voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2016"

Datafolha: apesar das denúncias, Lula aparece no 2º turno em todos os cenários

Segunda / 29 Fev 2016 / 20h08
Foto: Divulgação

Se a eleição à Presidência fosse hoje, em qualquer cenário, seja com Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou José Serra como candidato do PSDB, o ex-presidente Lula iria ao segundo turno pelo PT, segundo novo levantamento Datafolha, com 20% das intenções de voto, em média.  Mesmo com o aumento, nas últimas semanas, das denúncias contra o ex-presidente, a pesquisa  divulgada nesta segunda-feira (29) não mostrou significativo crescimento da rejeição do eleitorado: 49% afirmaram não votar em Lula de jeito nenhum. Em novembro o percentual era de 47% e, em dezembro, de 48%. O senador tucano Aécio Neves aparece em segundo em rejeição, com 23%. Além do mau desempenho dos tucanos, outro dado marcante da pesquisa é a rápida ascensão do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que aparece como quarto colocado. Ele deve ir para o PSC para ser candidato. Em um quarto cenário com 3 tucanos na disputa, caso Alckmin se lance pelo PSB e Serra pelo PMDB, Aécio ficaria tecnicamente empatado com Lula, com 20 e 19%, respectivamente. Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, destaca a capacidade de recuperação de Lula: "O mensalão foi um exemplo da capacidade de recuperação. A taxa de rejeição dele é alta hoje, mas ainda há um contingente grande (37%) que o considera o melhor presidente que o país já teve e uma percepção do eleitor de que haverá melhoras na economia", afirma Janoni.

CIPE/Sudoeste apreende armas de fogo na zona rural de Guanambi

Segunda / 29 Fev 2016 / 18h31
Foto: Divulgação | CIPE Sudoeste

Na manhã da última quinta-feira (25), uma guarnição da CIPE/Sudoeste (CAESG) realizou apreensão de armas de fogo em um acampamento localizado no Povoado de Vila Ribeiro, zona rural de Guanambi. Conforme informações da polícia, uma denúncia anônima motivou o deslocamento até o local onde foram encontradas cinco armas de fogo, sendo duas espingardas calibre 32, duas espingardas calibre 36, e uma espingarda com numeração adulterada, além de uma cartucheira de fabricação artesanal, além disso, 31 cartuchos intactos e material para recarga foram apreendidos. Ao notarem a aproximação da polícia, os suspeitos que estavam no acampamento fugiram por um matagal, onde foram feitas buscas, mas até o momento nenhum elemento foi localizado. Todo o material apreendido foi encaminhado e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Guanambi.

PMDB confirma parceria e terá Ricardo Ladeia como pré-candidato

Segunda / 29 Fev 2016 / 16h37

Em nota enviada a redação do site Sudoeste Bahia na manhã desta segunda-feira (29), o Presidente do diretório municipal do PMDB de Caetité, Leonardo Américo confirmou o acordo político com o PSDB que deve lançar o nome do ex-prefeito Ricardo Ladeia como pré-candidato para a disputa na sucessão municipal nas próximas eleições. “O PMDB de Caetité, tem demonstrado ao logo desse período pré-eleitoral o posicionamento de manter a parceria histórica com o PSDB caetiteense, onde deverá ter como candidato o nome do ex-prefeito Ricardo Ladeia como postulante ao cargo de prefeito municipal para o quadriênio 2017-2020. O posicionamento do partido é ratificado com a indicação do seu presidente municipal Leonardo Américo para vice-prefeito na chapa PMDB-PSDB. Ao longo desse período o PMDB tem filiado em seus quadros novos militantes que haverão de concorrer a vagas no legislativo municipal, representantes de diversos seguimentos da sociedade e de algumas comunidades rurais, estamos trabalhando para fazer uma chapa forte, para sermos protagonista da construção de uma Caetité melhor. A luta política para a construção de uma sociedade mais justa e mais comprometida com um futuro melhor, não pode ser construída baseado em vontades e conveniências pessoais, estaremos engajados na construção de um projeto alternativo a essa administração que não nos convence. O PMDB, entende que hoje o melhor projeto para os avanços que tanto queremos, está representado na figura de quem já tem experiência e serviços prestado a nossa cidade, Ricardo Ladeia, portanto estaremos firmes na parceria PMDB-PSDB por uma Caetité melhor! ”, finalizou

Mais segurança e prevenção de acidentes com a contratação de bombeiros na Bahia

Segunda / 29 Fev 2016 / 16h15

Deputado Luciano Ribeiro esteve reunido com representantes dos Bombeiros Civis do Estado da Bahia que defendem o Projeto de Lei, do qual o deputado é relator, que trata sobre a obrigatoriedade de contratação de bombeiros por estabelecimentos onde haja grande circulação de pessoas neste Estado de acordo com o que define a Norma Brasileira de Regulamentação – NBR, que visa o bem-estar, segurança do cidadão e prevenção de acidentes. No Gabinete: O deputado Luciano Ribeiro reuniu em 17-02 com o presidente da Câmara de Bonito, Antônio Sampaio, e lideranças comunitárias para tratar de diversos assuntos de interesse deste município. E ainda no dia 17, recebeu o prefeito de Caculé, Beto Maradona, para tratar de questões da sua terra natal.

Lanchonete é assaltada no Centro de Guanambi

Segunda / 29 Fev 2016 / 14h23
Foto: Vilson Nunes | Sudoeste Bahia

Uma lanchonete foi assaltada na noite do último sábado (27), por volta das 20h, na Rua Sátiro Dias, Centro de Guanambi. De acordo com informações da polícia, a vítima identificada como Fabiana Castro Magalhães, funcionária da lanchonete Milk Shake Mix, relatou que foi surpreendida por um homem armado que chegou e anunciou o assalto. Durante ação foi levado a quantia de R$ 120 reais do caixa, além de um aparelho celular da marca Samsung A5. Apesar do suspeito não mostrar arma de fogo, a todo instante simulava que estava armado com a mão debaixo da camisa. Uma guarnição da Polícia Militar realizou rondas na tentativa de localizar o suspeito, mas ninguém foi preso até o momento. A Polícia Civil investiga o caso.

Nilo Coelho confirma pré-candidatura à prefeitura de Guanambi

Segunda / 29 Fev 2016 / 13h04
Foto: Arquivo Sudoeste Bahia

O ex-governador Nilo Coelho foi o entrevistado desta segunda-feira (29), no Programa Jornal da Cidade, apresentado pelos radialistas Edmundo Macedo e Bonny Silva na Rádio Cultura de Guanambi. Nilo falou sobre a reunião realizada no escritório do senador Otto Alencar, na última segunda-feira (22), onde estiveram presentes o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e outras lideranças políticas do município. Na pauta da reunião a indicação de nomes para avaliação na disputa da sucessão municipal. De acordo com o ex-governador, somente ele tomou a iniciativa e indicou quatro nomes para disputa das próximas eleições em Guanambi: o médico Dr. Agostinho Lira, o empresário Luís Carlos Fernandes, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e, posteriormente, o próprio Nilo Coelho colocou seu nome à disposição como pré-candidato a prefeito do município. De acordo com o ex-governador ,que lidera as pesquisas de intenção de voto, a sua candidatura ainda vai passar pela confirmação do partido, pois depende de outras situações como definição do vice e outras questões relacionados a campanha eleitoral.

Mais uma vítima do acidente no carnaval de Rio de Contas morre em Conquista

Segunda / 29 Fev 2016 / 12h15

Mais uma vítima do acidente de ônibus que acabou tombando no retorno do carnaval de Rio de Contas, morreu na noite do último domingo (28), no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Conforme informações de familiares, Lourdes Santos Sales, moradora do Bairro Kadija, não resistiu e morreu. Essa é a segunda vítima fatal do acidente. A primeira que veio a óbito, ainda no local do acidente, foi Marinês Santos. O grave acidente envolvendo um ônibus de turismo aconteceu no dia 09 de fevereiro, na Serra da Almas, na BA-148, estrada Desembargador Carlos Souto, na entrada do Riacho do Bonito. Dezenas de conquistenses ficaram feridos. Lourdes chegou a passar por procedimento cirúrgico, mas não resistiu. A família não informou o local do velório e sepultamento do corpo ainda não foram revelados.

PT dividido vai realizar prévias pela primeira vez em Vitória da Conquista

Segunda / 29 Fev 2016 / 08h59

O Partido dos Trabalhadores (PT), de Vitória da Conquista vai realizar uma prévia para escolha de candidato a prefeito. A decisão foi tomada em uma reunião do diretório municipal do partido, que aconteceu no último sábado (27). Essa decisão sinaliza a falta de unidade do partido pela primeira vez, desde que chegou ao poder em Vitória da Conquista. Ao todo, são cinco pré-candidatos na disputa para a sucessão municipal: os deputados José Raimundo Fontes e Waldenor Pereira; o secretário municipal de agricultura e também chefe de gabinete da prefeitura, Odir Freire; Márcio Matos, liderança ligada ao Movimento Sem-Terra; e o professor Marcelo Neves. No entanto, o racha está entre o grupo Guilhermista e o grupo Zé-Nonô. Nos bastidores comenta-se que o prefeito Guilherme Menezes (PT), não abre mão de indicar o seu chefe de gabinete Odir Freire. A opção de consenso gira em torno do nome do deputado estadual José Raimundo. A tentativa de acordo ocorreria caso o nome do deputado estadual José Raimundo, que já é aceito pelos demais pré-candidatos, também fosse aprovado pelo grupo do prefeito Guilherme. Comenta-se que o prefeito não aceitará outra opção, que não seja Odir, nem sob negociação de permanência de seu grupo em um possível novo governo petista. Outra situação é que Zé Raimundo e Waldenor também não estariam dispostos a iniciar um diálogo nesse sentido. Com o objetivo de acabar com o impasse, os filiados aprovaram que o nome será decidido através de prévias, ou seja, com votação. Uma situação inédita para o partido no município. Desde 1996, o nome do então médico Guilherme Menezes era unanimidade no partido. A disputa ocorria apenas para o cargo de vice-prefeito, que foi ocupado por partidos como PSDB, PSB, PV e o próprio Zé Raimundo, que assumiu com a saída de Guilherme para deputado federal e foi reeleito.

Instituto baiano adota método pioneiro para tratar bebês com microcefalia

Segunda / 29 Fev 2016 / 08h22
Foto: Almiro Lopes | Correio

O Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), começa a partir de março um tratamento especial para atender as crianças com microcefalia causadas pelo surto do arbovírus. Conforme informações do diretor do IBR, o fisioterapeuta Rogério Gomes, a proposta de atuar em um segmento específico surgiu depois da necessidade de ações específicas para garantir que a estimulação precoce atingisse o resultado desejado no tratamento de crianças com microcefalia provenientes do zika vírus. “Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e médico, atuando com a criança e com a família, de modo a garantir que, após terminado o tratamento, as conquistas alcançadas sejam mantidas em casa”, afirmou Gomes. De acordo com a obstetra e coordenadora técnico-científica do Hospital Santo Amaro, Socorro Gomes, o procedimento, feito desde muito cedo, possibilita otimizar as potencialidades de cada criança, permitindo que o crescimento físico, cognitivo, comportamental, social, afetivo e neurológico ocorra em níveis variados, minimizando o impacto da microcefalia. “A estimulação precoce é fundamental na medida que reduz os comprometimentos da má-formação”, completa.

ProUni: estudante pode aderir à lista de espera até segunda

Segunda / 29 Fev 2016 / 06h20
Foto: Reprodução | Agência A Tarde

Os estudantes que não foram pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem aderir à lista de espera até esta segunda-feira (29). A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas de estudo que não foram preenchidas nas etapas anteriores. O ProUni oferece bolsas de estudo de até 100% do valor da mensalidade em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2016, o programa teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas. Para aderir à lista, basta acessar o site do ProUni e confirmar a participação. A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março. Todos os estudantes incluídos na lista deverão comparecer, entre os dias 8 e 9 de março, às instituições de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição. Os estudantes serão convocados pelas instituições de acordo com a nota que tiraram no Enem de 2015. O candidato pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção feita na hora da inscrição no programa. Pode participar tanto aquele que não foi selecionado nas chamadas regulares quanto os que foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas que não tiveram turma formada. Apenas aqueles cujas turmas correspondentes à primeira opção de curso não foram formadas, podem participar da lista de espera para a segunda opção de curso feita na hora da inscrição.

Suspeito é baleado em troca de tiros após assalto em Livramento de Nossa Senhora

Segunda / 29 Fev 2016 / 00h01
Foto: Divulgação | Polícia Militar

Dois suspeitos foram detidos depois de participarem de um assalto a um posto de combustíveis que fica no Bairro Piçarrão em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O crime aconteceu na tarde deste domingo (28).  De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, após o assalto, os suspeitos fugiram em uma motocicleta pela BA-148, em sentido ao município de Brumado. Durante as buscas, policias do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 34ª e 46ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), conseguiram interceptar os suspeitos nas proximidades da comunidade de Lagoa Funda. Os criminosos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram. Um dos suspeitos foi atingido. O baleado foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal Professor Magalhaes Neto em Brumado e não corre risco de morrer - assim que deixou a unidade ele foi preso. Com Zezito Gomes de Souza, de 30 anos e D.D.S de 14 anos, os policiais apreenderam, um revólver calibre 38, uma motocicleta e o dinheiro roubado do posto de combustíveis. Eles foram encaminhados à carceragem da Delegacia Territorial de Brumado, onde ficarão à disposição da Justiça.

Excesso de lixo em canal preocupa moradores no centro de Caetité

Domingo / 28 Fev 2016 / 23h40
Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Moradores da Rua Dom Alberto Guimarães Rezende, no centro de Caetité, reclamam do excesso de lixo acumulado no canal ao lado da via. Nas imagens é possível verificar que apenas um coletor não é suficiente para recolher todo o lixo produzido por moradores da região e estabelecimentos comerciais localizados na Avenida Dacio Oliveira. O despejo irregular de lixo dentro do canal contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. De acordo com moradores, o espaço é usado como se fosse um lixão. “Na última vez que os funcionários da prefeitura realizou a limpeza foram retirados sofás velhos, caixas de madeira e lixos por toda parte”, afirma Leandro de Jesus. Ele ressalta que é importante que a população colabore, não jogando lixo no canal, mas reclama que não há local adequado para jogar os detritos. “Não tem latões de lixo suficientes na rua, para que os moradores usem”. O Sudoeste Bahia entrou em contato, por telefone, com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Caetité, João Portela, para falar sobre o assunto, mas ele não atendeu ou retornou nossas ligações até a publicação desta matéria.

Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia

Pesquisadores buscam soro para combater o zika

Domingo / 28 Fev 2016 / 22h48
Foto: Reprodução | Agência Brasil

Na corrida contra o tempo para enfrentar a epidemia de microcefalia, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Vital Brazil está trabalhando para desenvolver um soro contra o zika. A ideia é que o produto seja injetado nas grávidas que contraírem a doença para diminuir a carga viral no organismo e assim reduzir o risco de transmissão aos fetos.A pesquisa por um soro foi citada como prioritária pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, na visita da diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. A expectativa é de que o soro leve menos tempo de desenvolvimento do que uma vacina. Ainda assim, serão necessários de dois a três anos até que esteja liberado para uso humano.O trabalho começa no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC) da UFRJ. Células manipuladas geneticamente produzem proteínas da estrutura externa do vírus. “Essas cópias das proteínas do vírus, chamadas de proteínas recombinantes, mimetizam o vírus e podem levar à formação de anticorpos antizika”, explica a engenheira química Leda Castilho, coordenadora do LECC.As células manipuladas geneticamente são colocadas em biorreatores (tanques de crescimento), para que as proteínas sejam produzidas em escala. Depois, passam por um processo de purificação para isolá-las de outras substâncias. Essas proteínas estruturais do vírus serão inoculadas em cavalos, criados pelo Instituto Vital Brazil, para estimular o sistema imune dos animais – é o mesmo processo para a produção do soro antiofídico ou antirrábico.

A importância da imposição de limites na nossa educação

Domingo / 28 Fev 2016 / 20h36

O processo educacional perpassa, necessariamente, por três fases distintas, interdependentes, complementares e intimamente ligadas: Família, Escola e Sociedade. A primeira é responsável por imprimir no ser em formação os princípios elementares da educação. Assim, as noções de regras, de limites e de normas devem prevalecer, de modo a facultar no indivíduo o entendimento e o discernimento de que na vida tudo é regido por mecanismos balizadores de conduta, os quais, se perseguidos e incorporados, nos conduzirão a um convívio social agradável, respeitador e harmonioso.

 

A segunda fase - a Escola - compõe o cenário do educando, vez que ensejará ao mesmo uma convivência em um ambiente completamente diferente daquele vivenciado no seio do lar, considerando uma mescla de personalidades diferentes daquelas encontradas na Família: pai, mãe, irmão e/ou irmã. Desta forma, o ambiente escolar é portador de uma função social importantíssima, habilitando o discente para o convívio social.

 

A Sociedade traz, por sua vez, o fechamento do ciclo do processo educacional, apresentando a todos nós o pacto a ser seguido - através das leis -, o qual norteará a nossa conduta enquanto cidadãos. Assim, guardadas as proporções, a penalização ante o ato desviante constatado pelos pais no seio do lar, apresentada através de um "castigo", pode ser constatada, também, no ambiente escolar, diante de um ato de indisciplina, o qual será punido através de uma suspensão temporária, culminando, na sociedade, com a pena de prisão, por exemplo, ante um ato criminoso. Há uma escala gradativa de punições, por assim dizer, crescente, envolvendo o ambiente familiar, escolar e social. Disso resulta a importância da imposição de limites ao ser em formação, desde tenra idade, como forma de prepará-lo para o cumprimento das suas obrigações e do seguimento dos ditames formais que regulam qualquer sociedade organizada.

 

Incontestavelmente, a educação que dispensamos aos nossos filhos terá seus reflexos na sociedade. Se o nosso pequenino tem um bom comportamento em casa, certamente o terá no ambiente escolar e, via de consequência, na sociedade. Se não desejamos ver nossos rebentos desencaminhados na vida, que façamos a nossa parte, arrostando os ministérios da paternidade e da maternidade com afinco e denodo, como forma de emprestarmos o nosso contributo ao tecido social.

64% dos brasileiros reprovam governo Dilma, diz pesquisa Datafolha

Domingo / 28 Fev 2016 / 19h36
Foto: Reprodução | Agência o Globo

O instituto Datafolha divulgou, no último sábado, pesquisa sobre a avaliação do governo Dilma. O Datafolha realizou o levantamento nos dias 24 e 25 de fevereiro. Na avaliação dos eleitores, 11% consideram o governo ótimo/bom; 25% acham regular e 64% disseram que o governo Dilma é péssimo. As somas podem passar ou ficar abaixo dos 100% por conta de arredondamentos, informou o instituto.Segundo o instituto, Dilma atingiu o pico de desaprovação em agosto, quando tinha 71% de desaprovação. A avaliação negativa recuou nas últimas pesquisas – em dezembro, a reprovação era de 65%. Na última pesquisa, realizada em dezembro, o governo Dilma recebeu a aprovação de 12%, que consideravam sua gestão ótima ou boa.