voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2017"

Brumado: Sem serviço de limpeza, delegacia é faxinada por delegado

Terça / 31 Jan 2017 / 20h20
Foto: Reprodução | Brumado Acontece

A ideia de que os funcionários precisam executar diferentes tarefas dentro de sua profissão anda cada vez mais abrangente. O mais novo exemplo disso aconteceu dentro de uma delegacia no município de Brumado, em que um delegado precisa deixar seus afazeres de lado para realizar a faxina da unidade. Desde que a funcionária terceirizada responsável pela faxina abandonou o cargo - porque estava com os salários atrasados há meses-, o delegado Leonardo Soares, investigadores e escrivães se revezam na atividade. Essa situação acaba atrasando o andamento de inquéritos, que ficam parados por mais tempo e prejudicam a população do município. De acordo com o site Brumado Acontece, este fato ja acontece há alguns meses na sede da  20ª Coordenadoria de Policia do Interior (20ªCOORPIN).

Novo relator da Lava-Jato deve ser escolhido nesta quarta por sorteio

Terça / 31 Jan 2017 / 16h25
Foto: Reprodução

O novo relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser escolhido nesta quarta-feira (01/02) por sorteio entre os integrantes da 2ª turma da corte. O mais provável é que o sorteio ocorra antes do início da sessão, a primeira do ano após o fim do recesso do Judiciário. Até hoje à noite a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, deve conversar com o ministro Edson Fachin, atual integrante da 1ª turma, sobre uma possível transferência para a 2ª, responsável por julgar a Lava-Jato. Se a mudança se concretizar, o sorteio será feito entre cinco ministros. Atualmente, a 2ª Turma do STF é composta pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Fachin pode vir a ocupar a vaga deixada com a morte do ministro Teori Zavascki, em um acidente aéreo no litoral fluminense em janeiro. Também na sessão de amanhã, será feita uma homenagem a Teori, com a presença de seus familiares.

120 soldados são incorporados à PM; apenas 21 são mulheres

Terça / 31 Jan 2017 / 16h08
Foto: Alberto Maraux | SSP/BA

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento das Praças da Polícia Militar (CFAP) incorporou à Polícia Militar (PM), nesta terça-feira (31/01), 120 soldados – destes, 21 mulheres e 99 homens – foram recebidos pelo subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, e pelo comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão. Na ocasião também foram entregues 30 novas motocicletas, aumentando a frota do Esquadrão Águia, unidade responsável por diversas ações preventivas de segurança. Com a chegada do novo efetivo, sobe para mais de 2500 o número de soldados incorporados na Polícia Militar nos últimos dois anos. As mortes dos soldados Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior, lotados no 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (Bom Jesus da Lapa), enquanto defendiam os interesses da sociedade foram foram lembradas pelo coronel coronel Anselmo Brandão. “Não vamos esquecer, nem sossegar enquanto os responsáveis por estes atos não pagarem pelos atos covardes”, ressaltou.

Renan confirma Eunício como candidato do PMDB à Presidência do Senado

Terça / 31 Jan 2017 / 15h11
Foto: Jane de Araújo | Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou nesta terça-feira (31/01), que o PMDB indicou por aclamação o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) à Presidência do Senado. A eleição da nova Mesa Diretora da Casa está marcada para as 16h desta quarta-feira, primeiro de fevereiro. "O PMDB tem a maior bancada, conquistou nas urnas esse direito e fez uma bela indicação, porque o Eunício tem experiência, liderança, espírito público e saberá conduzir o Senado nessa travessia particularmente muito difícil da vida nacional", afirmou Renan. Líder: Na conversa com os jornalistas, o presidente do Senado, Renan Calheiros, confirmou ainda  que foi indicado, também por aclamação de seus pares, para a Liderança do PMDB no Senado. "Estou refletindo sobre essa indicação. Quero colaborar com o partido, com o Brasil", encerrou Renan.

Começa na quarta-feira a Jornada Pedagógica nas escolas estaduais

Terça / 31 Jan 2017 / 13h14
Foto: Ascom | Educação

As escolas da rede estadual de ensino estarão abertas nestas quarta, quinta e sexta-feira (1°, 2 e 3) para a realização da Jornada Pedagógica 2017, que tem como objetivo o planejamento do ano letivo 2017. A abertura da Jornada Pedagógica, em Salvador, será no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, às 8h30, com a presença do secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro. A jornada é um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, que envolve professores e gestores em todas as escolas estaduais e que, também, é aberto para estudantes, famílias e representantes das comunidades locais. Neste ano, a jornada tem como tema ‘Escola e Comunidade para Educar e Transformar’. Durante os três dias de trabalho, os participantes fazem uma avaliação do ano letivo de 2016 e discutem o Projeto Político Pedagógico das escolas, além de planejar as atividades interdisciplinares a serem realizadas em cada unidade escolar, em 2017. O secretário Walter Pinheiro fala sobre a importância deste momento. “Estamos trabalhando intensamente para que 2017 seja marcado pela mudança do eixo pedagógico nas escolas da rede. Estamos fazendo todos os esforços para que toda unidade escolar tenha o seu coordenador pedagógico e diversas atividades. Este ano, ganhamos mais 30 escolas em Tempo Integral. Vamos trabalhar muito, também, para a introdução da tecnologia, mas a tecnologia é apenas uma ferramenta. O mais importante é o espírito da escola, que é o seu conteúdo pedagógico, e este só pode ser tocado com o envolvimento das pessoas neste projeto”, afirmou.

Operação Pipa em Caetité atende mais de 14 mil pessoas

Terça / 31 Jan 2017 / 12h02
Foto: Divulgação | Ascom - PMC

O atendimento aos municípios com abastecimento de água, através de carros-pipa, faz parte do programa emergencial do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, em parceria com as prefeituras municipais, cabendo ao Exército, a função de controle e fiscalização. Em Caetité, o programa disponibiliza 12 caminhões para atender 2.831 famílias (que representam 14.157 pessoas), em 125 comunidades rurais, com água potável, própria para consumo humano. A equipe do exército abastece os carros-pipa em sete mananciais do município, a saber: Caldeiras, Quebra-braço, Jurema, Ginásio de Esportes, Tabua, Brás, além do Poço Sede. A cada mês é feito um teste de potabilidade, para atestar a qualidade da água, garantindo que seu consumo não trará malefícios para a saúde. É o Governo Participativo buscando parcerias para que Caetité se torne uma cidade ainda melhor para se viver.

Jovem montealtense sofre tentativa de homicídio em Guanambi

Terça / 31 Jan 2017 / 11h19
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

O montealtense Luan da Silva Lopes, 22 anos de idade, sofreu uma tentativa de homicídio na noite de segunda-feira (30/01), no município de Guanambi, quando estava em um bar no Bairro Alvorada. Conforme informações apuradas pela reportagem do Sudoeste Bahia, o jovem foi abordado por dois homens ainda não identificados que chegaram ao estabelecimento comercial a bordo de uma motocicleta de cor preta. A dupla atirou várias vezes contra a vítima que foi atingida na mão e conseguiu fugir. Não há informações sobre a motivação do crime. O jovem foi encaminhando posteriormente pelo Samu 192 ao Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde recebeu o atendimento necessário. A polícia investiga o caso.

Guanambi: PM recupera celular roubado e prende um dos suspeitos de ‘arrastão’ em Palmas de Monte Alto

Terça / 31 Jan 2017 / 10h09
Foto: Reprodução

Na noite da última segunda-feira (30/01), uma dupla armada e a bordo de uma motocicleta promoveu vários roubos no município de Palmas de Monte Alto e subtraíram 10 aparelhos celulares de diferentes pessoas. A Polícia Militar iniciou então buscas a fim de localizar os criminosos e receberam a informação de que na Rua B do Bairro Aroeira em Guanambi, estaria em uma residência um dos celulares roubados. No local, ao avistar a aproximação da viatura, dois indivíduos empreenderam fuga, sendo um alcançado e identificado como Rafael Pereira Flores, 30 anos de idade, o qual se encontrava com a motocicleta de sua propriedade, Honda CG/125 Titan KS, de cor azul, placa JOS 1063, com licença de Guanambi. Em seguida, a guarnição foi informada, via denúncia anônima, que o companheiro do Rafael seria um menor de 15 anos de idade, residente na mesma rua. A guarnição então retornou e solicitou do padrasto do suspeito que havia evadido, permissão para entrar em sua residência, tendo encontrado no quarto do menor (05) cinco munições calibre 12 intactas, (01) uma trouxinha de maconha e a quantia em espécie no valor de R$ 102,00 (cento e dois reais). Rafael foi encaminhado à delegacia, onde foi reconhecido por algumas vítimas como sendo um dos autores do roubo.

Delações da Odebrecht devem forçar Temer a fazer reforma ministerial

Terça / 31 Jan 2017 / 09h17
Foto: Beto Barata | PR

A homologação das delações premiadas da empreiteira Odebrecht nesta segunda-feira (30/01) – mas sem a divulgação imediata de seu conteúdo – iniciou um período de apreensão na gestão Michel Temer (PMDB). O Governo avalia que assim que começar a temporada de vazamentos dos acordos de colaboração com a Justiça, o presidente e seus auxiliares mais próximos avaliarão quais ministros citados no escândalo da Lava Jato terão condições de permanecer no cargo e quais terão de deixar as funções por causa da gravidade das acusações. Nos últimos meses, ao menos quatro deles já foram citados por delatores: Eliseu Padilha (Casa Civil), José Serra (Relações Exteriores), Gilberto Kassab (Cidades) e Moreira Franco (programa de privatizações). Todos negaram qualquer envolvimento em atos ilícitos. Conforme fontes que circulam pela Procuradoria-Geral da República, a tendência é que nas próximas semanas, os sigilos sejam levantados, ainda que nem todos ao mesmo tempo. É esse um dos pontos que preocupam o Governo Temer. A cada notícia de envolvimento de membros da gestão peemedebista, uma nova crise é gerada. Por isso, a torcida no Planalto era para que a divulgação de todas as delações fossem feitas simultaneamente. Assim o impacto, inclusive sobre seus aliados do Congresso Nacional, seria diluído e o Governo não precisaria responder a uma denúncia por dia.

Desemprego no Brasil atinge a maior taxa desde 2012

Terça / 31 Jan 2017 / 09h14
Foto: Reprodução

A taxa de desemprego no país aumentou para 12% no quarto trimestre de 2016, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira (31/01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de desempregados no período, de 12,3 milhões, é recorde da pesquisa, iniciada em 2012. A taxa média de desemprego do ano passado cresceu para 11,5%, ante 8,5% em 2015. Ambas as taxas, trimestral e anual são as maiores desde o início da pesquisa.No terceiro trimestre, encerrado em setembro, o desemprego era de 11,8%. No quarto trimestre de 2015, o desemprego atingia 9% da população economicamente ativa do país. O contingente de desempregados chegou a 12,3 milhões de pessoas no trimestre encerrado em dezembro, um crescimento de 2,7% frente terceiro trimestre de 2016 (12,0 milhões) e de 36,0% (mais 3,3 milhões de pessoas) em relação ao mesmo trimestre de 2015. Na média do ano, a população desempregada passou de 8,6 milhões em 2015, para 11,8 milhões, em 2016, alta de 37%. Já a população ocupada caiu de 92,1 milhões de pessoas para 90,4 milhões.

 

Dupla armada promove ‘arrastão’ e rouba 10 celulares em Palmas de Monte Alto

Terça / 31 Jan 2017 / 08h00
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Durante a noite desta segunda-feira (30/1), várias pessoas foram assaltadas em diferentes pontos do município de Palmas de Monte Alto (BA) e a suspeita é que os autores do crime tenha sido os mesmos. De acordo com informações de populares, dois indivíduos ainda não identificados, os quais cometeram os crimes portando uma arma de fogo a bordo de uma moto Titan de cor vermelha, roubaram 2 aparelhos celulares no Bairro São Vicente, 2 no Bairro Barrinha, e mais 6 no centro da cidade. Testemunhas afirmaram que após os crimes os indivíduos fugiram em direção a rodovia BR-030, sentido ao município de Guanambi. Uma vítima ouvida pela reportagem do Sudoeste Bahia relatou que os assaltantes estavam nervosos e um deles ameaçou matá-la, caso não entregasse o celular com rapidez. Ela revelou ainda que um dos criminosos era moreno e trajava camisa preta e short branco e o outro usava blusa de frio de cor vermelha. A Polícia Militar foi acionada, mas até o momento não conseguiu capturar os bandidos. As vítimas devem procurar a Delegacia de Polícia para registrar o boletim de ocorrência onde informarão mais detalhes do assalto e os modelos dos aparelhos roubados.

“Vamos buscar esses criminosos”, diz comandante sobre atentado em Bom Jesus da Lapa

Terça / 31 Jan 2017 / 07h53
Foto: Reprodução

O comandante Geral Da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, lamentou, em entrevista á Rádio Metrópole FM em Salvador, na última segunda-feira (31/01), a morte de dois policiais militares, no último dia 22, em Bom Jesus da Lapa, quando eles foram sequestrados e mortos a tiros, por bandidos que queriam assaltar bancos na cidade. Outro PM também ficou ferido na ação, mas passa bem. Segundo o Comandante, a PM está empenhada para garantir mais segurança na região e dar uma resposta rápida sobre esse crime. “Nós estamos muito consternados, fiquei muito abalado, temos que dar a resposta. É só uma questão de tempo, vamos buscar esses criminosos, nós não vamos baixar a cabeça, temos um coronel de plantão lá na Lapa.  A quadrilha está sendo acompanhada e em breve daremos essa resposta. O governador Rui costa sabe de tudo que está acontecendo, recebe relatórios, ele tem me ligado constantemente. É um governador muito presente com a polícia, acompanha nosso dia a dia. É um forma de ver a corporação como aliada no combate à criminalidade”, disse Brandão. O comandante destacou que a PM baiana vem se esforçando pra combater os crimes de ataques a bancos. "O grande suporte são as nossas tropas da Caatinga especialista em áreas rurais. Temos 10 regiões, em cada região temos um tropa da Caatinga. A Bahia se destacou ano passado numa redução de 52% a instituições financeiras. Tínhamos assaltos e explosões dia sim dia não, em bancos", finalizou Brandão.

Oeste baiano: Homem sobrevive a atentado dentro de salão de beleza

Terça / 31 Jan 2017 / 07h10
Foto: Reprodução | blog Sigi Vilares

Um homem de 37 anos foi espancado por uma dupla dentro de um salão de beleza na noite desta segunda-feira (30/01) no bairro Mimoso II, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Segundo o blog Sigi Vilares, Marlon Robson da Silva Araújo era perseguido por dois suspeitos, por volta das 19h, quando tentou se refugiar no estabelecimento. Alcançado pelos homens, ele foi atingido por chutes e golpes com o auxílio de um cabo de vassoura na região da cabeça. Ainda de acordo com a publicação, enquanto um dos agressores desferia os golpes, o outro permanecia na porta do salão de beleza impedindo o acesso de curiosos, sob a ameaça de sacar uma suposta arma guardada na cintura. Após a violência, Marlon foi socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Testemunhas informaram à reportagem que a vítima já havia sido internada no centro de saúde pelo mesmo motivo há alguns dias. A Polícia Civil investiga a motivação e autoria do crime.

Inscrições para o ProUni começam nesta terça-feira

Terça / 31 Jan 2017 / 07h05
Foto: Reprodução | Marcos Santos

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) a partir desta terça-feira (31). As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do programa. O período de inscrições se encerrará às 23h59, no horário de Brasília, de 3 de fevereiro. No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que apresenta um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico. Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade. Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro e o da segunda chamada, no dia 20. Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

Policia encontra quase R$ 8 milhões em notas promissórias e folhas de cheque com homem morto as tiros em Guanambi

Terça / 31 Jan 2017 / 06h41
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

Na manhã desta segunda-feira (30/01), Salvador Oliveira Dourado, conhecido como “Marcílio Cigano”, foi assassinado à tiros, na Avenida Governador Nilo Coelho, próximo ao Detran, no município de Guanambi. Ele estava em um veículo Fiat Strada de placa PJS-0956, quando foi interceptado por quatro indivíduos e executado no local.  Policiais da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (22ª Coorpin) iniciaram a investigação do homicídio e ao realizar buscas no interior do veículo onde a vítima estava foi encontrado cerca de R$ 8 milhões em notas promissórias (R$7.211.891,22), folhas de cheque que totalizam R$368.000,00 e um revólver Taurus Puma, calibre 38. Em parceria com a Polícia Civil, policiais militares do 17ª Batalhão conseguiram prender dois envolvidos no crime, identificados como Tiago Rodrigues de Souza e Daniel Soares dos Reis. Com eles foi apreendido o veículo modelo Space Fox, uma carabina Puma calibre 38 e um revólver Taurus calibre 38. De acordo com a polícia, um terceiro suspeito conseguiu fugir e o quarto identificado como Jumar Alves Cerqueira de Brito reagiu à abordagem e foi morto durante confronto. De acordo com o delegado Clécio Magalhães, coordenador da 22ª Coorpin, a suspeita da prática ilegal de agiotagem é um dos desdobramentos da investigação sobre o homicídio.

Foto: Divulgação | Polícia Civil