voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2013"

Novos alunos da rede estadual podem se matricular a partir desta segunda

Domingo / 24 Fev 2013 / 00h00
Foto: Mateus Pereira / Secom

Começa nesta segunda-feira (25) a matrícula para os novos estudantes da rede estadual de ensino. Até terça-feira(26), serão realizadas matrículas referentes ao ensino fundamental e Proeja fundamental (ensino fundamental integrado a curso de qualificação profissional para maiores de 18 anos). Na quarta e quinta (27 e 28), serão matriculados os estudantes do ensino médio e técnico nível médio. O atendimento acontece das 8 às 20h, em qualquer unidade escolar da rede estadual.

Governo prepara plataforma eleitoral para Rui Costa e Gabrielli

Domingo / 24 Fev 2013 / 00h00

O governo Wagner já dá indícios de que está preparando seus petistas para a sucessão estadual em 2014. O secretário Rui Costa, da Casa Civil e José Sérgio Grabrielli, do Planejamento, já têm o seu quinhão para uma plataforma pré-eleitoral.

Rui Costa ficou com o controle das ações de combate à seca e o projeto da linha 2 do metrô da capital. Para Gabrielli, que já havia ganho a liderança dos planos de construção da ponte Salvador-Itaparica, agora, tem também outro ‘trampolim’: o comando dos Diálogos Territoriais que permite contato com líderes políticos e da sociedade civil organizada.

Para garantir o sucesso, Gabrielli já montou o seu roteiro de ‘pé-na-estrada’. Depois de Conceição do Coité, na quinta-feira (28), ele segue para Ilhéus no início de março. Ainda tem 27 cidades pela frente para sediar os eventos.

Pinheiro

Ainda no ‘balaio eleitoral’ tem o nome do senador Walter Pinheiro que não teve destino definido por parte do governador Jaques Wagner. E não está claro se o parlamentar terá algum mimo.

Segundo avaliação do jornal do Correio, “até as quinas das paredes no CAB já sabem que Rui Costa e o preferido do governador e Gabrielli, do ex-presidente Lula”. No entanto, é Walter Pinheiro que lidera nos resultados das pesquisas encomendadas pelo Palácio de Ondina sobre 2014.

Caetanos: motociclista morre em acidente

Domingo / 24 Fev 2013 / 00h00
Foto: Portal Caetanos

Por volta das 12h de ontem (sábado) foi registrado um grave acidente na estrada que dá acesso ao município de Caetanos, no Sudoeste do estado. Uma moto modelo CG Titan de placa (GPS 2544) pilotada por Alcebides Oliveira Santos 41 anos de idade e um caminhão Baú placa (JQL 9448) colidiram.

Após o impacto, o motociclista, que estava sem capacete, ficou gravemente ferido e foi encaminhado para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. A vítima não resistiu aos ferimentos e acabou vindo a óbito.

O nome da vítima não foi divulgado.

Presidente do Flamengo do Rio recebeu comitiva do Flamengo de Guanambi

Domingo / 24 Fev 2013 / 00h00

Guanambi fica a centenas de quilômetros de Salvador, mas para o Clube de Regatas do Flamengo é como se fosse do lado. Afinal, segundo a direção do Flamengo de Guanambi, o que não falta na cidade e na região são torcedores do Mais Querido. A comitiva fez uma visita ao Flamengo no mês passado para apresentar os projetos do clube e possíveis propostas de parceria esportiva.

Mesmo com a pauta profissional, a conversa teve diversos momentos informais já que o interesse em comum pelo rubro-negro unia os presentes. Inclusive Antonio Denis (de camisa azul na foto ao lado), ex-ponta-esquerda do Flamengo no final da década de 1960. “Quando era jogador do Flamengo atuei contra o Flamengo-Pi. A única coisa interessante naquele estádio é que a torcida era todo ao nosso favor” revelou o ex-jogador.

O Flamengo de Guanambi se prepara para disputar a segunda divisão do campeonato baiano. Na reunião, o presidente e membros da diretoria de marketing e comunicação conheceram os projetos do clube. Os representantes do time nordestino querem também trazer revelações locais para brilharem pelo Mais Querido (Flamengo do Rio) ou pegarem jogadores que não sejam utilizados e estejam disponíveis por empréstimo.

O encontro chegou a ser interrompido para que uma rádio local ouvisse uma palavra do presidente do Flamengo. O locutor avisou a Bandeira de Mello que um titular no jogo deste sábado nasceu em uma cidade próxima: o atacante Hernane, que cresceu em Bom Jesus da Lapa.

“Não sabia que ele era daí. Ele tem tudo para voar nesse campeonato carioca e nós depositamos muita esperança nele”, afirmou o presidente antes de se despedir com um “saudações rubro-negras”.

Informações da assessoria de comunicação do Flamengo do Rio.

Luís Eduardo:Adolescente é morto em frente a boate, acusados já estão presos

Domingo / 24 Fev 2013 / 00h00

O adolescente Jedson Souza de Lima, de apenas 12 anos, foi morto na madrugada deste domingo, 24, por volta de 1h40, em frente à Boate Patativa, na avenida Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz, na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

 

Investigação

Assim que foi comunicada do ocorrido, uma guarnição da polícia militar, comandada pelo soldado Chacal Alves chegou ao local do crime.

“Assim que chegamos, um rapaz começou a gritar: Cadê a polícia? Cadê a polícia? Nossa cidade está entregue à marginalidade! Na hora eu desconfiei do moço e ainda comentei com a mãe do menino. Mas ela me disse que não, que o rapaz era amigo da família e que ficou o tempo todo na boate”, contou Chacal.

Mas no desenrolar dos fatos, comprovaria que a intuição do policial estava certa.

 A arma utilizada no crime. Ao fundo, Eronildo e Vanderlei

Vanderlei confessou ser o autor dos disparos

Prisão do acusado

Na manhã deste domingo, 24, a polícia militar recebeu uma denúncia anônima revelando detalhes do crime e a localização dos suspeitos.

A polícia civil, que já investigava o caso, agiu em parceria com a polícia militar para prender os acusados.

Por volta de 08h55, deste domingo, 24, os policiais chegaram a residência dos suspeitos, na rua São Francisco, no bairro Mimoso II.

Na casa, os policiais prenderam Eronildo Santana Lopes, de 32 anos, e Vanderlei Sampaio Ferreira, de 20 anos.

A terceira bala ficou presa no cano do revólver. "Iria morrer mais gente", disse um policial

Na residência, os policiais também encontraram a arma utilizada no crime, um revólver calibre 38, com três munições intactas e uma ainda uma bala que ficou presa no cano do revólver. “Iria morrer mais gente. Graças a Deus essa bala emperrou”, disse um policial que não quis se identificar.

A participação dos acusados

Segundo a polícia militar, a arma utilizada no crime pertence à Eronildo Santana. O mesmo teria passado a arma para Vanderlei Sampaio cometer o crime.

O alvo de Vanderlei era um dos seguranças da boate.

Para não levantar suspeitas, Vanderlei deixou o local dizendo que iria urinar em um mato próximo da boate.
Já do lado de fora, ele efetuou os dois disparos contra os seguranças.

Eronildo foi quem, segundo a polícia, emprestou a arma para Vanderlei cometer o crime

Dissimulado

“Vanderlei é frio e dissimulado. Assim que cometeu o crime, ficou na rua gritando pela polícia e clamando por segurança. Por ser muito amigo da família proprietária do estabelecimento, Vanderlei ainda foi para a UPA para dar apoio aos pais do garoto”, revelou Chacal Alves.

Já na delegacia de polícia, o rapaz teria confessado o o crime.

Eronildo e Vanderlei estão presos à disposição da justiça.

Arma que tirou a vida do garoto

Corpo do adolescente na UPA à espera da remoção para o IML de Barreiras

 

Sigyvilhares

Tentativa de homicídio em Malhada

Sábado / 23 Fev 2013 / 00h00
Foto Ilustrativa

Uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde de sexta-feira, 22 de fevereiro, durante uma confusão em um bar, localizada na Av. Governador Nilo Coelho, em Malhada, um menor tentou contra a vida de Zé de Sebastião de Lói.

A vítima foi encaminhada para o hospital São Geraldo em Malhada, mas devido seu estado de saúde foi transferido para o hospital Regional de Guanambi, em estado grave.

O menor, autor do crime teria colocado a faca no umbigo da vítima e saiu fazendo corte até a região do peito, segundo populares.

A polícia realizou diligencia na região, mas não localizou o menor que até o momento está foragido.

 

João Miguel

Mais de 130 mil baianos podem ter o título cancelado

Sábado / 23 Fev 2013 / 00h00

Cerca de 132.500 eleitores em todo o estado da Bahia faltaram nas últimas três eleições e podem ter o título cancelado por ausência de justificativa na Justiça Eleitoral. Do total de baianos que deixaram de ir às urnas, uma média de 39.300 (29,6%) estão em Salvador, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Ainda segundo o TRE, as relações com os nomes, os números de inscrições dos faltosos e as eleições em que não compareceram nem justificaram a ausência começaram a ser afixadas para consulta nos cartórios eleitorais, na última quarta-feira, 20.

O eleitor também pode se informar sobre a sua situação pelo site do TRE. Basta acessar o menu Eleitor, na home page, e depois clicar em Situação Eleitoral e Consulta por título (na parte superior da página). É preciso informar o nome completo, a data de nascimento e o número do título. 

Regularização - Para regularizar a situação, o eleitor com nome incluído na relação dos faltosos deverá procurar a Justiça Eleitoral a partir de segunda-feira, 25 de fevereiro, até 25 de abril. O atendimento poderá ser feito nos cartórios, na Central de Atendimento ao Público (CAP) do TRE-BA, situado em prédio anexo à sede, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) ou nos postos do TRE nos SACS.

Os eleitores devem apresentar documento oficial com foto, título eleitoral ou, a depender de cada caso, os comprovantes de votação, a justificativa eleitoral ou de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

O eleitor faltoso que não comparecer ao cartório para regularizar a situação durante este prazo terá o título cancelado automaticamente. O cancelamento deverá ocorrer no período de 10 a 12 de maio de 2013. No entanto, mesmo após ter o documento cancelado, é possível regularizar a situação por meio de um requerimento.

Depuração - O cancelamento dos títulos, estabelecido, este ano, no Ofício-Circular 01 e no Provimento 01, da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) – órgão vinculado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – é a etapa principal do trabalho de depuração do Cadastro Nacional de Eleitores (CNE), realizada por técnicos do TSE.

A depuração consiste no rastreamento e batimento de dados dos eleitores de todo o país para identificar e eliminar do cadastro aqueles que deixaram de votar e justificar em três eleições consecutivas.

Vale lembrar que sem o Título de Eleitor e/ou em débito com a Justiça Eleitoral, o cidadão fica impedido de assumir cargo público, caso seja aprovado em concurso, ou mesmo de se inscrever para concurso público; contrair empréstimos em instituições bancárias mantidas pelo governo, funcionários públicos ficam sem receber o salário, não pode tirar passaporte ou a carteira de identidade e nem renovar ou se matricular em estabelecimentos oficiais de ensino.

 

A Tarde

Mudanças na Polícia Civil da Bahia

Sábado / 23 Fev 2013 / 00h00

Uma série de exonerações e nomeações envolvendo delegados foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22). Uma das principais mudanças do despacho assinado pelo governador Jaques Wagner é a exoneração de Arthur José Pedreira Gallas e Souza do cargo de diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele será substituído pelo delegado Jorge Figueiredo Júnior. As mudanças divulgadas nesta sexta-feira (22) são válidas para a capital e interior da Bahia. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, as mudanças visam promover a “oxigenação” da administração pública, pois os delegados podem levar a experiência adquirida no antigo cargo para outras áreas da polícia.

A delegada Heloisa Campos de Brito deixa a direção do Departamento de Polícia Metropolitana para assumir como corregedora chefe da Corregedoria da Polícia Civil – cargo antes ocupado por Iracema Silva de Jesus, que vai para o Departamento de Polícia Metropolitana.

Emília Margarida Blanco Oliveira passa a chefia do gabinete do secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Maurício Barbosa, para Gabriela Caldas Rosa de Macedo, que era coordenadora da Superintendência de Inteligência. Emília passa a ser a diretora do Departamento de Crimes contra o Patrimônio.

O delegado Cleandro Pimenta Bastos Neto era o diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio.

Edenir de Macedo Cerqueira sai do cargo de diretor do Departamento de Polícia do Interior e assume a coordenação da Superintendência de Prevenção à Violência. O Departamento de Polícia do Interior fica sob a direção do delegado Moisés Nunes Damasceno, que era Coordenador Regional da Polícia Civil.

O delegado Evy Silva Nery Júnior Paternostro assume como coordenador regional da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Itabuna). Antes, ele era coordenador regional do Departamento de Polícia do Interior.

Veja as mudanças abaixo:

Arthur José Pedreira Gallas
exonerado do cargo de diretor do Departamento de Homicídios

Heloisa Campos de Brito
exonerada do cargo de diretora do Departamento de Polícia Metropolitana
nomeada para o cargo de corregedora chefe da Corregedoria da Polícia Civil

Iracema Silva de Jesus
exonerada do cargo de corregedor chefe da Corregedoria da Polícia Civil
nomeada para o cargo de diretora do Departamento de Polícia Metropolitana

Emília Margarida Blanco Oliveira
exonerada do cargo de chefe de gabinete do secretário da SSP
nomeada para o cargo de diretora do Departamento de Crimes contra o Patrimônio

Gabriela Caldas Rosa de Macedo
exonerada do cargo de coordenadora da Superintendência de Inteligência
nomeada para o cargo de chefe do Gabinete do secretário da SSP

Edenir de Macedo Cerqueira
exonerado do cargo de diretor do Departamento de Polícia do Interior
nomeado para o cargo de coordenador da Superintendência de Prevenção à Violência

Cleandro Pimenta Bastos Neto
exonerado do cargo de diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio

Moisés Nunes Damasceno
exonerado do cargo de Coordenador Regional da Polícia Civil
nomeado para o cargo de diretor do Departamento de Polícia do Interior

Evy Silva Nery Júnior Paternostro
exonerado do cargo de coordenador regional do Departamento de Polícia do Interior
nomeado para o cargo de coordenador regional da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior

 

Anderson Oliveira

UPB promoverá em abril seminário para debater a Ferrovia de Integração Oeste Leste-Fiol

Sábado / 23 Fev 2013 / 00h00
Comissão que organiza o seminário reunida na UPB

No próximo mês de abril [data a ser definida entre os dias 19 ou 26], a União dos Municípios da Bahia (UPB), estará realizando na cidade de Barreiras o Seminário da Ferrovia de Integração Oeste Leste, para o qual, será convidado o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, representantes do executivo estadual, deputados federais e estaduais, gestores municipais e outras autoridades. Uma comissão formada por parlamentares federais e estaduais se reúne para definir a programação do evento. Serão também convidados para participarem do seminário, a presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner. O lançamento e apresentação da programação para a imprensa será no dia 12 de março, às 9h, no auditório Prefeito Lomanto Júnior, da UPB, em Salvador. O prefeito Humberto Santa Cruz, do município de Luiz Eduardo Magalhães, presidente da União dos Municípios do Oeste disse que, “este seminário é fundamental para que a Bahia, as entidades e o governo sintam a importância dessa ferrovia para o escoamento da safra, integração geopolítica da Bahia, uma consolidação de um estado só”. São 47 municípios que estão diretamente ligados ao traçado da ferrovia. A presidente da UPB, Maria Quiteria prefeita de Cardeal da Silva, considera não ser possível pensar o futuro sem as ferrovias, “um transporte mais barato, seguro, ambientalmente sustentável, que induz o desenvolvimento e atrai novas empresas e investimentos por onde passa e promove a descentralização desse desenvolvimento. As ferrovias também ajudam a resolver parte dos problemas das rodovias e estradas”.

 

Wilson Novaes

Iuiú: Estrada beneficia 37 mil baianos

Sábado / 23 Fev 2013 / 00h00
Fotos Anderson Oliveira

Neste sábado (23), foi a vez dos moradores de Iuiú, no sudoeste baiano, receberem, recuperado e sinalizado, um trecho de 15 quilômetros da BA-160, que liga o entroncamento da BR-030 à sede do município. A obra, entregue pelo governador Jaques Wagner e pelo vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, teve investimento de aproximadamente R$ 4,67 milhões e beneficia 37 mil pessoas de Iuiú, Carinhanha, Malhada e Palmas de Monte Alto. No trecho contemplado, passam diariamente cerca de 165 veículos.

O governador destacou outros benefícios que a região está recebendo do Governo do Estado. “A adutora de Guanambi trouxe água de qualidade para Iuiú. A vazão ainda está 20% do potencial, mas eu já falei com a diretoria da Embasa, que está aguardando que a Coelba forneça a energia necessária para o funcionamento das bombas, o que está previsto para até 60 dias. O povo de Iuiú não vai mais precisar beber água salobra”.

Brumado: viatura da CAESG é apedrejada

Sábado / 23 Fev 2013 / 00h00

Duas viaturas da CIPE/Sudoeste, a antiga Caesg, faziam ronda de rotina neste sábado (23), no Bairro Urbis II, em Brumado. Segundo o site Brumado Notícias, uma das viaturas foi apedrejada na referida localidade, sendo que os policiais foram hostilizados por um grupo de seis pessoas acusadas de tráfico de drogas no município.

Entre os detidos, estava uma mulher e dois adolescentes. Com o grupo a polícia encontrou a quantia de R$ 1.233,00, cocaína que estava escondida dentro de uma sacola com ração para cachorro, uma espada artesanal e uma motocicleta sem o lacre de emplacamento. O grupo foi encaminhado para delegacia e o material apreendido foi encaminhado para perícia.

 

Com Informações e fotos do Brumado Noticias

Polícia Civil de Jequié desmonta quadrilha que agia na região Sudoeste da Bahia

Sábado / 23 Fev 2013 / 00h00

A Polícia Civil de Jequié cumpriu mandados de prisão na madrugada de sexta-feira (22) em três cidades da região contra Amaro Santana, 32 anos, Ricardo Barbosa Santos, 20 anos, ambos de Jequié e Jessiel Miranda Campos, de 27 anos, natural de Salvador. Em Nova Canaã, foi presa uma mulher identificada como Adriana Santos Almeida, 32 anos. Já em Cândido Sales foi preso Eleni Santos Oliveira, 24 anos.

De acordo com informações da Polícia Civil as investigações foram iniciadas em setembro de 2012, e durante esse período foram presos, por fazerem parte da mesma quadrilha, Iuri de Oliveira Cardoso, 28 anos, natural de Jequié e Ednaldo Pires Belchior, 49 anos, de Cupira, interior de Pernambuco, ambos já custodiados no Conjunto Penal de Jequié.

Ainda de acordo com a PC, na ocorrência consta que Emilly Nunes da Silva, 21 anos, natural de São Paulo, também é suspeita de fazer parte da quadrilha acusada de homicídios e tráfico de entorpecentes na região Sudoeste e já está presa em Vitória da Conquista. Com as prisões efetuadas, a polícia conseguiu tirar das ruas mais de 160 kg de drogas – maconha, cocaína e crack.

 

Rodrigo Ferraz - RG

LEM: Agricultor morre em capotamento na BA 460

Sábado / 23 Fev 2013 / 00h00
Fotos Sigy Vilares

O agricultor Odair Ranzi Fontana, morreu no final da tarde deste sábado, 23, por volta de 17h20, após capotar sua Hilux SW4, na BA 460, na região das placas, a cerca de 32 quilômetros do centro de Luís Eduardo Magalhães.

Odair Fontana perdeu a direção do veículo, saiu da pista e capotou.

O agricultor, que não estaria usavando cinto de segurança, foi arremessado para fora do veículo. Os airbags do carro não acionaram.

O agricultor não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente.

Uma equipe do SAMU foi ao local, mas já não havia mais o que fazer a não ser atestar a morte de Odair.

O corpo do agricultor está na UPA, onde aguarda a remoção para o IML de Barreiras.

Aposentadoria: inativos de 47 órgãos estaduais devem se cadastrar em fevereiro

Sexta / 22 Fev 2013 / 00h00

28 de fevereiro é a data limite para os aposentados do Estado, que ainda não atualizaram seus dados cadastrais junto à Previdência Estadual (Suprev), comparecerem a uma das 41 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) espalhadas pelo estado. Esta é a primeira etapa do recadastramento de 2013, que espera contemplar mais de 10,5 mil servidores aposentados de 47 órgãos da administração pública estadual.

Os inativos devem comparecer aos locais indicados munidos dos seguintes documentos originais: carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço, com emissão de até três meses. Caso o aposentado esteja acometido de doença grave, impossibilitado de se locomover ou ausente do domicílio, o recadastramento poderá ser realizado através de procuração por instrumento público, ou mediante formulário de representação disponibilizado pela própria Previdência Estadual. Já os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev. 

Onde fazer?


Desde o ano passado, o recadastramento pode ser realizado com hora marcada, com agendamento para a sede da Previdência Estadual, no Brotascenter (3116-5437 ou 3116-5440), e também para os Postos SAC do Shopping Paralela e Passeio Norte (0800 071 5353 ou 4020 5353). Mais informações, como os endereços da Previdência Estadual em Salvador, das unidades dos Centros de Atendimento Previdenciário (Ceprev) e dos Pontos Cidadão, além da lista de documentos exigidos e dos órgãos convocados estão disponíveis no Portal do Servidor.
Próximos recadastramentos

Os aposentados da Secretaria da Saúde (Sesab) serão convocados para fazerem o cadastramento em março. A ação visa, além de atualizar os dados dos inativos, coibir fraudes e pagamentos irregulares.

Desde 2007, o Estado já suspendeu 3.028 benefícios pagos de forma irregular, gerando uma economia de R$ 77,6 milhões aos cofres públicos.