José Alfredo Dias, manteve a multa de R$3 mil pelas falhas apuradas no relatório técnico, mas excluiu o ressarcimento no valor de R$88.622,32, vez que foram devidamente comprovados os pagamentos. No recurso, o gestor comprovou o pagamento da multa aplicada pelo TCM, no valor de R$3 mil e apresentou os comprovantes de pagamentos que faltavam, no valor de R$70.003,00, e os contratos de prestação de serviço no total de R$18.619,32, sanando as irregularidades que motivaram o voto inicial pela rejeição das contas.

Presidente da Comissão da Fiol e Porto Sul receberá vice-governador e empresários chineses em Guanambi

Quarta / 22 Fev 2017 / 18h12
Foto: Divulgação | Ascom Ivana Bastos

Para atualizar as informações e verificar o andamento das negociações dos chineses para a construção da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol - e do Porto Sul, a presidente da Comissão que trata do assunto, deputada Ivana Bastos, anunciou que receberá na próxima sexta-feira (24) o vice-governador, João Leão, e empresários chineses no município de Guanambi. O anúncio foi dado durante a sessão do colegiado desta quarta-feira (22/01). Segundo a parlamentar, será um bom momento para a comissão se reunir com todos os envolvidos no processo, bem como fazer uma investigação mais detalhada da real situação dos empreendimentos. A delegação, também composta de autoridades dos governos estadual e federal, percorrerá todo o traçado da Fiol a fim de avaliar a possibilidade das empresas chinesas assumirem a finalização de construção do empreendimento no modelo de concessão. “Essa visita dos chineses na região é oportuna para termos um contato direto com os empresários, e mostrarmos a viabilidade e a importância desses investimentos. Estamos esperançosos e certos de que contribuiremos muito para a realização dessa negociação”, frisou. Ao final da reunião, a parlamentar ratificou que a Comissão já tem seu novo vice-presidente, conforme deliberação na reunião anterior, o deputado Augusto Castro. E por fim, convocou em caráter oficial a próxima reunião ordinária para a data de 08/03, ocasião em que será aprovado o plano de trabalho da comissão para 2017.

Programa de bolsas de estudo facilita acesso ao ensino básico e superior em Caetité

Quarta / 22 Fev 2017 / 18h07

Uma bolsa de estudo é a chave para muitas pessoas ingressarem em instituições particulares sem precisar pagar o valor integral da mensalidade. Para facilitar o acesso a uma educação de qualidade, o programa Mais Bolsas está disponibilizando, para o semestre 2017.1, vagas com descontos de até 50% para a Educação Básica e Superior, que irão beneficiar mais de 500 caetiteenses. Por meio de parcerias com mais de 10 mil instituições, como a Escola Carrosel, WPós, FAEL e Grupo Educa Mais EAD o programa concede bolsas de estudo nas modalidades presencial e à distância para todo o país. Entre os cursos superiores oferecidos em Caetité estão: Administração, Ciências Contábeis, Nutrição Esportiva e Enfermagem Oncológica. Para o gerente do Mais Bolsas, José Araújo, a educação é um dos principais pilares da sociedade e o programa pode ser a solução para quem não tem condições de pagar uma mensalidade integral. “As pessoas têm consciência da competitividade do mercado de trabalho em meio à crise econômica e vêm buscando uma qualificação profissional. O Mais Bolsas existe justamente para possibilitar esse acesso”, afirma Araújo. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar www.maisbolsas.com.br, escolher a cidade, modalidade, a série ou curso e a instituição pretendida. O candidato pode ser aprovado de imediato, caso haja vaga disponível. Mais informações podem ser obtidas por meio do SAC, chat, redes sociais ou central de atendimento, nos telefones 4007-2209, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 002 5854, para as demais localidades.

Deputado Luciano Ribeiro é contra a maior taxa de GTA do Brasil

Quarta / 22 Fev 2017 / 18h01
Foto: Divulgação | Ascom Luciano Ribeiro

Luciano Ribeiro em pronunciamento na última segunda-feira (20/02) na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia fez referência ao alto valorcobrado pelo GTA por bovino no Estado da Bahia – a maior do Brasil. O deputado fez lembrar que este aumento foi aprovado ano passado pelos deputados da base de Rui Costa, em projeto que tramitou em regime de urgência, com os votos contrários de todos os membros da oposição. Ribeiro externou a sua surpresa ao ver que os mesmos deputados que aprovaram as taxas abusivas hoje fazem pronunciamentos se indignado com os mesmos.