voltar ao topo

iCaetité

últimas notícias:

Caetité: homem vende carro e cai no golpe do depósito bancário falso

Festa de Sant’Ana 2017: um festival de fé, cultura e alegria em Caetité

Jovem é preso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Caetité

Mais de 100 carros de boi participam de desfile em Caetité

Jovem é preso por tráfico de drogas em Bom Jesus da Lapa

Feira de Santana: Apostadores ateiam fogo em carros após suspeita de fraude em bingo

Carinhanha: casa foi tomada pelas chamas; proprietário suspeita que incêndio tenha sido criminoso

Riacho de Santana: Moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Jovem comete suicídio na zona rural de Carinhanha

Riacho de Santana: Homem morre em grave acidente na BR-430

FHC nega ‘acordão’ contra Lava Jato e defende diálogo “às claras” sobre crise

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Bahia: 15 casos suspeitos de febre amarela são notificados em oito municípios

Prefeitura de Guanambi renova convênio de concessão do terminal rodoviário

Brumadense preso em Guanambi é alvejado por policiais ao tentar fugir da custódia

Caetité: Álvaro Montenegro é homenageado em Salvador com 'Medalha Tiradentes'

Bom Jesus da Lapa: Dupla atira e mata adolescente confundido com criminoso

Temer negociou propina de US$ 40 milhões para PMDB, diz delator

Homem comete suicídio por enforcamento na zona rural de Matina

Vacinação contra a gripe Influenza começa na próxima segunda-feira (17), em Guanambi

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2013"

Pedestres sem vez em calçadas de Caetité

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00

Está sendo um desafio para muitas pessoas trafegarem pelas calçadas de Caetité. Além dos buracos e entulhos, muito lixo e materiais de construção são possíveis de serem encontrados sobre locais exclusivamente para pedestres. Nesse domingo o Sudoestebahia foi até algumas ruas para verificar a denuncia de vários internautas que escrevem a nossa redação constantemente, reclamando dos transtornos causados, onde em varias vias de acesso foi possível observar várias irregularidades que expomos em varias imagens.
O que mais chama atenção é que este "costume" é adotado principalmente por proprietários e opérarios da construção cívil a anos, sem nem uma ação das autoridades competentes.

Caetité: Moradores de Brejinho das Ametistas interditam estrada em protesto contra empresas

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00
Foto: Ederson Albert

Na  manha desta terça-feira (29/01), moradores do distrito de  Brejinho das Ametistas interditaram a estrada que liga Caetité a localidade. O protesto foi uma tentativa de chamar a atenção das empresas dos empreendimentos eólicos e de mineração que atuam em Caetité há certo tempo. A pista foi interditada com a queima de pneus e colocação de cavaletes que impediram à passagem dos operários das empresas que seguia viagem com destino a área de implantação de torres eólicas. Homens, mulheres e crianças seguraram cartazes com frases que expressaram a vontade popular.

Geração de empregos e melhoria na  qualidade da estrada são as reivindicação  principais dos protestantes. Segundo os moradores, 26 acidentes já aconteceram após o serviço executado na estrada, sendo a causa a grande quantidade de brita jogada na pista. A obra foi autorização pelo DERBA, sendo executada pela empresa responsável para implantação de um dos parques eólicos na região. A via é utilizada para descolamento do maquinário necessário para o empreendimento de implantação do parque, sendo o fluxo de carro bastante intenso. Ainda segundo os moradores, mais de 400 trabalhadores trabalham na região, sendo que apenas 01 pessoa foi contratada do Distrito de Brejinho das Ametistas.

“ É um absurdo o que eles estão fazendo, a estrada se tornou um perigo para nós. Essa brita aqui acaba com nosso carros e traz riscos a nós, 26 acidentes já aconteceram aqui... Emprego é só pra  eles, em Brejinho não tem ninguém contratado” Exclamou o morador Solon de Brejinho das Ametistas.  

A Polícia Militar chegou ao local por volta das 9:00h, sendo comandada pelo Capitão Pedro Paulo.  Representantes do movimento conversaram com a autoridade policial, que garantiu a chamada de representantes das empresas e do poder público municipal para um diálogo.

Por volta das 11:00h os representantes do movimento foram chamados no Auditório Municipal onde aconteceu uma audiência que contou com a presença de funcionários da empresa Bahia Mineração, empresa Iberbrola, empresa Mercurius e Prefeitura Municipal. Ao longo do embate, diversas reivindicações foram apresentadas. Segundo Moana,  representante da Bahia Mineração, o projeto Mina de Talentos, só foi parado devido a não liberação do decreto de lavra. Decreto esse, essencial para implantação da exploração do minério em sua plenitude. Não seria viável treinar esse pessoal e logo depois não contratá-los. A  empresa garantiu que assim que houver a liberação da lavra, o programa será retomado, sendo que a exploração do minério prevê a contratação de 5000 mil pessoas. Ainda segundo a representante, existe uma condicionante entre Prefeitura e empresa que obriga a mesma, contratar 70% da mão de obra local na plenitude da exploração. 

O representante da empresa Mercurius, foi bastante categórico quando respondeu a pergunta de quantas pessoas foram contratadas no município. Segundo  Eduardo, engenheiro da empresa Mercurius, ele não sabe qual o critério utilizado pela empresa nas contratações, nem o número de pessoas empregadas em Caetité. O mesmo ainda informou que o projeto de melhoria da estrada foi autorizado pelo DERBA e qualquer alteração de projeto deve ser informada ao órgão responsável. O serviço é executado de acordo o contratado.

Rafael Igo, representante da empresa Iberbrola garantiu que até segunda-feira (04/02) emitirá um parecer sobre a situação e quais os meios legais para melhoria na estrada.

Aldo Gondim, Secretario de Adm. e Finanças, representou o prefeito José Barreira, exclamando que o poder público municipal, juntamente com os vereadores, vem cobrando das empresas a contratação da mão de obra local, citou a condicionante dos 70 %, a dificuldade das empresas na liberação das obras e afirmou a legitimidade do movimento,  colocando-se  a disposição para intermediar o diálogo entre empresa, população de Brejinho das Ametistas  e Prefeitura Municipal. 

Ao final das discussões, alguns compromissos foram assumidos, podendo ser citado a  criação de uma comissão para viabilizar o asfaltamento da pista que liga Caetité a Brejinho das Ametistas. Foi lavrado um documento onde todas as partes envolvidas assumiram suas responsabilidades discutidas e acertadas.    

Logo após, a estrada foi liberada pelos manifestantes que aguardam as respostas e melhorias por parte das empresas.


Ederson Albert

Governo reajusta preço da gasolina e do diesel

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00

Em comunicado divulgado no início da noite desta 3ª feira (29), a Petrobras informou que os preços dos combustíveis subirão a partir de amanhã.A gasolina terá reajuste de 6,6% e o diesel, 5,4%.

Os aumentos serão cobrados das distribuidoras de combustíveis, mas um percentual do reajuste será repassado aos consumidores. O aumento na bomba deverá ser menor para os motoristas.

Fonte: Blog do Josias de Souza (Folha)

Após agressão mulher golpeia companheiro com facadas em Carinhanha

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00
Foto Ilustrativa

Na noite de terça-feira, 29 de janeiro, uma briga de marido e mulher termina com ele esfaqueada e ela com presa. O fato foi registrado pela Polícia Militar no Balneário Pontal.

Segundo populares, Adailton Menezes Costa teria agredido sua companheira Miriam Nascimento David, quando eles ingeriam bebidas alcoólicas. Após ser agredida, Miriam sacou-se de uma peixeira e golpeou seu companheiro 15 vezes.

Adailton foi socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e levado para o Hospital Maria Pereira Costa (Dona Quinha). Em seguida, o mesmo foi encaminhado para o hospital Regional de Guanambi.

Miriam foi presa em flagrante pela equipe da Polícia Militar,aonde se encontra à disposição do delegado de Carinhanha.

João Miguel

Criador do perfil de humor 'Irmã Zuleide' é preso em Santos

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00

O criador do perfil "Irmã Zuleide" nas redes sociais, que faz sátira das expressões e maneirismos evangélicos, foi preso em Santos (SP) após a dona da foto que caracteriza a personagem denunciá-lo por constrangimento e difamação.

De acordo com o jornal O Povo, o responsável pelas páginas de Facebook e Twitter, o DJ potiguar Álvaro Oliveira Rodrigues, de 30 anos, foi abordado enquanto se apresentava em uma boate e solto após ser ouvido pela polícia.

Álvaro teve seu notebook apreendido para mais apurações sobre o caso. "Irmã Zuleide" tem mais de dois milhões de seguidores e usa a imagem de uma professora de Campinas (SP).

Após o incidente, ele publicou na página de humor do Facebook que "não vai abandonar" o que ama. "Não vou abrir mão de cada sorriso, de cada mensagem.
Não deixar de alegrar diariamente cada um de você. Às vezes as coisas acontecem, mesmo quando não temos intenções negativas, coisas da vida, segredos de Deus. Beijos de luz aos que estão comigo, e obrigada sempre pelo carinho", escreveu.

Brumado: Empresário leva facada de assaltante, mas consegue fugir

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Continuam com um alto índice os assaltos a motociclistas, o que vem mostrar que esse é um dos principais alvos da criminalidade na cidade.
 
Na tarde desta quarta-feira (30), por volta das 17 horas, o empresário Gilvando Caires Silva, o popular Pierre, de cerca de 55 anos conduzia a sua motocicleta, placa NYT 3179 – Brumado – Bahia, na Rua Sabino Lourenço de Carvalho, no bairro Malhada Branca, foi abordado por dois elementos, um branco de estatura mediana e outro moreno que portava uma faca.
 
Os dois anunciaram um assalto, mas o vendedor tentou evadir-se e ao fazê-lo acabou sendo atingido na região do pescoço, sendo que o golpe de arma branca teria atingido a região da traqueia.
 
Ele, apesar de ter sido golpeado, saiu em retirada e conseguiu, segundo depoimentos, conduzir a motocicleta por cerca de um quilômetro, quanto não resistiu, já que estava muito debilitado e pediu ajuda, sendo que, prontamente, populares ligaram para o SAMU 192 que chegou rapidamente ao local e conduziu o vendedor ao setor de emergência do Hospital Magalhães Neto.
 
Ainda segundo os populares o empresário tinha perdido muito sangue e corria risco de morte.

Daniel Simurro

Barro Alto: Assaltantes trancam clientes em banheiro do Banco do Brasil

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00

Homens armados assaltaram, nesta quarta-feira (30), o Banco do Brasil de Barro Alto, no norte baiano. Três bandidos encapuzados invadiram por volta de 8h30 a agência, que fica na Praça Matriz, no Centro, renderam funcionários e trancaram os clientes nos banheiros. Outros criminosos deram cobertura ao trio do lado de fora do banco. Depois de roubar uma quantia em dinheiro, ainda não revelada, o bando fugiu e levou o gerente e uma funcionária da agência como reféns. Os dois foram liberados no povoado Tendão Vermelho, a 20 quilômetros da sede. De acordo com a polícia, os bandidos usaram dois veículos, modelos Fiat Uno, para fugir. Policiais dos municípios vizinhos de Irecê e Barra dos Mendes ajudam na busca aos ladrões.

Ex-Prefeito de Palmas de Monte Alto não pagou direitos legais dos servidores

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00

O ex-prefeito de Palmas de Monte Alto Manoel Rúbens deixou de pagar aos servidores do município vantagens e direitos legais como: adicional noturno, adicional de insalubridade e adicional de tempo de serviços, e ainda deixou de pagar o terço de férias dos professores e dos auxiliares de serviços gerais, que, segundo a lei deveriam receber em dezembro/2012, pois gozam férias letivas em janeiro.
Com esse fato, o ex-prefeito poderá responder na Justiça criminalmente por má administração, pois deixou de cumprir com as Leis de Responsabilidade Fiscal e Responsabilidade do Prefeito, o que pode caracterizar como crime.
O artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, diz que o prefeito que não saldar suas contas ou, em caso de débito, não deixar dinheiro em caixa para a quitação do mesmo na próxima gestão, tem o balancete rejeitado e responde por improbidade administrativa. Consequentemente com a Lei da Ficha Suja, o prefeito fica inelegível por oito anos.
O Sindicato dos Servidores Públicos do Município promete recorrer à Justiça para terem seus direitos respeitados.

Jó Oliveira

Estuprador de Vitoria da Conquista é preso em Bom Jesus da Lapa

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00

O mistério acabou. Marconildo de Jesus Santos, 28 anos, acusado de praticar vários estupros em Vitória da Conquista, principalmente no Bairro Candeias, foi preso nesta quarta-feira (30) na cidade de Bom Jesus da Lapa.

Segundo o site Blitz Conquista, uma equipe da Polícia Civil de Conquista já se deslocou para trazer o acusado à capital do Sudoeste.

Ele saiu de Conquista desde que teria praticado um estupro no Povoado da Estiva. Marconildo teria violentado uma jovem recém-casada na frente do esposo.

Ainda segundo o site, o acusado pode ter feito mais de 20 vítimas, em assaltos e estupros.

Dengue: é fácil combater, só não pode esquecer!

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00

Os casos de dengue vêm aumentando de forma assustadora em todo país. A intenção é que, em Caetité, consigamos combater os focos da doença, evitando contaminações do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde lança campanha de combate à Dengue, com orientações simples, mas que devem ser seguidas em ação conjunta e contínua por toda a população e, só assim, garantir que ela fique bem longe daqui. Os cuidados devem ser redobrados nos períodos chuvosos.

Como a prevenção é a única arma contra a doença, é preciso ficar atento na sua casa ou ambiente de trabalho para evitar todas as formas de água parada. Os proprietários de terrenos baldios devem ter um cuidado especial, deixando-os sempre limpos, pois estes locais são propícios para se desenvolver criadouros do mosquito transmissor da doença. 

Não vamos deixar que a Dengue estrague este verão, então, continuemos todos juntos agindo nesta prevenção pela saúde. Porque combater a doença é um dever meu, seu e de todos! 

Atenção: E em caso de febre com dor de cabeça e dor no corpo, procure a sua Unidade de Saúde. Não tome medicação por conta própria. A Dengue pode matar.

Sugestão para Foto Legenda: 

- Dengue se evita com prevenção. Então, a ordem é eliminar todas as formas de água parada.

SAIBA DETALHADAMENTE COMO SE PROTEGER CONTRA A DENGUE:

- CAIXAS D’ÁGUA, CALHAS E LAJES:

• Mantenha a caixa d’água ou tambores sempre fechados com tampas adequadas.

• Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

• Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

 - TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA:

• Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.

• Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

• Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.

 - LIXO:

• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.

• Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.

• Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

 - PLANTAS E JARDINS:

• Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.

• Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.

• Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

- OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES:

1. Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guarde-os sempre em local coberto e abrigados da chuva.

2. Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os, sem água, em locais cobertos.

3. Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo.

4. Lave com escova e sabão as vasilhas de água e de comida de seus animais pelo menos uma vez por semana.

5. Retire a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja com sabão.

6. Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água.

7. Verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não os estiver usando, deixe-os fechados.

8. Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente, não deixando poças d’água. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d’água, mantenha-os limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas.


Polícia encontra corpo em decomposição em uma casa em Planalto

Quinta / 31 Jan 2013 / 00h00

A polícia encontrou dentro de uma casa em Planalto na última quarta-feira (30) um corpo de um homem em avançado estado de decomposição. O corpo estava dentro de uma casa. A polícia foi acionada após os vizinhos perceberem um forte mau cheiro vindo da casa há alguns dias.

O corpo ainda sem identificação estava enterrado no quintal da casa. Os vizinhos dizem que não ter viram nenhuma movimentação diferente no local.

A vítima estava amarrada e havia sangue em vários cômodos da casa. Um outro homem que foi encontrado morando no local foi encaminhado para a delegacia. Pelo fato de ter problemas mentais, a polícia desconfia da participação de outras pessoas no crime, que está sendo investigado.

Foto: Site Planalto Notícias

Guanambi registra o segundo homicídio do ano

Quarta / 30 Jan 2013 / 00h00

Um rapaz de 28 anos foi assassinado na noite desta segunda-feira, (28), na Rua Ana Nery, no Bairro Monte Pascoal, em Guanambi. Bruno Cristiano de Oliveira Borges, foi morto com mais de disparos de pistola que atingiram várias partes do corpo. De acordo com as primeiras informações dois homens chegaram em um carro preto e um deles desceu do veículo encapuzado e executou o rapaz que havia saído recentemente da cadeia. Esse foi o segundo homicídio do ano, o primeiro foi registrado na última sexta-feira. João Carlos Rodrigues, de 25 anos,  foi encontrado morto com várias perfurações pelo corpo dentro de uma lagoa localizada na Fazenda Poço do Sereno, próximo a BR 030. O corpo se encontrava em adiantado estado de putrefação.

Fernando Alves

 

Secretaria de Saúde de Caetité promove encontro para discutir melhorias no atendimento na região

Quarta / 30 Jan 2013 / 00h00

Por uma iniciativa da Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada no último dia 24 de janeiro, uma reunião com os Secretários de Saúde dos municípios vizinhos, com o objetivo de fortalecer e melhorar a realização de cirurgias na região. 

Para Cynthia Lopes Abreu Marques, Secretária de Saúde do Município, conseguir trazer mais cirurgiões para região diminuirá o tempo de espera dos pacientes nas longas filas de hospitais de Vitória da Conquista e Salvador, por exemplo. “O nosso objetivo é fortalecer a região, melhorar o atendimento aos pacientes e diminuir custos. Quando o paciente vai realizar cirurgias em grandes centros paga-se o tratamento, a casa de apoio para o paciente e para o acompanhante”, declarou a secretária.

Para o Cirurgião Ortopedista, especialista em Cirurgias no joelho, Dr. Humberto Castro Alves, o centro cirúrgico de Caetité é tão bom ou até melhor que muitos hospitais de Vitória da Conquista. “Sinto-me mais seguro aqui, que em muitos hospitais de Conquista. A equipe do hospital é excelente, bem preparada e me deixa bastante seguro. Nosso interesse é resolver o problema do município e da região. É facilitar o tratamento da população. Hoje fazemos cirurgias aqui em Caetité em pacientes de Rio do Pires, Tanhaçu, Cândido Sales e várias outras cidades. Queremos agora fortalecer ainda mais a nossa parceria na região”, declarou Dr. Humberto, passando muita segurança e ânimo para os secretários.

Antônio Gomes, presidente da Fundação Hospitalar Senhora Santana de Caetité, colocou-se à disposição dos secretários para o que fosse necessário. “É preciso nos unir para fortalecermos os serviços para que todos ganhem. E, juntamente com vocês, manteremos serviços de qualidade para toda a comunidade”, finalizou Gomes.

UNEB convoca para matrícula aprovados em 2ª chamada no SiSU

Quarta / 30 Jan 2013 / 00h00

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB está convocando os candidatos selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), para matrícula.

Os aprovados devem efetivar a matrícula de 1° a 5 de fevereiro (em dias úteis) na coordenação acadêmica do curso em que foi selecionado.

Para saber se o nome está entre os convocados, o candidato deve consultar a relação de aprovados no site www.sisu.mec.gov.br/selecionados.

A universidade também encaminhou e-mails e mensagens de texto (SMS) para avisar os aprovados. A lista da segunda chamada foi publicada no último final de semana pelo MEC.

Detentos jogam urina em delegado de Brumado durante motim

Quarta / 30 Jan 2013 / 00h00

Detentos da Delegacia de Brumado fizeram um motim na manhã desta sgunda-feira (28). De acordo com a Polícia Civil da cidade, ao perceberem o início da confusão, o delegado Nilo Ebrahim e outros delegados que estavam no local além de policiais civis foram até a área da custódia na tentativa de inibir a ação dos presos. Um dos delegados relatou a um blog que quando chegou ao local do motim perguntou o que estava acontecendo e avisou que se não acalmassem iria solicitar a presença da polícia militar. Foi então que os detentos arremessaram urina contra o delegado, molhando a roupa dele. Em seguida policiais militares chegaram à delegacia e o princípio de rebelião terminou. Um dos detentos, apontado como líder do motim, foi retirado da cadeia para ser interrogado. A polícia não revelou o que teria provocado a confusão.