voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2014"

Guanambi: Casal vive em condição sub-humana no Bairro Sol Nascente

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto: Wilson Castro

Leda Cardoso Santana, 46 anos de idade, portadora de epilepsia, convive maritalmente com um indivíduo conhecido por Bigode que foi acometido de uma tuberculose, juntos eles formam um casal que vive em situação de extrema miséria.

Nossa reportagem foi ao local documentar esta triste história, tendo como principal objetivo encontrar uma solução que possa tirar tais criaturas da condição que se encontram.

Leda não tem nenhum benefício social e Bigode vive de bicos. A renda é insuficiente para pagar um aluguel e tiveram uma “autorização” do dono de uma casa humilde no final da Rua 20 no Bairro Sol Nascente, para construir o que chamam de barraco.
A água é de doação, o que chamam de banheiro é parecido como uma velha choça da pior qualidade, o fogão improvisado com blocos. Miseravelmente vivem naquele cubículo há três meses.

As primeiras informações dão conta que o casal já está sendo assistido pela Secretaria de Assistência Social através do CREAS, sendo providenciada documentação que não possuíam, assim como a inscrição em programa habitacional Minha Casa Minha Vida, na tentativa de adquirir uma moradia digna. 

Por Bonny Silva

Caculé: Menor é apreendido por suspeita de tráfico de drogas

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto Ilustrativa

A participação de menores de idade no crime, especialmente no tráfico de drogas, vem aumentando consideravelmente, resultado da falta de programas sociais abrangentes e de políticas públicas que venham oportunizar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho. 

Em Caculé, um caso clássico vem comprovar essa tese, onde o menor P.S.D, foi autuado pela segunda vez este mês por estar comercializando drogas.  

A Polícia Militar chegou até ele por meio de uma denúncia anônima e fez o flagrante de dois usuários no momento exato da compra de alguns papelotes de cocaína, sendo que os mesmos estavam consumindo a droga no mesmo local. 

Com o menor foi encontrado material para embalagem da droga, um isqueiro, um cachimbo utilizado para o consumo do crack e uma quantia em espécie no valor de R$ 140, além de dois smartphones de marcas conceituadas, os quais, provavelmente são objeto de um roubo no final do ano a uma loja de celulares. 

Os dois foram conduzidos à delegacia, onde ficou comprovado que um dos usuários é acusado de violar túmulos, sendo que o mesmo teve a ousadia de exibir as fotos da violação em seu perfil numa rede social. 

Já que o menor era reincidente na prática do tráfico, ele pode ser encaminhado para uma unidade prisional de menores em Salvador, para passar por medias socioeducativas, caso a Justiça assim decida.  

Caetité: Sucata de moto queimada é encontrada pela Polícia Militar

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

Dando continuidade a série de ações para combater a onda de assaltos na cidade, na tarde desta quinta-feira (27), por volta das 17:30Hs, policiais militares encontraram no loteamento Nova Caetité, uma motocicleta totalmente queimada.

Trata-se de uma Suzuki, ano de fabricação 2010, modelo 2011, sem restrição e com placa HMX 3866, inscrição de Uberaba-MG. Pelas características a polícia acredita ser a mesma utilizada nos diversos assaltos que aconteceram nos últimos dias na cidade.

Em breve entrevista ao Sudoeste Bahia, o Subtenente Fetal, comandante da operação destacou que “com os dados da motocicleta conseguiremos localizar o proprietário, e quem sabe chegaremos aos autores de atos criminosos em nossa cidade,” o Militar ressaltou a importância de a população colaborar com as investigações, denunciando através do 190 “qualquer cidadão pode colaborar diretamente com a Polícia para o enfrentamento à violência e apuração de crimes, qualquer  pessoa pode fazer a denúncia e terá sua identidade mantida em sigilo,” completou.

Mesmo com um contingente limitado, a Policia Militar vêm se desdobrando para manter a ordem pública e deixar a população mais tranquila.

Caetité continua em campanha contra bebida alcoólica e cigarro para menores de 18 anos

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00

Com repercussão positiva, a campanha objetiva a orientação dos jovens quanto a uma vida saudável e alerta aos comerciantes sobre a proibição da venda de bebida para menores.

Iniciada no mês de janeiro em Caetité, a campanha contra bebida alcoólica e cigarro para menores de 18 anos, “Viver Bem é Viver com Saúde”, tem atingido repercussão positiva não só no município, bem como reconhecimentos a nível estadual e até, nacional. Um dos destaques desta ação é em decorrência da intersetoriedade da equipe que está à frente da campanha: Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura trabalham, juntos, na orientação dos jovens a fim de que eles levem uma vida saudável, e fazem um alerta aos proprietários dos estabelecimentos do município, da sede e comunidades rurais, quanto a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, prevista no Artigo 81 do Estatuto da Criança e Adolescente, Lei Nº 8.069 e na Lei Federal Nº 9.294/96, e que pode acarretar em multa e interdição do estabelecimento, caso essa comercialização seja flagrada.

A equipe do “Viver Bem é Viver com Saúde” vem realizando palestras e blitz educativas por todo o município, distribuindo panfletos para a população e afixando cartazes e placas da campanha nos estabelecimentos comerciais informando que ali não se vende bebidas alcoólicas e nem cigarros para menores de 18 anos.  A equipe é sempre muito bem recebida pela população e comerciantes, em demonstração ao apoio e responsabilidade com esta causa. Para a presidente do CMDCA, Juliana Moreira, o objetivo da campanha está sendo alcançado, “estamos muito contentes com o desenvolvimento do nosso trabalho, a todo instante recebemos mensagens de incentivo, apoio e ganhamos mais colaboradores, a exemplo do médico Dr. Ugo Oliveira, que passou a integrar a nossa equipe, e irá nos acompanhar nas palestras nas escolas do município. Agradecemos a colaboração de todos os parceiros, comerciantes e sociedade caetiteense, pois juntos podemos fazer sempre mais por nossas crianças”, avaliou Juliana Moreira.

A ação por uma juventude saudável rendeu reconhecimentos também de CMDCA’s de outros municípios; de ativista da área e do Centro de Apoio ao Tabagista, Núcleo de Estudos do Tabaco e Ação política no Controle do Tabagismo, do Rio de Janeiro – RJ. Diante do sucesso, a campanha “Viver Bem é Viver com Saúde” foi prorrogada até 30 de março. Escolas, igrejas e associações podem agendar uma visita da equipe dirigindo-se à Sala dos Conselhos, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou, se preferir, ligar no 3454-8050. 

“Viver Bem é Viver com Saúde” em ação 

Acompanhe as últimas ações: 

Blitz Educativas: Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, foram realizadas várias Blitz por todo canto da cidade, inclusive nas comunidades rurais, com distribuição de panfletos à população e afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais.  Já receberam a visita da equipe “Viver Bem é Viver com Saúde”, os bairros Santo Antônio e Escola Agrícola e a Rua Piauí já e também os distritos de Maniaçu e Brejinho das Ametistas. Esta ação conta sempre com representantes das Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, CMDCA, Ministério Público e da Prefeitura. 

Blitz em Maniaçu: no dia 19 de fevereiro, a Blitz visitou mais de 40 bares, incluindo o percurso da Rodovia Caetité/Maniaçu. Em todos os estabelecimentos, os comerciantes aceitaram a afixação da placa da campanha com boa vontade.

A comunidade de Maniaçu, assim como tem sido em todas as Blitz, recebeu a equipe com muita satisfação, parabenizando e apoiando a iniciativa. Nesta comunidade foi solicitada a atuação da Polícia Militar também contra as pessoas que abusam do volume de sons automotivos, perturbando o sossego inclusive nas madrugadas. 

Blitz em Brejinho das Ametistas: Realizada em 24 de fevereiro, a Blitz incluiu também palestra educativa no Grupo Escolar Clemente Ferreira de Castro, ministrada pela psicóloga do CREAS, Ana Paula Roque, que abordou sobre as drogas e suas consequências. A palestra aconteceu em dois momentos, no turno matutino, com a participação de cerca de 100 alunos e no turno vespertino com cerca de 90 crianças e adolescentes. A diretora da Escola, Walquiria Gondim de Castro Costa, iniciou o encontro agradecendo a presença de todos e pedindo a atenção das crianças. Foi realizado um momento de oração, direcionando pelo jovem Ronaldo Cerqueira e, logo após, todos os membros se apresentaram falando do papel da entidade de representam.

Estiveram presentes nessa ação, a equipe do CMDCA, representada por Kátia Moreira, Valdelice Azevedo e Juliana Moreira, o motorista Ronaldo Cerqueira, as conselheiras tutelares Edna Trindade, Marinalda Pereira e Márcio Adriano e os soldados da Polícia Militar, Ugo Kardec e Welington Carlos de Souza Pinto. 

Palestra Educativa em Tanquinho de Aroeiras: Realizada na igreja da comunidade, no dia 19 de fevereiro, a palestra foi conduzida pelo médico da UPA, Dr. Ugo Oliveira, que abordou sobre os mais diversos tipos de drogas; os efeitos no corpo; os problemas que acarretam e as formas de tratamentos. O momento contou com a participação ativa da comunidade, especialmente dos alunos, pais, professores e funcionários da Escola Manoel Soares da Cruz. Todos ficaram à vontade para participar, inclusive as crianças, que sanaram as suas dúvidas. 

Representando a equipe realizadora da campanha, o Pastor Noedson, Secretário Executivo do CMDCA, falou sobre os objetivos da ação, sobre as funções do CMDCA e colocou toda equipe a disposição da comunidade. Esteve presente também o presidente da associação da comunidade, Sr. Jesulino, que falou sobre a importância dos estudantes colocarem em prática tudo o que foi apresentado na palestra e a diretora da escola, Carmelita Aguiar, que ressaltou a importância do momento para alertar sobre todos os malefícios que as drogas acarretam. Na oportunidade, foi realizado um culto ecumênico, que encerrou o encontro com muita fé e alegria.  

Mutirão no II Carnaval da Diversidade e XXVII Lavagem da Esquina do Padre: A equipe da Campanha não descansou um só minuto durante a festa realizada entre 17 e 19 de janeiro. Um mutirão visitou todos os bares localizados no percurso dos cortejos da Lavagem, distribuindo panfletos informativos ao público e conscientizando os proprietários de bar para não fornecerem bebidas aos jovens. A ação foi aprovada, os proprietários, como de costume, aceitaram a afixação de cartazes nos estabelecimentos.

Rio de Contas: Criança morre asfixiada com leite

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto: Alan Rich | Livramento Agora

Um lamentável incidente aconteceu na tarde de quinta-feira (27) na cidade de Rio de Contas Chapada Diamantina. A menina Rebeca Antônia Cruz Silva de apenas seis meses de vida morreu asfixiada ao se engasgar com leite.

Segundo pessoas próximas a família, era a mãe da menina, Juliana dos Santos Cruz que lhe dava mamadeira.  Apesar da tentativa de socorro, a criança deu entrada no Hospital de Rio de Contas já sem vida. A família que reside no Bairro Olaria está bastante abalada com o ocorrido. 

Livramento Agora

Nota da Embasa: Problema do transbordamento ocorreu por falhas no fornecimento de energia

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece que na madrugada da última terça, 25, o conjunto de poços tubulares que alimentam o Sistema de Abastecimento de Água de Caetité (SIAA) registrou transbordamento, após falhas no fornecimento de energia elétrica de responsabilidade da Coelba.

O problema na Estação de Bombeamento na localidade de Tábua foi identificado pela equipe plantonista, responsável pela operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, que imediatamente se dirigiu ao local para suspender a operação e acionar a Coelba, que resolveu o problema na manhã do mesmo dia.

Nos últimos dias, estão ocorrendo frequentemente quedas e oscilações de tensão de energia em toda região, causando prejuízo para o trabalho operacional da Embasa como a queima de equipamentos e prejuízos para o meio-ambiente.

Como funciona:

A Estação Elevatória (Bombeamento) de Tábua trabalha como ponto de convergência dos poços tubulares que contribuem com o abastecimento de Caetité. De forma automatizada, o sistema regula o fluxo e bombeia a água para a ETA, que após tratamento é distribuída na cidade. No entanto, quando problemas no fornecimento de energia ocorrem, todos os aparelhos são desligados automaticamente e o bombeamento de água para a ETA é suspenso, o que não ocorre com a captação nos poços que continuam enviando água para o local afetado, já que estão em linhas de energia diferentes.

Emocionante! Bebê se “desespera” por ter que sair do lado da mãe após o parto; assista ao vídeo

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto: Reprodução

Criança chora muito e tenta segurar sua mãe

O momento do nascimento de um filho é sempre muito emocionante, principalmente para as mães. Os bebês, seja qual for à forma do parto, costumam chorar muito ao sair da barriga da progenitora. Agora vejam esta criança neste vídeo que chora muito, além de não querer se separar do colo da mãe.

Os pais deste pequeno se emocionam ao ver esta cena, que quando ele está próximo ao rosto da mãe fica calmo e sereno, mas se desespera quando o enfermeiro tenta separá-los. O vídeo foi divulgado nas redes sociais, em pouco mais de uma semana, e já garantiu 2 milhões de acessos.

ASSISTA AO VÍDEO:

Rio de Contas: carnaval vai homenagear a Copa do Mundo do Brasil

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto Divulgação

Uma das festas de carnaval mais tradicionais do interior do país é o de Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, no Sudoeste da Bahia.

Com o tema ‘Hexa Folia’, esse ano o evento vai homenagear a Copa do Mundo do Brasil. A ornamentação na praça principal já está praticamente pronta para receber mais de 15 mil turistas da região e de outros Estados.

Esse ano a programação vai contar com shows das bandas Pimenta Nativa, Edu & Maraial, Fred Dantas & Orquestra e muito mais.

Segundo o prefeito da cidade, Márcio Farias, em entrevista a nossa reportagem, a tradição do evento, resgatando a cultura e aspectos paisagísticos do município, facilitam para que o evento atraia os turistas.

“Nós recebemos pessoas de todo o país, mas a maioria do público são de cidades vizinhas, principalmente Vitória da Conquista”, explica.

Rodrigo Ferraz

Caetité: Polícia Militar mostra eficiência de ações durante Operação Carnaval

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

A Polícia Militar de Caetité vem mostrando uma grande eficiência em suas ações no combate à criminalidade, a qual vem crescendo de forma preocupante no município. 

Mesmo dentro das limitações de contingente, os policiais militares vêm se desdobrando buscando manter a ordem pública e deixar a população mais tranquila, já que com a nova onda de violência os caetiteenses vêm se mostrando muito temerosos. 

Na noite desta quarta-feira (26), uma nova ação que faz parte da Operação Carnaval, foi realizada em um dos locais onde os índices de violência vêm aumentando de forma muito preocupante, o Bairro São José, que é conhecido popularmente como “Morro do Piolho”. 

Após terem apreendido dois menores, a guarnição comandada pelo sub-tenente Fetal, se dirigiu a referida localidade e invadiu uma residência abandonada, a qual, ao que tudo indica, era uma espécie de posto de observação dos criminosos, devido ao local ser privilegiado por ter uma vista ampla da cidade. 

Apesar de não terem sido efetuadas prisões, foram apreendidas várias facas e outros objetos que estavam sendo utilizados pelos criminosos, que, ao avistarem a Polícia se evadiram rapidamente do local. 

A Polícia Militar intensificará ainda mais a Operação Carnaval, com a realização de várias blitz em inúmeros pontos da cidade, atendendo assim o grande clamor popular em busca do retorno da paz e da tranquilidade em Caetité. 

Programa 'O melhor do Brasil' da Rede Record grava quadro especial em livramento

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto: Patrick Cassiano | Livramento Agora

Após muitos anos, o reencontro de pai e filho poderá acontecer em breve em São Paulo. Um rapaz de 18 anos escreveu para o Programa Melhor do Brasil, apresentado por Rodrigo Faro, na Rede Record, para o quadro “Confesso que vivi”, o qual busca pessoas que se separaram ou perderam contato. O jovem contou sua história e, na carta, diz que gostaria muito de conhecer o pai chamado Antônio Carlos, morador do Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora.

Desta feita, a equipe da Rede Record esteve em Livramento de Nossa Senhora, nesta quarta-feira (26), para entrevistar o Livramentense e saber toda a história. Segundo Ele, “Eu morava em São Paulo e tive um namoro complicado com uma moça. Resolvi terminar o relacionamento e seguir minha vida. Logo depois ela me ligou e disse que estava grávida, mas, não acreditei. Perdemos o contato.

Vim embora para Livramento a cerca de dois anos porque sofri um AVC e já não tinha condições de trabalhar por lá. Estou surpreso e feliz em saber que este jovem deseja me ver. Já aceitei o convite da Record, vou voltar a São Paulo e conhecê-lo”, disse em entrevista ao site Livramento Agora. A matéria deve ir ao ar no dia 09 de março e o reencontro será realizado no palco do Programa Melhor do Brasil.

As informações são do Livramento Agora

 

Confusão leva Léo Santana & Parangolé para delegacia

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto: site Alagoas 24 Horas

Confusão termina em quebra-quebra no interior de Alagoas

Uma confusão entre empresários, prefeitura e integrantes da banda baiana Parangolé deixou foliões irritados e foi parar na Delegacia de Palmeira dos Índios, informa o site Alagoas 24 horas. A banda teria sido contratada para se apresentar no Bloco Nikoloco para 1,5 mil foliões que compraram abadás no valor de R$ 50 cada e outras cerca de 20 mil pessoas que se aglomeravam na ‘pipoca.’

 A confusão teria começado depois que os integrantes da Parangolé se recusaram a tocar antes que fosse efetuado 100% do pagamento. Os organizadores afirmam que a banda recebeu 50% do valor total (R$ 70 mil) adiantados e outros R$ 25 mil antes da apresentação ficando em aberto R$ 10 mil que seriam pagos posteriormente pela prefeitura.

 Mesmo tendo recebido R$ 60 mil – dos R$ 70 mil combinados – a banda se recusou a dar início à apresentação musical. Os organizadores chegaram a oferecer um carro com garantia, mas a banda abandonou a cidade sem se apresentar. Os organizadores, então, interceptaram o ônibus da banda nas proximidades do Povoado Santa Antônio, a 5 km de onde deveria ocorrer o evento.

 Após ameaça de quebra-quebra dos foliões, os organizadores prestaram queixa-crime na 5ª Delegacia de Polícia e a comitiva da banda Parangolé foi interceptada em Sergipe pela polícia e obrigada a retornar a Palmeira dos Índios para prestar esclarecimentos. No interior do ônibus foram encontradas pistolas que pertenciam aos seguranças – um deles policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Bahia – e em um dos veículos da comitiva uma maleta com R$ 60 mil pagos pelos organizadores do Bloco Nikoloco. Após prestar esclarecimentos, a banda foi liberada.


Colisão entre carro e caminhão deixa três mortos na BR 020, na altura do Rosário

Quinta / 27 Fev 2014 / 00h00
Foto sigivillares

Um acidente grave ocorreu na manhã desta quarta-feira, 26, na BR 020, próximo ao Distrito do Rosário, no município de Correntina, deixando três mortos.

Um Chevrolet Opala Caravan ficou destruído ao colidir com um caminhão. Os três ocupantes do Opala morreram no local. No caminhão, os três ocupantes tiveram apenas ferimentos leves. 

A polícia rodoviária federal ainda não divulgou as informações do acidente.

Sigy Villares

Direito de Resposta

Quarta / 26 Fev 2014 / 00h00

Referente à matéria “Projeto Mutirão de Limpeza não teve continuidade, o que acabou estimulando a prática de jogar entulhos nas vias públicas da cidade” publicada neste site. 

A afirmação que os entulhos no município de Caetité vêm aumentando por falta da fiscalização da Prefeitura Municipal, conforme acusa matéria “Projeto Mutirão de Limpeza não teve continuidade, o que acabou estimulando a prática de jogar entulhos nas vias públicas da cidade”, divulgada neste site é uma inverdade.

Nunca houve tantas construções civis no município, aliado a falta de conscientização e/ou conhecimento dos construtores com relação à destinação correta dos entulhos, o que tem realmente gerado um aumento desses nas vias públicas da cidade.

Em resposta a esta acusação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (antiga Secretaria de Infraestrutura) vem a público afirmar que este problema não advém por falta de fiscalização da Prefeitura, visto que este é um trabalho contínuo, realizado por dois fiscais dedicados em permanência constante a tal serviço, e que pode ser confirmado através dos seguintes registros: em média, 60 notificações são emitidas ao mês a donos de construções que deixaram os seus entulhos na rua. Só nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, foram 127 notificações emitidas.

Com relação à campanha “Mutirão Minha Cidade Limpa” citada na matéria como abandonada, esta foi realizada com datas definidas, durante o mês de março de 2013, como confirma uma divulgação desta Campanha que segue em anexo.

O Mutirão foi realizado pela Prefeitura com o objetivo de conscientizar a população sobre a forma correta de destinação dos entulhos, lixos, podas de árvores e materiais diversos, resultando positivamente, conforme mostram os dados: foram recolhidos 2.103 m³ de lixo (bota fora de materiais, podas de árvores e materiais diversos); 901 m³ de aterro (usados na obra do Parque Ecológico Paulo Jackson); 144 horas de máquina trabalhadas (pá-carregadeira e retroescavadeira); 3.004 m³ de transporte (caçambas).

Estes números demonstram além do resultado satisfatório da campanha, que a melhor forma de solucionar este problema é através da conscientização, iniciativa que deveria estar sendo desenvolvida por este site, ao invés de usar este importante espaço público para tentar, de forma desrespeitosa, achar aleatoriamente um culpado.

Diante do exposto, confirma-se que é INVERÍDICA a afirmação da matéria publicada neste site de que “está havendo uma falta de cuidado – da Prefeitura, especialmente pela ausência da fiscalização, o que tem provocado o acúmulo de restos de materiais de construção”.

Para finalizar, a Secretaria de Serviços Públicos deixa a disposição os seus contatos para quaisquer denúncias: Avenida Waldick Soriano, Nº 92, 1º Andar ou pelos telefones: (77)3454-8066 / 3454-8067.

Monstruosidade: Bebê de um ano é estuprado pelo namorado da mãe

Quarta / 26 Fev 2014 / 00h00

Uma criança de um ano e quatro meses foi socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE) na manhã desta quarta-feira (26), vítima de violência sexual. De acordo com informações do posto de Polícia Civil da unidade médica, o bebê deu entrada na instituição nesta manhã, vindo do bairro de Santa Mônica, em Salvador, acompanhado pela mãe.

Ela disse para a polícia que o menino ficou ferido ao cair do colo do tio. No entanto, após passar por exames, ficou constatado que a criança tinha sido vítima de violência sexual, e a mãe do bebê confessou que o filho foi estuprado pelo namorado, com quem se relacionava há um mês.

A identificação do suspeito não foi divulgada pela polícia. Ainda de acordo com o HGE, informações preliminares apontam que há indícios médicos de que esta não foi a primeira vez que o bebê foi abusado sexualmente pelo padrasto.

A vítima está internada no hospital, e deve ser encaminhada ainda nesta quarta para o Instituto Médico Legal, onde vai fazer exames de corpo delito antes de retornar ao HGE. O caso será investigado pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Derca), mas o homem suspeito de cometer o crime ainda não foi preso.

As informações são do Correio. 

Igaporã: Justiça Eleitoral caça mandatos de Rosana e José Suly

Quarta / 26 Fev 2014 / 00h00

O Município de Igaporã assiste ao início de nova disputa judicial, como ocorreu no ano de 2013, através de processos em tramitação na Justiça Eleitoral, referentes às eleições municipais de 2012. Após a vitória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no ano passado, a Prefeita Rosana Cotrim e o Vice José Suly, foram cassados pela Justiça Eleitoral, em sentença do Dr. Ricardo Guimarães Martins, Juiz Eleitoral da Comarca de Riacho de Santana-BA. A publicação ocorreu no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro.

O Juiz considerou legal a substituição de Deusdete Fagundes por sua esposa Rosana Cotrim, pois, a substituição “às vésperas do pleito não configura, por si só, a existência de fraude, uma vez que há autorização legal para tanto, devendo a prática ser considerada dentro do contexto em que realizada para então se afirmar, com segurança, se houve conluio de vontades objetivando ludibriar o eleitorado no processo livre e consciente de escolha de seus mandatários”.

Entretanto, o Juiz Eleitoral após verificar “a prova produzida nos autos, sob o crivo do contraditório e da ampla defesa”, afirma que houve“uma estratégia articulada e dirigida a induzir o eleitorado a erro, qual seja, o de votar na candidata Rosana Cotrim de Carvalho Melo imaginando estar votando no candidato substituído Deusdete Fagundes de Brito, conduta inaceitável que dever ser reprimida e penalizada pelo Poder Judiciário, inclusive para fins pedagógicos”.

Fundamentando a decisão, a sentença traz o fato de que o Juízo Zonal determinou a ampla divulgação da substituição da candidatura “através de carros de som, publicação da referida nota em cada Seção Eleitoral, além de sua leitura, a cada uma hora, na Rádio Sertaneja de Igaporã, e Rádio Guadalupe, de Riacho de Santana, até o final da votação”. Conforme os autos, verificou-se a publicação de nota nos locais de votação, para informação dos eleitores. Prossegue, o Juiz: “No entanto, nota-se o pouco empenho dos impugnados em cumprir as demais determinações do Juízo Zonal”.  Na sequência da sentença, o Juiz afirma que “não há qualquer prova nos autos de que a substituição de Deusdete por Rosana tenha sido veiculada, através de carro de som, durante a votação, conforme determinado”. Outra constatação é de que “os impugnados ignoraram solenemente a determinação judicial de divulgação da substituição das candidaturas, a cada uma hora, através da Rádio Guadalupe”.

Analisando a divulgação realizada na Rádio Comunitária Sertaneja FM, de Igaporã, o Dr. Ricardo Guimarães constata que “os impugnados cumpriram a determinação judicial apenas parcialmente”, pois foi realizada “em horários estrategicamente escolhidos para a omissão, restando demonstrado o cumprimento apenas parcial da ordem judicial, já que a divulgação deveria ocorrer a cada hora, até o fim da votação”.

O Juiz cita ainda nota divulgada pela Rádio Sertaneja FM, em edição extraordinária do Jornal do Meio Dia, informando à população que o candidato era Deusdete, contrariamente à determinação da Justiça Eleitoral, pois “Deusdete já havia tomado a decisão de renunciar à sua candidatura”. Afirma, o Juiz: “ao ouvir a mídia acostada aos autos pelos impugnantes (fls. 306), constatei a inserção, por 20 vezes, da inescrupulosa nota”.

No prosseguimento do texto legal, o Juiz Eleitoral esclarece sobre as provas da ligação entre Deusdete e a Rádio Sertaneja: “Verifica-se, portanto, que Deusdete era o presidente da Associação Comunitária do Desenvolvimento Cultural de Igaporã – ACDI (…), além do que participou ativamente da criação da Associação Comunitária do Desenvolvimento Social de Igaporã – ACDS, sediada no mesmo endereço daquela, e cujo patrimônio é composto, dentre outras fontes, do apoio cultural recebido na Rádio Comunitária Sertaneja FM”.

Dando prosseguimento, Dr. Ricardo afirma: “o quanto acima verificado, e em consonância com os depoimentos colhidos em Juízo, inclusive de testemunhas arroladas pelos próprios impugnados, permite concluir que Deusdete, à época dos fatos, tinha sobre a Rádio Sertaneja, se não o seu controle jurídico, ao menos poder de fato. Conclui-se também que as notas fraudulentas constantes das fls. 7/8 destes autos têm locução de Cristiane e Demócrito; que estes são aliados políticos dos impugnados; que as referidas notas foram inseridas por Demócrito na programação da Rádio Sertaneja, a mando de Deusdete”.

O texto ressalta o alcance da Rádio Sertaneja nas zonas urbana e rural do município, fato que provocou “desequilíbrio no pleito”. Conclui a sentença: “Ademais, a votação foi muito parelha entre o primeiro e segundo colocado, tendo eles obtido 49,62% e 46,19% dos votos válidos, respectivamente, o que autoriza concluir que o resultado da eleição teria sido outro caso os impugnados não tivessem praticado a fraude eleitoral nestes autos verificada (…). Pelo exposto, e de tudo o mais que dos autos consta, JULGO PROCEDENTE a presente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – AIME para CASSAR os mandatos de Rosana Cotrim de Carvalho Melo e José Suly Fagundes Netto, respectivamente de Prefeita e Vice-Prefeito do Município de Igaporã-BA, outorgados na eleição de 2012”.

Os próximos passos desta nova disputa eleitoral em Igaporã, no âmbito judicial, serão um possível Recurso Especial a ser impetrado pela Prefeita Rosana Cotrim, com o objetivo de reverter a sentença de primeira instância, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Salvador, inclusive, com pedido de medida liminar para que ela possa aguardar o julgamento do Tribunal no comando da Prefeitura. Nossa reportagem manteve contato com correligionários da Prefeita Rosana Cotrim e do ex-prefeito Newton Cotrim, Neto. Os oposicionistas mantiveram um discurso de cautela, aguardando os resultados, enquanto que alguns colaboradores de Rosana demonstraram confiança na continuidade da administração municipal, com vitórias nas instâncias judiciais seguintes. A Rádio Igaporã continuará acompanhando o desenrolar dos fatos e trará novidades logo que forem obtidas.

Por Radio Igaporã